O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Kah 16/11/2009

tão bom que não aguentei tê-lo em casa. amarrei-o numa sacola, pus dentro de uma mochila e joguei fora. Não conseguia dormir sabendo que ele estava ali, tão perto de mim. assustador. traumatizante. mas excelente.
Priscila Cardoso - Per 20/04/2010minha estante
Eu fiz o mesmo hahahaha

NJ (: 18/09/2010minha estante
mais medo ainda de ler esse livro! UHASUDHASU

Matheus Caixeta 26/11/2010minha estante
Meu Deus, tô com medo desse livro O.O

P e d r o 22/04/2011minha estante
:O

Edu 12/10/2011minha estante
Vou confiar nas suas palavras e vou pôr esse livro na minha lista de "Não vou ler"!
O filme me assustou, na época de lançamento.
Imagina o livro!

Kah 17/11/2011minha estante
sério, gente. Esses dias eu pensei: 'puxa, como eu fui exagerada, certamente não era tão ruim...' aí fui dar uma olhadinha na versão original em inglês... depois de algumas páginas já larguei, porque era até mais assustador que em português. LOL

Breno 16/12/2012minha estante
que medo desse livro e.e

Lucas 01/07/2013minha estante
A cada comentário me da mais vontade de ler ele. Alguém tem para trocar? :D

Marcus 16/07/2013minha estante
E eu querendo ter esse livro em versão física D: Eu sou tão fissurado com essa história que acabei lendo uma versão que encontrei na internet mesmo. E o legal é que o cara colocou as imagens do filme pra ilustrar. Muita gente vai dizer que o livro é muito superior ao filme e tal, mas eu, sinceramente, fico na dúvida. Enquanto lia, fui relembrando da imagem da Regan toda acabada do filme, o que pra mim deixou o livro MUITO MAIS LEGAL e MUITO MAIS ASSUSTADOR. Sei lá, talvez seja algo pessoal com a história, mas acho que o filme é digno do livro e o livro é digno de filme :)

Aline Stechitti 16/10/2013minha estante
Como assim vc jogou um livro fora???? Cê tem problema filho??

Kah 16/10/2013minha estante
Pois é, Aline, isso se chama: "coisa ruim a mais e desnecessária que não preciso na minha vida/casa".

Aline Bitencourt 19/10/2015minha estante
Ai gente, já faz uns dois meses que eu comprei e agora que comecei a ler... ainda estou bem no começo, não aconteceu nada muito arrepiante. Mas acho que quando terminar (se terminar, rs) também vou dar um jeito de dar um fim nele...kkk.

Miguel Ângelo 19/11/2015minha estante
Eu achava que só eu tinha ficado sem dormir por causa desse livro, mas agora vi que não fui o único. Eu me lembro de ter lido em algum lugar que na época em que o filme foi lançado houve uma certa histeria coletiva e muita gente começou a procurar a igreja pensando que estava possuída. Depois de ler o livro eu entendi porque isso aconteceu, pois é realmente assutador!
Vi comentários abaixo dizendo que o livro é mais do que uma história de terror e eu concordo. A obra traz questionamentos interessantes como o embate entre fé e ceticismo, religião e ciência, a existência do bem e do mal e por que eles existem, entre outras questões bem analisadas no comentário do usuário João Vitor Gallo. Em uma entrevista no aniversário de 40 anos do filme o diretor, William Friedkin, disse que nunca dirigiu o filme pensando nele como uma história de terror. O autor do livro concordou e disse que não escreveu o livro como um conto de terror. Não sei se vi isso em uma entrevista ou em outro lugar, mas até onde sei William P. Blatty inicialmente tinha a intenção de escrever a obra como um relato do caso real que inspirou "O exorcista". Contudo, por não ter conseguido acesso a todos os fatos ocorridos ele resolveu escrever uma ficção.

