O casaco de Marx

O casaco de Marx Peter Stallybrass

Resenhas - O casaco de Marx

mariana113 12/04/2024

Indicação da prof de socio
Ameeei mil o livro! Nunca tinha pensado na economia e sociedade através da perspectiva das roupas.
A única coisa é que pra leitura desse livro ser satisfatória, é preciso de um conhecimento prévio de filosofia política, principalmente marx. Dito isso, livro simplesmente sensacional.

moabusson 01/04/2024

Uma leitura que todos deveriam fazer!
Incrível! Estava na minha lista desde que comecei a faculdade de Moda, mas peguei para ler depois que uma professora me sugeriu também.
É engraçado como o político e o emocional/afetivo andam lado a lado, né? Saber onde e como eles caminham juntos é abraçar nossa humanidade, separar onde um comportamento contribui para o sistema e onde somos apenas nós buscando nossos afetos, conforto e a reivindicação de nossas identidades.
Eu chorei em alguns momentos e acho difícil ler e não chorar!

senjuah 12/02/2024

Para quem espera um ensaio, dever cumprido
Para quem espera um livro, talvez se decepcione, mas para os amantes de ensaio foi ótimo.

O título ?roupa, memória, dor? são construídos nos três capítulos.

Eu particularmente tive um pouco de dificuldade com algumas palavras (também não quis ficar parando para pegar o dicionário), mas foi uma leitura enriquecedora.

Isaac Correia 30/12/2023

Roupa - Lugar de memória
As roupas são como os "lugares de memória" descritos nas obras do historiador francês Pierre Nora. Nunca mais vou conseguir entrar em um brechó com o mesmo olhar após ler essa obra

Mariana1168 06/07/2023

O Casaco de Marx é leitura obrigatória para qualquer pessoa que estude ou se interesse por moda e consumo. Parece chato, mas confia! O livro faz varias reflexões sobre padrões de consumo e troca de dinheiro da nossa sociedade, mas a melhor parte se concentra no texto sobre a memória guardada em artigos de roupas e materiais. Indispensável!

Kmillycris ðª©ð 11/02/2023

Muito bom! O livro nos leva a refletir sobre a importância subjetiva das roupas, principalmente as memórias que elas carregam.

P. Barata 14/01/2023

O ponto alto é o capítulo que leva nome ao livro. Historiografia fácil de ler e compreender. Se já teve contato com "O capital" então, fica ainda mais prazeroso.

Nina 24/11/2022

o casaco de marx
comecei pra faculdade, lendo só um capítulo, e acabei lendo o livro todo. ele real é muito interessante e pode ser importante pra quem tá em luto sabe?

Rubens 17/11/2022

Interessante
O livro é bem curtinho e nos faz pensar como as roupas carregam uma memória, como elas trazem uma história junto com elas.

Laiana Silveira 05/07/2022

Independente do ano de publicação, esse livro é sempre perfeito! Queria que todos interessados por consumo, moda e objetos, lessem!

Lau 04/03/2022

surpreendida
acho que vou ter que ler esse livro mais umas três vezes pra conseguir entender a profundidade da discussão que o autor propõe. mas lendo pela primeira vez, de uma forma mais apressada e simples, gostei muito dos assuntos abordados, principalmente sobre as roupas das pessoas que já foram, e sobre a loja de penhores e as roupas como "moeda de troca".
importantíssima essa permeabilidade do assunto "roupas" com outras áreas do conhecimento
Laiana Silveira 06/03/2022minha estante
É um livro que eu tô sempre relendo, e sempre descubro uma informação nova. Cada leitura é com uma percepção diferente! Lindo

Marinho Cabral 15/02/2022

Memórias em o Casaco de Marx
A primeira vez que li ?O casaco de Marx? ainda na faculdade pela indicação de uma professora? a leitura inicialmente muito me maltratou, talvez por relacionar a roupa com as memórias da dor? não sei? me incomodou!

Atualmente, com um olhar mais maduro (talvez) a associação das roupas com referência às memórias e dor me concede mais significado as roupas (principalmente em um tempo que a efemeridade do descartável impera), Peter Stallybrass realmente empresta um viés poético as durezas da vida? nos convidando as reflexões das memórias e as marcas que estas deixam em nós, em nossas roupas, os desgastes e as marcas que deixamos para nossos entes queridos.

A leitura é rápida, 110 páginas distribuídos em 3 didáticos capítulos a cerca das reflexões das memórias e das dores que as acompanham, o texto não fala só de dor, ao contrário, desmistifica experiências, resistências, esclarece, informa e principalmente, nos sensibiliza a outros olhares.

O autor, de forma fluída esclarece as questões da memória, direciona-se para parte da história de vida de Marx durante a escrita de 18 Brumário e O Capital, por fim, contextualiza o caminhar?

Quero ler de novo, daqui mais uns anos talvez, para experimentar o que a sensibilidade me escapuliu?

A leitura é considerada cult, a vejo como uma leitura informativa, traz aspectos e abordagens de pesquisa associando as histórias dos personagens, o que propicia relativa leveza.

A dor é abordada em perspectiva de partida, uma outra face do luto. Vale a pena a leitura!

Sobre ?O casaco de Marx? vou ficando por aqui? Eu cá com meus botões, e as minhas reflexões! ?

vfrauzino 21/01/2022

As roupas são memórias que recebem a marca humana
?Uma rede de roupas pode efetuar as conexões do amor através das fronteiras da ausência, da morte, porque a roupa é capaz de carregar o corpo ausente, a memória, a genealogia, bem como o valor material literal?

Quando iniciei o livro, fui com a expectativa de que seria uma coisa bem diferente do que realmente foi. Sempre bom se surpreender! Stallybrass percorrer com delicadeza e poesia a vida de Marx e a relação dos seres humanos com os objetos, especialmente as roupas. Ele filosofa na simbologia das roupas como algo além do simples material... um objeto que transmuta-se em novos significados: roupa como memória, patrimônio, relíquias simbólicas e, até mesmo, como disputa de posse e poder.

Um livro leve e rápido para aqueles que buscam expandir sua perspectiva sobre um objeto tão presente no nosso dia a dia.
Leo Ratão 28/01/2022minha estante
Ahh, bacana, você também leeeu!!

alex santos 11/09/2021

Só um casaco?
Como a roupa assume diferentes papéis na vida da gente! A memória do antigo dono, seus cheiros e jeitos, nossa história, sentimentos. Ou seu simples valor de mercado, quando nosso sentimento vira valor, vira mercadoria. Peter e Marx nos mostram como o valor de uso vira valor de mercado; como sentimentos viram moeda. Como o capitalismo transforma poesia em dinheiro. Super recomendo!