O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Wardson 14/10/2019

?
Thriller de terror. Não amendronta tanto quanto aparenta a perspectiva; émais um suspense que transita entre o miticismo religioso e a ciência incrédula. Logo, é ótimo para refletir sobre nossas próprias crenças e sobre a ignorância que fecha nossos olhos para as coisas que não entendemos.

Tarci 13/10/2019minha estante
achei que eu tivesse sido a única que não tinha curtido essa leitura

Gean 14/10/2019minha estante
Mas tu queria que a possuída fizesse o quê? Mostrasse suas partes pudendas? O que seria um capeta não-puritano?

Beatriz 14/10/2019minha estante
Eu já ouvi e conheci pessoas mais âencapetadasâ que esse capeta aí, ele não era inteligente, não era nem convencível parecia realmente uma criança fingindo ser o capeta, que só xinga. Leia os livros que eu indiquei que você vai entender

Emilia Yumi 05/10/2019

O Exorcista
Regan MacNeil, filha da atriz Chris MacNeil fica doente repentinamente. Nada na medicina parece resolver e a situação da menina piora drasticamente. A mãe recorre ao padre Karras. Depois de tentativas de ajudar a menina pela ciência, padre Karras pede ajuda da igreja para um exorcismo, padre Merrin é convocado. Os dois tentarão expulsar o demônio...

GeeEvangelista 29/09/2019

Sinopse
Um livro que tentei ler, mas o medinho não deixou ainda... O EXORCISTA
Um romance de terror escrito pelo autor estadunidense William Peter Blatty, publicado pela editora americana Harper & Row e lançado originalmente em 1971.
O livro conta a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio. Há boatos de que a história do livro seja baseada em um caso de exorcismo real. Em 1973, o livro virou um filme de grande sucesso dirigido por Willian Friedkin.

Um idoso jesuíta chamado Padre Merrin lidera um escavação arqueológica no norte do Iraque a fim de estudar antigas relíquias. Em seguida à descoberta de uma estatueta do demônio Pazuzu, um semideus da cultura suméria real, e uma moderna medalha de São José se justapõem curiosamente, promovendo uma série de presságios que alertam o religioso de que em breve terá um confronto com um mal poderoso que ele, até então desconhecido pelo leitor, havia enfrentado antes, num exorcismo feito na África.
No mesmo momento em que esses fatos se dão no Oriente Médio, em Georgetown uma menina chamada Regan MacNeil, que mora com a mãe, uma famosa atriz chamada Chris, fica inexplicavelmente doente. Depois de uma série gradual de distúrbios de poltergeist, a garota apresenta perturbadoras alterações físicas e psíquicas, aparentando estar possuída por um espírito demoníaco.
Após fracassados tratamentos médicos e psiquiátricos, a mãe de Regan volta-se para um jesuíta local, padre Damien Karras, que também é psiquiatra, que naquele momento atravessava um conflito íntimo de falta de fé, provocada pela perda recente da mãe. Num primeiro momento o padre analisa a doente de acordo com a ciência, resistindo a ideia de que se tratava de uma real possessão. Após alguns encontros com a menina, já estando ela totalmente dominada pela personalidade diabólica, ele solicita ao Bispo local permissão para realizar a cerimônia de exorcismo.
O Bispo realiza então uma consulta ao abade jesuíta de Georgetown, após a qual nomeia o experiente Merrin, recentemente chegado aos Estados Unidos, para realizar o ato religioso e permite que o descrente Karras possa ajudá-lo.

#DeuMedoAí??? #DeuAqui!!! #CrêDeusPai #XôMenina

Guilherme.Alves 03/09/2019

Um clássico do terror eternizado na literatura!
Eu já havia assistido ao filme e me indicaram este livro mais de uma vez, porém, só agora consegui lê-lo. E percebi o porquê de tamanho sucesso, mesmo tendo o filme como o expoente principal da história. Sem dúvidas, esta foi uma das leituras mais fáceis que já fiz na vida. William Peter Blatty escreve com tal maestria que a narrativa se desenrola de forma quase novelesca, como se estivéssemos vivendo o cotidiano da casa de Chris McNeil.

Ao contrário de outras obras do gênero, o autor não perde tempo em descrições e preza pela ação das cenas, dando um espaço todo especial para o tema da psiquiatria, desde sempre intrigante e pouco explorado. É impossível não se colocar por vários momentos no lugar dos sacerdotes, ao questionar a dualidade entre real x imaginário, o que vem a ser indícios de loucura ou simplesmente manifestações do incompreensível, do sobrenatural.

Os diálogos entre o dêmonio e os salvadores de Regan são o ápice da obra, que ao mesmo tempo choca e diverte pelo absurdo, dando tons de humor negro ao enredo. Como único ponto não tão legal assim fica o final da obra, um tanto apressado. Tirando isso, O Exorcista é um marco histórico, um clássico obrigatório para os fãs de suspense/horror, e uma das leituras mais agradáveis que alguém pode esperar.

Flavinha 22/07/2019

O exorcista
O livro é ótimo em detalhes e mesmo já tendo assistido o filme ,eu me surpreendia a cada momento.Porem achei o final simples e pouco explorado.

Ewyth 26/06/2019

Um soco no estômago.
"(...) nós não precisamos de Satanás para fazer as nossas guerras, essas nós mesmos as fazemos... Para nós mesmos."

Uma lição sobre hipocrisia, ignorância, amor ao próximo e psicologia/psiquiatria.

A história invade sua cabeça, e faz com que você tenha todos os tipos de reações. Repulsa, nojo, tristeza, pena, receio, introspecção.

