O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Thiago 13/07/2020

Emocionante
Que livro, emocionante, amedrontador, um profundo mergulho em cavernas escuras da mente humana, do que existe ou de algo estranho que lá habita.

diegorapozo 25/08/2022

O mais tentador da minha estante
Como se fosse a bíblia satânica eu era tentado a ler este livro, mas o medo me fazia voltar atrás, até que o finalizei e percebi que o horror está nas palavras. Cada página deste livro é tão bem desenvolvida que você tende a cavar mais e mais suas sensações.

Rei 19/07/2020

Um livro que surpreendeu
Excelente livro, te empolga tanto que li com 3 dias!
O final acaba que deixa aquele gosto de quero mais, não por ser um final fraco mas pelo livro ser muito bom !
Recomendo demais e bora pro legião agora ??

Vini 08/08/2022

Assustadoramente bom!
Tive uma experiência diferente com esse livro. Demorei uma semana para ler mas isso não significa que estava monótona.

A história se trata de uma garotinha meiga, de pais separados, que vive com a mãe que trabalha com produções cinematográficas.

A garotinha solitária resolve brincar com um tabuleiro cheio do cão, e da espaço para uma entidade maligna se apoderar do seu corpo, mudando totalmente seu comportamento e sendo um motivo forte de preocupação.

Um detalhe importante é que Chris, mãe da garotinha, não acredita na existência de Deus. Em meio a luta entre a ciência e a crença, vários diagnósticos médicos tentam entender o que se passa com a garota.

Não tem jeito, a única solução foi chamar um padre para fazer um exorcismo, coisa incomum pra época mas que pra uma mãe desesperada era necessário.

Diante do livro, o filme é quase só para baixinhos: os diálogos são mais tensos, os xingamentos e os atos da garota, enquanto possuída, eram mais agressivos e a atmosfera do ambiente me parecia muito mais tensas.

Houve momentos em que eu até arregalava os olhos de tamanho absurdo. Não é atoa que este é um livro com mais de 300 mil exemplares vendidos.

Recomendo sim essa leitura apenas pra quem não tem medo de ler terror, e eu disse terror mesmo.

Lucas 06/10/2022

Surpreendente
Eu senti que já estava devendo essa leitura a muito tempo, o exorcista é um dos melhores filmes de terror da história se não for o melhor, assisti quando era bem mais novo, não entendi muita coisa além de que a menina assustadora tava com o demônio, quando peguei pra ler a primeira vez esse livro na biblioteca na adolescência eu tive um flashback da infância, e por um certo nivel de medo não cheguei a passar do 2 capitulo.

Dessa vez depois de entender melhor sobre o filme a história e tudo mais , resolvi encarar o desafio denovo, e que maravilha apesar de ter momentos de terror horriveis e assustadores, o foco acaba ficando nas relações humanas, na mãe solteira que quer o melhor pra filha e ser levada a sério no trabalho, no drama de um casal que tem uma filha viciada,e principalmente o dilema da fé de Karras, creio que todo mundo ja teve esse dilema , Deus existe ou não se Ele existe porque não se manifesta ? Eu achei sensacional pois é uma história sobre possessão, mas no fundo é uma história humana e uma das mais bem escrita.

Lary 23/07/2020

"Nunca vi tamanha fé antes na minha vida."
Demorei um pouco pra ler essa obra pois algumas coisas precisam de um tempo pra ser processadas, e para que você possa se recuperar do que acabou de acontecer. Uma coisa não posso negar, esse livro me prendeu como nunca, e acabei me apaixonando. Angustiante, um pouco nojento, mas filosófico. Você se pega divagando em diversas partes e sofre muito com os personagens. Sem dúvidas Padre Karras é então um dos meus preferidos, como a obra toda em si. Muito feliz por ter seguida com essa leitura, super recomendo.