De qualquer forma, o resultado é tremendamente assustador, independentemente de ter sido escrito como um terror ou não. No primeiro dia de leitura eu mal consegui dormir e nos outros dias eu pensava no livro quase o tempo todo, foi meio traumatizante mesmo hehehe.
Eu recomendo o livro para quem procura algo assustador, mas que vai além do horror gratuito, que te faz pensar e refletir.
Ainda não vi o filme por falta de coragem, mas acabei lendo livro porque achei que seria "mais leve". Digo que me enganei redondamente, pois a leitura parece ser tão traumatizante quanto o filme. Não me arrependo de ter lido "O exorcista", mas não o indico para quem é facilmente impressionável como eu.
Link para a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=VWFwgCuWfhY

Ludwig.Lima 28/02/2016minha estante
aff, dava ele pra mim

Bruna 20/11/2018minha estante
Fiquei sem dormir pelo filme e pelo livro. Ainda fiz a merda de assistir o filme primeiro... impossível não lembrar daquela cara clássica durante a leitura!

sputnikvik 07/04/2019minha estante
O começo do seu comentário fez me lembrar da cena de Friends em que o Joey decide ler Cujo de Stephen King, mas de tanto medo decide colocá-lo na geladeira. HAHAHAHAHAHA

Dani 22/03/2020minha estante
O terror raiz que a gente respeita ?

Márlya 07/05/2020minha estante
Terminei o meu hoje, achei incrível! Um clássico imperdível, de tirar o fôlego e ler tudo de uma vez!

Nay! 24/05/2020minha estante
Não consegui terminar de ler excelente livro mas muito pesado pra mim e olha que adoro filmes de terror . Sempre que lia o livro acontecia coisas ruins juro, eu abandonei a leitura por medo

Neila 13/06/2020minha estante
Faz muitos anos que li, mas acho o cemitério, de Stephen King, muito mais arrepiante!

Bryan.Caratti 15/09/2020minha estante
fiz o mesmo, só que com o DVD. Mds! Coisa assustadora

Leo 03/10/2020minha estante
Tô lendo. Ele fica do meu lado quando vou dormir... o.O

Bryan.Caratti 03/10/2020minha estante
Credo, Leo! Não faz isso, cara. Sério. Deixa ele longe de ti quando vai dormir. Minha prima dormia com ele do lado e começou a acontecer um monte ruim com ela. Perdeu o emprego, foi assaltada e apanhou do cara, foi parar no hospital por causa disso e sofreu um acidente de moto. Quase morreu. Daí ela queimou esse livro e as desgraças pararam de acontecer. Não dorme do lado dele

Nigthmare999 09/10/2020minha estante
Sério gente kah pq vc nao doou para algem ?

Aninha 17/10/2020minha estante
Como faço para ler

Insta: @pequenorobozin 09/11/2020minha estante
Eu tive um exemplar, quando era mais nova, que a minha mãe jogou em um rio, por medo dele. E isso que ela nem leu. Hahaha

Ellen 26/11/2020minha estante
Eu achei o filme fraco kkk. Mas vou ler

Joel.Martins 27/08/2020

Sofri!
O livro é muito bom!! Achei que seria uma leitura totalmente sombria, contudo me envolvi demais com o sofrimento da Chris e da Regan.
Fora isso, muita aula boa de neurologia e possessão.

Kety 26/09/2020

Toma mais 5 estrelas para as avaliações.
A escrita é simples e de fácil compreensão com uma narração fluida em terceira pessoa sobre Chris (e Regan), enquanto acompanhamos paralelamente Damien Karras, até que suas histórias se entrelaçam.

Até a metade da leitura, eu pensei que a história não era aterrorizante simplesmente por eu não ter sentido medo. Porém, enquanto lia o último capítulo deste livro, percebi que me equivoquei, pois é, sim, uma história de puro terror.

Não foi difícil me apegar aos personagens e, quando isso aconteceu, reconheci todo o horror que O Exorcista nos reserva. O horror que Chris, Damien, Regan e todos outros enfrentam (tanto individual quanto coletivamente).

O conflito sobre o problema de Regan ser uma doença mental ou possessão demoníaca é muito interessante e profunda. Queria falar sobre certas questões que chamaram minha atenção, mas não vou dar spoilers!

