Pedagogia das Encruzilhadas

Pedagogia das Encruzilhadas Luiz Rufino

Resenhas -

Carol 12/01/2023

Um dos mil livros que vou ler para o tcc e... incrível! Tô com a cabeça explodindo devido a milhares de informações e possibilidades. AXÉ

Gabi 29/11/2020

Estava ansiosa para ler
Fazia meses que eu estava ansiosa pra ler esse livro, quando finalmente o li eu simplesmente amei. Trouxe boas reflexões e conhecimentos importantes.
Gigi 10/12/2022minha estante
Comecei hoje... Obrigada pela dica

Flavia Motta 27/01/2023

Exu é tudo!
"A colonização é uma engenharia de destroçar gente , a descolonização, não somente como conceito, mas enquanto prática social e luta revolucionária, deve ser uma ação inventora de novos seres e de reencantamentos do mundo."

Luiza 26/12/2021

dos livros mais lindos que já li
Rufino é um poeta. Encantador de palavras, de pessoas. Está entre os livros mais bonitos e tocantes que já li. ??

GiArgia.Gschwendtner 16/07/2022

Para um pensamento decolonial
Faz pouco tempo que estou estudando a cosmovisão iorubá e esse livro foi um grande impulsionador.

Em verso e prosa esse livro nos provoca a quebrar as correntes coloniais para entender a riqueza e diversidade de que esse mundo é feito.

As mensagens de como isso é possível são tão claras e cristalinas, porém apensar do óbvio seguimos a procurar e viver pelas frestas.

Uma leitura transformadora e necessária para a compreensão dos nossos tempos.

lucaismaia 10/04/2024

Adorei. Rufino brinca com a linguagem dos terreiros para cuspir nas marafundas coloniais, na má sorte herdada da colonização e da colonização dos corpos, saberes e gramáticas da diáspora. Cospe para dar outro nó, ou como chama, rolê epistemológico, reinscrevendo outras possibilidades (que já existem nas ruas, nas esquinas, nos pontos, nos terreiros) de ser e saber.

Necessário e urgente!

Lu Mendes 19/02/2023

Descolonização do pensamento
Pedagogia das Encruzilhadas é um dos livros mais difíceis que já li e mais encantadores também!

Uma leitura do avesso a tudo já lido. A cosmovisão youruba para explicar a epistemologia por detrás de como deveria ser a explicação Histórica de mundo: de cruzo.

Thetheu 20/02/2023

A mentira contada pelo colonialismo
Impressionante o quanto essa leitura me levou a refletir sobre tantas afirmações que foram colocadas na minha vida como corretas, mas afinal das contas o que é a verdade ? Exu "sempre" foi comparado ao diabo no cristianismo ,porém nas religiões de matrizes africanas não existe diabo. Por que isso ocorreu ? Por que exu sempre é feito como o mal e que deve ser evitado? O colonialismo enraiza mentiras que devem ser extintas. A extrema importância da Pedagogia das Encruzilhadas vem diante dos preconceitos que estão na sociedade e faz refletir sobre tudo inclusive sobre quem é exu no final das contas !

C4nteiros 13/05/2023

Pedagogia das encruzilhadas
Apesar de ser um assunto relevante para mim, mulher preta e educadora social, não senti muito apresso na leitura.
Essa obra poderia ter sido facilmente um artigo de 10 páginas.
Há pontos importantes para uma nova cosmovisão de educação, partindo da necessidade de validação e criação de novos saberes.
Mas é apenas (basicamente) isso!
Depois do primeiro capítulo (ou até menos), não existe progresso. O autor dá voltas e voltas na mesma ideia, sem avançar para algo mais prático ou inovador. As palavras se repetem, as frases de efeito se repetem....
Rufino afirma várias (e várias) vezes que sua visão é Fanoniana, mas não consegui encontrar essa ligação de forma TÃO forte assim.
Indico a leitura da intelectual Leda Maria Martins, em "Afrografias da memória", onde trabalha sobre essa ótica das encruzilhadas e suas inúmeras possibilidades.

