O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Carlos Nunes 24/11/2022

Bem mais que um livro de terror...
Li O EXORCISTA na adolescência, muito movido pelo misto de medo/curiosidade pelo proibido, e foi apavorante! Claro que depois vi o filme, e o livro caiu no esquecimento. Só recentemente soube da edição comemorativa, revisada e com um novo capítulo, e fiquei curioso, mas também apreensivo. Será que uma releitura tanto tempo depois, e com todo o imaginário já preenchido pelas icônicas imagens do filme, valeria,a pena ou seria decepcionante? Arrisquei e, para minha feliz surpresa, a leitura foi ainda melhor! Apesar de muito menos assustadora, sem a sanha de querer logo chegar ao fim da história, foi possível apreciar bem mais o livro e perceber que 1- não é exatamente um livro de terror e 2 - o importante não é a possessão (ou não) da Regan, mas sim os conflitos psicológicos do padre Karras. Os tão badalados efeitos da possessão pouco aparecem, enquanto a maior parte do livro é dedicada a explorar os sentimentos e as dúvidas do padre. E isso fica bem claro no final, nos ótimos diálogos que ele troca com o padre Merrin. Já o filme, perfeito, apesar de quase uma transcrição fiel do livro, por conta de todo o clima criado pelo cinema é, esse sim, aterrorizante.
Erika 25/11/2022minha estante
Agora me interessei kkkk

Carlos Nunes 25/11/2022minha estante
Que bom, Erika! Se ler, compartilhe tuas impressões com a gente, hein?

Patrícia 01/07/2009

Primeiro leia o livro e depois vá assistir aquele "filmezinho de horror".

Dayanne 15/07/2021

Que ótimo dia para um exorcismo!
Confesso que desde a infância sempre fui encantada pelo filme, já na fase adulta o interesse pela leitura veio.
Inicialmente queria ressaltar a fidelidade ao me lembrar de cada cena vista lendo o mesmo, é muito fiel!
Eu não criei nenhum tipo de vínculo ou empatia com os personagens desse livro, muito pelo contrário.. acho o Karras insuportável, chato e entediante, assim como o inconveniente do detetive Kinderman, ele tem uns momentos que sério, me irrita!
Sinto muita dó da Reagan, acho que ela sofre muito e pra época a coitadinha foi explorada de todas as maneiras por psiquiatras e neuros, acho peculiar pois citam os números de casos de bipolaridades da época e existiam pouquíssimos, estavam começando a explorar a situação.
Um personagem que eu gosto mesmo aqui é o Merrin, por toda a sua história que já presenciei no mundo de O Exorcista, acho ele brilhante e pra mim as melhores parte do livro são após sua chegada.
É um livro muuuito tranquilo, só acho entediante os momentos quando o Karras começa a ter mais destaque, ele me lembra muito o padre Kovak (O Ritual), onde você está ali pra começar a desenvolver um papel e você acredita um total de zero no que deveria aplicar.
Acho que isso que constrói o boom do livro, um padre não vou dizer nem sem fé mas que tenta veemente encontrar respostas científicas para o que futuramente acaba sendo inevitável a nitidez do ato do exorcismo, estampado e cruel, uma criança inocente no meio de uma guerra entre homens, fé e o que mais Pazuzu quiser, porque oh demônio insano!
lsonkwan 15/07/2021minha estante
pode me dizer como é a narrativa do livro? se é escrita em formato de doc, por exemplo... tenho vontade de ler, mas medo de empacar ;(

Dayanne 15/07/2021minha estante
A narrativa é básica, nada cansativo, é só o necessário e boa, sabe? Longe de um Senhor dos Anéis da vida. O que pode te fazer ficar meio entediado é a passagem de certos personagens, fora isso muito tranquila.
Empacar pode ter certeza que você não vai, porque o livro te impulsiona a querer saber mais a todo instante.