Mas minha parte preferida tem nome e se chama Damien Karras. Sim, o padre! O dilema dele sobre a fé, o relacionamento com a mãe, seus arrependimentos, sua tristeza. A história dele é tão humanizada... de todos os personagens, pra ser sincera.

Quando eu comecei a leitura, esperava ficar com medo... aquele medo meio infantil de dormir e acordar com um puxão no pé, sabe? Hahaha O Exorcista foi muito mais que isso - ou, melhor dizendo, não foi nada disso (pra mim). E acho que é por isso que foi tão bom!
D.Angelo 11/10/2020minha estante
Minina... comprei, mas to com um medo do carai de ler esse livro!

Kety 11/10/2020minha estante
Só vai! Vale muito a pena!! Hahaha

D.Angelo 11/10/2020minha estante
Esperar meus fantasmas se afastarem um pouco e começo! Valeu, miga!

Xabriel 15/05/2020

Um exorcismo muito louco
Uma leitura detalhista, concentrada em uma história ficcional mas com um enredo de arrepiar.
O exorcista tem um terror sobrenatural com correntes no seu psicológico, mostrando coisas muito interessantes ao mesmo tempo em que te deixar tenso, querendo fazer alguma coisa para mudar o curso da história, mesmo sabendo que está além das suas capacidades.
Se você tem sensibilidade a coisas macabras e profanas ( possessão demoníaca, missa negra), recomendo você a repensar sua leitura, não direi para você não ler porque livros foram feitos para serem lidos, siga suas vontades e lembre-se que tudo que se esconde no escuro é perigoso, preste atenção na sua cama antes de dormir.

Marcos 20/07/2020

" Que dia excelente para um exorcismo! "
Eu, assim como a grande maioria, conheceu O Exorcista pela clássica adaptação de 1973, filme que inovou completamente o gênero terror no cinema. Ocorre que muita gente ainda desconhece o material fonte que deu origem ao premiado filme. Agora, posso afirmar com segurança que a adaptação cinematográfica é extremamente fiel ao livro, e é uma verdadeira aula de como adaptar um livro para as telas.
Em “O Exorcista”, somos apresentados a Chris MacNeil, uma atriz de cinema que acabou de se mudar para Washington, com a filha Regan de 11 anos, cidade onde ela está gravando seu novo filme, em pré produção. A atriz passou por um divórcio recentemente, e tenta conciliar o trabalho e exercer a figura materna que a filha precisa.
Enquanto a mãe passa o dia gravando suas cenas, Regan é educada em casa por uma secretária, e passa a maior parte do dia no porão da casa, esculpindo. Nessas idas ao porão, Regan encontra um tabuleiro ouija, passando a brincar com ele, e conhecendo o Capitão Howdy, com quem ela se comunica no tabuleiro, e a mãe acredita ser apenas um amigo imaginário.
A situação começa a piorar ápos o aniversário de 12 anos de Regan, que o pai esquece completamente, mostrando indiferença para com a filha. A partir daí, eventos sobrenaturais começam a aparecer na casa. Chris ver a personalidade da filha, que antes era dócil e gentil, se transformar em algo totalmente diferente, agressiva, doentia, e que vive disparando obscenidades.
A mãe procura diversos médicos para saber o que está acontecendo com a filha, e entender a mudança de personalidade que a menina tem de uma hora para outra. Os médicos acreditam que a garota pode sofrer o fenômeno da dupla personalidade, ou histeria. Ou pior, que a menina esteja apenas inventando para chamar a atenção da mãe, porque se sente responsável pelo divórcio dos pais.
Depois de passar por diversos médicos, psicólogos e psiquiatras e nenhum deles entender o que está acontecendo, é sugerido a Chris que procure a igreja. A princípio, ela não entende o porquê da igreja, em razão de ser ateia.
Com isso, Chris porcura o jesuíta Damien Karras, um jovem padre e psicólogo e professor da universidade de medicina de Washington. Ele perdeu a mãe recentemente, e tem posto sua própria fé em questionamento. Agora, fica a cargo do Pr. Karras analisar o caso da menina, se trata de uma possessão demoníaca, ou se a psicologia e a medicina poderia atender melhor a necessidade. Seria o ritual de Exorcismo o caminho mais viável?
É um livro excelente, que não deixa a desejar em nenhum aspecto. Tem uma línguagem acessível, e a história prende o leitor de um jeito ímpar. O autor, apesar de mencionar o “demônio” no texto, em nenhum momento vai entregar ao leitor se a garota está realmete possuída, ou se está fingindo, ou é uma doença que possa ser explicada pela medicina. A todo momento o autor joga indícios de possessão, mas ele quebra a teoria com algo “x” que aconteceu, o que vai mexendo com o leitor.
O livro é intercalado com os acontecimentos na residência das MacNeil, na vida do Padre Karras e no detetive Kinderman, que tem investigado os casos de missa negra que envolvem rituais de magia, em profanação contra a igreja católica, e que funciona como um alívio cômico em meio as coisas horríveis que estão acontecendo no livro.
É pesado, dá calafrios. Um livrão que não fica átras de nenhuma obra clássica da literatura. Ambos, livro e filme valem a pena.

