O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Daiana 09/06/2023

O exorcista
Começo minha resenha com um "UAU!"
Assisti ao filme quando era uma moleca, mas o livro... senhoooor!!
Não me recordava de muitas cenas, e na maioria as imaginava diferente.
O livro começa bem parado, conta a vida da família e só aos poucos vai dando nuances de como o demônio vai se infiltrando naquela família e por fim na criança.
Como de praxe, não se acredita em possessão, mas sim em uma doença, histeria, esquizofrenia. A criança passa por diversos exames e nada é diagnosticado, ela só piora.
Quando não se tem mais a quem recorrer, chamam um sacerdote local, que incrédulo, também não acredita na possessão.
A possessão só é então confirmada quando aparece na pele da menina um pedido de socorro.
Ai se dá início ao exorcismo. Porém é a menor parte do livro. O que me deixou um pouco triste. Mas não deixa a desejar.
O exorcismo é concluído com sucesso, porém com a morte dos dois sacerdotes, sendo que a causa da morte do segundo fica nas entrelinhas, mas para um bom entendedor meia palavra basta.
Gleidson 09/06/2023minha estante
Fiquei surpreso também com este livro. Comecei a ler sem nenhuma pretensão e acabei assim igual a vc. Parabéns pela resenha!

Yohan 26/01/2024

Só não foi melhor pq vi o filme antes
A história do filme é bem fiel ao livro, então nenhum grande choque na leitura.
Mas tiveram coisas que só agora fizeram sentido, que no filme pareciam cenas aleatórias.

Um demônio muito bem construído e me fez olhar pros cantos da casa e trancar a porta do quarto antes de dormir (como se o diabo não atravessasse parede).
Beatriz.Kaick 26/01/2024minha estante
Ele pode até atravessar parede, mas também não vamos facilitar né KKKKKKKK

Cleuzita 07/07/2018minha estante
Já vi o filme e estou lendo o livro. Gostei muito da sua resenha.
artiu procurar o canal no YouTube.

Rodrigo de Lorenzi 02/09/2020

Leiam à noite
Vou ser sincero: é difícil um livro ou um filme me assustar. Digo assustar de verdade. Até mesmo Stephen King, que eu gosto muito, não consegue me assustar. Por isso, considero "O Exorcista" um livro impressionante. Não apenas porque ele consegue de fato me assustar, mas porque consegue me deixar APAVORADO. Jesus, Maria, José!

O autor faz um trabalho magnífico ao incutir no leitor todo o poder da sugestão. No embate entre ceticismo, ciência e fé, o leitor fica à mercê dos fatos junto com os personagens, que também não sabem o que pensar. É histeria? É esquizofrenia? Segundo o autor, a inspiração veio do diário real de um padre. E parece que ele não mudou nada em relação ao exorcismo e aos sintomas da crianças.

William Peter Blatty utiliza detalhes do dia a dia e coloca o horror quando você menos espera, numa frase comum. Enquanto a personagem está indo para a cozinha, uma criança desce as escadas de ponta cabeça e lambe o calcanhar da mulher. O efeito opressor da narrativa, a destruição da normalidade, a luta entre o humano e o demoníaco é algo absolutamente aterrorizante.

A história é tão bem contada que de fato você começa a se sentir mal por ler algo assim, como se algum coisa estivesse acontecendo perto de você. E aí você ouve barulhos pela casa e sente uma presença esquisita. Nada disso é real, mas esse é poder da narrativa de "O Exorcista".

A primeira vez que eu li, há mais de 10 anos, várias coisas estranhas aconteceram comigo, como um homem me segurar pelos ombros na rua e começar a gritar coisas ininteligíveis enquanto eu segurava o livro, ou olhares esquisitos direcionados a mim dentro do ônibus, ou ler o livro de madrugada e simplesmente fechar e jogar longe porque estava assustado demais. Eu fiquei apavorado. Nessa releitura, a sensação de medo foi meio que igual.

Muito melhor do que o filme, "O Exorcista" é um livro pra você ler à noite e sozinho. Sigam meu conselho, vão amar a experiência, rs. Eu só dou conselho bom. Leiam, sim

site: https://www.youtube.com/VinoSerie
Helô Kleine 17/08/2023minha estante
Eu não achei que iria gostar tanto desse livro como eu gostei!! O filme é realmente fiel ao livro, mas o livro é mil vezes melhor!!!

ancamo 23/09/2011

Livro que deu origem ao filme de mesmo nome nos anos 1970. O filme teve um impacto assustador na época, com seus efeitos explicitos e temática polêmica. E surpreedentemente um sicesso. A história da garotinha que é possuída pelo demônio e é exorcizada por um padre que perdeu a fé é extremamente escatológica e de mau gosto.Cenas como a do crucifixo (para quem fiu o filme, acredite, no livro é mais nogento) ou as intermináveis cenas de vômito, dão um toque insuportável à narrativa. E o que deveria ser apavorante acaba sendo apenas sensacionalista, como qualquer Datena da vida. Como li (e vi o filme) fora de sua época devo ter perdido boa parte de seu impacto. Mas isso não faz do livro melhor. O Iluminado que li bem depois de lançado me deu calafrios de medo. Se você tiver curiosidade de ler este "clássico" por ser fã de terror não aconselho. Fuja dele como o diabo da cruz. xD
Pri 24/09/2011minha estante
Credoooooooooooo!!!!!!!!!!!! Não li e nem vi...e pretendo continuar vivendo minha vidinha feliz sem ler e ver isso ahuauhhauuhaauhahuahu xD

jjuniorig 20/10/2020

Rápido e bom de ler
Após muitos anos de ter assistido o filme, como sugestão ao mês de histórias de terror fui recomendado a ler o livro de W. P. Blatty. Iniciei a leitura na noite do dia 18 e finalizei, portanto quanto a descrita o livro é muito bom. A história também não se perde e nem deixa lacunas. Há questionamentos, exposição e crítica quanto a fé e ela é a linha principal do livro. Um ótimo livro! Recomendo
Dtorreshp 20/10/2020minha estante
Ótimo livro também recomendo.

