O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

EduardoCDias 30/08/2023

Clássico de terror
Clássico do terror dos anos 70, transformado num filme assustador mesmo nos dias de hoje, conta a possessão da filha de 12 anos de uma atriz famosa por um demônio que planeja matá-la.

Igor.Lima 04/06/2019

Uma grande obra de terror
Responsável pelo mais importante filme de terror de todos os tempos, "O Exorcista" é uma grande obra do gênero terror. Mas engana-se que a obra se sustenta apenas no terror. A obra trata de tantos temas psicológicos que as vezes nos esquecemos que se trata de um romance de terror. É bem escrito e extremamente tenso!

Pedro Guimarães 28/04/2020

Fiz questão de adquirir a versão do livro lançada no Brasil em 1972, pela editora Nova Fronteira, de Carlos Lacerda

O exorcista é um livro lançado originalmente em 1971 e conta a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é “teoricamente” possuída pelo demônio e o enorme sucesso do livro acabou dando origem ao filme em 1973 marcando um dos maiores hits de terror da história do cinema.
Inclusive, para quem conhece o filme Halloween A trilha composta influenciou o esquema de cores surrealistas do próprio 'O 'Exorcista'' de Willian Friedkin.
Desse modo,o livro é escrito intencionalmente para mexer e oscilar com o psicológico e senso lógico,e o filme então nem se fala.
Agora,deixando de lado o fundo verídico e espiritual da coisa(fenômenos extraordinários) sabemos que o livro descreve a fundo, em tese,o encontro do sobrenatural com o natural ,ou posso dizer, do celestial e do maléfico.
Assim, então, deve ser feita uma pergunta. Você tem fé?

Gabriela Paulino 23/11/2020

Já tinha assistido o filme, mas não me lembrava dos detalhes da história. Resolvi ler o clássico e me impressionei, gostei bastante da narrativa e do modo como ela se foca na investigação do caso, na procura por uma doença física ou mental que explicasse os fenômenos, e não no terror em si. Não é um livro feito para assustar, e sim para te fazer pensar. Há sim alguns trechos chocantes, que assustaram até a mim, que sou acostumada às narrativas de horror (as descrições das profanações nas igrejas me renderam um pesadelo).

O final é levemente sugestivo, mas aberto, e nos resta a dúvida. Me afeiçoei especialmente ao padre Karras, sempre gostei de histórias envolvendo pessoas que perderam a fé (aliás me indiquem se conhecerem alguma boa). O personagem do detetive foi pra mim um alívio cômico no nível certo, com seus trejeitos meio ansiosos e sua paixão pelo cinema. É um livro que gostaria de deletar da memória só para ter o gosto de lê-lo pela primeira vez de novo.

Thiago Alves 07/06/2020

Suspense
Foi boa leitura da certo suspense, para quem gosta desse gênero.

Amanda.Assis 10/06/2020

O exorcista
Um livro muito intrigante, onde cada personagem é delineado de forma bem consistente.
Uma leitura pesada, com a linguagem agressiva, realmente é uma história que mexe com o psicológico o leitor.
Como uma fã de terror e suspense, está é uma história que nos deixa perplexos, para os amantes de terror vale muito a pena a leitura.

Raphael 29/06/2020

Resenha O Exorcista (livro)
Durante muitos anos não tinha ideia de que o filme, mesmo sendo um dos favoritos da minha vida, havia sido baseado em um livro, de mesmo nome, lançado em 1971 por William Peter Blatty. A história é exatamente a mesma, e concentra-se na vida de Chris MacNeil, uma famosa atriz de Hollywood que está vivendo temporariamente em Washington DC com sua filha Regan, de 12 anos, para a gravação de um filme. A vida das duas vai muito bem até que Regan inicia uma mudança brusca de comportamento que escala até o ponto de considerar que a garota esteja possuída por um demônio.

Diferentemente do filme que possui uma ideia mais direta, o livro não assume logo de início que Regan esteja possuída por um espírito maligno, e inclusive, a questão do que realmente está ocorrendo pode ter mais de uma interpretação. É interessante que durante a investigação médica e ao longo de todo o desenrolar da trama, são apresentadas quais são as possíveis interpretações do ponto de vista da medicina e da psicologia que expliquem uma possessão demoníaca.

No meu ponto de vista, fica um pouco difícil analisar o livro sem compará-lo ao filme, devido ao seu enorme impacto que é relevante até hoje. Obviamente são obras distintas, mas que a meu ver se complementam em muitos aspectos. Enquanto o filme foca no horror, no sobrenatural e no exorcismo em si, o centro do livro são seus personagens, e principalmente o padre Damien Karras. O livro é dele e sobre ele. O autor nos leva a sentir toda a carga de sofrimento que Damien carrega consigo, seja em relação aos seus próprios conflitos internos, sua falta de fé e o peso da responsabilidade e do dever que toma para si de ajudar a salvar uma garota que sofre de um mal que muitas vezes vai além de sua compreensão. Damien é um personagem intenso, atraente e é maravilhoso poder conhecer um pouco mais de suas nuances através do livro, algo que no filme não é possível por motivos de tempo. Outros personagens também merecem destaque, como o casal de idosos que trabalham na casa de Chris, Karl e Willie, que no livro possuem um destaque muito maior, e é claro, o tenente Kinderman, que assim como no filme, é o alívio cômico para uma história tensa e proporciona momentos mais leves com suas divagações sobre a vida.

