O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

xcalvinxx 30/11/2021

Bom, mas diferente
Foi um bom livro, já tinha ouvido certa vez que diferia do filme, no quesito "terror" e realmente, aqui o autor busca mais nós deixar desconfortáveis, do que puramente "com medo" e da segunda metade pro final, no meu entender ele busca nos deixar na espectativa, de qual será a conclusão.
Mas foi um livro bom, e consegui sim sentir uns calafrios em certas partes

Matheus Pedrosa 22/11/2020

Melhora com a leitura
O livro começou meio parado, sem saber o que abordar, qual caminho tomar, mas foi melhorando com o o decorrer da leitura e entrega, na última parte do livro uma boa leitura, levemente aflição e suspense. O terror não é lá essas coisas assustadoras, mas causa uns certos arrepios

Léo 21/10/2023

Li este livro há muito tempo, numa edição surrada da biblioteca municipal. À época, já fã do filme, era novo demais para perceber as nuanças presentes na narrativa de Blatty.

A obra, extremamente simbólica, se apoia em questões profundas sobre a fé, o mal, arrependimentos e ressentimentos etc..

Recomendo muito a leitura atenta desse livro que tem muito mais a oferecer do que parece.

Berenga 15/08/2022

Gostei, franzindo o cenho
Pai amado, queria ter contado quantas vezes a expressão ?franzindo o cenho? aparece no livro. Que horror de tradução.

Mas falando do livro, a história é muito boa. Não tive medo, nem agonia. É um suspense. A parte que o padre Karras fica na dúvida em seguir com o exorcismo ou não achei um pouco maçante. De resto, ótima leitura.

Arlen 07/09/2020

Clássico
Uso uma única palavra para definir um clássico: PERFEITO.
Uma obra densa, uma narrativa muito bem elabora e explorada. William Peter Blatty faz com que o leitor sinta cada batimento cardiaco dos personagens. A construção de cada um foi muito bem pensada. A ambientação e a dramaticidade com que ele conta sobre a possessão de Regan é fenomenal. O Exorcista não é apenas um livro de terror mas também é sobre Fé - ou a falta dele - dependendo do ponto de vista, amor, dúvidas e o sentimento de culpa.

Lendo no mato 12/04/2021

Tão bom quanto o filme.
Há tempos que tinha curiosidade para ler esse livro. Alguns anos atrás quando descobri que havia um livro, foi difícil imaginar que um filme de cenas tão impactantes teria vindo de um livro. E ainda mais de um livro considerado bom.

Agora eis que surge esse livro na minha frente a 10 reais numa lojinha aleatória. ????

Acho que não preciso nem falar muito da sinopse né?! Quem não viu o filme, por favor, valerá a pena as noites sem sono e catatônico de medo. ? Afinal, não é todo dia que um filme de terror concorre a 10 Oscars e ganha 2 (Roteiro! e Mixagem de som).

Por falar em roteiro, o roteiro do filme é do próprio William Peter Blatty!!! ?

Mas agora chega de filme.

O livro conta a história da pequena Reagan de 11 anos que supostamente está possuída por um demônio. Até aí tudo bem. Eu sabia disso, o filme só fala disso. Mas o livro não.

O livro se aprofunda maravilhosamente bem em outras questões. A vida do padre por exemplo é muito mais explorada. A investigação (detetive feelings) é muito mais elaborado. E o principal, a ciência, a busca por uma resposta cientificamente apurada para os acontecimentos é surpreendente.

Dentre as coisas que me chamaram a atenção: 1° o próprio padre é psiquiatra e faz de tudo para descartar a ideia de possessão demoníaca, para acalmar a família; 2° a busca pela ciência presente a todos tempo, 3° (spoiler) só aos 83% do livro que é aceita a ideia da realização do exorcismo.

Achei interessante esse livro dos anos 70 tratar as coisas assim, já que hoje em dia as pessoas buscam sempre a ajuda divina antes da científica. ????

E por último, o livro tem um palavreado sim muito pesado, muito. Mas isso é as vezes só, ele é muito mais um livro sobre investigação do que de terror, apesar da garotinha desgracenta e seu quarto infernal. Essa característica meio investigativa e CSI faz com que em certo ponto você não consiga parar de ler. Ou seria algum demônio agindo?! ?