CharlesSouto 13/02/2024

? sopro e pernada!

Essa obra me ajudou a ser sensível a outras possibilidades - achei até que era Nietzsche -

Aqui encontrei alternativa a dicotomia, ao dualismo, ao bem ou mal, ao certo ou errado. Há algo entre uma coisa e outra. Eis a lógica da fresta, do jogo, da dança.

?As ideias estão no chão, eu tropeço, encontro soluções?

Mais preciso advertir: Cuidado. Em hipótese alguma leia este livro no escuro.

Patrick41 14/04/2024

Primeira obra sobre a Macumba e a Encruzilhadas
Luiz Rufino é carioca, filho de pai e mãe cearenses, pedagogo, doutor em Educação pela UERJ, pós-doutorado em Relações étnico-raciais, aprendiz de capoeira e curimba. É professor e autor de “Histórias e Saberes de Jongueiros” e dos livros “Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas” e “Flecha no Tempo”.

Em seu livro "Pedagogia das Encruzilhadas" eu não achei uma leitura fluida, mas acho que isso se deu pelo fato que a obra aborda assuntos de difícil explicação e quebra paradigmas que estamos acostumados a seguir. Mas ao mesmo tempo isso é o que torna a leitura da obra necessária; para podermos aprender a quebrar as barreiras que nos cercam e usar os ensinamentos dos nossos antepassados para aplicarmos ao presente.
Devemos resgatar nossa história para nos descolonizar e assim abordar o Mundo a nossa volta com novos olhos e conceitos.

Logo em sua nota introdutória o autor informa: “A encruzilhada é a boca do mundo, é saber praticado nas margens por inúmeros seres que fazem tecnologias e poéticas de espantar a escassez abrindo caminhos. Exu, como dono da encruzilhada, é um primado ético que diz acerca de tudo que existe e pode vir a ser. Ele nos ensina a buscar uma constante e inacabada reflexão sobre os nossos atos.

A primeira pedra lançada
Os conhecimentos são como orixás, forças cósmicas que montam nos suportes corporais, que são feitos cavalos de santo; os saberes, uma vez incorporados, narram o mundo através da poesia, reinventando a vida enquanto possibilidade.
A descolonização deve emergir não somente como um mero conceito, mas também como uma prática permanente de transformação social na vida comum, é, logo uma ação rebelde, inconformada, em suma, um ato revolucionário. Por mais contundente que venha a ser o processo de libertação, é também um ato de ternura, amor e responsabilidade com a vida.

Não há razão para termos pudor de discutir a violência, posto que convivemos com este fenômeno desde que fomos “descobertos”, transformados em peças da engrenagem do maquinário capitalista e inventados como Novo Mundo. A colonização é uma engenharia de destroçar gente, a descolonização, não somente como conceito, mas enquanto prática social e luta revolucionária, deve ser uma ação inventora de novos seres e de reencantamento do mundo.

Henry 30/05/2023

Para além da poética pela poesia
A leitura começou bem difícil, até eu me acostumar com a forma de escrita e a narrativa que o autor usa foi complicado. Mas depois que essa barreira é vencida é incrível ver o quão ancorado na realidade ele é, pedagogia que surge de rua e pra rua. Resume-se em "O verso aqui sustentado está para além do fetichismo conceitual tão empregado nos termos da decolonialidade".
Salve!

thami 30/12/2023

Bom demais!!! li pra ampliar meus horizontes pra escrever um possível artigo e foi esclarecedor, vemos claramente a influencia do fanon e cesaire no pensamento do luiz rufino. mt bom.

skuser02844 20/01/2024

Pedagogia da Encruzilhada
Um livro incrível, que aborda através da visão de Exu, uma forma nova de se recriar o mundo e a educação. No livro, Rufino defende Exu como pedagogia, como ensinador, como fonte de pensamento, criação e revolução.
É uma leitura bem leve e que dialoga com Freire, Fanon e outros pensadores marxistas que versam sobre a decolonialidade.