Solo Raso

Solo Raso Sandro Muniz

Resenhas - Solo Raso

Monyque 25/07/2023

Uma ilha paradisíaca que explode constantemente, que pessoas somem o tempo todo, principalmente mulheres, mães;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual será o mistério? Quem está encarregado de descobrir é Pedro, mas não porque foi destinado a isso. Na verdade ele é um arqueólogo que está ali em busca de artefatos que possa interessar, pois a ilha está prestes a ser destruída por uma construtora e mineradora;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas Pedro é movido não só pela curiosidade, mas pela vontade de que seja feito justiça. Afinal são seres humanos que estão em perigo e como pode todos estarem alheios a isso?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas ele não imagina o que vai encontrar nessa busca, muitos segredos estão envolvidos e se meter com isso pode custar a vida de Pedro. E ele tem mulher e uma filha que precisam dele bem e à salvo;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma história eletrizante, que prende do início ao fim. Uma leitura necessária para que possamos nos tornar seres humanos melhores que compreende a importância da natureza e das outras pessoas ao nosso redor;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Traz uma reflexão sobre quem somos e onde queremos chegar, nos ensina a ser solidário e buscar ser correto independente das consequências.

Barbara - @estantedabinha 30/04/2022

Comecei esse livro e logo de cara pensei ?não vou gostar?, mas estava errada! O autor começa te entregando peças da história que não parecem ter nexo nenhum e você não sabe se deixou passar algo importante que faz tudo aquilo ter sentido, mas com capítulos curtos e ágeis, logo você se vê presa na história, num verdadeiro ?page-turner?, e a sensação de estar perdida passa. Todas as peças que não faziam sentido no início, se encaixam perfeitamente no final e tudo é explicado (quase tudo, no finalzinho tem aquela ?pulga atrás da orelha?).

A narrativa é uma ficção que se vale de fatos históricos reais para acontecer e você termina convicta de que tudo aquilo realmente aconteceu, só um escritor muito bom pra te fazer sentir isso e ainda dar a história uma pitada de filme Indiana Jones.

iammoremylrds 13/10/2021

achei um livro fascinante, a escrita é muito cativante, uma leitura que te prende do início ao fim, muito fluida, algo que facilita mt são os capítulos curtos e nd cansativos, um livro tão rico e mt envolvente

Adriana781 25/08/2021

Solo Raso
Nesse livro o autor nos proporciona um livro com aventuras explosivas, investigação, suspense e muitos mistérios a desvendar.
Pedro um arqueólogo que vai trabalhar em uma ilha com muitos mistérios ocultos, um deles são mulheres que desaparecem na floresta batizada como a " Floresta da morte", e todas essas mulheres tem algo em comum são mães.
Nessa ilha encontramos um personagem bem peculiar, assim como seu nome Ceolfrido que anda com um balde cheio de ovos que esconde em vários lugares da ilha inclusive na floresta, a maioria dos moradores o consideram louco por causa desse comportamento, mas Ceolfrido acha estar salvando as pessoas quando o fim chegasse.
"? O mundo vai acabar, o mundo vai acabar! ? secava-se e continuava: ? O ovo vai salvar a todos!"
Eugênia uma mulher que trabalhava na equipe de Pedro, se envolveram na busca de pistas para tentar encontrar as mulheres desaparecidas e com a pesquisa em andamento se depararam com algo muito maior do que imaginavam e recebendo um novo aliado a essas descobertas Ceolfrido que conseguia andar pela floresta da morte como nenhum outro morador da ilha.
Quais serão essas descobertas?
As mulheres-mães serão encontradas?
Qual o mistério guardado na ilha e floresta da morte?
Venho lhe convidar a entrar nessa aventura e desvendar os segredos da ilha e da floresta e conhecer esses personagens marcantes e intensos em suas buscas.

Estante_encantadajv 23/08/2021

Gostei ?
Não estou acostumada com livros de mistérios mais gostei da história.
A história te prende do início ao fim o mistério desenrola de forma surpreendente e inseparável e muito interessante, vale muito apena ler Solo Raso recomendo.

