Mexican Gothic

Mexican Gothic Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Mexican Gothic

1 | 2 | 3 | 4

Júlia Gabriela 29/03/2021

esse livro é simplesmente incrível. é fluído e misterioso do começo ao fim, tem romance, mistério, assassinato, suspense e fungos... eu amei cada página.
Uts 30/03/2021minha estante
Oi, Júlia! Já tem o livro traduzido?

Júlia Gabriela 30/03/2021minha estante
não sei, a darkside vai lançar ele. mas eu li em inglês.

Uts 30/03/2021minha estante
Chique! haha obrigado, vou procurar

Adriana.Machado 20/01/2022

Impressionante como eu adoro o subgénero do Terror Gótico e gosto sempre de todos os conteúdos que consumo do género!

Este livro não foi exceção. Adorei do início ao fim.
A única ressalva maior e o motivo pelo qual não dei maior pontuação, foi por achar que o livro podia ser maior para desenvolver melhor o plot final e a protagonista. Também gostava que tivesse mais da cultura mexicana.

Sei que terror gótico não é para toda a gente, mas quem adorar o género recomendo a 100% ?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/09/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Quando saiu as primeiras reviews sobre Mexican Gothic, ele já entrou no meu radar para futuras leituras. Eis que a Darkside anunciou que iria lançar por aqui e decidi adiantar ele na lista, para ter certeza se valia realmente a pena adquirir a edição. Bem... então né...

Mexican Gothic tem como pano de fundo o México nos anos 50. Infelizmente não é visto muito da cultura mexicana, já que a história toda se passa em uma casa isolada no interior do país cujos donos - os Doyles - são descendentes ingleses, chamada High Place. Ou seja, caso não fosse dito a localização da casa, você poderia imaginar essa história se passando em qualquer lugar além do México. Nem a própria base do suspense/terror da história tem a ver com a cultura mexicana e, visto que a autora é mexicana, ela perdeu uma grande oportunidade ali, na minha humilde opinião.

Sobre a protagonista Noemi, é dito que ela é bem impetuosa, um pouco teimosa e bastante determinada, mas infelizmente não consegui enxergar além do teimosa e um pouco mimada. Desde o início, Noemi percebe que há algo de estranho não somente na casa mas com todo mundo que mora nela - inclusive com sua prima, mas eu senti que faltou um pouco mais de querer da personagem para realmente ir a fundo em tudo que estava acontecendo.

Logo no início da história, o pai de Noemi diz que ela é a melhor indicada para averiguar a situação visto que ela é um tanto intimidadora e consegue as coisas do seu jeito. A verdade é que achei Noemi um tanto conformada com algumas situações que lhe eram impostas pelos parentes do marido da sua prima. Ela hesita suas ações baseada no fato de ser hóspede e ter que seguir as regras da casa, o que até entendo por questão de educação. Mas a partir do momento que 99% das vezes que ela pede para ver a prima e esse pedido era negado, eu esperava um pouco mais de ação da sua parte pois está escrito em neon que algo muito de estranho está acontecendo.

Quanto aos Doyles, de primeira dá pra perceber que há algo errado com tudo ali. Afinal, uma família morando em uma casa isolada em cima de uma colina rodeada por névoa nunca é coisa boa... Ao longo do livro, sabemos que eles escondem mais que aparentam. Suas atitudes, suas conversas, suas personalidades... tudo grita FOGE QUE É CILADA. Nesse ponto, a autora super acertou porque de todos, exceto por Francis, você percebe aquela vibe estranha que faz arrepiar e nem querer ficar no mesmo recinto que o personagem.

Até mais ou menos 40% do livro, o ritmo é um tanto lento já que não acontece muita coisa, a não ser Noemi andando de um lado pro outro naquela casa estranha e tentando alguns encontros com sua prima. A partir daí a autora começa a jogar algumas informações sobre a verdade por trás dos Doyles. Silvia até soube trabalhar bem o suspense nessas situações, mas as revelações em si me pareceram um pouco confusas.

