O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

@mandinhas_angelo 14/08/2020

É um livro intrigante. Demorei bastante para concluir a leitura por não me sentir presa a história, nunca vi o filme e tinha poucas referências sobre o que esperar do enredo, então por isso me frustrei um pouco por esperar um TERROR que não acontece, pelo menos não da forma sobrenatural que é tratada no filme.
Não posso deixar de dizer que é uma obra e tanto, talvez se tivesse lido daqui um tempo teria funcionado melhor pra mim? Pode ser que sim, espero um dia fazer uma releitura e talvez até mesmo reavaliar a história, mas gostei bastante e aprendi muita coisa sobre problemas mentais principalmente naquela época
poplosers 14/08/2020minha estante
Tenho esse livro aqui em casa mas ainda não li... Tenho medo HAHAH

Kamilla :) 30/07/2020

Amei!
Não é tão assustador como pensei que seria. Os personagens são ótimos, mas senti falta de um aprofundamento sobre o Padre Merrin.
Achei que não ia conseguir dormir, acabou que não conseguia parar de ler mesmo hehehehe
Ótimo livro! E o filme da mais medinho

Jag Luz 24/04/2022

Muito envolvente
Li o livro baseado no filme pois:
Foi um filme pioneiro que inspirou todo um gênero do cinema baseado em possessões de espíritos.

O principal destaque do filme sem dúvidas são os efeitos especiais, que mesmo vistos atualmente causam certo impacto, dá pra imaginar qual foi a reação do público naquela época. A repercussão foi tanta que o filme foi censurado em vários países devido aos chiliques da igreja, várias cenas tiveram que ser cortadas e só recentemente liberaram uma versão mais completa e sem cortes
O livro é bem mais detalhado do que o filme.
Já assisti e li o livro diversas vezes.

v 14/08/2022

favoritado
vamos lá, as cenas de possessão em especial são grotescas e chocantes exatamente como devem ser e eu diria até que não é pra qualquer um ler, porém nada me impede de recomendar pra quem se interessa pelo gênero horror.
confesso que tiveram partes um pouquinho entediante mas não é um real problema pra mim, tanto que eu dei uma nota bem alta.

eu particularmente amei as interações do karras com o dyer, não irei elaborar... inclusive o damien foi no meu ponto de vista o melhor personagem do livro, protagonista.
Debora.Alves 15/08/2022minha estante
Esse livro é muito bom. As únicas partes chatas são as do detetive, ele é bem inconveniente.

Bruna Melo 04/02/2021

O Exorcista
Primeiro que era um livro que há algum tempo queria ler e, depois de ver uma resenha falando super bem resolvi ler. A história é muito boa e bem escrita. Contudo, senti que tinham uns "buracos" na história, do tipo personagem está fazendo algo em lugar e no outro paragrafo já está noutro lugar fazendo outra coisa. Tipo fica uma coisa meio vaga, mas, isso é em poucos trechos da história. Em determinados momentos a história fica meio chatinha, porque não acontece muita coisa interessante. Além disso, o final achei meio sem graça. Mas fora isso é uma história interessante, não dá medo nem nada mas, é interessante.

Ronald 25/09/2014

O melhor livro que terror que já li até agora...
Cuidado! há muitos livros de "terror" por ai que no máximo possuem um pequeno suspense. Mas O Exorcista mostra o que deve ser um romance de terror de verdade. Muito melhor do que o filme, o livro é incrível. Não vou me prender na sinopse, afinal, isso vocês podem encontrar facilmente na net. Só quero frisar que a história foi muito bem construída. As personagens são marcantes e o leitor logo se vê apegado a elas. A transformação pela qual Regan passa é chocante. Não recomento ler esse livro à noite. Algumas coisas ficarão rondando em sua cabeça por alguns dias. Não estranhe se, por acaso, começar a sentir calafrios ou ouvir barulhos estranhos pela casa durante a leitura. Esteja avisado...

