Ela disse

Ela disse Jodi Kantor...

Resenhas - Ela disse

Carolina Corrêa 28/01/2024

Bastidores do movimento #metoo
Livro escrito pelas duas jornalistas responsáveis por trazer ao público as inúmeras denúncias de assédio, estupro e outras violências sexuais praticados pelo ex-produtor Harvey Weinstein.
Ainda, traz bastidores das acusações a Donald Trump e a um componente da Corte americana indicado pelo ex-presidente.
Trata-se de um trabalho minucioso, muito detalhado em fatos e fontes.
Leitura fluida, clara e envolvente.

Bruna 05/01/2024

Definitivamente o estilo literário de jornalismo investigativo não faz minha cabeça. Venho a tempos tentando condicionar meu hábito de leitura a esse estilo, mas sempre tropeço nos mesmos obstáculos. Acho maçante, chato, difícil me conectar. Apesar disso, de todos os livros desse segmento que eu já li, esse foi de longe o melhor, o que mais gostei. O tema é tão interessante e necessário, que superei minhas aversões para ?aproveitar? o conteúdo. Acompanhar a formação de uma acusação pela mídia contra homens poderosos, formulado através de vozes femininas e escrita por mãos femininas é um Davi e Golias moderno (ou nem tão moderno assim).

Leonardo.Heffer 18/11/2023

Mto bom
O livro faz um resumo dos bastidores de uma das maiores reportagens da história dos Estados Unidos, que levou a conhecimento público os assédios cometidos por Harvey Weinstein contra mulheres de diversos níveis, desde assistentes a atrizes conhecidas internacionalmente.

Interessante ver como as investigações que levaram alguns anos foram construídas pelas jornalistas e o processo de coleta de informações e entrevistas para a construção da matéria.

Acho apenas que o último capítulo, que meio que foge da construção dessa matéria, esteja perdido ali. A narrativa inclusive parece ser diferente do restante do livro.

Mas é excelente.

Isadora860 22/06/2023

Jornalismo investigativo de qualidade e bem escrito.
O livro é o resultado do trabalho de Jodi Kantor e Megan Twohey, após um árduo trabalho de jornalismo investigativo para trazer à tona um mundo de assédios e abusos sexuais em Hollywood. O trabalho das duas desencadeou o movimento "me too" e engrossou o coro pelos direitos das mulheres diante de violências normalizadas, sistemáticas e culturais.

A leitura é bem dinâmica e corre pelos nossos olhos enquanto apresenta nomes, histórias e relatos.

val 04/06/2023

Redes
O livro mostra o cuidado da investigação que leva a uma série de casos de assédio cometidos contra pessoas famosas e não famosas da indústria cinematográfica. Mostra como a coragem de uma vítima pode fortalecer as demais. Fala dos subterfúgios encontrados para minimizar o fato. Mostra como é difícil e importante falar sobre assédio com responsabilidade.

camiscaarvalho 11/05/2023

Cada página dessa leitura eu abria o Google para pesquisar os citados. Bem instigante, nada cansativa e uma história da vida real com final feliz! ?

Dani 19/03/2023

#metoo
Leitura nem um pouco prazerosa.
A todo momento me peguei enojada com um sistema funcionando a favor de homens poderosos, onde muitas de nós sucumbimos e somos enredadas de todas as formas: vítimas e algozes.

Por mais que eu tenha tentado não senti aquele ?fio de esperança? com as boa notícias. Eu termino o livro pessimista, mesmo não querendo estar.
Acredito que um mundo mais justo possa ser construído em pequenos passos. Mas tão pequenos assim? Nos confirmaremos com um homem preso? E como ficam todos os outros que fazem com que esses homens possam existir? Não há medo para os homens!

O livro vai perdendo um pouco de força na parte final. Mas realmente é bem bonito e significante o encontro das vítimas nas casa de Paltrow (que não ganhou minha simpatia aqui não, sorry!)

DaniM 02/03/2023

Li o livro e assisti o filme na sequência. Trata-se da investigação feita por jornalistas do NYT, que trouxe à tona os crimes sexuais de Harvey Weistein, cometidos contra atrizes famosas e funcionárias da Miramax(estudio fundado e dirigido por Weistein e seu irmão). O escândalo gerado por tais reportagens acabou dando combustível para o surgimento do movimento #meeToo e para o pipocar de um sem número de denuncias de crimes de abuso sexual em todo o mundo, em todo tipo de indústria/empresa/trabalho.
O livro é bem detalhado, o que o torna as vezes maçante, mas vejo que esse relato esmiuçado de toda dificuldade que foi convencer as mulheres a fazerem a denúncia já é, por si só, uma mostra do medo que toma conta das vítimas de tais crimes.
Inclusive, no filme, a personagem de Zoe Kazan fala uma frase que não está no livro, mas que ficou o tempo todo na minha cabeça quando da leitura: “se Gwyneth Paltrow está com medo de falar, o que dizer das/pras demais vítimas?”
Excelente, mas revoltante leitura. Terminei com uma sensação de desamparo que acho que é de todas as mulheres – ainda que tenha havido a prisão de Weistein, ainda que hoje se discuta mais abertamente as violências pelas quais passamos somente por sermos mulheres - parece que nunca estaremos seguras em nenhum ambiente.