bibicortez 31/10/2020

Macabro e nojento
Gente, eu realmente não sei dizer se gostei desse livro, mas com certeza eu não desgostei kk. Fiquei com nojo em vários momentos porque tinha muitas fezes, vômitos e conteúdos inapropriados. Só tenho a dizer que foi uma experiência única, porém bem nojenta.
Alexsandro 09/12/2020minha estante
Parabéns pela coragem ? O filme O exorcista, de 1973, é sem dúvida alguma o filma mais horrível e apavorante do gênero. Acredito que o livro seja no mesmo nível. Por enquanto, não faz parte dos meus planos literários explorar essa obra ?.

Flavio Cardoso 04/06/2021

O Exorcista
Um livro muito curioso, do início ao fim. Eu que imaginava que o livro teria o principal foco a possessão, fiquei surpreso. Eu diria que o tema principal desse livro é a fé (ou a falta da mesma). Pode-se observar a falta de fé de Chris em relação à Deus e ao mundo espiritual, do Padre Karras em relação ao sagrado, mesmo sendo um sacerdote da igreja católica, dos médicos em levar a ciência acima de tudo e se esquecer que o mundo espiritual tem grandes influências sobre esse mundo físico. Além disso, é possível observar até onde a mente do ser humano é capaz de chegar quando ela é confrontada com aquilo que não se pode compreender à luz da ciência humana.
Eu simplesmente recomendo o livro, mas ? como um bom cristão ? com algumas restrições: seja maior de 18 anos; não perca tempo refletindo sobre as obscenidades ditas pelo ?diabo? do livro; não permita sentir medo do maligno pois ele nada pode fazer sem passar pela permissão de Deus (leia Jó e entenderá); e, por fim, analise como a falta de fé em Deus é o maior mal da humanidade.
Marcos 04/06/2021minha estante
A resenha está perfeita ????????????

guilherme.rpdua 04/06/2021minha estante

Uau!!!!!mto bom ??????

Flavio Cardoso 05/06/2021minha estante
Valeu, filha

Alexandre 08/07/2023

No ato de esquecer, eles tentavam lembrar
Como fã de filmes de horror, obviamente "O Exorcista" faz parte da minha lista de favoritos. Sempre tive curiosidade para o livro, mas nunca havia tido a oportunidade, até agora.
Fiquei surpreso ao ver como o filme foi fiel ao livro. Exceto alguns detalhes sobre quem faz/fala isso ou aquilo, e deixando de lado algumas coisinhas, é basicamente a mesma coisa. O que é ótimo.
Aqui a gente entra um pouco mais na cabeça do padre Karras e tem uma visão melhor das angustias que ele enfrentava quando foi procurada pela Chris para falar sobre a Reagan. E o padre Merrin me pareceu muito mais simpático no livro, apesar de aparecer tão pouco.
Um livro muito bom pra quem gosta de horror.

Kah 26/10/2020

Acho que nem sei como dizer o quanto eu amei ler esse livro! Li em pdf e agora necessito dele na minha estante rsrs... Apenas tinha assistido o filme, que é meu favorito do gênero. E agora o livro também se tornou um dos meus favoritos! Super indico a leitura. Um clássico!

Thiago Valença 26/02/2015

Sobre a natureza do mal
Tive muita curiosidade de ler esse livro porque sempre gostei muito do filme. Depois de ler, achei o filme uma excelente adaptação (talvez a melhor), a copia fiel do livro, muitos poucas cenas foram retiradas (se você incluir as cenas deletadas). Consegui entender muita coisa que o filme havia deixado de explicar devidamente (do demônio Pazuzu, do que aconteceu antes da Regan com o padre Merrin e de algumas questões no final), e até uma razão plausível por isso ter ocorrido.

