O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Bibs 24/05/2022

Talvez o melhor livro de terror?
É um livro fantástico do começo ao fim. Aqui o terror é algo muito mais psicológico do que místico e espiritual, a construção de debates sobre fé x ciência é incrível e o fato do protagonista ser o padre é muito mais instigante, abre muito mais discussão para mais assuntos.

O filme é muito mais um terror gore por ser um terror gore, aqui não, no livro o gore é um elemento fundamental na construção do clima do livro, obviamente por isso ele se torna muito mais pesado e perturbador que o filme.

Enfim, uma obra prima.

Paah 23/05/2022

Um livro que me surpreendeu muito, uma história envolvente e agoniante ... A pobre menina passando por toda essa situação é muita loucura. Amei demais demais, um dos meus favoritos da vida!

Douglas.Duavy 19/05/2022

Clássico
Pra quem conhece o filme e pra quem não conhece vale a pena ler o livro e se deparar nessa história de terror e possessão. O personagem Karras é um dos personagens mais tristes já criados, da dó da sua relação com a mãe e o que ele enfrentaria ao participar desse exorcismo. O filme foi MT bem adaptado diga se de passagem.

estantedogabs 18/05/2022

É muito raro um livro de terror me prender. Sempre acho difícil me perder na história, mas esse aqui foi a primeira exceção quando li anos atrás. A construção de todo o caso e a intensidade que vai tomando são feitos com mestria.

vivz 12/05/2022

"Não precisamos de Satanás para fazer nossas guerras"
Um clássico de terror, não sei se estou dando essa nota porque foi meu primeiro contato válido com o gênero, mas eu realmente gostei.

Me senti muito tocada pela questão religião, fé & psicologia, e achei a escrita rica nesses detalhes, ainda mais considerando a época em que foi escrito.

Demorei para "engatar" na leitura, mas depois de certo ponto, obviamente a leitura fica mais envolvente e prende mais.

O Karras é um personagem muito interessante, ainda mais o desenvolvimento psicológico dele que é revelado ao longo da leitura. Os diálogos dele com o Pazuzu são bem tensos. A escrita rica em detalhes é um ponto alto da leitura.

Jag Luz 24/04/2022

Muito envolvente
Li o livro baseado no filme pois:
Foi um filme pioneiro que inspirou todo um gênero do cinema baseado em possessões de espíritos.

O principal destaque do filme sem dúvidas são os efeitos especiais, que mesmo vistos atualmente causam certo impacto, dá pra imaginar qual foi a reação do público naquela época. A repercussão foi tanta que o filme foi censurado em vários países devido aos chiliques da igreja, várias cenas tiveram que ser cortadas e só recentemente liberaram uma versão mais completa e sem cortes
O livro é bem mais detalhado do que o filme.
Já assisti e li o livro diversas vezes.

Emanoel.Braga 17/04/2022

Não há como não ser um bom leitor sem passar por esse livro.
Dois anos depois, refaço a leitura de O Exorcista. Assisti o filme há pouco tempo - aproveitando a disponibilidade da versão do direitor na HBO Max - e resolver reler. É uma experiência incrível!

O Exorcista é uma hiatoria de terror, drama e fé. Conta a história de uma garotinha de 11 anos chamada Regan McNeil que, após se comunicar com um espírito chamado "Capitão Howdy" usando um tabuleiro Ouija, é possuída por um demônio. Transformando a vida dela e de sua família para sempre.

Não gosto de fazer comparações cinema e livro e vice versa. Ambos entregam a obra de formas diferentes para dar sentido a cada mídia - cinema e livro.

A história no livro apresenta mais as motivações de cada personagem em detalhes. Mesmo que alguns sejam apenas citados algumas vezes, eles se conectam de uma forma ou de outra.

Nós conectamos aos dramas, tentamos dar soluções aos problemas, mas deixamos que cada um se resolva com o decorrer da história.

Regan é um capítulo a parte. Enclausurada dentro do próprio corpo, vemos apenas o demônio que a toma enganando, mentindo e manipulando os médicos e, Damien Karras, o padre jesuíta que luta para salvar a vida da criança, com seus dilemas de fé e culpa.

É uma leitura obrigatória para quem é fã de terror.