João Vitor Gallo 20/02/2015

Dúvidas, escolhas e humanidade.
Não senti “medo”, como muitas pessoas acabam descrevendo sua experiência com esse livro. Acho que se alguém pedir para os leitores definirem o livro em apenas uma palavra, boa parte deles o definira exatamente usando essa ou uma outra muito similar. Outros, talvez, procurassem definir o livro escolhendo “dúvida”, algo que permeia toda essa história e faz mais sentido para mim e talvez me decidisse por ela, mas eu também, possivelmente, optasse pela palavra “escolha”, no decorrer do texto fica claro do motivo da minha inclinação por essas palavras para definir esse excelente livro de William Peter Blatty, cuja adaptação cinematográfica se tornou icônica.

O livro não me causou medo como disse, mas me deu aquela sensação de estranheza, de desconforto, em parte por conta de algumas descrições e passagens que causam certo asco, mas também muito por conta da angustia dos personagens, como a mãe que não sabe o que fazer com a filha ou mesmo o que está acontecendo com ela, do padre que tem crises de fé ou mesmo do empregado que guarda um segredo, todos eles tomados pela culpa. Além desses vale destacar o padre Merrin que “sente” o seu destino chegar – fica claro desde as primeiras páginas – e se prepara para sua últimabatalha de fé. E todos esses personagens de uma forma ou de outra, e em diferentes níveis, sentem a mesma coisa: solidão.

O livro para muitos é quase uma batalha entre fé e ceticismo, entre religião e ciência, o que até pode ser visto desse modo e não seria uma visão equivocada, mas o livro vai além disso. Para mim é a batalha, não do bem contra o mal, mas do homem contra ele mesmo, a batalha pela sua fé, por forças para seguir adiante, para tentar entender o desconhecido, a luta por tentar ajudar uma pessoa mesmo sem saber como, luta pela verdade, luta contra seus medos, contra suas dúvidas, luta pela força da certeza. A questão da ciência – que tudo pode ter uma explicação, algumas delas que deixariam o Padre Quevedo orgulhoso – é mais intensificada com uma afirmação dita no livro de que o demônio sempre vai fazer de tudo para provar que não está possuindo a pessoa, vai confundir, testar a fé e o psicológico de todos, misturar mentiras com verdades, e deixa o leitor a todo momento pensando se é de fato uma possessão ou uma sugestão. Interessante como a dúvida dos personagens se transporta também ao leitor.

Outra questão em que fiquei pensando após terminar o livro e acho que todos pelo menos um dia em suas vidas já pensaram nisso, era sobre a existência do mal. Qual é a sua finalidade? É um teste de fé? É uma prova de valor? O padre Merrin, a certa altura discute essa questão com o padre Karras: “Acredito que o objetivo é fazer com que nos desesperemos, que rejeitemos nossa humanidade, Damien: que vejamos a nós mesmos como bestas, maus e podres; deploráveis; horrorosos, indignos. E talvez aí esteja o cerne da questão: na indignidade. Porque eu acho que a crença em Deus não é uma questão de razão; acredito que é, no fundo, uma questão de amor: de aceitarmos a possibilidade de que Deus possa nos amar.”

