O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Lara 08/04/2022

Um clássico
Teve uma narrativa meio diferente do que eu estava acostumada (talvez alguns possam achar a leitura massante) mas acho que foi essa diferença que me fez gostar do livro também. Não marca tanto pelo medo mas pelo desconforto, algumas partes são sim bem perturbadoras e as vezes eu pensei até em abandonar a leitura por causa de algumas passagens super pesadas. No geral livro bom, final inesperado.

Isabela Raíssa 10/12/2022

Publicado em 1971, "O Exorcista" tem como pano de fundo uma família composta por Regan e Chris MacNeil, que precisa conciliar a vida de mãe solo com o trabalho intenso de atriz; porém, Regan começa a apresentar comportamentos completamente diferentes sem motivo aparente e a rotina de ambas sofre mudanças drásticas.

No que tange à narrativa, esta possui um ritmo mais lento, contudo, isso não a torna maçante. A escolha do autor por essa abordagem faz com que o leitor acompanhe passo a passo a evolução da condição de Regan, que ocorre de maneira sutil, deixando dúvidas sobre o que realmente está acontecendo (é algo sobrenatural ou a ciência explica?).

Por sua vez, a construção dos personagens é o ponto de destaque da história. Regan, a princípio uma garota doce e gentil, transforma-se gradualmente em uma figura temida por todos que a rodeiam. Sua mãe, Chris, precisa lidar com o peso de criar sua filha sozinha após um processo complicado de divórcio - seu cansaço e desespero são palpáveis. O padre Damien Karras, em especial, assume o protagonismo da narrativa - suas inquietações quanto à sua vocação e à sua fé o deixam muito real.

Enfim, todo esse contexto pode "angustiar" o leitor, pois parece não haver quem possa de fato ajudar a família MacNeil. É uma leitura riquíssima para quem gosta de mistério e de mergulhar nos aspectos psicológicos dos personagens.

Moisés 27/10/2022

O livro é muito bem amarrado, e o filme de 73 é muito fiel ao livro. só me deu um pouco de medo na cena da hipnose. recomendo muito ele pra quem tá pensando em ler, principalmente a a quem já viu o filme

Loki ou Iris 11/08/2020

Interessante
O livro de fato me trouxe muita curiosidade, muitos arrepios e uma experiência muito boa, O Exorcista é um marco inesquecível.

Murillo 23/05/2021

Maravilhoso!
Que livro sensacional! As sensações causadas por ele irão variar para cada pessoa, algumas sentem medo, eu senti uma angustia ao ler, o que é uma reação muito boa com um livro feito para causar isso hahaha, super recomendado!!

Mile 31/07/2020

Ameei!
Pensei que fosse sentir medo ao fazer a leitura, mas foi mais tranquilo do que eu esperava... Acredito que o filme é mais assustador.

Wane 17/03/2023

Isso que é um bom terror!
É um livro que te deixa desconfortável lendo, muito caos e coisas que te deixam perturbado a ponto de ter pesadelos (pelo menos foi o meu caso).
Confesso que esperava mais do final e, por conta disso, já comecei a ler a continuação. NÃO ME DECEPCIONE WILLIAM!
BlakByus 25/03/2023minha estante
Você quer um segredo sobre o "não me decepcione William?"

Valeria.Mattioli 05/10/2018

Comecem a rezar!
Confesso que demorei um pouco para começar essa leitura, até criar coragem suficiente, pois na época em que assisti o filme, fiquei praticamente uma semana um pouco abalada. Tudo que é relacionado a demônios e coisa do tipo já me deixa um pouco receosa, e saber que essa história é baseada em fatos reais me deixou um pouco medrosa, haha.

Acabei começando a leitura na madrugada (e sim, o psicológico mexe com a nossa cabeça, porque naquela noite não sai do quarto por nada (fiquei com medo de ir na cozinha pra beber água), hahahaha, mas depois consegui manter o ritmo da leitura e fui me apaixonando por esse livro.