Pedro 15/04/2022

O maior clássico do terror
Não tenho palavras pra descrever o quanto que gostei desse livro.
O autor soube balancear muito bem o terror e o drama acerca dos personagens. Tenho uma mãe desesperada em ajudar sua filha, um padre cético e uma menina possuída após brincar com um tabuleiro Ouija.
Como foi baseado em um caso real, deu pra ver que o William teve o cuidado de mostrar os estágios de uma possessão, e com louvor, devo admitir.
Além disso, a escrita contribui para que essa obra seja considerado um clássico do gênero. As palavras são bem colocadas, os diálogos são bem feitos, enfim, um livro perfeito do início ao fim.

Lara 08/04/2022

Um clássico
Teve uma narrativa meio diferente do que eu estava acostumada (talvez alguns possam achar a leitura massante) mas acho que foi essa diferença que me fez gostar do livro também. Não marca tanto pelo medo mas pelo desconforto, algumas partes são sim bem perturbadoras e as vezes eu pensei até em abandonar a leitura por causa de algumas passagens super pesadas. No geral livro bom, final inesperado.

Ramon 17/03/2022

Finalizado!
Mais uma vez finalizado, relembrei o porquê de ser um dos meus favoritos.
Uma obra prima que merece todo o renome que tem.

Tatta 05/03/2022

chamem um padre.
essa história me causou várias noites intranquilas na infância e adolescência. por isso, fui com os dois pés atrás para ler isso.

é muito bem escrito e consegue transmitir uma atmosfera bem sombria. os padres deveriam aparecer muito mais na literatura.

PORÉM

o filme é melhor (que horror, mas é a verdade rs).

Eduardo.Staque 16/02/2022

Não imaginava que esse livrinho fosse tão bom!
Pequeno, divertido, fácil leitura e bem construído.
Essa jogadinha de real, imaginário, fé, ciência, dúvida, religião, imaginação, físico, espiritual, psicológico, material, fazendo com que tudo isso seja possível de uma forma bem convincente.
Os personagens são muito bons e carismáticos, e talvez seja a primeira vez que eu sinta a importância de todos eles para fazer a história andar.
O autor foi muito feliz em ser explicitamente sutil fazendo a história ser para e sobre o padre Karras.

Só não sei 5 estrelas porque na parte investigativa acabei me cansando. Acho que se fosse mais espaçada e intercalada fosse melhor.
E por último, não dei 5 estrelas porque exorcista, o padre só tem fama, e faltou aquela, talvez necessária e melhor, explanação sobre o exorcista.

Gabriel 15/02/2022

Comprei o livro na primeira Black Friday em Novembro de 2015, junto com "Carrie" de Stephen King. E li os 2 livros em 2 ou 3 dias intercalando. Amei esta edição da Agir e escolhi logo de cara confesso, pela capa. Desde a primeira página já esperava muita loucura com a imagem do filme muito vívido na minha mente apesar de um bom tempo que não o assistia. Mas o filme me marcou muito porque o conheci meio sem querer. Eu tinha costume de comprar gravações de DVD. E adquiri a gravação deste filme, achando que era "Exorcista - O Início" que eu havia conhecido numa sessão à noite no SBT! Fiquei com tanto pavor do filme, que quebrei o CD com a gravação e joguei no lixo ??? Muito tempo depois, provavelmente entre 2014 / 2015, que eu me atentei que o filme era uma adaptação. E como já estava descobrindo que vários filmes que eu amava era também adaptações de obras "de um autor chamado Stephen King", resolvi comprar O Exorcista juntamente com Carrie. A escrita de Exorcista é muito boa, dependendo do grau de interesse (e o meu confesso, era ler sobre uma menina vomitando, descendo a escada, girando a cabeça...) ele pode te surpreender. Foi muito bom ler um livro em que até os momentos finais tenta racionalizar as situações da Reagan, tipo "meu deus o que está acontecendo" até chegar no momento com os padres. Ele não vai logo de cara entregar tipo "oh não, um demônio possui a garota, ligue pros padres, separe um ttanqueanque de água benta, vá de retro bicho ruim!".

Julia.Miquelini 11/02/2022

O exorcista
Livro que inspirou um filme super famoso aqui no Brasil, confesso que senti mais medo no filme, mas foi uma boa leitura, e eu adoro o padre Karras.