Camila.Poleci 13/12/2022

Que reportagem!
Que mulheres maravilhosas, que reportagem foda! É incrível ler sobre os bastidores de um movimento tão importante em escala global. Por mais pessoas incríveis e corajosas o suficiente pra não se intimidar com as lacunas de humanidade que a sociedade moderna ainda não aprendeu a preencher por completo. E que a misoginia, o machismo e o patriarcado sejam cada dia mais destrinchados e o ativismo feminino desmistificado!

Sthef 28/08/2022

Vai pro inferno, Harvey Weinstein
Que a cultura do assédio e e*tup*o em Hollywood é a coisa mais óbvia do mundo é, mas esse livro consegue humanizar e nos tornar mais próximas de todas as vítimas desses produtores desgraçados. Livro bom.

Le 07/08/2022

Trabalho maravilhoso!
Apenas leiam!
Jornalismo investigativo de primeira linha! Minha admiração por essas e todos os outros jornalistas que fazem um trabalho sério, impactante e que realmente deixam um legado de movimentos que mudam a sociedade!

Sandrað· 07/05/2022

Nem tudo é glamour em Hollywood
Esse livro é muito necessário. Ele retrata os bastidores da reportagem do The New York times que expôs inúmeros casos de assédio sexual cometidos por um dos maiores produtores de Hollywood, Harvey Weinstein, que fundou a Miramax e lançou algumas das maiores estrelas de cinema da atualidade. O livro traz os bastidores da apuração e do pós publicação da reportagem que deu origem ao movimento #MeToo e que deu voz a várias atrizes e funcionárias que tinham sido vítimas de Weinstein. Uma leitura empolgante e necessária.

Carolina.Teixeira 10/04/2022

Assédio sexual é crime...
... e esse trabalho primoroso das jornalistas mostrou isso. Mulheres que passaram por essa situação são vítimas.
Neste livro acompanhamos os bastidores da reportagem sobre os assédios sexuais cometidos por um produtor de Hollywood. O interessante é ver o quanto as jornalistas foram cuidadosas e competentes no trabalho e as mulheres foram ganhando força para entender a importância de falar sobre o assunto.
A escrita é super envolvente e dá muita raiva de muita coisa. É bom para entender melhor o movimento #metoo e continuar incentivando essa força feminina. Um livro que rende muitas conversas.

Christiane 01/02/2022

Este livro retrata toda a investigação feita pelos repórteres do The New York Times -Jody e Megan sobre um dos maiores casos de assédio e abuso sexual. O autor Harvey Weinstein, produtor de Hollywood, se valia de acordos de silenciamento e também do fato das mulheres abusadas terem medo de falar. E isto se deve a descrença que a sociedade geralmente tem em relação às mulheres que denunciam, quando infelizmente o machismo impera e se alega que elas mentiram, consentiram, permitiram ou então não deviam estar ali, naquela suíte de hotel, local preferido dos abusos cometidos, uma vez que Weintein as chamava para reuniões de trabalho ali.
As duas jornalistas precisaram criar um laço de confiança muito grande com estas mulheres para que elas começassem a falar, em princípio sob acordo de sigilo, mas depois uma, duas resolveram permitir que fosse publicado, e foi aí que veio o impulso ao movimento #Metoo!!
Aos poucos foram surgindo mais mulheres, e apoiadas umas nas outras, elas denunciaram.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/11/2021

"Quando Jodi Kantor e Megan Twohey começaram a investigar Harvey Weinstein para um reportagem do New York Times, em 2017, ele ainda era visto como um midas de Hollywood: fundador da produtora Miramax, foi responsável por construir e impulsionar carreira de atrizes como Gwyneth Paltrow e Jennifer Lawrence.
Os boatos sobre a forma como Weinstein tratavam as mulheres corriam á solta, mas ninguém nuca havia feito uma denuncia publica. Em 5 de outubro daquele ano, porém, as jornalistas matéria bombástica- e então tudo mudou.
A partir de uma longa e delicada pesquisa, que incluiu entrevistas com atrizes, ex-funcionárias das empresas do produtor e diversas outras fontes, Kantor e Twohey descobriram que Weinstein não assediava mulheres, mas tinha ao seu favor uma rede eficiente de advogados que havia décadas comprava o silêncio das vitimas em troca de vultosos pagamentos. "

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535933048