Salvos raras exceções, onde a história se afunila em uma trama grotesca e apelativa para tocar os sentidos do leitor de forma a proporcionar reações extremas (tive eu mesma que parar de ler e respirar, em certas partes), o livro fala muito mais sobre a fé dos homens, e o quão facilmente podem ser iludidos, corrompidos e influenciados. O que, na minha opinião, é o ponto focal da narrativa, visto que a personagem que teoricamente seria a principal peça da história nem mesmo tem suas ideias desenvolvidas ao longo da trama.

Não é um livro nada sutil, é muito mais um soco no estômago, um raspar de unhas na porcelana fria e impenetrável de nossos cérebros.
Um livro que vale a pena sua reflexão. Além do aspecto sombrio e o caráter de terror grotesco.

Igor.Lima 04/06/2019

Uma grande obra de terror
Responsável pelo mais importante filme de terror de todos os tempos, "O Exorcista" é uma grande obra do gênero terror. Mas engana-se que a obra se sustenta apenas no terror. A obra trata de tantos temas psicológicos que as vezes nos esquecemos que se trata de um romance de terror. É bem escrito e extremamente tenso!

Deia 29/05/2019

Me diverti muito com esse livro, sou louca não, é que teve cenas muito bizarras e a menina com mousse de abacate na cara não saia da minha mente(quem assistiu o filme sabe). Fora as bizarrices, demônio é demônio e fez sem papel direitinho. O que mais gostei foi o amadurecimento da mãe, a renovação da fé de padre Karras e a fortaleza que foi padre Merrin. O resto é história. Gostei muito.

Lucas Carty | @panteaodehistorias 28/05/2019

O filme é bem fiél ao livro e devemos apreciar ambos como a maior obra de terror já criada!
O filme é extremamente fiel ao livro. Ao ler o livro percebemos todas as cenas descritas da mesma maneira que o filme nos mostra. Mas isso, não inferioriza nenhuma das duas linguagens. Ambos, livro e filme são a maior obra de terror que temos no mundo do entretenimento. Não há como negar.
Sou muito fã do filme, mas só agora fui ler o livro. E que leitura maravilhosa!
A descrição das situaçoes contidas nessa história, nos causa a mesma angústia e medo do que as que sentimos na obra cinematográfica. A diferença é que, como de costume, a obra literária nos traz uma imersão muito maior na história, enquanto a do cinema, nos impressiona com seus efeitos visuais.
Essa leitura me serviu para acrescentar uma vivência ainda maior nessa obra que eu já amava tanto. Mas também, me valeu momentos de uma leitura aterrorizante.
Podem até achar que não, mas esse livro nos traz grandes reflexões sobre o que é o mal no mundo.
Parabéns à genialidade de William Peter Blatty que criou essa que sempre será a maior obra de terror já criada.

Gabriel.Lopes 21/05/2019

Espetacular
Começou com uma narrativa bem lenta e descritiva, o autor dá uns pulos temporais que me fizeram reler algumas vezes uns parágrafos e só isso que tenho o que reclamar dessa obra.
Personagens mega construídos, uma baita de uma história com fundamento e interessante, não me fazia pensar em outra coisa e eu só queria tempo pra continuar lendo. A própria descrição que antes deixava a leitura cansativa, se tornou essencial pra visualizar tudo aquilo acontecendo.
Tudo segue em um ritmo certo e tem o desfecho que deveria ter, é incrível, só tenho isso para dizer.

Lamboglia (@estantedotibas) 19/05/2019

Concluída a leitura do livro ?O Exorcista?. Leitura interessante, porém, repetitiva em algumas passagens nos personagens da Regan e do Padre Karras. William Blatty, autor do livro, apresenta fortes pontos sobre a fé e a ciência. É incrível que no passado (ou quem sabe até hoje ainda permaneça tal pensamento) a religião negava (ou nega) fortemente as descobertas feitas pela ciência através de estudiosos, no entanto, de uma maneira bem hipócrita, a igreja aceita a ciência somente quando esta é voltada para defender assuntos que lhe convém, e é isto que é apresentado na obra: fé e ciência lado a lado em busca de algumas respostas para o fenômeno ali presente. Muitas dúvidas são postas entre os personagens. Uma mãe cética e um padre repleto de dúvidas sobre sua fé. A medicina não apresenta nada e a religião tem medo de se opor. É mais uma obra voltada para os fenômenos do comportamento humano; para a mente humana do que para uma possessão demoníaca, no entanto, para deixar a leitura mais atraente, ela se romantiza para o lado do tinhoso. ? Hahaha. Como já disse, é uma leitura interessante, mas o filme supera facilmente por deixar de lado o papo psicológico e ir direto ao ponto que mais atrai a curiosidade do pequeno humanoide.

Leticia.Zloccowick 06/04/2019

Leitura ok...
Nem um pouco assustador. Interessante pela abordagem científica do caso. Porém achei que a história não é tão bem costurada.. mas vale a leitura.

Romildo 09/03/2019

O exorcista - Willim Peter
O livro é ótimo, com uma escrita que não deixou a desejar. A história é bem estruturada, sombria e bem interessante. Mas eu esperava que a mãe tivesse ajudado a exorcitar a criança, ela só ficava no corredor ou chorando em outro lugar, uma mulher forte, por isso queria ver ela enfrentado o demônio e tendo sucesso. Por exemplo naquela parte que os padres estavam rezando para o demônio sair, queria que ela tivesse lá também, porque como a menina ama ela poderia ter uma maior motivação para lutar pelo seu corpo e ia ser mais tocante para o leitor. Mas gostei também do rumo da história original, bem forte o conteúdo do livro.