Mile 31/07/2020

Ameei!
Pensei que fosse sentir medo ao fazer a leitura, mas foi mais tranquilo do que eu esperava... Acredito que o filme é mais assustador.

Loki ou Iris 11/08/2020

Interessante
O livro de fato me trouxe muita curiosidade, muitos arrepios e uma experiência muito boa, O Exorcista é um marco inesquecível.

Taís Claumann 01/06/2021

A princípio fiquei muito apreensiva mas primeiras páginas, temendo ser uma leitura tão assustadora que eu não aguentaria. Porém, apesar de não ser o caso, o livro não perdeu a qualidade.
Apreensão é o sentimento que define O Exorcista. Vemos Regan como uma menininha doce mas também temos consciência de que "daqui a pouco" o sol vai deixar de nascer.
Regan será possuída.
Mas aí o livro entra numa via muito psicológica e começamos a nos perguntar "mas será? Será que se trata mesmo de um demônio? "
A leitura não é cansativa e, na verdade, vicia. A busca por respostas, a necessidade de ver o caos solidificando se, a ausência de esperança.
Incrível, espero que o filme seja ainda melhor
Jorge 01/06/2021minha estante
Esse livro é muito bom, realmente vicia

pedro.complicado 02/09/2022

INCRÍVEL
O livro consegue superar o filme, o desenvolvimento dos personagens, as cenas de horror, etc. O filme não mostra todas as falas e cenas que acontecem no livro e isso torna a experiência ainda melhor. Dou nota 5 porque realmente me surpreendi, me senti tão angustiado e o medo me consumiu lendo esse livro, vale a pena demais!

Marina.Lima 17/06/2020

Assustador
A leitura me prendeu do início ao fim. Senti medo em algumas partes a ponto de nem consegui dormir ao lado do livro. Por amar o gênero, o livro com certeza entrou para os meus favoritos.

Daniel.Malaquias 07/02/2023

Um clássico que nunca sai de medo
Medo! Essa é a palavra que resume bem a atmosfera desse livro. E o medo está em toda parte da narrativa, presente em cada passagem e diálogo das personagens, até atingir seu clímax absoluto e fascinante, no sentido mais diabólico da palavra. O Exorcista é um livro para ser lido à noite, de preferência sozinho(a). Tente, se tiver coragem para tal.

Isabela Raíssa 10/12/2022

Publicado em 1971, "O Exorcista" tem como pano de fundo uma família composta por Regan e Chris MacNeil, que precisa conciliar a vida de mãe solo com o trabalho intenso de atriz; porém, Regan começa a apresentar comportamentos completamente diferentes sem motivo aparente e a rotina de ambas sofre mudanças drásticas.

No que tange à narrativa, esta possui um ritmo mais lento, contudo, isso não a torna maçante. A escolha do autor por essa abordagem faz com que o leitor acompanhe passo a passo a evolução da condição de Regan, que ocorre de maneira sutil, deixando dúvidas sobre o que realmente está acontecendo (é algo sobrenatural ou a ciência explica?).

Por sua vez, a construção dos personagens é o ponto de destaque da história. Regan, a princípio uma garota doce e gentil, transforma-se gradualmente em uma figura temida por todos que a rodeiam. Sua mãe, Chris, precisa lidar com o peso de criar sua filha sozinha após um processo complicado de divórcio - seu cansaço e desespero são palpáveis. O padre Damien Karras, em especial, assume o protagonismo da narrativa - suas inquietações quanto à sua vocação e à sua fé o deixam muito real.

Enfim, todo esse contexto pode "angustiar" o leitor, pois parece não haver quem possa de fato ajudar a família MacNeil. É uma leitura riquíssima para quem gosta de mistério e de mergulhar nos aspectos psicológicos dos personagens.

pedro 14/12/2022

fé e razão
o exorcista é o último livro q acreditaria q me tiraria de uma ressaca literária, mas foi o que aconteceu. a escrita flui super bem, é uma leitura indispensável p quem gosta de suspense e terror.