O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Debora.Alves 07/10/2023

A fé em Deus é uma questão de amor
"O Exorcista" segue sendo o melhor livro de terror que eu já li (não é à toa que é a quarta vez que eu leio). O livro aborda a questão dw fé x ciência de uma forma muito cativante, e que prende a leitura do começo ao fim.

A forma como o autor do livro abordou temas como saúde mental e a Igreja Católica me deixou presa à leitura de uma forma que poucos livros fazem.

O objetivo aqui não é assustar o leitor com os momentos sobrenaturais da trama. O objetivo é mergulhar o leitor no conhecimento que a medicina tem em relação a saúde mental das pessoas, e também na importância da fé em Deus.

Esse livro mostra a importância tanto da fé quanto da medicina. Mas, infelizmente, grande parte das pessoas não pegaram isso porque ficaram só focadas nos momentos de possessão (e o filme reforçou ainda mais isso).

Pra finalizar, "O Exorcista" é uma leitura obrigatória no mês de Halloween e para todos os amantes de terror. Nota: 10!

Juju 03/10/2023

Um clássico incomparável
Chris McNeil é uma atriz bem sucedida e adorada que conquistou sua fama a duros custos, agora ela finalmente desfruta de certo conforto ao lado da adorável filha pré-adolescente. Em meio às filmagens de seu mais novo compromisso profissional, Chris se muda temporariamente com Regan e os criados para uma casinha aconchegante em Georgetown, Washington D.C. As coisas parecem estar indo bem a princípio, até que estranhos eventos e ruídos perturbadores despertam certa preocupação. Tão logo, Regan antes vivaz, inteligente e simpática desenvolve uma espécie de personalidade alternativa e assim pratica os mais insanos e indecorosos atos de blasfêmia que chocam sua querida mãe. Desesperada, Chris procura todo tipo de ajuda médica, buscando compreender exatamente o que está acometendo sua filha que parece ter se transformado em uma outra pessoa completamente diferente e perigosa. Quando o amigo da família e colega de McNeil - Burke Dennings - , aparece morto sob potenciais circunstâncias suspeitas é a vez do detetive William Kinderman adentrar essa história e solucionar o misterioso caso. Enquanto isso, a situação da pequena Regan apenas piora e os fortes sedativos já não podem mais conter seus ataques que, afinal, podem não estar realmente relacionados à uma causa ou doença física. Em um último recurso, Cris McNeil implora pela ajuda de um padre que esteja disposto a dar-lhe ouvidos e performar o exorcismo que poderá salvar a vida de sua filha tomada pela malignidade do sobrenatural.

O Exorcista foi publicado pela primeira vez em 1971. Escrito por William Peter Blatty, autor e cineasta norte-americano que posteriormente publicou uma continuação (Legião) e também elaborou o roteiro para a adaptação do icônico filme dirigido por William Friedkin. O sucesso da obra e simultaneamente do filme foi tamanho que até hoje O Exorcista se consagra como um dos grandes clássicos do terror. E eu estou para dizer que o filme é um dos mais assustadores de todos os tempos. Quanto à obra literária, posso afirmar que foi uma experiência bastante interessante para a minha pessoa, uma vez que conseguimos sentir com maior intensidade as emoções dos personagens através das palavras. O amor de Chris McNeil por sua filhinha, o sofrimento da pobre e inocente Regan, a devoção e o sacrifício do Padre Karras ao realizar aquele corajoso exorcismo extremamente arriscado para salvar uma vida. Apesar do conteúdo explícito e de seu linguajar deveras vulgar, essa é uma obra que desperta compaixão, medo, afeto, empatia e tristeza. O desfecho, em minha opinião, é muito bonito e apropriado.

O livro constava em minha lista de leitura há certo tempo e com certeza fiquei muito satisfeita em constatar que esta é realmente uma grande e impactante obra que merece todo o reconhecimento que conquistou. Pretendo ler Legião de Blatty ainda esse mês para complementar a experiência e também assistir ao novo filme da franquia que chega aos cinemas em breve (estou com muito medo, só de assistir ao trailer quase infartei!). Inclusive, a editora Darkside Books lançou também no começo de outubro um livro sobre o filme em que constam imagens, entrevistas exclusivas com a equipe e um conteúdo extra super legal. Fica a dica então para os fãs e colecionadores (comprei esse livro, então se você me segue aguarde a resenha em breve!).

naedellaparma 02/10/2023

É uma demonstração de poder muito vulgar, Karras.
Um dos melhores desse ano, o exorcista me levou para um lugar de leitura que não havia sentido em livros de terror desde HEX (outro que amo, não faço comparações entre eles, mas o clima me pegou num mesmo lugar). Em comparação ao filme, o livro traz uma abordagem muito mais interessante, entre a psicologia e a religião. Percebi um desenvolvimento muito maior no livro sobre as personagens e o melhor ponto: explicações muito mais convincentes pra possessão da Regan, que envolve toda uma trama coletiva, incluindo coisas estranhas rolando no bairro em que ela mora.

