O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Aufs 21/07/2020

Sem spoiler
Para os fãs do gênero do terror, é uma excelente recomendação. O livro é viciante, fluído e muito dinâmico. Muito bem escrito, com cenas marcantes e memoráveis. Um verdadeiro clássico.

Rafasaje 22/07/2020

Clássico
Livro muito bom para quem curte pensamentos religiosos com uma mistura de ciência.
Pelos comentário achei que haveria mais terror, achei muito leve o livro, nenhuma cena me causou medo, único defeito.
Um clássico de referência mesmo, durante o enredo vemos muitas semelhanças com os filmes de hoje em dia.

rglacerdaBR 24/07/2020

segura na cadeira kkkkkkkk
Clássico do terror, é um livro com uma pegada fria, monótona, que causa angústia, sou fã do filme e o livro muito melhor, passa a sensação de perturbação

Josimar 31/07/2020

Confesso que muito receio tive antes de iniciar este livro, porém ao iniciá-lo durante o dia pude perceber que conseguiria ler tranquilamente até mesmo de madrugada.
Difícil saber se o sangue frio ajuda nessas horas, mas apesar de fatos horripilantes durante o enredo, a trama não é tão amedrontadora quanto parece.
Claro, tudo isso não é uma crítica negativa, apenas um incentivo para aqueles que querem, todavia nunca leram por medo.

Furiatti 03/08/2020

Cara e coroa / demônios e doenças.
A filha de uma atriz que começa a apresentar estranhos sintomas após usar um tabuleiro ouija com seu amigo imaginário.
Um padre/médico cansado por carregar preocupações que não são suas e que enfrenta problemas com sua fé.
Empregados que são um casal onde um deles esconde um segredo.
Uma mãe extremamente abalada pelas situações que vem acontecendo se vê necessitada a rever suas crenças.
Um detetive de idade que com seu bom humor e gentileza(rs) tenta resolver um crime.
Tudo isso você vai encontrar em O Exorcista, recomendo fazer deste livro uma leitura noturna.
"Se todo o mal do mundo faz a senhora pensar que pode existir um Diabo, como explica todo o bem do mundo?"

livrosdagabs 08/08/2020

Perturbador
Não existe outra palavra para definir essa história. No que se refere ao conteúdo em si e à tudo o que acontece com Regan, não considero um livro assustador, no sentido mais brando e literal da palavra.
No entanto, essa história possui raizes e tentáculos e é muito mais profunda do que apenas algumas cenas que, apesar de não serem necessariamente assustadoras, são definitivamente incômodas e perturbadoras. Acredito que o horror, aqui, trata-se muito mais de algo psicológico, ao contrário do filme.
O intuito do autor é levantar questionamentos e proposições sobre fé, confiança e como é difícil quando as perdemos, enquanto brinca livremente com a mente e o psicológico não só dos personagens como também dos leitores. É uma história que te invade sem pedir licença, que fica martelando em sua cabeça durante dias, horas a fio, que talvez te impeça de dormir ou fazer outras coisas igualmente importantes.

A dualidade entre a inocência e o profano, brigando de toscamente enquanto o segundo se apossa do primeiro, ao passo em que a ciência e a fé, outros dois opostos, brigam também para tentar salvar uma garotinha foi uma das coisas mais brilhantemente perturbadoras que já li.

DessaJ.C. 16/08/2020

Apesar da obra cinematográfica ser tida como pesada, achei o livro muito bom, otimas cenas e personagens, e ja tenho na minha cabeça a certeza do que foi o final

Ramon Bueno 25/08/2020

O Exorcista me manteve até as últimas páginas, expectando um desfecho improvável. Recomendo a leitura para quem já assistiu o filme e quer contemplar a história por outra expectativa.

bbiaalcantara 26/09/2020

Maravilhoso!
Tão bom q eu emprestei a minha edição de 1972 e nunca mais a vi de novo, aí eu comprei essa edição, li outra vez e acabei dando p/um amigo como incentivo p/ele ler! E agora pretendo comprar a versão da Darkside Books!
bbiaalcantara 19/10/2020minha estante
Eu ia morrer achando q a edição era da Darkside...Só qd eu comprei (e chegou) q vi q era da Harper Collins!!!