Amanda.Riselli 11/07/2021

Sobre Solo Raso
E se a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL tivesse acontecido no BRASIL? Sim, parece algo quase impossível de se ter em mente, até você ler Solo Raso - um belíssimo e diferenciado romance histórico escrito pelo talentoso Sandro Muniz @sandroeoslivros que, apesar de ser ficção, pinta com cores nítidas um retrato fiel da realidade brasileira, trazendo reflexões pertinentes à tona e mostrando que a licença poética permite um autor ir muito além do que nós, meros leitores e espectadores, podemos imaginar.
Super recomendo! ?

@juliaavictorino 31/03/2021

Leitura envolvente e cheia de reviravoltas
A escrita de Sandro é bem dinâmica e envolvente, e a gente fica super curioso pra entender os enigmas da ilha.
O livro não é longo e os capítulos curtinhos fazem com que a gente "leia só mais um" e quando vê já foram vários... E a cada capítulo, uma reviravolta! ?

Bi Faria 20/01/2021

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura eletrizante, com muitos mistérios e suspense que instigam durante a leitura.
Pedro, arqueólogo, vai trabalhar em uma ilha um tanto quanto peculiar, seus segredos e mistérios fazem com que ele comece a investigar, uma floresta que mata, explosões, mulheres desaparecidas, um padre que não é padre, uma população que sofre com a falta da água, trens que sacodem as construções e uma empresa interessada em acabar totalmente com a ilha.
Tudo se intensifica quando ele e uma colega de trabalho acham um artefato importante e o padre logo se interessa em mandar para Roma analisar.
E entre muitas perguntas e investigação eles descobrem acontecimentos da Segunda Guerra Mundial que podem mudar a história.
Passado e presente se entrelaçam em um jogo perigoso por preciosidades deixadas por judeus fugitivos dos nazistas.
Pedro e sua colega correm perigo, mas descobrirem o motivo das mulheres desaparecerem, as explosões, uma parte da história entre 1939 e 1945 é primordial, e o quanto isso influenciou atualmente.
Acreditar no que a população fala é difícil, parece uma viagem, mas eles levarão um susto quando uma pessoa de confiança tiver que abrir o jogo e os usar para não correr o risco de andar pelos explosivos .

Em meu primeiro contato com a escrita do autor em uma obra ficcional baseada em fatos reais já me encontro fascinada com a escrita. Com capítulos curtos a história se torna eletrizante permeada por muitos mistérios e acontecimentos da Segunda Guerra Mundial em solo brasileiro. A cada descoberta o leitor tem mais vontade de ler para desvendar tudo o que acontece na ilha.

Karina.Motta 14/01/2021

Primeira Leitura de 2021
Recebi o contato do autor e logo me interessei pela obra o colocando imediatamente em minha lista de leituras futuras! E que decisão acertada.

É um livro de ficção mas com elementos históricos reais, incluindo objetos e recortes de jornais sobre o período da Segunda Guerra Mundial.

O autor nos leva até uma ilha onde ocorrem vários acontecimentos e encontros bizarros, eu criei mil teorias na minha cabeça e só uma se confirmou, mas sem o desfecho que eu idealizei.

A história tem recortes feitos pelas histórias de vários personagens que aos poucos vão se interligando para a chegada do final.

A pergunta que ele faz na sinopse: Se a Segunda Guerra Mundial tivesse acontecido em solo brasileiro? É respondida no decorrer da narrativa, com muita ação, mistério e de certa maneira magia.

Obrigada Sandro por me apresentar sua obra. Foi uma leitura, fluida e eletrizante.

site: https://www.instagram.com/karinafavaro/

@estantenuminosa 28/11/2020

Minhas considerações
Comecei a ler esse livro por indicação aqui no insta e me surpreendi demais. Uma distopia com muito suspense e que te envolve na história a ponto de você tentar resolver os mistérios e problemas que surgem na trama. Eu admito que me envolvi demais, fiquei com vontade de ter com quem conversar sobre e acabei devorando o livro pra saber o final. Consegui imaginar cada detalhe , fisionomias dos personagens, cenários, a ilha retratada e parecia que estava dentro do livro. Fiquei feliz demais por ter lido mais um nacional tão rico e envolvente.

Jeferson.Gomes 30/10/2020

O QUE É DO HOMEM NINGUÉM TIRA, SOMENTE A HISTÓRIA NÃO CONTADA POR ELE.
Viver em uma ilha com dificuldades mas fiel à sua história e preservação, parece próximo a uma distopia quando interesses e governos querem destruí-lo, para alcançar em uma linha de trem seus objetivos com o tremor, explosões e escavações.

