O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Tiago.Guedes 21/03/2024

Incrivel
Ao iniciar a leitura de "O Exorcista" de William Peter Blatty, fui imediatamente cativado pela atmosfera densa e carregada de suspense. A narrativa, meticulosamente detalhada, me transporta para o mundo da jovem Regan MacNeil e sua família, testemunhando o horror que se abate sobre eles.

A escrita de Blatty é precisa e envolvente, alternando entre a perspectiva de diversos personagens, cada um com suas lutas e questionamentos. A personagem de Regan é particularmente perturbadora, com sua inocência corrompida pela possessão demoníaca. A descrição dos eventos macabros que a acometem é visceral e impiedosa, levando-me a questionar os limites da realidade e da fé.

O livro não se limita a ser um mero conto de terror. Blatty explora temas complexos como a dualidade do bem e do mal, a fragilidade da fé e o poder da mente humana. A relação entre o Padre Merrin e o Padre Karras, ambos envolvidos no exorcismo da menina, é rica em nuances e reflexões.

Enquanto acompanhava a batalha entre o bem e o mal, senti-me dividido entre o horror e a fascinação. A narrativa me deixava apreensivo e intrigado, ansioso para saber o que aconteceria a seguir. As cenas de exorcismo são particularmente intensas e perturbadoras, descritas com um realismo que beira o insustentável.

"O Exorcista" não é apenas um clássico do terror, mas uma obra literária de grande força e impacto. É um livro que me fez questionar minhas próprias crenças e me deixou com uma sensação de inquietação que persistiu por muito tempo após a leitura.

É importante mencionar que o livro é bastante gráfico e pode ser perturbador para alguns leitores. As descrições das cenas de possessão e violência são cruas e realistas, o que pode ser um fator limitante para alguns.

No geral, "O Exorcista" é uma leitura instigante e perturbadora, que me proporcionou uma experiência literária única e memorável. Recomendo este livro para aqueles que apreciam o gênero de terror e que buscam uma leitura que os desafie e os faça refletir.
Excelentíssima resenha, Tiago.
Bem que eu gostaria de ler esse clássico, mas tenho um certo trauma de infância porque vi algumas cenas do filme.

Tiago.Guedes 21/03/2024minha estante
Não nego que tem gatilhos, mas recomendo demais o livro. Ele é bem mais profundo que o filme, traz sempre a questão realista da coisa, tentando deixar o lado místico como algo improvavél. É incrivel o toda a construção e a atmosfera que se cria, mas ai vai do momento de cada um.

Pedro 21/03/2024minha estante
Eu tentei ler o livro, porque, apesar do trauma com o filme, eu sempre tive vontade de ler o livro, mas não consegui. Sempre que eu lia, as imagens do filme vinham à minha mente, aí acabei desistindo da leitura.

Tiago.Guedes 21/03/2024minha estante
Pior que é assim mesmo, a associação se faz presente em boa parte, mas opções boas não faltam. Se é algo que não lhe agrada, melhor partir para outras leituras.

Pedro 21/03/2024minha estante
Pois é, Tiago. Não é pra mim, embora eu fique curioso. ?

Ellen Seokjin 21/03/2024minha estante
Eu não gosto tanto do filme, já o livro foi uma baita surpresa. Gostei bastante da narrativa, eu lembro das descrições do fedor no quarto da garota ficando cada vez pior...O demônio era pra mim um ser tão "interessante" com todo seu conhecimento. Essas e outras coisas não foram pontos fortes da adaptação...

Tiago.Guedes 22/03/2024minha estante
Concordo que comparado ao filme o livro é muito melhor. Apesar do horror em si, os questionamentos que eles nos faz ter é muito mais profundo. Achei muito legal ele tentar explicar a todo o momento que talvez fosse uma questão psicologica, induzida por vários aspectos no qual são apresentados na história. Não foi algo como é um demônio e pronto, teve toda a descrença e recionalidades antes do desfeixo final.
Ou seja foi incrível

Ellen Seokjin 22/03/2024minha estante
verdade, Tiago

Cyntia34 25/03/2024minha estante
Que resenha impecável! Dessas que despertam a curiosidade de ler o livro imediatamente. Parabéns, Tiago!