Dá medo? CLAROOOO!! Você acha que vai atrair o capeta e ele te possuir? Com certeza, hahahahahaa, mas brincadeiras a parte o livro choca, e muito!!!! O jeito como o demônio fala a respeito de Regan, chamando a menina de "porca" e outros adjetivos deploráveis, torna a leitura um pouco pesada, principalmente se for contrastar com a pureza e inocência da garota.

O final? Bom... acho que acabaria com chave de ouro se o final de Regan fosse a morte. Mas foi válido o final, pois fica no ar que de uma forma ou de outra, quem venceu nessa história foi o demônio.
Joao.Vitor 18/10/2018minha estante
Valéria você pode me informar se o livro é escrito em primeira ou em terceira pessoa?

Má Contato 12/11/2018minha estante
Eu nao consigo ler/assistir coisas com possessão porque penso que o capeta vai me possuir por estar interessada HAUAHAUHUHAUH ufa, ainda bem que não é doideira só minha hahahahah

Valeria.Mattioli 15/11/2018minha estante
Huahuahuahuahua eu penso exatamente a mesma coisa. Acho que a capeta pensa assim: "vc gosta de ler essas coisas né? Vem aqui então hahahahahahah"...

Rei 19/07/2020

Um livro que surpreendeu
Excelente livro, te empolga tanto que li com 3 dias!
O final acaba que deixa aquele gosto de quero mais, não por ser um final fraco mas pelo livro ser muito bom !
Recomendo demais e bora pro legião agora ??

Thiago.Moreira 11/10/2021

Botando o CD da Cassiane pra tocar!
Que livro!!! Fazia tempo que eu não devorava uma leitura! O clima tenso e os conflitos entre o racional e o misterioso tornam a história viciante. Algumas cenas são bem perturbadoras e podem servir como gatilho para algumas pessoas.

Kezices 24/10/2021

Reli "O Exorcista" - o livro tem bom ritmo narrativo que prende a atenção do leitor e possui como um dos pontos fortes os diálogos entre as personagens.

A personagem mais interessante para mim continua sendo o Padre Karras, também psiquiatra, em crise existencial e de sua fé.

Não há "sustos" (ou "jump scares", para usar um termo do audiovisual), mas há a construção de uma tensão crescente e momentos de desconforto, e em algumas partes mescla elementos de gênero policial - o autor paulatinamente semeia dúvidas sobre o que de fato está por trás dos acontecimentos em torno de Regan.

Clássico!

Patrick 30/01/2019

O Teste do Tempo
Não há dúvidas de que, no ramo literário e cinematográfico, poucas são as obras do gênero terror mais influentes do que “O Exorcista”, de William Blatty. Escrita em 1971, a obra estimulou a criação de diversos outros livros e filmes, além de popularizar muitos elementos que se tornaram icônicos e, de certa forma, clichês nos anos vindouros.

A história é bastante famosa: Chris MacNeil é uma atriz de cinema divorciada que, no auge da carreira, vê sua filha, Regan, apresentar estranhos sintomas. Relatos de um amigo imaginário, chamado Howdy, mudanças no comportamento e na personalidade, alteração na voz e outros fatores fazem Chris procurar todas as ajudas possíveis. Porém, nem médicos nem psicólogos parecem chegar a alguma conclusão. Seria esse um caso de possessão demoníaca?

Um dos pontos altos do livro está na dicotomia: o que Regan tem é possessão ou um caso grave de distúrbio mental? Blatty faz um ótimo trabalho na hora de manipular as suspeitas do leitor em boa parte do livro. Destaca-se, também, os diálogos, que sempre demonstram a personalidade de cada personagem e parecem apropriados às situações no livro.

Outros personagens aparecem no decorrer da história: Burke Dennings, amigo e diretor de alguns filmes encenados por Chris; Sharon, auxiliar e professora particular de Regan; Karl, mordomo calado e misterioso da família; Kinderman, detetive sagaz que nunca vai direto ao ponto em suas entrevistas e, principalmente, Karras, personagem que tem sua importância cada vez maior à medida que a história avança e um conflito interno muito interessante de se acompanhar: a dúvida sobre sua própria fé.