Cintia.PrAspero 23/04/2021

Questionamentos sobre a fé (?)
Este livro foi classificado como um clássico do terror, e lendo ele dá pra perceber o motivo de tanto sucesso. Eu gostei de toda a ambientação criada pelo autor, a investigação com toque de suspense, a descrição dos personagens, onde a grande maioria é muito bem construída.
Gostei também dos padres, da trajetória de cada um e de seus dilemas pessoais.
Eu amei esses livro, os questionamentos, o final me arrancou até lágrimas, pra mim é o preferido da vida, até agora.

Alexandre 11/12/2022

Uma obra a ser estudada
O livro, que originou um dos filmes mais aterrorizantes do cinema mundial. O livro é rico em detalhes e o autor escreveu magistralmente essa obra.

Fabricio.Campelo 18/01/2023

Primeiro livro que me deu um frio na barriga!
Gostei muito da leitura. As horas que o demônio fala eu fiquei ?vixi?.

A leitura super fluida. Tão fluida q o Autor passa de uma cena pra outra em meio parágrafo. Se você não tiver prestando atenção vc se perde e tem q voltar tudo.

Acabou de uma maneira muito rápida, não gostei taaaaanto assim do final

Mas a leitura em si foi muito boa. Há tempos buscava algo do gênero.

v 14/08/2022

favoritado
vamos lá, as cenas de possessão em especial são grotescas e chocantes exatamente como devem ser e eu diria até que não é pra qualquer um ler, porém nada me impede de recomendar pra quem se interessa pelo gênero horror.
confesso que tiveram partes um pouquinho entediante mas não é um real problema pra mim, tanto que eu dei uma nota bem alta.

eu particularmente amei as interações do karras com o dyer, não irei elaborar... inclusive o damien foi no meu ponto de vista o melhor personagem do livro, protagonista.
Debora.Alves 15/08/2022minha estante
Esse livro é muito bom. As únicas partes chatas são as do detetive, ele é bem inconveniente.

Fbosl 05/08/2020

Livraço
Como já conhecia a história o livro foi muito fácil de ler.
Gostei bastante de como a história foi escrita e claro ir imaginando as cenas conforme ia lendo. Pra quem é fã de terror recomendo muito, quase que obrigatório.

Erika Oliveira 02/09/2013

Por mais por incrível que o livro pareça fiquei muito apavorada em ler este livro. É melhor livro de terror, sem duvida nenhum.

Marcos 07/03/2015

Obra prima!
Há tempos me interesso pela história, desde que vi o filme ainda pequeno, e sempre quis ler o livro. Finalmente tive oportunidade! E minha nossa.... QUE LIVRO!!!! William Peter Blatty escreveu divinamente esse enredo. A tensão crescente, a sensação (como já foi descrita em outras resenhas) de sempre ter algo pairando no ar durante a leitura, entre as linhas, entre as frases... é muito forte. É uma leitura pesada, forte, intensa. A duvida que paira no ar a todo momento se Regan está realmente possuída ou não foi o mais brilhante pra mim! Diria até genial.Ele soube dosar com maestria ciência e religião/sobrenatural de uma forma que nunca vi. Esse foi o principal que faz do livro muito melhor que o filme, ainda que não tire os grandes méritos do longa, que continua sendo espetacular. Mas voltando ao livro, mesmo com essas duvidas que são jogadas em diversos momentos ao longo da leitura, mais pro final, pra mim pelo menos, ficou claro que sim, ela estava possuída. O momento em que se inicia o exorcismo propriamente dito, foi o momento em que todas as hipóteses levantadas até então foram derrubadas uma a uma. O encontro do demônio com o grande Merrin deixou isso bem claro! Aliás, o que dizer dos personagens? FABULOSOS, ÉPICOS! Regan, Chris, Karras, Merrin, Kinderman, Karl, Willie, Sharoon.... todos estavam ali por um motivo; todos tinham algo a dizer. Enfim.... um clássico que merece ser lido e visto!