O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Ricardo Santos 28/03/2021

Envolvente meditação sobre a fé
Mais de vinte anos depois, assisti novamente ao filme. Envelheceu bem. Ainda mantém suas qualidades técnicas, principalmente, a fotografia e os efeitos sonoros. O roteiro adaptado pelo próprio autor do livro é sutil, maduro e reflexivo. Uma versão resumida do romance. É fácil imaginar o impacto do filme na época. Em 1973, O Exorcista foi um dos primeiros blockbusters na nova Hollywood a partir de 1969, com produções mais explícitas, violentas e provocadoras. Foi o primeiro terror a ser levado a sério pelo mainstream, inclusive com indicação ao Oscar de melhor filme. Mas acontece que não assusta mais. Todo tipo de terror foi produzido nos últimos cinquenta anos.

Publicado em 1971, o livro também envelheceu bem. É uma meditação sobre a fé, escrita de maneira franca, com pesquisa apuradíssima e uma trama envolvente, misturando suspense, terror e policial, que facilita a digestão dos temas tratados, muitas vezes com abordagens desafiadoras. O melhor do romance é o personagem Damien Karras, o padre psiquiatra, em dúvida com sua fé e que tem uma visão de mundo bastante crítica. Suas reflexões, sozinho ou em conversa com outros personagens, sobre deus, o diabo e a natureza humana proporcionam algumas das melhores passagens. O exorcismo não era algo comum na cultura popular quando o livro foi lançado. E a maneira quase científica como o ritual é tratado ainda preserva sua originalidade e força. Como ateu, apreciei demais a empreitada do autor William Peter Blatty de construir uma história que entretém e nos faz pensar sobre a condição humana em seus muitos significados e manifestações.

Nathaly 18/04/2021

?No ato de esquecer, eles tentavam se lembrar?
É um livro que traz algumas pontos sobre instigar a fé... mas acho que poderia ser trabalhando de uma forma melhor. As passagens eram pouco aproveitadas e o livro deixa várias lacunas. Além de ter vários exageros, mas pra época devia ser muito bom. Não é um livro que eu recomendaria, mas também não foi um livro que eu quis desistir de ler. Tem sim seus momentos que prendem muito a atenção.

Fernanda2321 18/03/2021

Ótimo
Ler o livro foi uma experiência muito boa. É um misto de reflexões, dúvidas, medos, e principalmente a mente humana.
Os personagens são muito bem definidos, até mesmo aqueles que aparecem pouco na trama, conseguimos imaginar sua personalidade perfeitamente. E isso é muito raro acontecer, ao meu ver.
Leitura fluida. Simplesmente incrível! ?

Gui Silva 16/10/2022

Diálogos marcantes; terror devagar e desconfortável.
É o melhor livro de terror que eu já li. Ele traz aquilo que o leitor de horror precisa: o desconforto. Se não podemos usar jumpscares em textos, então essa arma é uma boa pedida. Além disso, a história traz boas reflexões e excelentes diálogos.

Cello 21/04/2021

Muitos já tiveram pesadelos com o filme, que é excelente sem dúvida nenhuma. Mas como sempre acontece, o livro expande de forma incrível uma história que já era muito boa, muitos detalhes ficaram de fora do filme e. Recomendo para quem gosta de um bom terror e indispensável para fãs do filme.

Marlos 10/09/2018

Um clássico já esperado
O exorcista é um livro que eu particularmente queria muito ler e quando li tive uma experiência positiva, assustadora, mas por saber a história por conta do filme, eu perdi a experiência de "primeiro impacto".
Pra quem não conhece o filme, o livro acaba sendo uma história de terror fascinantissima, com ótimo suspense e momentos de medo constante.
Um livro que lida muito com psicologia e com a famosa ideia de que não existe nada além da morte, mas quando se remove o natural, oque acaba sobrando é o sobrenatural e é exatamente isso que o livro trás ao leitor.

Pedro2860 20/09/2018

O Primeiro.
Agora entendo por que esse livro é um clássico.

Antes da leitura, pensei que se tratava de uma obra do susto pelo susto, como a maioria das obras do gênero terror é hoje em dia, mas me enganei. Se trata muito mais da discussão do personagem, padre Karras, sobre suas crenças. Um padre que é vê sua fé abalada com a morte da mãe, e se culpa por não ter estado ao lado dela. O tempo todo Karras oscila sobre a questão sobre a dita possessão da menina Regan, uma garota de 12 anos. As evidências apontam para uma doença psicológica, embora o padre sinta uma forte presença maligna, que os estudos dele não conseguem explicar.

Durante o livro não fica claro sobre do que realmente se trata, e embarcamos junto com o padre em suas dúvidas para um diagnóstico definitivo em Regan. É disso que se trata, a dita "Religião vs Ciência", e no meio disso está o padre, a mãe de Regan (uma atriz ateia) e a própria garota de 12 anos de idade.

O fim do livro é algo surpreendente e posso dizer que, particularmente, me agradou muito. A leitura flui facilmente, o autor vai direto ao ponto, e, para quem ainda não leu por medo ou algo assim, recomendo que deixe isso de lado e encare a obra. Poucas vezes fiquei assustado, em nenhum momento larguei por ficar com tanto medo a ponto disso.

Como o primeiro livro de terror que li, não posso deixar de recomendar e dizer que é um dos meus favoritos da vida.

Peterson 07/10/2018

Incrível!!
Leia! Sem mais.