O livro merece 5 estrelas pela ótima história que tem, convenhamos que na década de 70 isso era uma história pesada porque os costumes da sociedade em geral eram outros. Mas o único ponto negativo desse livro (único mesmo) é que a escrita do autor é mediana, a diagramação do livro realmente horrível sem o espaço do parágrafo para um lapso temporal ( cara, isso fez falta). Pior isso ele leva 4 estrelas.

A história é muito boa, muito interessante. A sensação do perigo, de alguém observando e do clima de tensão são palpáveis. Não é só a questão da possessão que o livro gira em torno, mas de uma suspeita de assassinato que leva a trama a ficar mais densa, e tem um ritmo de investigação policial.

O padre-médico-boxeador é que investiga se a Regan está possuída ou se é o caso de dupla personalidade. Ele ataca cada ponto até levar o caso á Igreja. É disso que se trata esse livro a história foca nos casos de possessão e como desmascarar uma, vc acompanha perfeitamente o raciocínio do padre. Eu lembrei muito do filme O Exorcismo de Emily Rose, mas caramba, o que era meu filme preferido de possessão (depois de O Exorcista), se tornou um plágio! Quanta semelhança! Percebi que muitas ideias de filmes de terror vieram desse livro. Que falta de originalidade...

Acompanhando o raciocínio do padre passamos por ótimos questionamentos acerca de distúrbios da mente. Lembrei muito de ´Carrie, a estranha´ do Stephen King, mais de uma vez é citado o caso de psicocinese mais presente em adolescentes. Uau, dois livros convergindo no assunto (medo, rs). Pra quem viu o filme fica muito claro que a Regan está possuída, mas no livro a trama é construída gradativamente e a suspeita de que pode ser “apenas” um distúrbio oscila muito. Lendo (sem ter visto o filme, se é que existe alguém) vc realmente fica em dúvida. Questionamentos como a mudança de fisionomia, da voz, do vocabulário, da inteligência levam vc a acreditar que ela pode NÃO estar possuída. Tanto a fé do padre quanto nossa inteligência é testada constantemente. Muito bom!!!

O livro não foca nas partes que seriam assustadoras, na verdade até quando elas aparecem não são perturbadoras. Realmente não sei porque alguém teria tanto medo desse livro, sem entrar em questões de religião, o livro em si não tem nada demais a não ser coisas nojentas voltada ao sexo e palavrões. Ao meu ver o que assusta mais é a parte do invisível, a espreita, do mito, do silêncio pesado. Achei o filme muito mais assustador que o livro.

A justificativa para tudo isso ter acontecido no livro é MUITO boa. Realmente convenceu, é bem plausível. Ler O Exorcista não foi de maneira alguma perda de tempo. Não tendo a pretensão de resumir, esse livro passa a verdadeira idéia de que as pessoas são ruins mesmo, malvadas, cruéis e nesse ambiente é que o mal está, e não só na possessão de um corpo.

Tiago.Guedes 21/03/2024

Incrivel
Ao iniciar a leitura de "O Exorcista" de William Peter Blatty, fui imediatamente cativado pela atmosfera densa e carregada de suspense. A narrativa, meticulosamente detalhada, me transporta para o mundo da jovem Regan MacNeil e sua família, testemunhando o horror que se abate sobre eles.

A escrita de Blatty é precisa e envolvente, alternando entre a perspectiva de diversos personagens, cada um com suas lutas e questionamentos. A personagem de Regan é particularmente perturbadora, com sua inocência corrompida pela possessão demoníaca. A descrição dos eventos macabros que a acometem é visceral e impiedosa, levando-me a questionar os limites da realidade e da fé.

O livro não se limita a ser um mero conto de terror. Blatty explora temas complexos como a dualidade do bem e do mal, a fragilidade da fé e o poder da mente humana. A relação entre o Padre Merrin e o Padre Karras, ambos envolvidos no exorcismo da menina, é rica em nuances e reflexões.