@fabio_entre.livros 21/10/2014

Ciência, religião e drama existencial em "O Exorcista"
Entre os maiores mistérios existenciais da espécie humana, um dos mais aterradores, juntamente com o drama da própria morte, é a existência do Mal; não um mal metafórico, figurativo, ou ancorado em princípios éticos de comportamento, mas o Mal palpável, demoníaco, referente à existência do Diabo, do Inferno e de sua influência perniciosa e destrutiva sobre o ser humano. Tal perspectiva, que não deixa de estar intrinsecamente ligada a religião, sempre sofreu intervenções por parte da ciência e, em particular, da medicina, como se uma delas tivesse o poder de anular ou descartar inteiramente a outra.
Baseando-se com maestria nesse conflito entre fé e ciência relativamente à demonologia, William Peter Blatty construiu um dos mais perturbadores e célebres romances de terror de todos os tempos: O Exorcista, êxito que se repetiu na adaptação cinematográfica realizada logo após seu lançamento.
Em resumo, trata-se da história de Chris McNeil, uma atriz e mãe de uma garota pré-adolescente que passa a manifestar um comportamento bizarro e violento, inexplicavelmente. A princípio, a garota (Regan) é submetida a uma extenuante série de exames alguns deles bastante invasivos a fim de se diagnosticar a causa de seus problemas aparentemente psicológicos. Contudo, após todos os exames, onde fica claro que ela não tem nenhum problema mental, e ao passo que a situação ainda assim se agrava cada vez mais, resta apenas recorrer a um meio alternativo: um exorcismo.
A partir de então, obra de Blatty desenvolve-se por meio da alternância entre a visão científica para o exorcismo (através do termo autossugestão) e a perspectiva da Igreja, a qual ainda crê na sua eficácia, mas exige comprovação de que os supostos endemoninhados não são apenas portadores de desvios psicológicos. Para promover essa visão dual sobre o exorcismo, Blatty apresenta Damien Karras, um padre e psiquiatra que está sofrendo de uma crise de falta de fé, acentuada com a morte recente da mãe. Caberá a ele a árdua missão de desvendar e lidar com a força maligna que está possuindo Regan.
Os personagens de Blatty, com ênfase em Chris e Karras, são multidimensionais, abordados em suas diversas facetas psicológicas, o que por si só situa o livro num patamar muito mais elevado do que o de mero horror. A história possui a densidade necessária para sugar o leitor a um universo de dúvidas quanto ao que acreditar. Os próprios conflitos existenciais de Karras e suas numerosas dúvidas entre a fé e a ciência o tornam um personagem genuinamente humano, no sentido mais simplista e limitado da palavra. Ele, sendo um clérigo, deveria exercer mais fé na sua crença, enquanto, por sua vez, sendo psiquiatra, poderia crer na medicina e na ciência como um todo de modo a corroborar seus princípios. Entretanto, o que vemos é um ser atormentado pelo vácuo da sua própria vida, fragilizado pelas perdas e que, num último esforço de se provar capaz, encara a pequena Regan como o desafio que pode, ainda que inconscientemente, redimi-lo e fazê-lo restituir sua própria fé, o que será alcançado com o auxílio de outro personagem, não menos importante: o ancião padre Merrin. Este ganha destaque já no final do livro, mas sua participação no desenlace da história é crucial.
Longe de ser uma obra rasa de horror sobrenatural ou, como alguns pensam, um livro apológico sobre cultos demoníacos, O Exorcista é, antes de tudo, uma perturbadora viagem psicológica nos labirintos do bem e do mal, da ciência e da religião e suas ambiguidades. Há, sim, uma história sobrenatural aterradora, perversa, bem como detalhadas informações sobre cultos satânicos (com destaque na Missa Negra), possessões, exorcismos e sobre o demônio abordado na obra: Pazuzu.
Uma história de terror profunda, mas, ao mesmo tempo, escrita com simplicidade, sem floreios nem pedantismo, aliada a uma grande riqueza de detalhes informativos, tudo isso contribui para fazer de O Exorcista um livro essencial aos amantes de obras inteligentes, independentemente do gênero.

site: http://metamorfosedaleitura.blogspot.com.br/2014/10/ciencia-religiao-e-duvida-existencial.html
Paula 26/04/2015minha estante
F.O.D.A.S.T.I.C.A é como posso descrever sua resenha.