Ileana Dafne 20/10/2020

Sensacional!!!!
O livro O Exorcista não deve ser algo desconhecido para a maioria das pessoas, pois é uma história que há gerações se mantêm “viva”. Ele inicia com um Prólogo que ocorre no norte do Iraque e que aparentemente não tem ligação com a história narrada no livro em si, mas que é uma parte importante para a compreensão de certos acontecimentos mais à frente. E é quando temos um vislumbre do padre Merrin.
O livro é dividido em quatro partes (I – O começo; II – A beira; III – O abismo; IV – “E que meu apelo chegue a Ti...”), além do prólogo que já citei e um epílogo. O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite acompanhar o desenrolar dos acontecimentos de uma maneira geral e “imparcial”. Assim vemos a mãe da pequena Reagan, a atriz famosa Chris MacNeil, que acompanha desde os primeiros “sintomas” de sua filha, sendo levada para médicos que depois de exames, testes e medicações, nada conseguem resolver, e também do padre Damien Karras que é psiquiatra e reluta em acreditar na hipótese de possessão, além de estar titubeando em sua fé, mas que é confrontado por algo inexplicável cientificamente.
Assim, acompanhamos de forma chocante e envolvente a possessão da jovem Reagan que se inicia com uma brincadeira “inocente” e vai evoluindo de forma apavorante, nojenta e pesada até o ponto em que não se havia mais esperança para a menina. Ao mesmo tempo em que somos apresentados ao lado mais escuro, sujo e odiento da humanidade.
Nesse livro não encontramos somente uma luta visceral do bem contra o mal, mas sim uma profunda busca por conhecimento, de si, dos outros... O fim pode não agradar ou ser compreensível por todos, mas é um fechamento perfeito para a história, pelo menos para mim! Não deve ser novidade para quem me conhece que gosto muito mesmo desse livro e que o recomendo demais! Leia e prepare-se para imergir em meio ao desconhecido e inexplicável!

Tha@cheiro.de.livros 21/10/2020

O Exorcista
O clássico dos clássicos
Assisti só filme milhões de anos atrás, mas nunca tive a real vontade de ler o livro, porém este ano com as maratonas de halloween rolando solta pelas redes, e eu participando de várias, dei de cara com a leitura desse livro sendo colocada em forma de lc dentro de uma maratona, logo pensei que esse seria meu momento, e foi mesmo.

O livro conta a história de Cris, mãe separada com uma filha de 12 anos que se chama Regan. Cris percebe que sua filha vem mudando de comportamento, e a princípio ela acredita que isso esteja relacionado a sua separação, mas com consultas e coisas estranhas que acontecem e que ela mesma começa a presenciar, percebe-se que isso não é apenas uma criança mudando por conta de uma mera separação.
Cris vai contar com a ajuda do Padre Karras que também é psicólogo e tendo ele conhecimento tanto da fé cristã como da ciência eles trabalham juntos, para livrar Regan do espírito maligno que se apossou de seu corpo.
O livro não aborda apenas o tema terror. Temos um clima de romance pairando no ar e também culpa e fé. Todos os envolvidos em algum momento irão falar sobre sua culpa.

Se você aí não leu ainda, se joga e perceba o quanto essa leitura é necessária.

#creepytober #Clãbloodline

Eli.Nascim7 05/09/2021

Sentimentos bizarros e agonizante
Eu achava o filme bem pesado, mas a sensação de ler é totalmente diferente, um terror psicológico que as vezes dava vontade de abandonar o livro por repulsa, não sei como o autor conseguiu descrever tudo de uma forma tão clama e repugnante, esse final me deu um vazio enorme.

Recomendo demais a leitura, mas não tenho coragem de ler novamente

IsrAel.PetersAn 10/05/2023

A morte é a penas o Início
O Livro tem uma ótima narrativa, todos os personagens apresentados tem carisma, principalmente o Padre karras que tem mais tempo de tela.
O livro consegue fazer um ótimo suspense e tensão...
Momentos com a Regan são simplesmente grotesco de bom, leves traumas rssr..
O final é um pouco óbvio o que vai acontecer, o plot poderia ser um pouco melhor, mas toda narrativa até o final é bom por isso não dou todas as estrelas.
Super recomendo, um livro ótimo pra quem tá iniciando no terror.

Leo 31/10/2020

Vale a pena a leitura.
Existe toda uma mística em torno desse livro, e, apesar de algumas cenas polêmicas, o livro é muito bom ao mostrar várias visões a respeito de possessões (visão da fé, da psicologia...), criando um conflito palpável, principalmente no personagem do padre Karras. Ao contrário do que muitos pensam, o livro não impulsiona satanismo nem forças malignas. Escrita muito fluida e, apesar do conteúdo impactar algumas pessoas, agradável.

Ah, e pode dormir com ele do lado, sem problemas. Kkkkk

@aiinulindale 26/06/2019

Um soco no estômago.
"(...) nós não precisamos de Satanás para fazer as nossas guerras, essas nós mesmos as fazemos... Para nós mesmos."

Uma lição sobre hipocrisia, ignorância, amor ao próximo e psicologia/psiquiatria.

A história invade sua cabeça, e faz com que você tenha todos os tipos de reações. Repulsa, nojo, tristeza, pena, receio, introspecção.

Salvos raras exceções, onde a história se afunila em uma trama grotesca e apelativa para tocar os sentidos do leitor de forma a proporcionar reações extremas (tive eu mesma que parar de ler e respirar, em certas partes), o livro fala muito mais sobre a fé dos homens, e o quão facilmente podem ser iludidos, corrompidos e influenciados. O que, na minha opinião, é o ponto focal da narrativa, visto que a personagem que teoricamente seria a principal peça da história nem mesmo tem suas ideias desenvolvidas ao longo da trama.

Não é um livro nada sutil, é muito mais um soco no estômago, um raspar de unhas na porcelana fria e impenetrável de nossos cérebros.
Um livro que vale a pena sua reflexão. Além do aspecto sombrio e o caráter de terror grotesco.