Tiago.Guedes 25/03/2024minha estante
Fico feliz que tenha gostado. Abraço

luan.willian00 13/03/2024

Um embate com o Demônio.
Primeiramente que livro fascinante, o livro realmente faz jus a sua fama. É um livro envolvente, em certo ponto extremamente viciante , seu terror e sua tensão são colocadas gradualmente, o autor trabalha de forma sutil a introdução de pequenos detalhes que depois voltam de forma avassaladora.
A construção dos personagens é espetacular, temos o Padre Karras que por problemas familiares está em um momento de descrença de sua fé, Chris, mãe da menina possuída que busca todas as formas de salvar a sua filha, os empregados da família que mesmo recebendo insultos, vendo coisas absurdas acontecendo com a menina permanecem firmes , o detetive Kinderman muito astuto e o padre Merrin com sua calma e sabedoria com o tema.
Os Diálogos são muito bem construídos principalmente os envolvendo os padres e o Demônio/ Regan e também os envolvendo Chris. Além da batalha entre o Demônio e as pessoas que cercam Reagan, a trama gira em torno entre outra batalha, o ceticismo e fé.
Sobre o Exorcismo, é exposto de forma didática o que seria para o catolicismo a possessão demoníaca, todo o processo de investigação e estudo sobre a pessoa possuída, os elementos necessários para se afirmar que a pessoa realmente está possuída, as autorizações necessárias e o ritual em si que é muito mais demorado e com menos espetacularização do que temos em mente.
Rachel.Silva 13/03/2024minha estante
Eu vou salvar na minha lista pra ler!

Lanarb 08/03/2024

A diferença que notei em relação ao filme é o que me fez gostar do livro: o livro se debruça no raciocínio clínico e cuidadoso do padre Karras. O livro descreve com mais atenção os fenômenos que eram considerados possessão e que têm explicações dentro de uma investigação psicológica. Achei o autor preciso nas explicações dos fenômenos psicológicos. Até o final não se sabe se é psicossomático alimentado por algo que ela leu no livro ou se é o Pazuzu, isso deixa a trama com mais fôlego até o final.

Fernando1152 07/03/2024

Fé e ciência
O que acontece quando alguém é possuído e você não acredita? Espera alguém morrer para a certeza se confirmar? Uma mistura de fé e incertezas permeiam as escolhas dos personagens. Será que a ciência pode curar o que há anos foi chamado de possessão?

etoiletitia 07/03/2024

Diga. Diga. Cachorro.
Eu me surpreendi tão positivamente com esse livro que até agora eu tô sem acreditar que eu gostei tanto dele.

Eu tenho certo preconceito com filmes de terror porque a maioria deles tem apelo para o ridículo, mal feitos, muita mentira, além de fazer chacota com outras religiões e caracterizar elas como "malvadas" enquanto o mocinho só consegue se salvar quando ele reza para Deus.

Mas há pouco tempo eu descobri que ler terror passa uma sensação muito diferente do audiovisual. Por isso dei uma chance, e não me arrependo disso. Agora tenho um novo livro 5 estrelas na minha biblioteca.

Os diálogos desse livro são perfeitos, não colocaria nem tiraria nada deles. São diálogos fluidos em cenas pensadas como grande cautela. A grande estrela dos diálogos sempre é a Chris com seus comentários sarcásticos e engraçados.

E por falar em engraçado, como eu ri de certas coisas, tanto de Chris, do detetive e o do próprio demônio. Como é bom dar risadas inusitadas em uma cena de um capiroto tentando dialogar com um psicólogo. ?Diga, diga, cachorro?.

E eu poderia passar horas falando de como Chris é uma personagem forte e sensata. Desde o começo ela queria levar a Regan em um psiquiatra e sempre foi impedida porque por alguma razão (que não entendo) as pessoas tem preconceito com isso. Além de ser muito simpática e cordial com todo mundo, até no final em que a possessão já estava completa ela ainda aguentava tudo (eu teria pegado minhas malas e fugido). Claro que não sem a ajuda dos empregados, que devem recebem um salário gordo pra ter que aguentar mijo e vômito de demônio na cara todo dia.

Perfeito. Engraçado. Viciante. A fama que deram para esse livro não foi em vão.

Emanuele153 01/03/2024

O Exorcista
A história é muito interessante, a forma como o autor consegue explorar o terror. O medo e o horror vão subindo de forma gradual, no início apenas algumas batidas e um cheiro estranho. Mas vai evoluindo, e quando chega a seu ápice, conseguimos sentir de forma palpável a agonia da mãe nessa situação, sem saber o que aconteceu com sua filha ou como resolver o problema.

Jotinha 26/02/2024

Muito bom!
Esse livro alugou um quarto na minha cabeça, e me fez até ter um pesadelo noite passada, mas eu recomendo bastante. No início a escrita é um pouco confusa, isso de não falar o nome dos personagens de início da uma agonia, mas depois o leitor se acostuma. Só achei que deixou a desejar o final, os acontecimentos do clímax aconteceram nas últimas 20 páginas, e eu achei que poderia ter sido mais desenvolvido, mas ainda assim o final foi bom. Não é o melhor livro do ano, mas foi uma boa leitura.

