Mitologias Arquetípicas

Mitologias Arquetípicas Gustavo Barcellos

Resenhas - Mitologias arquetípicas

Fabianne 22/12/2023

Imagem e semelhanças
Na perspectiva de que o homem construiu Deus a sua imagem e semelhança surgem arquétipos de deuses com todas as suas características humanas, fazendo com que a mitologia grega se torne um campo de enfoque psicológico.

Gustavo Barcellos apresenta nesse livro várias analises de uma rica cultura psicológica baseada na mitologia grega. Assim como Jung e James Hillman, precursores desses estudos, ele contribui com o exame minucioso do comportamento dessas divindades. Tais comportamento que refletem na maioria das vezes em comportamentos humanos muito específicos.
Se já teve a oportunidade de estudar Jung e Hilman esse livro será de uma leitura prazerosa. Algumas vezes repetitiva mas bem tranquila.

Flavio 20/12/2020

Texto esclarecedor sobre a relação possível entre personagens míticos e a psicologia, principalmente a vertente Junguiana.
Leia.Reis 20/12/2020minha estante
Toooop??

Tatiana221 24/02/2021

Melhor livro de psicologia arquétipo que li em toda minha vida, cada capítulo é um tapa bem no meio da cara

MaywormIsa 01/11/2023

Vá com medo e tudo
Que livro, meus amigos?

Tá certo que eu demorei uns 3 anos pra terminar de ler, e antes de me explicar, gostaria de apresentar esse tesouro de 335 páginas.

Gustavo Barcellos é, entre muitas coisas, um psicoterapeuta e analista, que escreveu diversos artigos e livros.

Em ?mitologias arquetípicas? temos os capítulos organizados em duplas ou trios de deuses da mitologia grega. Cada um desses trios ou duplas vai passar por uma análise psicológica muito bem estruturada e detalhada (as vezes até demais para o meu gosto).

Nesse livro você vai encontrar a necessidade de usar marca texto ou lápis ou até mesmo manter um caderno de notas, pois são muitos ensinamentos e insights a cada parágrafo. Para mim, sempre será um dos melhores livros sobre psicologia arquetípica para consulta.

Sem clichês e exaltações escalafobeticas instagr4maveis (sim, me refiro aos psicólogos influenciadores), teremos páginas e páginas de muita aula sobre como entender os mitos, os deuses, sobre a importância de sairmos da mentalidade mono e abraçar o poli para compreender o verdadeiro sentido de cada mito.

Aprendi muito sobre mim ao longo da leitura, é um livro que nos proporciona muita reflexão e em consequência o autoconhecimento. Para psicólogos e analistas, o livro traz também exemplos ótimos de prática clínica linkada com os mitos, o que desperta o interesse em se aprofundar na psicologia arquetipica.

Agora vamos aos contras:

É um texto denso, tem algumas repetições desnecessárias, e isso para que não está acostumado, atrasa a leitura.

Outro ponto que me fez atrasar foi a questão de marcar muitas passagens por estar em contato com algo novo e fascinante que eu queria ter em destaque para ver de novo depois.

Importante falar que nesse livro nós não ficamos sabendo exatamente dos mitos, mas de aspectos importantes deles para o que o livro se propõe a dizer. Então não espere um livro que te fale Tim Tim por Tim tim, leia os mitos antes para ter uma experiência melhor.

Ana 01/08/2023

Um dos livros mais legais sobre deusas e deuses que li
Entrei no assunto deuses gregos e psicologia analítica pelos clássicos da Jean Bolen, mas foi o livro do Barcellos que fez eu me apaixonar ainda mais pelo assunto. Gustavo construiu esse livro em cima de algo que James Hillman fala: que os arquétipos da psique são muito melhor observados em duplas ou trios - ou tandens -, pois coexistem e se influenciam mutuamente, refletindo o aspecto diverso e politeísta da alma. A escrita é leve, de fácil compreensão e com insights maravilhosos.

Aparecem no livro Afrodite, Ares e Hefesto; Hermes e Héstia; Apolo, Ártemis e Dioniso; além da Grande Mãe e Criança Divina (Deméter e Perséfone inclusas); Eros, Psiquê e Afrodite; e uma visão incrível do mito completo de Édipo. Os deuses que não são contemplados no livro (Hera, Atena e Zeus) aparecem no livro dele Zeus: Fabulação do mundo e paternidade arquetípica, lançado ano passado.

Pamela 16/09/2023

"Invocado ou não, o deus estará presente"
Juro que fui o mais mente aberta que consegui no que diz respeito à psicanálise aqui apresentada. E sendo bem sincera, de um todo, tem muita a se aproveitar.
Li o livro todo, mas os capítulos permitem que possam ser lidos separadamente na exploração dos deuses em questão.
Adendo: Como cadelinha do Rick Riordan tive muitas opiniões e imagens distorcidas sobre alguns queridos que foram apresentados.