Já vi muita gente que se pergunta da causa de Deus permitir a existência do diabo. A história bíblica em torno dele é rodeada pelo tema escolha, e é só através da escolha é que podemos mostrar algum valor. Seria então esse o nascimento da virtude? Seria o diabo em si a própria prova da fé de Deus na humanidade? Lembra-me do conceito doyin e yang, onde há um pouco de bem no mal e um pouco de mal no bem, eles se mesclam às vezes e não são um conceito tão fixo e imutável como muitos pensam. O mal seria então a condição necessária para a existência do bem, um dependendo do outro para existir, e tendo como finalidade o livre-arbítrio para discernir e escolher entre o certo e errado. Deus estaria acima disso, o bem e mal residem na escolha, e o poder da escolha reside no próprio homem.

Enfim, além de ser um grande livro de suspense também é um livro que nos faz refletir bastante, tem uma grande carga filosófica que gera muitos questionamentos, é um desses livros que não terminam após você fechá-lo ao concluir a leitura, ele ainda continua reverberando, ecoando, vibrando, ainda vivo, gerando e alimentando pensamentos e indagações. Estejam avisados, no entanto, não se enganem ao pensar que é um livro puramente de terror, assim como é o filme, ou que o livro é sobre possessão, antes de tudo o livro é sobre humanidade.

site: https://focoderesistencia.wordpress.com/2015/05/13/duvidas-escolhas-e-humanidade-critica-do-livro-o-exorcista/
Mi 21/02/2015minha estante
Deu até vontade de ler, rs.

Mari 30/04/2015minha estante
Meu deus, é a resenha mais perfeita ever! Eu ainda não terminei o livro, mas é exatamente esse meu sentimento: Não tenho medo, só sinto pesar pelos personagens, cujos sofrimentos nao parecem ter solução. É realmente uma história sobre humanidade.

Hugo 29/09/2015minha estante
Finalmente um comentário sóbrio, tive a mesma sensação ao ler.

João Vitor Gallo 23/10/2015minha estante
Acho que a sensação de medo que muita gente sente ao ler o livro esteja atrelada a experiência de assistir o filme previamente, filme que criou toda uma aura sobrenatural em torno de si, tanto da questão de ser levemente inspirado em um caso real, o que já coloca um cagaço na maioria, quanto da repetição de ser um dos, se não o maior, filme de terror de todos os tempos, e com razão, pq é excelente, o que deixa as pessoas já apreensivas com o livro, ou seja, o medo é anterior à leitura. Mas o livro em si é bem mais complexo e com uma abordagem bem diferente do filme, que é voltada mais pro sobrenatural, porém ambos vão muito bem no que se propuseram a explorar da história.

Albatroz 03/01/2019minha estante
Ah! Que alegria ler um comentário digno do livro, amei.

Laryssa 20/05/2020

Exorcismo ou Bipolaridade?
Independente de quem viu o filme, esse livro vale muito a pena, não é um livro que te deixa com medo, porém te deixa horrorizado em alguns diálogos e acontecimentos, o livro gira em torno o tempo todo dos médicos dando explicações científicas para cada acontecimento sobrenatural que acontece com a criança e suas mudanças de voz e físicas e você não sabe no que acredita.. Excelente livro pra quem gosta do gênero. Única coisa que tenho a reclamar, é que os capítulos são grandes e acaba sendo cansativo demais, tirando isso, é ótimo.
Lucas 21/06/2020minha estante
obrigado pelo seu comentário =)

anoca 09/09/2020

Livrai-nos do mal, amém
Estou extremamente surpreendida como este livro possui uma qualidade EXTRAORDINÁRIA. Como católica, minhas expectativas eram tremendamente baixas pq achei que ou seria um livro macabro sobre o processo de exorcismo em si e/ou cheio de achismos e alfinetadas contra a Madre Igreja como 99,99% da literatura se propõe a fazer, mas que conteúdo! Leiam, por favor, e de madrugada hahaha
Victoria 09/09/2020minha estante
Morria de medo do filme quando era criança, sempre rezava um terço assim que terminava... sua resenha me deixou instigada.

anoca 09/09/2020minha estante
eu nunca assisti o filme, mas agora pretendo e como tbm foi escrito/dirigido pelo escritor, imagino que vá ser bem fiel. Recomendo a leitura!

