O Império do Efêmero

O Império do Efêmero Gilles Lipovetsky

Resenhas - O império do efêmero

Bruno Oliveira 13/04/2022

UM UNIVERSO APARENTEMENTE FRÍVOLO, MAS TÃO FIEL AOS NOSSOS MAIS ÍNTIMOS DESEJOS
Ler O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas, do filósofo francês Gilles Lipovetsky mais de trinta anos depois de sua primeira publicação (1987) é um exercício árduo, HOMÉRICO, devido ao seu texto acadêmico raiz, mas, ao mesmo tempo, é recompensador, e um pouco assustador também, perceber o quão verdadeiro era, e ainda é (!), o tudo que é esmiuçado nele. Partindo da Moda, como mercado e manifestação social moderna, ele não só dá uma aula sobre seus primórdios, seu desenvolvimento e como ela se tornou o que é, como também, vai além e detalha suas influências (sem dicotomias) em outras facetas da sociedade moderna por excelência (mídia, videoclipe, telejornais, propaganda, esportes, show, músicas e afins, por exemplo). A moda é o espelho da sociedade, logo o que vemos hoje, já foi visto antes e, muito provavelmente, será visto novamente no futuro; os suportes podem até ter mudado dos anos 1980 para cá (celular, internet, redes sociais), mas O DESEJO humano ainda é o mesmo, continua o mesmo, e a Moda, essa entidade narcisista da individualidade humana, sabe bem como desenvolvê-lo.

idkvixo 11/05/2023

Apesar de achar a leitura um pouco difícil e lenta pra mim, ficando bem entediada e demorando bastante pra ler, reconheço que é um livro super importante para entender a moda sociologicamente, então me acrescentou bastante!

Pati Caravelli 15/06/2014

Atenção: meu exemplar é Companhia de Bolso!!
Atenção: meu exemplar é Companhia de Bolso!!
Não estou conseguindo trocar a capa do livro.