AriAri0 27/09/2023

Karras! O Protagonista!
Este livro é verdadeiramente envolvente! Apesar da presença marcante de palavras fortes, conteúdo perturbador e linguagem vulgar, é impossível não se afeiçoar a Karras, não sentir compaixão por Regan e não se envolver emocionalmente com a angústia que Chris enfrenta. O desfecho é uma obra-prima, ao mesmo tempo sombrio, comovente e indispensável. Para os amantes do gênero terror, esta obra é absolutamente essencial!

celithma 13/09/2023

De tirar o fôlego
Conheço a história pelo filme (que nunca vi) e mesmo assim fui surpreendida pelo livro.
A história é excelente e a escrita muito forte e descritiva. Eu não me impressiono fácil, mas algumas passagens são chocantes e o leitor consegue submergir por completo naquele ambiente.
O livro é excelente e eu só tirei meia estrela porque senti falta de um pouco mais de explicação sobre o demônio ou teorias sobre ele e apesar de querer que o problema fosse resolvido logo, eu acho que acabou rápido demais. Questão de gosto pessoal mesmo, nada que tire mérito do livro.
Um clássico que eu recomendo de olhos fechados e agora eu posso complementar a experiência vendo o filme.
Obs: a cena icônica que é capa de algumas edições e é pôster do filme, é realmente descrita no livro daquele mesmo jeito, achei muito legal.

b3li.notess 12/09/2023

Que loucuraa.
Eu achei a narrativa do livro muito boa, a leitura é super imersiva e o autor descreve tudo com muitos detalhes, o que torna tudo mais profundo e intrigante. É de arrepiar.
Adorei a leitura, me deixou perplexa.

EduardoCDias 30/08/2023

Clássico de terror
Clássico do terror dos anos 70, transformado num filme assustador mesmo nos dias de hoje, conta a possessão da filha de 12 anos de uma atriz famosa por um demônio que planeja matá-la.

Tiago 28/08/2023

Atordoante e Belo
O que falar deste livro?

Simplesmente eu amei do início ao fim!
Personagens muito bem construídos, com múltiplas facetas, múltiplos pensamentos.
Cheguei a ficar em dúvida, é uma possessão ou uma doença?
O ser humano é realmente capaz de fazer algo assim? Até onde vão os poderes de nosso cérebro?

Eu simplesmente devorei este livro, com amor, com intensidade.

O meu único arrependimento é não ter lido ele antes.
São poucos os livros que sinto vontade de ler duas vezes, este é um deles.

Se preparem para o final, pois eu esperava qualquer coisa, menos este final.

Leiam sem medo!

Be Santos 26/08/2023

Legal
Mesmo tendo 24 anos e amando filme de terror, eu nunca assisti o exorcista. Mas sentir curiosidade de ler o livro antes de assistir o filme pela primeira vez e gostei ?

Erika Kentenich 26/08/2023

Igual mas ao mesmo tempo pior que o filme
Sempre tive receio de ler o livro, porque o filme é o único de terror que existe que ainda me deixa assustada. E nesse livro foi exatamente a mesma coisa que aconteceu: eu só conseguia ler quando haviam pessoas do meu lado e tentei ler no escuro antes de dormir e foi uma experiência bem assustadora.
O livro é bem detalhado, e conta do ponto de vista de todos os personagens. Ao mesmo tempo que é semelhante ao filme, também é bem mais detalhado em questão de sentimentos, atitudes, etc, tornando o livro perturbador.
Recomendo somente para quem não costuma ter muito medo de terror

teté 26/08/2023

Chocante e intrigante
Que livro mais bizarro, a narrativa é cansativa em alguns momentos, mas a obra inteira é de perder o fôlego. As descrições são muito imersivas, e fiquei horrorizada em várias cenas (o que na minha opinião significa sucesso pra um livro de terror). Enfim, adorei a leitura, me deixou atônita, só consigo definir em uma palavra: BIZARRO.

Anna Rezende 22/08/2023

Envelheceu como vinho
Pensei que o fato de já ter assistido ao filme anteriormente (umas 3 vezes, aliás),
atrapalharia a experiência da leitura dessa obra. Mas muito pelo contrário: assistir ao filme
antes funcionou como um complemento.

Entretanto, é importante ressaltar que o filme não expõe 10% do que esse livro representa.
Aqui, a máxima de que ?o livro é melhor que o filme? realmente é válida, pois são diversas as situações em que, no filme, apenas um leve incômodo atinge quem o assiste; porém,
quando se trata do livro, a vontade de parar de ler por pelo menos alguns segundos - em
uma súbita necessidade de digerir o que acabara de ser exposto - é algo constante.

Na obra audiovisual, os efeitos de cena buscam chocar o espectador. Já no livro, esse
?chacoalho? fica por conta do comportamento das personagens descritos na obra (mais
precisamente de Regan, a menina possuída), bem como pela escolha das palavras usadas
durante os diálogos, heresia capaz de perturbar até mesmo o maior dos céticos.

Religião, ciência e investigação policial, assuntos que se fundem, dando vida a um clássico
do terror de 1971.