Tiago 31/10/2020

"Senhor, ouça a minha prece"
Não é um clássico à toa. Sem pensar é um dos melhores que já li do gênero terror. Estória excelente, momentos de tensão e de reflexão na medida certa, bons personagens. Tem a receita certa do sucesso.

O livro tem uma proporção maior de diálogos, o que fez a leitura fluir muito bem. Ele tem uma pegada investigativa, quase policial em determinados momentos. Confesso que não curti tão quanto as partes com o padre Karras, o ponto alto e melhor personagem do livro. O seu ponto de vista é algo que fiquei fascinado, por ele ter sua fé abalada devido a acontecimentos recentes. E esses momentos geram reflexões interessantes, em que ele questiona a natureza das coisas como por exemplo: qual a linha entre o terreno e o sobrenatural? Qual o limite entre a razão cientifica em contraponto com a religião e a fé?

E quando o livro engata na sua parte final é de forma frenética e impactante, tendo aquela sensação de perigo num crescente. A tensão é trabalhada de forma ímpar, realmente me prendeu no terço final.

Tirei meia estrela pois a momentos que a narrativa está empolgante e a uma quebra repentina no ritmo da leitura, nada que me atrapalhou na experiência como um todo. Recomendo de olhos fechados, vale muito a pena.

Obs: Fiquei curioso para a sequência apesar de já ir com um pé atrás :/ pois essa história aqui é quase perfeita. Será que precisaria de uma sequência? cenas dos próximos capítulos.

Obs²: O filme é uma obra prima também. Tenho que rever mas lembro que gostei muito da primeira vez que vi.

Vanessa 07/10/2020

Fantástico
Achei essa leitura fantástica, um livro com muitas camadas! É um livro onde muitas coisas acontecem, não adiantaria eu ficar procurando palavras para descrever! Só leiam!

Li 22/10/2010

ESSE é um livro de terror! Passei semanas sem dormir por causa dele e nunca mais quis chegar perto, só li uma vez, e tenho trechos inteiros gravados na memória como se tivesse lido 1000 vezes! rs
Quem já viu o filme e achou um terrozão, nem se habilite a ler... é muito, mais muito, muito, muito pior! Na verdade, eu vi o filme e achei bobinho...
Recomendo aos amantes de livros bem escritos e que aguentem uma dose cavalar de choque e medo! \o/
Alessandra 10/08/2011minha estante
Me deixou com vontade de ler! Vou providenciar o mais rápido possível *-*

Edu 12/10/2011minha estante
Já fiquei com medo!

Vivianne 22/04/2014minha estante
Li esse livro quando tinha 14 anos e foi apavorante, mas quando assisti ao filme não senti medo...O livro é muito melhor. Tenho vontade de reler para saber se o pavor depois de tantos anos se repetirá.

Patrícia 01/07/2009

Primeiro leia o livro e depois vá assistir aquele "filmezinho de horror".

Cíntia 19/08/2020

Amei o livro
Recomendo o livro a forma como foi escrito é sensacional mas o final poderia ter um pouco mais de desfecho mas mesmo assim me senti envolvida com os personagens e a história fale a pena ler...

bibicortez 31/10/2020

Macabro e nojento
Gente, eu realmente não sei dizer se gostei desse livro, mas com certeza eu não desgostei kk. Fiquei com nojo em vários momentos porque tinha muitas fezes, vômitos e conteúdos inapropriados. Só tenho a dizer que foi uma experiência única, porém bem nojenta.