Enquanto acompanhava a batalha entre o bem e o mal, senti-me dividido entre o horror e a fascinação. A narrativa me deixava apreensivo e intrigado, ansioso para saber o que aconteceria a seguir. As cenas de exorcismo são particularmente intensas e perturbadoras, descritas com um realismo que beira o insustentável.

"O Exorcista" não é apenas um clássico do terror, mas uma obra literária de grande força e impacto. É um livro que me fez questionar minhas próprias crenças e me deixou com uma sensação de inquietação que persistiu por muito tempo após a leitura.

É importante mencionar que o livro é bastante gráfico e pode ser perturbador para alguns leitores. As descrições das cenas de possessão e violência são cruas e realistas, o que pode ser um fator limitante para alguns.

No geral, "O Exorcista" é uma leitura instigante e perturbadora, que me proporcionou uma experiência literária única e memorável. Recomendo este livro para aqueles que apreciam o gênero de terror e que buscam uma leitura que os desafie e os faça refletir.
Excelentíssima resenha, Tiago.
Bem que eu gostaria de ler esse clássico, mas tenho um certo trauma de infância porque vi algumas cenas do filme.

Tiago.Guedes 21/03/2024minha estante
Não nego que tem gatilhos, mas recomendo demais o livro. Ele é bem mais profundo que o filme, traz sempre a questão realista da coisa, tentando deixar o lado místico como algo improvavél. É incrivel o toda a construção e a atmosfera que se cria, mas ai vai do momento de cada um.

Pedro 21/03/2024minha estante
Eu tentei ler o livro, porque, apesar do trauma com o filme, eu sempre tive vontade de ler o livro, mas não consegui. Sempre que eu lia, as imagens do filme vinham à minha mente, aí acabei desistindo da leitura.

Tiago.Guedes 21/03/2024minha estante
Pior que é assim mesmo, a associação se faz presente em boa parte, mas opções boas não faltam. Se é algo que não lhe agrada, melhor partir para outras leituras.

Pedro 21/03/2024minha estante
Pois é, Tiago. Não é pra mim, embora eu fique curioso. ?

Ellen Seokjin 21/03/2024minha estante
Eu não gosto tanto do filme, já o livro foi uma baita surpresa. Gostei bastante da narrativa, eu lembro das descrições do fedor no quarto da garota ficando cada vez pior...O demônio era pra mim um ser tão "interessante" com todo seu conhecimento. Essas e outras coisas não foram pontos fortes da adaptação...

Tiago.Guedes 22/03/2024minha estante
Concordo que comparado ao filme o livro é muito melhor. Apesar do horror em si, os questionamentos que eles nos faz ter é muito mais profundo. Achei muito legal ele tentar explicar a todo o momento que talvez fosse uma questão psicologica, induzida por vários aspectos no qual são apresentados na história. Não foi algo como é um demônio e pronto, teve toda a descrença e recionalidades antes do desfeixo final.
Ou seja foi incrível

Ellen Seokjin 22/03/2024minha estante
verdade, Tiago

Cyntia44 25/03/2024minha estante
Que resenha impecável! Dessas que despertam a curiosidade de ler o livro imediatamente. Parabéns, Tiago!

Tiago.Guedes 25/03/2024minha estante
Fico feliz que tenha gostado. Abraço

Jeh New 19/07/2022

Clássico, atemporal e imbatível!
Sem dúvidas o melhor livro do gênero! O Exorcista é um marco na história da literatura e do cinema.
Aqui temos Willian P B em seu melhor momento, entregando um Clássico tão satisfatório que até hoje e acredito que para sempre será respeitado como o N°1 entre os melhores! Muitos conheceram o Exorcista através do filme (o melhor filme de terror da história do cinema obviamente) que já é bom, porém quando você se depara com livro é necessário muitos momentos de descanso, reflexões e coragem, pois aqui temos momentos cruéis e sem pudores contra Regan, nos mostrando o quando o diabo pode ser realmente a essência do mal. Tudo neste livro funciona, os personagens são icônicos, até Pazuzu "vilão" é memorável, jamais você esquece o nome dele. Leitura gostosa, atual em qualquer tempo, impressionante demais a cada página. Aqui o equilíbrio entre a fé e a ciência é de um tom tão magnífico que em vários momentos você fica dividido em qual lado é mais plausível: Mente ou crença?. Aqui não existe um momento sequer desnecessário e quando você acha que não pode piorar...Tudo se desaba mais ainda.
Meu predileto.
.emii ;) 19/07/2022minha estante
Concordo completamente!!!! Também é um dos meus prediletos do gênero.