Porém, o livro também comete alguns deslizes. Primeiramente, o leitor sabe com relativa precisão para onde a história vai se encaminhar, ou seja, há poucas reviravoltas ou mudanças impactantes na trama. Algumas cenas também parecem ter pouca ou nenhuma relevância para a continuidade da história. Além disso, o arco envolvendo Kinderman é pouco desenvolvido, pois suas aparições com outros personagens prometem alguma descoberta ou conclusão que possa abalar os ânimos dos leitores. Contudo, ao final da leitura, a sensação que fica é a de um leve desperdício em relação ao potencial do personagem.

O Exorcista é um livro icônico do terror. Apresenta excelente ritmo, além de não ser nem apressado nem arrastado, conter uma trama envolvente e temas abordados com profundidade – sem se tornarem entediantes. Apesar dos pormenores, a leitura flui bem e, no fim, a obra de Blatty se sustenta no teste do tempo como referência do terror, mesmo décadas após seu lançamento.

Joel 11/07/2023

Tão assustador, incômodo e ambíguo quanto o filme.
O enredo que encontramos no filme é muito similar ao encontrado no livro, alguns diálogos inclusive chegam a ser completamente iguais. Os personagens com maiores atenções no livro são os que trabalham na casa da Chris Macneil, mãe da Regan, e o meu preferido o detetive Burke, personagem esse que me levou à ter uma visão bem diferente do que quando assisti a obra de 73.
O livro é exatamente o que eu esperava, aprofunda os personagens e deixa no ar a dúvida, que para mim é fundamental, se há ou não possessão. O autor sempre mostra evidências que comprovem ambas as teorias, algo que me fez mudar de opinião a todo momento enquanto lia.
A minha única reclamação em relação ao livro é de algo que não consta no filme, já nos últimos capítulos o padre tenta justificar cientificamente a possibilidade de se mover objetos com a mente, algo completamente fora da coerência do que estava sendo mantida até então.
Livro mais assustador que já li até hoje, recomendo a todos que curtem o gênero.

Anna Rezende 22/08/2023

Envelheceu como vinho
Pensei que o fato de já ter assistido ao filme anteriormente (umas 3 vezes, aliás),
atrapalharia a experiência da leitura dessa obra. Mas muito pelo contrário: assistir ao filme
antes funcionou como um complemento.

Entretanto, é importante ressaltar que o filme não expõe 10% do que esse livro representa.
Aqui, a máxima de que ?o livro é melhor que o filme? realmente é válida, pois são diversas as situações em que, no filme, apenas um leve incômodo atinge quem o assiste; porém,
quando se trata do livro, a vontade de parar de ler por pelo menos alguns segundos - em
uma súbita necessidade de digerir o que acabara de ser exposto - é algo constante.

Na obra audiovisual, os efeitos de cena buscam chocar o espectador. Já no livro, esse
?chacoalho? fica por conta do comportamento das personagens descritos na obra (mais
precisamente de Regan, a menina possuída), bem como pela escolha das palavras usadas
durante os diálogos, heresia capaz de perturbar até mesmo o maior dos céticos.

Religião, ciência e investigação policial, assuntos que se fundem, dando vida a um clássico
do terror de 1971.

Kah 01/11/2021

Intenso...
Demorei um pouco para terminar este livro pois na época estava com pouco tempo...algumas pessoas falam que esse livro é um romance porém não acho que seja, não consigo achar a história de uma garota possuída um romance e acho que seja mais como uma batalha entre o bem e o mal. Meio estranho romantizar isso pois o coitado do padre que tenta ajudar a filha da atriz não demonstra interesse nenhum a mesma.
Esse livro é baseado em uma história real e para quem tem medo aconselho ler durante o dia kkkkkk pois tem partes bem fortes (volto a dizer" é baseado em uma história real") e contém algumas cenas que no filme não mostra. Para quem ama ler livros de terror esse livro é definitivamente perfeito.