00_FREELIPE_00 25/02/2024

Um livro que me deixou surpreso no final, não sei se porque eu não lembrava do filme ou porque é diferente no livro mesmo. Uma ótima leitura e recomendo pra todo mundo que gosta de terror.

blackymoon 13/02/2024

Um dos melhores livros que eu já li!!
nunca assisti ao filme, só vi pequenos fragmentos quando passava na tv. quis ler primeiro o livro antes de ver o filme e que grata surpresa, deveria ter lido há muito tempo. fui ler achando que o livro tinha apenas o intuito de chocar usando possessão demoníaca, mas ele é mais que isso.
os personagens são tão carismáticos e reais, os padres e o detetive são personagens maravilhosos. as cenas da possessão são bem pesadas, ainda mais por se tratar de uma criança inocente. me emocionei em vários momentos, principalmente com o desespero da mãe.
apesar de achar que o final poderia ser melhor, não achei que o livro banaliza nada, ele trata o ponto de vista intelectual e sobrenatural muito bem, e talvez por isso o livro seja arrastado para algumas pessoas.
eu particularmente não senti isso, achei tudo bem construído até chegar no seu propósito.

Ana.Roechling 04/02/2024

O exorcista ????
Livro excelente!!! Muito dificil um livro mexer comigo....mas esse me perturbou em vários momentos....UAU! Fiquei um pouco decepcionada com o final....mas no conjunto da obra achei o livro MUITO BOM!!!!

Lipe 27/01/2024

Você tem fé?
Reli pela primeira vez desde a adolescência e tô besta do quão divertido "O Exorcista" é.

Já quero começar a resenha comparando livro e filme:
O livro é muito mais explícito e sangrento. O livro, também, dá um pouco mais de profundidade ao Padre Karras e discute mais a questão da fé (ou da falta dela).

Gostei muito do suspense gerado nas primeiras 150 páginas, onde os fenômenos são mais sutis e todos se perguntam se aquilo não é um problema médico.

Padre Karras é um personagem tão interessante e amável... a estrela do livro.

Os diálogos entre o demônio e os padres são incríveis e divertidos.

Recomendo!!!!

Yohan 26/01/2024

Só não foi melhor pq vi o filme antes
A história do filme é bem fiel ao livro, então nenhum grande choque na leitura.
Mas tiveram coisas que só agora fizeram sentido, que no filme pareciam cenas aleatórias.

Um demônio muito bem construído e me fez olhar pros cantos da casa e trancar a porta do quarto antes de dormir (como se o diabo não atravessasse parede).
Beatriz.Kaick 26/01/2024minha estante
Ele pode até atravessar parede, mas também não vamos facilitar né KKKKKKKK

Bart 19/01/2024

*William Peter Blatty*
Editora Nova Fronteira
Ano - 2015 / 330 págs

??????????

Como o livro "O Senhor dos Anéis" cumpre o prometido, esse aqui promete e cumpre a missão de botar medo em nossos puros corações kkkkkkkk. É o único livro que prefiro ler de dia, e fora de casa!

Devido às leituras anteriores...?

Esse livro é um clássico do horror, e digo mais ... fetichista, prq "nós sente prazer em sentir medo" (se não ninguém procuraria o livro). Foi publicado em 1971 e acredito que nenhum outro livro consiga empregar medo, e suspense num ritmo tão forte como esse.

??(aceito indicações)??

A trama gira em torno da possessão de Reagan, uma menina de 12 anos e do processo do exorcismo liderado pelo padre Karras, que por sua vez, está passando por uma crise de fé, por uma perda muito próxima à ele.

A narrativa esfrega na cara do leitor o confronto entre o divino e o profano, conseguindo criar um clima sombrio associado a construção dos personagens, do ambientes tão meticulosa... que o conjunto disso tudo é o que vai te deixar tenso, com medo (arrepios).
Hoje vejo o quanto o autor desafia os limites da psique humana diante do desconhecido...sobrenatural.

É um livro impactante, que não envelhece. Poderia ser 3x maior, uma escrita arrebatadora , que assombra mesmo!

Top do terror!
Excelente leitura, vc começa e não consegue mais parar!

Próximo livro - comédia, certeza ?

Selene.aahmas 10/01/2024

Um livro para fé
Não sei por onde começar essa resenha. Esse livro me fez sentir diversas coisas: medo, ansiedade, nojo e fé.
Minha fé vem sendo questionada a muito tempo, no começo desse livro eu senti diversas coisas com que me fizessem querer parar de lê-lo, acredito que tenha sido estigmas religiosos, porém una força maior me fez continuar essa leitura. Em muitos momentos desse livro eu me senti afastada de Deus, algo que eu não costumo pensar, me fez sentir como se estivesse condenada ao inferno, porém ao mesmo tempo, me fez acreditar em Deus, acreditar na fé, me fez sentir estar próximo de algo espiritual. Eu terminei esse livro com uma paz, nada carregado, nada de medo ou nojo, mas simplesmente paz e um desejo ter uma fé.

Fora essa minha concepção, o enredo é incrível, super bom de se ler, não possui enrolados, a leitura achei rápida. O enredo é perfeito, tirando algumas descrições nojentas, que eu acabei pulando as páginas. Esse também foi um livro que me fez dar algumas risadas, como o primeiro diálogo do padre Karras com a "menina" e o diálogo da mãe com a filha chamando para jogar ouija.
Enfim, esse livro é um dos meus favoritos!!!