A pergunta que muitos devem fazer ao cogitar ler O Exorcista é: será que assusta tanto quanto o filme? Minha resposta é que definitivamente sim, assusta, ou melhor, perturba, e muito. O livro segue durante todo o desenvolvimento a atmosfera tensa e pesada que causa um certo incômodo e a sensação de que há alguma presença estranha pairando ao redor. Há algumas passagens que não estão presentes no filme e que causam arrepios, demandando pausas para a retomada de fôlego. Muitos dos que assistiram ao filme antes da leitura já possuem várias referências gráficas para algumas passagens, e inclusive todas as partes mais perturbadoras, violentas e chocantes vistas no filme estão presentes no livro, no entanto, com um nível de descrição muito maior. Referências gráficas reais, somadas a escrita detalhista de William Peter Blatty e a imaginação de cada leitor deve produzir resultados interessantes para quem gosta de sentir medo. Por mais que o enredo de O Exorcista seja amplamente conhecido por aqueles que já assistiram ao filme, ou por aqueles que não simpatizam com filmes de terror e nunca conferiram nada da história, a leitura do livro sem dúvidas é uma experiência única e que vale muito a pena.

Duda Hemmer 18/07/2020

Opinião
Por este ser o meu primeiro contato com um livro de terror eu não sabia muito bem o que esperar, decidi lê-lo bem por ouvir sobre uma cena extremamente perturbadora e encontrei muitas mais durante o decorrer da narrativa.
Em todos os momentos ele me deixou curiosa e com aquela sensação tensa que te faz olhar por cima ao redor, em alguns momentos aí da me peguei com a boca aberta de tão perplexa.
Recomendo MUITO para os que gostam de terror. Eu não acho que este livro dê a sensação de medo, acredito que a proposta dele seja o desconforto então se alguém não quer conhecer a história por receio disto, acho que você devia dar uma chance (mas que fique avisado que ele não é um livro leve)

Aufs 21/07/2020

Sem spoiler
Para os fãs do gênero do terror, é uma excelente recomendação. O livro é viciante, fluído e muito dinâmico. Muito bem escrito, com cenas marcantes e memoráveis. Um verdadeiro clássico.

Rafasaje 22/07/2020

Clássico
Livro muito bom para quem curte pensamentos religiosos com uma mistura de ciência.
Pelos comentário achei que haveria mais terror, achei muito leve o livro, nenhuma cena me causou medo, único defeito.
Um clássico de referência mesmo, durante o enredo vemos muitas semelhanças com os filmes de hoje em dia.

rglacerdaBR 24/07/2020

segura na cadeira kkkkkkkk
Clássico do terror, é um livro com uma pegada fria, monótona, que causa angústia, sou fã do filme e o livro muito melhor, passa a sensação de perturbação

Josimar 31/07/2020

Confesso que muito receio tive antes de iniciar este livro, porém ao iniciá-lo durante o dia pude perceber que conseguiria ler tranquilamente até mesmo de madrugada.
Difícil saber se o sangue frio ajuda nessas horas, mas apesar de fatos horripilantes durante o enredo, a trama não é tão amedrontadora quanto parece.
Claro, tudo isso não é uma crítica negativa, apenas um incentivo para aqueles que querem, todavia nunca leram por medo.

Furiatti 03/08/2020

Cara e coroa / demônios e doenças.
A filha de uma atriz que começa a apresentar estranhos sintomas após usar um tabuleiro ouija com seu amigo imaginário.
Um padre/médico cansado por carregar preocupações que não são suas e que enfrenta problemas com sua fé.
Empregados que são um casal onde um deles esconde um segredo.
Uma mãe extremamente abalada pelas situações que vem acontecendo se vê necessitada a rever suas crenças.
Um detetive de idade que com seu bom humor e gentileza(rs) tenta resolver um crime.
Tudo isso você vai encontrar em O Exorcista, recomendo fazer deste livro uma leitura noturna.
"Se todo o mal do mundo faz a senhora pensar que pode existir um Diabo, como explica todo o bem do mundo?"

livrosdagabs 08/08/2020

Perturbador
Não existe outra palavra para definir essa história. No que se refere ao conteúdo em si e à tudo o que acontece com Regan, não considero um livro assustador, no sentido mais brando e literal da palavra.
No entanto, essa história possui raizes e tentáculos e é muito mais profunda do que apenas algumas cenas que, apesar de não serem necessariamente assustadoras, são definitivamente incômodas e perturbadoras. Acredito que o horror, aqui, trata-se muito mais de algo psicológico, ao contrário do filme.
O intuito do autor é levantar questionamentos e proposições sobre fé, confiança e como é difícil quando as perdemos, enquanto brinca livremente com a mente e o psicológico não só dos personagens como também dos leitores. É uma história que te invade sem pedir licença, que fica martelando em sua cabeça durante dias, horas a fio, que talvez te impeça de dormir ou fazer outras coisas igualmente importantes.

A dualidade entre a inocência e o profano, brigando de toscamente enquanto o segundo se apossa do primeiro, ao passo em que a ciência e a fé, outros dois opostos, brigam também para tentar salvar uma garotinha foi uma das coisas mais brilhantemente perturbadoras que já li.

DessaJ.C. 16/08/2020

Apesar da obra cinematográfica ser tida como pesada, achei o livro muito bom, otimas cenas e personagens, e ja tenho na minha cabeça a certeza do que foi o final