Mas nada em SOLO RASO é fora da realidade quando se trata do interesse. E nada é inimaginável como em uma realidade paralela com poder e domínio do homem, por uma terra que não lhe pertence.

Distante do continente, seus habitantes ainda cercados pelo mistério da floresta, suas lendas, contos sobrenaturais, desaparecimentos e um solo que explode, vivem em ansiedade, pânico e fuga.

Dois amigos arqueólogos além de tentar impedir a exploração da ilha por empresas mineradoras, investigam os desaparecimentos de mulheres e crianças em uma descoberta perigosa e "pirata". No fundo do baú, desenrolam a história a muito tempo enterrada e alterada por boatos e "loucura" de quem morreu para reviver a Segunda Guerra Mundial.

Convive-se com essa leitura baseada em fatos e na ambição, uma digna história brasileira com direito a todos os seus temperos e mistos, de memórias e relatos de um povo fugido e rico.

Perseguição, ambição e destruição de um povo que resiste ao renunciar e desaparecem sem deixar rastos. O que é do homem ninguém tira, somente a história não contada por ele.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Elaine | @naneverso 26/10/2020

Uma temática diferente
Solo raso é um livro que trata de temáticas bem diferentes do que estou acostumada a ler. Entre campos minados, desaparecimentos de mulheres e pessoas que fingem ser o que não são, o autor constrói uma história que não sabemos bem para onde vai (a não ser que você tenha lido a sinopse) e que prende a atenção em muitas passagens. Os experimentos com a linguagem podem parecer demasiados em determinados momentos e alguns trechos podem ser repetitivos, mas é uma leitura da qual gostei bastante.

site: https://www.instagram.com/p/CGvE1VOjFth/?utm_source=ig_web_copy_link

Fabio Pedreira 12/10/2020

Um mistério digno de Indiana Jones
Pedro é um arqueólogo que acaba salvando o seu companheiro de profissão ao lutar contra dois assaltantes. Só que após um deles fugir, Pedro fica morrendo de medo que um dia ele resolva se vingar.⁣

Após passar um bom tempo com medo de sair de casa, Pedro vê uma oportunidade de recomeçar. Um trabalho em uma ilha longe de onde ele mora.⁣

O local é muito peculiar, com moradores como Ceolfrido, um homem que vive enterrando ovos pela ilha com a justificativa de que eles irão salvar o mundo no apocalipse. Tem também algumas senhoras que dizem que a Segunda Guerra aconteceu por ali. ⁣

Mas o fato mais misterioso é a floresta explosiva. Muitas pessoas já sumiram, morreram ou perderam partes do corpo em explosões misteriosas causadas pela floresta. Para completar, mulheres andam sumindo desde antes de 1930.⁣

Todo esse clima de mistério me lembrou um pouco de Indiana Jones, ou do jogo Uncharted, onde a história e outros mistérios se unem para formar um clima de aventura bem intrigante e interessante.⁣

A escrita do autor é sem rodeios, indo direto ao ponto e pra mim isso é algo bom, principalmente pelo fato de que a história continua toda muito bem montada. Uma coisa bem interessante é que durante a leitura (do e-book) o leitor pode contar com Links que os direcionam para jornais antigos que casam com a história, tornando a leitura bem interativa.⁣

Os capítulos são bem curtinhos o que deixa a leitura bem rápida. De fato, é possível terminar a leitura em 24h fácil, não só pelo tamanho, mas porque a história consegue prender a atenção do leitor, para descobrir os mistérios da ilha.⁣

Solo Raso é uma ótima pedida e mais um ótimo livro nacional. O final ainda nos deixa um possível mistério inacabado possibilitando um gancho para uma continuação (Que eu espero que aconteça).⁣

Recomendo e espero que possam ler. O livro está disponível em e-book, agora vai sair o físico e tem no Kindle Unlimited.

Day Morais - @daihanydemorais 01/10/2020

Surpreendente
Solo Raso é uma leitura extremamente necessária. Quem sabe para que possamos nos tornar pessoas melhores, e talvez começarmos a enxergar o mundo de outra forma, vendo realmente o que temos de valor.?
Me surpreendi de verdade lendo um livro de mistério de um autor brasileiro que me tirou da minha zona de conforto e me proporcionou uma leitura rica em referências maravilhosas e pitadas de criticas sociais super importantes para a realidade em que vivemos.?