Mexican Gothic vai realmente pegar no tranco lá pelos 70% do livro, o que faz com que algumas coisas seja bastante atropeladas e rápidas ao mesmo tempo que se seguiu um pouco de enrolação até chegar no conflito real do livro. Silvia também tenta uma espécie de romance entre Noemi e Francis que, na minha opinião, super desnecessário. Infelizmente, dessa vez fui enganada pelo hype e pela boa premissa, já que minhas expectativas passaram longe de serem atendidas durante a leitura.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/09/resenha-585-mexican-gothic.html
kissylasky 25/11/2020minha estante
Menina do céu, que resenha maravilhosa!
Mudou totalmente meu conceito a respeito disso!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 25/11/2020minha estante
Pois é... eu vi que ele foi bem aclamado e fui com altas expectativas. Se eu tivesse uma resenha dessa pra ler na época...

isapoirot 26/08/2021

eu PRECISO fazer essa resenha. que livro.

se vc espera romance, plots emocionantes, superficialidade: sai fora. esse livro foi feito para poucos, creio eu, por isso suas avaliações são sempre 8 ou 80. e eu nunca fui tao grata por fazer parte dos 80 ??

essa história é tudo, essa vibe, essa estética! demorei cerca de uma semana pra ler, mas não pq o livro fosse chato ou lento, mas pq minha mente viajava por diversos cenários e ideias fantasiosas em apenas alguns parágrafos, oq dá toda beleza ao livro! não é algo para ser devorado, para te prender do início ao fim. é algo para ser saboreado, para te imergir na loucura que a autora propõe.

noemí foi uma protagonista única. apesar de não sabermos tanto sobre sua vida passada, fica clara a importância que ela dá para a família e como seu orgulho e sua coragem são usados de forma benéfica. nunca me apaixonei tanto por personagens tão pouco aprofundados (não que seja algo raso, longe disso. quis dizer que a empatia por eles foi criada mesmo que não haja uma coleção de livros ou um foco específico em um deles para que isso ocorresse.)

simplesmente LEIAM. tenho certeza de que vcs nunca leram nada igual.
Helenapessoa 27/08/2021minha estante
Indo de fininho na sua casa pegar o livro e sair pela janela???

isapoirot 28/08/2021minha estante
pode pegar ??????

giannallster 10/01/2022

Que [*****] aconteceu aqui????
Esse é o livro mais nojento, grosseiro, sem pé nem cabeça e esquisito que eu já li. Eu amei demais!!!
Mandy. 10/01/2022minha estante
Kkkkkk morri

julia 03/10/2020

Resenha: Mexican Gothic
Ninguém está mais surpresa do que eu por eu não ter gostado desse livro.

Mexican Gothic teve um começo muito forte. A autora fez um ótimo trabalho ao apresentar os personagens, especialmente Noemí, e estabelecer um ponto de trama tenso (e possivelmente assustador) para trazer o foco da história para High Place e sua família. Infelizmente, a maneira como tudo se desenvolveu não funcionou para mim.

A escrita é okay, mas o tom geral do livro nunca me pareceu estranho ou assustador ou algo assim. Havia muito pouca emoção por trás do diálogo, pelo menos para mim, e as cenas que deveriam invocar o medo me fizeram sentir vários nada.

As coisas realmente pioraram para mim quando a grande revelação aconteceu. Assim que foi explicado pq tudo estava acontecendo do jeito que estava, eu me desliguei completamente da história. Não foi uma decisão que eu gostasse ou na qual pudesse acreditar, então realmente não gostei da direção que a trama tomou.

Além disso, uma coisinha: Noemí começou como uma forte personagem e narradora, mas eu tinha a impressão que às vezes, devido a Coisas que Precisavam Acontecer, ela era escrita como uma abobada desamparada quando ela já havia se mostrado ser muito mais do que isso. Então essa inconsistência também me incomodou.

Tenho certeza de que muitas pessoas vão gostar disso, mas não funcionou para mim.

PatrAcia.Gross 08/12/2021

O nome do livro me chamou a atenção, vi resenhas de pessoas que haviam gostado e resolvi ler.
A princípio a leitura era meio arrastada. Demorei um pouco para embarcar na história. Gostei da personalidade de Noemí, alegre e corajosa. O livro detalha com perfeição a mansão High Place consegui imaginar cada cômodo. Apesar de ser um livro sobre uma força do mal, mortes violentas e alucinações não senti medo em momento algum. Achei umas partes bem nojentas de como Noemí descreve o Howard Doyle ( vilão da história).
Temas como violência, relacionamento abusivo, canibalismo e eugenia estão presentes no livro e achei super interessante abordar sobre.