Jeh New 19/07/2022minha estante
Percebe se que ele não envelhece. Sempre parece um livro da atualidade. Fantástico né S2

Cíntia 19/08/2020

Amei o livro
Recomendo o livro a forma como foi escrito é sensacional mas o final poderia ter um pouco mais de desfecho mas mesmo assim me senti envolvida com os personagens e a história fale a pena ler...

Tarci 13/10/2019minha estante
achei que eu tivesse sido a única que não tinha curtido essa leitura

GeanPerius 14/10/2019minha estante
Mas tu queria que a possuída fizesse o quê? Mostrasse suas partes pudendas? O que seria um capeta não-puritano?

Beatriz 14/10/2019minha estante
Eu já ouvi e conheci pessoas mais ?encapetadas? que esse capeta aí, ele não era inteligente, não era nem convencível parecia realmente uma criança fingindo ser o capeta, que só xinga. Leia os livros que eu indiquei que você vai entender

Tiago Doreia 27/02/2021

Violentando, degradante, horrível... e maravilhoso!
Um dos melhores livros de terror que já li. A escrita é bem feita, o autor não economiza em descrever minuciosamente todos os detalhes, seja no ambiente estranhamente frio, nos odores, no espírito pútrido e nas suas ações naquele corpo.

Há cenas tão bem detalhadas e cruas que alguns leitores podem e vão se sentir nauseados. Chega quase a ser palpável. Confesso que me despertou diversos sentimentos como pena, culpa, injustiça, asco e ódio pela situação.

Um ponto muito positivo é o conhecimento que o autor passa a respeito de psicologia, psiquiatria e seus diversos transtornos, tal qual a maneira como tais doenças mentais se entrelaçam com as possessões demoníacas.

Um livro deveras visual, palpável e horrendo, no sentido literal da palavra. Pra quem gosta do gênero, recomendo fortemente a leitura.

Ps: se mora sozinho, ouviu baralhos na casa e ficou com um leve medo enquanto lê durante a noite, não se preocupe, é completamente normal! Rsrs

entendiado 27/03/2021

C-A-R-A-L-H-O
Esse livro me causou TANTOS sentimentos que mal sei o que dizer sobre ele.

Comecei achando que o assunto principal seria possessão, mas nem de longe o foco é esse. O livro se trata de fé, muita confusão, uma dor e desespero claro. O livro se trata de esperança, de alguma forma.

A escrita assusta, com certeza é terror, algumas cenas me causaram náusea, mas puta merda, a leitura vale tanto a pena.

Me sinto extasiada no momento, mas feliz por ter chegado até o final. O livro é do caralho e sem sombra de dúvidas, se tornou um dos meus favoritos.
Tiago 04/04/2021minha estante
Aí que legal ver resenhas assim. Eu li em 2017 e até hoje eu lembro desse livro como um dos melhores que já li na vida. Concordo plenamente com você. Achei incrível. Aquele diálogo do padre com o demônio é incrível. Tudo é incrível. Me falta palavras pra descrever está obra prima.

Heloisa 29/12/2020

Adorei a imersão que o livro me trouxe, senti raiva, nojo, surpresa e compaixão pelos personagens, mesmo já tendo assistido o filme, o livro é uma experiência sensorial