Berserk - Volume 13

Berserk - Volume 13 Kentaro Miura

Resenhas - Berserk #13

Vênus_Alice 16/03/2024

Berserk 13
O caos, a devastação e todo o resíduos que o Griffith deixou após sua escolha. Uma opção egoísta, gananciosa e destruidora.

Por incrível que pareça, ambos sobreviveram, humanos que passaram pelo massacre e sairam o mais intacto possível: Guts sem o braço e a Caska sem seu interior.

Desmontados e a fio da vida, eles se deparam com o fardo de sobreviver.
Nem sei o que virá disso.

João Marcos Back 15/03/2021

O Caminho do Dragão
Análise sucinta sobre o personagem Griffith contendo algumas das suas razões, motivações e anseios na única análise que farei desse mangá como um todo, respondendo uma das questões principais dos leitores sobre o personagem: o porquê do mesmo ter feito o que fez durante o eclipse.
Contém pequenos spoilers

Ao fechar as cortinas do volume 12, Griffith renasce espiritualmente como Femto, agora não mais como um homem torturado, quebrado e sem esperança, mas como um poderoso demônio em forma de falcão, o príncipe da mão de deus. Ato contínuo, o festival demoníaco começa, Griffith não fica de fora e estupra a pobre Caska da maneira mais miserável possível em frente ao seu até então amigo Gutts, que perde o antebraço e é obrigado a ver tudo isso na última visão do seu olho direito. Mas qual a razão por trás desse ato tão vil? pura maldade? Na verdade não.

Antes mesmo disso tudo acontecer, Griffith sempre foi um narcisista compulsivo, ele não suporta a ideia de que alguém consiga viver sem ele. Quando Gutts entra para o bando do Falcão, Griffith diz que Gutts pertence a ele, e anos depois quando Gutts vai embora do bando, Griffith entra em uma depressão profunda pois finalmente encontrou alguém que foge completamente do seu controle e das alçadas do destino. Para Griffith que sempre teve o destino em sua mão, Gutts é uma irregularidade, e a mesma agora também influencia Caska. Após ser resgatado, Griffith começa a perceber que não só Gutts mas agora também Caska não depende mais dele, e ele tenta reaver a dominância sobre ela de uma maneira física dentro da carroça. Logo depois, ele ouve a conversa entre os dois, "foge" com a carroça e tenta se matar, pois percebe que seus sonhos acabaram, e ele não tem mais controle sobre os dois. O mesmo acontece com Rickert no futuro, após Rickert rejeitar o falcão da luz, na mesma noite ele sofre uma tentativa de assassinato, e o autor não especifica se foi por ordem de Locus ou do próprio Griffith.

Agora, durante o eclipse, ele ataca Caska sexualmente por três motivos:
O primeiro, reaver a dominância sobre ela que um dia ele teve, mesmo que seja dessa maneira terrível, para ele nada importa, desde que tudo esteja em seu controle
O segundo, machucar o homem que na visão dele, abandonou ele, causando tanto sofrimento
O terceiro, Femto quer provar para ele mesmo que ele não sente nada mais pelo Gutts, o que é difícil de acreditar, dado tantas chances que ele teve de matar o mesmo

Dessa forma, o pastor das ovelhas negras nasce mais uma vez no corpo de Griffith, agora um ser supremo, o falcão da luz que vem para salvar a humanidade das trevas que ele mesmo criou, o próprio anticristo em um mundo sem um Cristo.
Para mim, um dos melhores vilões que já conheci, em uma obra em que tudo é válido e tudo está presente, um turbilhão de ódio e vingança, com amor, orgulho, cobiça e sonhos no seu centro.
alpacakkkj 02/01/2022minha estante
Muito boa sua análise, impressionante!

joskegshikta 01/11/2023

" Isso é uma guerra! "
Griffith, eu te odeio tanto (na real, nem sei se odeio, entendo os conceitos dele, mas simpatizo um milhão de vezes mais pelo Guts)

O eclipse começou no volume anterior e acabou nesse, e mano, queria deixar registrado que me deu gatilho e eu chorei igual bebê. Amei, cinco estrelas.

Monique 14/06/2021

Que coisa horrível. Chato, com muitas cenas desnecessárias e com muita luta sem sentido. Parece que pra essa história, as mulheres só servem pra servir e isso tá me dando nojo. Espero que melhore agora.

Joao.Victor 10/11/2022

Eclipse
Se eu for definir o eclipse em poucas palavras diria que é uma visão do inferno. Esse volume é uma das coisas mais pesadas, tristes e traumatizantes que já vi na ficção.

Meli 21/06/2023

Eu odeio o Griff com todas as minhas forças... No começo eu até gostava dele pq ele parecia ser legal com o gutts mas ver tudo oq ele fez com a caska me deixou muito mal.

VER o gutts não poder fazer nada pra salvar ela, e cortar o próprio braço pra tentar salvar ela... me deixou muito angustiada, e dps ver que ela não consegue ser mais tocada por ele me deixou sem chão..

Sinceramente eu não esperava que beserk fosse mexer tanto comigo como ele ta mexendo. ?

giodond 10/08/2023

Inacreditável.
A cada página eu tinha que parar um pouco de ler pra conseguir processar. Quando passava pra próxima, o cenário só piorava. E piorava. E piorava mais. É muito triste porém genial? 5 estrelas, essa obra até então foi a melhor coisa que eu já li. Esses personagens são muito complexos e maravilhosos. Jamais recomendaria essa obra pra alguém, não tem como. Mas é genial

Thiago548 20/05/2023

🤬 #$%!& Griffith
EU TE ODEIO GRIFFITH COM TODAS AS MINHAS FORÇAS EU ESPERO Q VOCÊ SOFRA MUITO E MORRA SOZINHO SEU LIXO SEU MISERÁVEL

Icaro Yuri 08/05/2022

Imediatamente tenho crise de ansiedade
Acabei de terminar esse volume e não consigo nem descrever como tô sentindo. Minha cabeça tá literalmente doendo mano... Eu não sei nem o que dizer sobre, tipo... É tão.... AAAAAHAH