Laura 17/07/2021

Mexican Gothic
Como grande fã de Agatha Christie, esse livro já havia me comprado pela sinopse. Uma mansão inglesa mal assombrada ambientada no México? Tô dentro.

Eu comecei a lê-lo no kindle em português e depois troquei para o inglês, e eu garanto que é uma experiência melhor e mais imersiva no original.

A escrita é bem distribuída entre parte descritiva e diálogos, os personagens, a princípio se mostrando bem caricatos, ao longo da narrativa vão se desconstruindo em pessoas mais reais. A autora faz um bom trabalho também ao construir a tensão ao longo da história. Você fica intrigado, tentando descobrir afinal se se trata sobre algo sobrenatural, ou há um explicação lógica por traz dos acontecimentos que envolvem a casa.

(spoiler?) A parte da reviravolta, meu deus, parecia um sonho febril, aquela cena dá Noemí "descobrindo" tudo foi tão marcante que me deu arrepios. A questão toda dos fungos (cogumelos?) foi um pouco confusa e acho que algumas páginas a mais com maiores explicações e flashbacks não faria mal.

Por fim, quero terminar dizendo que esse livro daria uma bela minissérie ou filme, e eu teria o maior prazer em assistir.

Leticia.Polinario 30/04/2021minha estante
eu te amo xu fazendo resenha eu te amo

Vidal 13/01/2024

Metade do livro parada a outra super intensa
Ate metade do livro sô enchendo linguiça, mas depois o livro muda totalmente e vira algo meio The last of us a serie de jogo e da tv rsrs
Mas bom livro pelo final muito bom

Chunchuna 21/04/2022

Li Mexican Gothic em uma semana, aproximadamente. A leitura tem muito suspense e me prendeu desde o início, cada capítulo que terminava ficava ansiosa por ler o seguinte.

Alison 29/10/2020

Méh
O nome do livro poderia ser mudado para ?Qualquer outro lugar Gothic? pois levar o nome ?Mexican? no título e nao honrá-lo, me desanimou muito. A cultura mexicana é tão rica e bonita, poderia ser muito mais explorada durante a história. O livro também apesar de ter poucas páginas me pareceu quase eterno e que não acabaria nunca, uma lentidão absurda para qualquer acontecimento, claro que devo elogiar a escrita muito bonita da autora, pois apenas isso me animou de continuar lendo a história, o desenrolar de tudo acaba acontecendo lá pelos 65% e acaba em poucos capítulos! Tudo muito bem explicado, mas bem confuso no começo. E depois ainda nos deparamos com mais 25% de história, o que me cansou MUITO, esses 25% me pareceram infinitos, não via a hora de acabar. O que me deixa menos desanimado é que foi uma boa leitura em inglês, explorei bastante meu vocabulário e foi isso.

cresswell 11/11/2021

os acontecimentos demoram um pouco para se desenrolar e acho que muita coisa podia ter sido explorada de maneira melhor, mas a escrita é bem fluida e valeu a pena por eles ?
cresswell 11/11/2021minha estante
a vibe me lembrou muito AE Mysteries da haiku, parecia o tempo todo que eu estava jogando em um desses cenários

Helenapessoa 15/12/2021

AAAAAA QUE LIVRO INCRIVEL!!!!

A pegada gótica mais antiga, a personagem principal forte, a pitada de romance (na medida certa), tudo isso me encantou de uma maneira...... Eu realmente preciso comprar esse livro pra ter na minha estante de tanto que eu amei (peguei emprestado com uma amiga🤭)

O livro conta a história de Noemí, uma menina mexicana que vai à casa de sua recém-casada prima, que aparentemente sofre de alguma doença que a faz ter alucinações. Lá, não só a prima se encontra com comportamentos estranhos, mas a casa e os moradores em si também.

Por favor, leiam esse livro. Ele merece muito hype e vejo pouca gente falando bem dele.
isapoirot 15/12/2021minha estante
AAAA UHU LINDA NEM VINDA AO CLUBINHO NOEMI TABOADA

Helenapessoa 15/12/2021minha estante
OBRIGADA UHUL

Vitória Sommer 22/02/2021

Achei a história super criativa e com muito potencial (interessantes os conceitos e as partes históricas) no entanto não gostei da escrita/narração da autora!

1 | 2 | 3 | 4