Laryssa.Rabelo 20/05/2020

Exorcismo ou Bipolaridade?
Independente de quem viu o filme, esse livro vale muito a pena, não é um livro que te deixa com medo, porém te deixa horrorizado em alguns diálogos e acontecimentos, o livro gira em torno o tempo todo dos médicos dando explicações científicas para cada acontecimento sobrenatural que acontece com a criança e suas mudanças de voz e físicas e você não sabe no que acredita.. Excelente livro pra quem gosta do gênero. Única coisa que tenho a reclamar, é que os capítulos são grandes e acaba sendo cansativo demais, tirando isso, é ótimo.
Lucas 21/06/2020minha estante
obrigado pelo seu comentário =)

Thyago 25/03/2016

"Que dia excelente para um exorcismo"
Eu realmente achei que o livro me afetaria, mas não afetou. : |

A temática é interessante, e me prendeu na leitura até o fim. Mas não senti medo nenhum.
O que me despertou o interesse em ler o livro foi ler em muitas resenhas, aqui no skoob, de pessoas aterrorizadas que pessoas não conseguiram dormir à noite depois de ler o livro.

Vai ver isso varia de leitor pra leitor devido a suas crenças, talvez. enfim...
é um bom livro.

trecho do livro:

Abruptamente, o arrepio nos braços de Karras não foi causado pelo frio do cômodo, mas pelo que ele estava vendo no peito da menina; pelas letras em alto relevo, explicitas, cor de sangue. Duas palavras:

"me ajuda"

[...]
É a letra dela, Padre.

(Pg. 273)
Renata 30/05/2016minha estante
Concordo! é um bom livro, mas não causa medo algum. No máximo uma apreensão.

Hindya 23/07/2012

Eis uma verdadeira história de terror!
Um livro que me deu tanto medo que, enquanto eu não terminei de ler e não mandei esse livro embora, não consegui dormir.
Hindya 23/07/2012minha estante
Percebi que não sou a única que teve esse problema. O livro é realmente muito bom, mas não quero vê-lo mais nunca na minha frente!

Everdeen 11/07/2021

Esse com certeza é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Li ele em poucos dias e amei a trama do início ao fim.
A escrita é bem envolvente e sem enrolações, os detalhes sobre os ocultos e as entidades são todas perfeitas e os atos, apavorantes.
Quando acabei, fiquei com alucinações durante uma semana. Ouvia e via coisas por todo o lado.
Willian Petter Blaty fez um excelente trabalho escrevendo esse livro.
Milena.Morais 11/07/2021minha estante
Tava me interessando até chegar na parte das alucinações kkkkkkkk

Midnight.Queen 23/01/2022

Respira fundo e Vai!
O que dizer desse belo clássico do terror? Com a escrita leve e envolvente, você entra no mundo do livro e não quer mais sair. Desde o começo o frio na barriga já começa, e a tensão também. Realmente é um livro pesado, a leitura dos momentos de possessão precisa ser acompanhada de respiradas bem profundas.
Esperava muito desse livro e todas as minhas expectativas foram atendidas! Não consegui ficar sem ler nem por um segundo; a escrita leve, o frio na barriga, a curiosidade, o medo... Todos esses elementos (e muito mais) presentes no livro instigam o leitor a ficar totalmente vidrado na leitura.
O livro é fantástico!!!!
Jeh New 19/07/2022minha estante
Disse tudo! Belíssima descrição de tudo o que eu senti.

Wane 17/03/2023

Isso que é um bom terror!
É um livro que te deixa desconfortável lendo, muito caos e coisas que te deixam perturbado a ponto de ter pesadelos (pelo menos foi o meu caso).
Confesso que esperava mais do final e, por conta disso, já comecei a ler a continuação. NÃO ME DECEPCIONE WILLIAM!
BlakByus 25/03/2023minha estante
Você quer um segredo sobre o "não me decepcione William?"

Arnaldo 16/07/2013

O filme de fato é o meu filme predileto.
E mais uma vez, pelo incrível que pareça, o filme se tornou melhor que a obra original, no caso aqui, do livro.
Este mesmo possui uma linguagem forte, mas sem dúvidas é chato, o que torna a leitura do livro cansada, longa.
Recomendado, mas não elogiado!
Lucas 28/11/2013minha estante
Concordo que o filme é melhor que a obra original. Mas descordo na parte em que disse que a leitura é cansada e longa. Repetitiva sim, mas muito rápida, e justamente por isso, não achei o livro tão intenso quanto o filme. Não criou o clima pesado que o filme conseguiu trazer.
Obs: Não gostei das partes do detetive.