Anderson.Bouvieer 15/10/2020

Um verdadeiro e autêntico clássico.
Um livro simplesmente genial, e que envelheceu maravilhosamente bem. Ao final do livro é evidente o porque o exorcista tem tamanha importância para a literatura mundial. Diálogos inteligentes, narrativa bem construída, ritmo bem acentuado, todo o romance se desenrola de maneira muito inteligente, trabalhando entre momentos de emoção, medo e insegurança do que irá vir nas próximas páginas.

O filme da década de 70 é ótimo, e a história consegue ser ainda melhor na mídia original como já é de se esperar.

Marcos 07/03/2015

Obra prima!
Há tempos me interesso pela história, desde que vi o filme ainda pequeno, e sempre quis ler o livro. Finalmente tive oportunidade! E minha nossa.... QUE LIVRO!!!! William Peter Blatty escreveu divinamente esse enredo. A tensão crescente, a sensação (como já foi descrita em outras resenhas) de sempre ter algo pairando no ar durante a leitura, entre as linhas, entre as frases... é muito forte. É uma leitura pesada, forte, intensa. A duvida que paira no ar a todo momento se Regan está realmente possuída ou não foi o mais brilhante pra mim! Diria até genial.Ele soube dosar com maestria ciência e religião/sobrenatural de uma forma que nunca vi. Esse foi o principal que faz do livro muito melhor que o filme, ainda que não tire os grandes méritos do longa, que continua sendo espetacular. Mas voltando ao livro, mesmo com essas duvidas que são jogadas em diversos momentos ao longo da leitura, mais pro final, pra mim pelo menos, ficou claro que sim, ela estava possuída. O momento em que se inicia o exorcismo propriamente dito, foi o momento em que todas as hipóteses levantadas até então foram derrubadas uma a uma. O encontro do demônio com o grande Merrin deixou isso bem claro! Aliás, o que dizer dos personagens? FABULOSOS, ÉPICOS! Regan, Chris, Karras, Merrin, Kinderman, Karl, Willie, Sharoon.... todos estavam ali por um motivo; todos tinham algo a dizer. Enfim.... um clássico que merece ser lido e visto!

Julia 01/01/2023

Muito medo
Não sobrou calcinha limpa enquanto eu lia esse livro. Li com um terço na mão, juro por Deus. Rezei muito depois da leitura e pretendo fazer o mesmo com a continuação se eu tiver coragem de ler. Antes vou marcar uma consulta com cardiologista pra ver se aguento.

Matheus Pessoa 19/07/2021

Tá amarrado em nome de Jesus
Muito bom porém me assombrou demais, joguei fora mesmo, mas recomendo... mas depois desse livro não tem como dizer que irei reler. Li uma vez, muito bom, mas que suma da minha vida pra sempre, Satanás. esse livro é seu. Mas muito bom poxa kkkkkkk
julia 05/08/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pazuzuls 30/07/2021

Já perdi a conta de quantas vezes assisti O Exorcista na vida. Quando eu era criança então, assistia todas as noites (e depois ficava morrendo de medo). Por isso não poderia deixar de ler a obra original.