Mizael 31/10/2018minha estante
Interessante essa teoria. Faz sentido.

Aline Stechitti 13/01/2019

Doenças da mente ou paranormalidade?
Arrisco dizer que o terror que esse livro pode ou não causar é pura consequência das dúvidas e crenças de cada leitor. Diferente do filme, que tem como único objetivo causar medo, o livro não nos dá certeza do que realmente está acontecendo. A menina está possuída ou está doente? Eis a pergunta segue sem resposta...
Esse é um romance discutindo a fé e a falta dela, as doenças da mente e a paranormalidade.
Jung e Freud são apenas os primeiros a serem citados quando os personagens falam de sonambulismo, autossugestão e histeria, mas eles também recorrem às mais antigas histórias de possessão e de doenças mentais enquanto discutem o que pode estar acontecendo.
É uma ótima história de investigação, suspense e belos dramas envolvendo cada personagem, em especial o padre Karras.
É uma leitura muito fluida, vai direto ao ponto e nunca fica cansativa. Os personagens são muito bons e parecem pessoas reais.
O filme foi bem fiel, ainda que não tenha causado dúvidas quanto à possessão da menina, afinal, bastava olhar para a Linda Blair e ter certeza de que aquilo era o capeta.
Me esquivei desse livro por muitos anos achando que me daria muito medo, mas por incrível que pareça, ele não teve esse efeito em mim. Eu achei a história fascinante, informativa e divertida, mas não achei aterrorizante. Vale uma releitura um dia.

Vivi 08/02/2019

Há anos eu queria ler o exorcista e nunca comprava.Já assisti por duas vezes e enfim li. Me arrependo por ter demorado tanto.
Aqui não temos só um livro de terror ( claro que uma parte ou outra dá um certo arrepio).Mas se colocarmos essa questão de lado o principal seria aqui as questões tanto religiosas quanto psíquica. Por anos atrás quantas pessoas não foram parar em clínicas psiquiátricas por questões de obsessões. Hoje claro ainda pode ocorrer mas é um mundo mais diferente. Era muito mais inaceitável essa questão. Era mais fácil a parte científica jogando a culpa em dupla personalidade, esquizofrenia e por ai vai. Quantas torturas ocorreram nessas clínicas por vezes desnecessárias e quantos não morreram por isso. Aqui podemos conhecer tudo que aconteceu com Regs mas podemos compreender tantos fatos psiquicos quanto sobrenatural. Acompanhamos também a grande questão da fé. E foi incrível a forma trabalhada tanto da mãe que não acreditava em religião quanto do padre que por vários motivos tb tinham perdido sua crença.A dor de uma mãe ver um filho sofrer tanta e mesmo tendo perdido a fé ela não desistiu.
Foi uma leitura realmente incrível e de grande aprendizagem. Acredite se não ficarmos presos na questão terror/ demônios muitas coisas podem ser de grande proveito a essa obra.

Leticia.Zloccowick 06/04/2019

Leitura ok...
Nem um pouco assustador. Interessante pela abordagem científica do caso. Porém achei que a história não é tão bem costurada.. mas vale a leitura.

Lucas Carty | @panteaodehistorias 28/05/2019

O filme é bem fiél ao livro e devemos apreciar ambos como a maior obra de terror já criada!
O filme é extremamente fiel ao livro. Ao ler o livro percebemos todas as cenas descritas da mesma maneira que o filme nos mostra. Mas isso, não inferioriza nenhuma das duas linguagens. Ambos, livro e filme são a maior obra de terror que temos no mundo do entretenimento. Não há como negar.
Sou muito fã do filme, mas só agora fui ler o livro. E que leitura maravilhosa!
A descrição das situaçoes contidas nessa história, nos causa a mesma angústia e medo do que as que sentimos na obra cinematográfica. A diferença é que, como de costume, a obra literária nos traz uma imersão muito maior na história, enquanto a do cinema, nos impressiona com seus efeitos visuais.
Essa leitura me serviu para acrescentar uma vivência ainda maior nessa obra que eu já amava tanto. Mas também, me valeu momentos de uma leitura aterrorizante.
Podem até achar que não, mas esse livro nos traz grandes reflexões sobre o que é o mal no mundo.
Parabéns à genialidade de William Peter Blatty que criou essa que sempre será a maior obra de terror já criada.

Igor.Lima 04/06/2019

Uma grande obra de terror
Responsável pelo mais importante filme de terror de todos os tempos, "O Exorcista" é uma grande obra do gênero terror. Mas engana-se que a obra se sustenta apenas no terror. A obra trata de tantos temas psicológicos que as vezes nos esquecemos que se trata de um romance de terror. É bem escrito e extremamente tenso!

Duda Hemmer 18/07/2020

Opinião
Por este ser o meu primeiro contato com um livro de terror eu não sabia muito bem o que esperar, decidi lê-lo bem por ouvir sobre uma cena extremamente perturbadora e encontrei muitas mais durante o decorrer da narrativa.
Em todos os momentos ele me deixou curiosa e com aquela sensação tensa que te faz olhar por cima ao redor, em alguns momentos aí da me peguei com a boca aberta de tão perplexa.
Recomendo MUITO para os que gostam de terror. Eu não acho que este livro dê a sensação de medo, acredito que a proposta dele seja o desconforto então se alguém não quer conhecer a história por receio disto, acho que você devia dar uma chance (mas que fique avisado que ele não é um livro leve)