O livro não se trata de um terrorzão propriamente dito, que te dá medo a ponto de tirar seu sono ou de te fazer ver coisas quando estiver em becos escuros. Ao menos a mim não deu medo, mas ele te dá agonia por conta do sofrimento da família e pelas consequências da possessão. Tanto é que o exorcismo em si, que nós tanto lembramos e que é feito com tanta ênfase no filme, quase não acontece e quando acontece é uma parte mínima, praticamente no finalzinho do livro. Porém não vejo isso como negativo, na realidade eu gostei bastante porque o escritor consegue passar muito bem o que está acontecendo em cada cena e você sofre junto com todo mundo. Outro ponto que acho muito bom é que desde o início sabemos que é um caso real e desde o prefácio inclusive sabemos com qual demônio eles estão lidando, apesar disso, ao longo do livro ele vai dando algumas dúvidas ao leitor se aquilo é realmente real ou não. Assim como ele brinca com a fé dos personagens, ele também brinca com a nossa crença quanto a posessão.

Tenho apenas alguns pontos negativos a citar desse livro, sendo a separação dos capítulos do livro a que mais me incomodou. Quando quero dizer a separação dos capítulos é que em vários momentos você está lendo sobre um acontecimento e então no parágrado seguinte já se passou horas ou dias ou o personagem já está em outro ambiente totalmente diferente, o que te faz ficar meio perdido as vezes. Também não gostei da inclusão do detetive. Claro que se há uma morte ela deve ser investigada, mas ele vai se enfiando cada vez mais na história e não acrescenta absolutamente nada a ela. Por fim, eu adorei a sensação que o Padre Merrin passa. Você consegue sentir na alma o quanto esse cara é poderoso e entende do assunto, já começando pelo prólogo, então eu fiquei realmente muito '-'? com o destino tão aleatório dele.

Apesar desses pontos que comentei, O Exorcista ainda é um livro que gosto muito, inclusive escrevo essa resenha após lê-lo pela segunda vez. Quem tem medo de livro de terror digo para não ficar com medo desse, já que não é assustador. Agora para quem é sensível esse livro não é pra você haha já que o autor é MUITO explícito quanto a palavrões, profanações e nojeiras num geral.

Paah 23/05/2022

Um livro que me surpreendeu muito, uma história envolvente e agoniante ... A pobre menina passando por toda essa situação é muita loucura. Amei demais demais, um dos meus favoritos da vida!

Luanatella 13/12/2020

Resenha O Exorcista - @livrosdamoon
[#ResenhaDaMoon] ????

Chris MacNeil é uma atriz muito famosa!
Ela mora em uma mansão com sua filha, Regan, sua secretária, Sharon, e um casal de funcionários, Willie e Karl.

A tensão no livro aparece quando Regan começa a ter comportamentos MUITO estranhos! Ela se torna muito violenta e começa a ofender e agredir as pessoas, a imitar animais a fazer várias outras coisas muito bizarras!

Chris, então, decide levá-la até vários médicos, mas nenhum deles parece compreender exatamente o que estava acontecendo. Em meio a diversos diagnósticos diferentes e ao agravante estado de Regan, Chris, até então ateia, começa a questionar se os problemas de sua filha não teriam relação com um caso de possessão.

É a partir disso que ela entre em contato com o padre e psicólogo Damien Karras, o qual, ao examinar Regan e após muitos pedidos de Chris, começa a "lutar" por uma aprovação de um exorcismo na menina.

Eu gostei do livro no geral. A história é interessante e me prendeu.
Aquele detetive Kinderman.....Gente do céu. Que cara chato, pai amado. Ele não conseguia simplesmente chegar na pessoa e falar "olha, tô investigando esse caso e quero saber disso e disso", ele ficava dado várias voltas e forçando conversa.
Sobre a Regan: foi muito triste ver ela naquela situação, ainda mais quando parecia não ter solução.
Sobre o Karl: Gente kkkkk Só quem viveu sabe o tanto que eu e o pessoal do clube de leitura da @leituranonima suspeitamos dele kkkkk
O livro não chegou a me assustar ou me dar medo, mas houve altos momentos de tensão!
As descrições sobre aquela missa obscura (esqueci o nome kkkk) e as coisas que aconteciam nela, COM CERTEZA me chocaram e me deixaram muito desconfortável! Fora algumas cenas mais obscenas da Regan que também foram horríveis de ler?