Floriano Encapsulado

Floriano Encapsulado Frederico Feitoza

Resenhas - Floriano Encapsulado

douglaseralldo 19/02/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE FLORIANO ENCAPSULADO, DE FREDERICO FEITOZA OU SOBRE JUVENTUDES E PERDAS
1 - Belamente dramático e atravessado por todas as tensões e tragédias juvenis Floriano encapsulado adentra ao círculo das obras longe das grandes casas editoriais, mas de uma qualidade que supera muitos nomes figurões da nossa literatura. Em grande parte por sua trama absurdamente tão real que nos deixa incrédulos e estupefatos com o desenrolar de seus acontecimentos, beirando o insólito, tamanhas repetições de tragédias e dores, ao mesmo tempo tão realista que não podemos evitar as mensagens de alerta e melancolia evocadas pelo romance;

2 - Dito isto, parto de breves abordagens daquilo que me leva (e nunca me furto de elogios quando merecidos) a apontar a notável qualidade do romance, que sem exagero algum, assim como outras obras autopublicadas que tenho visto, bem poderia encontrar espaço nos selos mais tradicionais de nosso sistema literário. O romance consegue o que nem sempre tem sido fácil, mesmo entre autores mais calejados e famosos, a alteridade necessária a tratar do tema com um domínio e propriedade que o legitimam enormemente. Ao falar da adolescência, das juventudes, o autor o faz com aproximação aos dramas reais do nosso presente contemporâneo. Diferente de alguns romances que muitas vezes mobilizados tão somente pelas teorias ou pelas posturas ideológicas de seus autores (e lembrando que todos as têm, as ideologias), Frederico Feitoza é exitoso justamente ao fugir do panfletarismo, mas sem deixar de abordar o temas que sua ideologia pede que aborde. Quero dizer que seus personagens não pendem para constituições idealizadas, mas surgem em diferentes camadas de opacidade capazes de atravessar todos os dilemas de suas adolescências;

3 - Vale destacar que é antiga na literatura as experiências narrativas tentando compreender a adolescência, este período tão relevante e construtor de nossas identidades. Cada geração tem sua obra importante acerca do ser jovem, da juventude, Floriano encapsulado pode participar do grupo de narrativas relevantes na compreensão das juventudes do nosso presente. Isso porque a juventude aqui trazida surge em suas diversidades e nas complexidades que disso demandam, sejam de natureza identitária, das sexualidades, sociais, políticas, religiosas... há uma celebrada tentativa de construir uma narrativa que estoure as tantas bolhas por aí, bolhas estas que nossa experiência concreta demonstram ser perniciosas;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/02/10-consideracoes-sobre-floriano.html

Anienne 22/07/2020

Floriano Encapsulado
Desde a primeira vez em q vi esse livro, senti vontade de lê-lo e, com toda expectativa, ñ me decepcionei.

Temos uma história atual de adolescentes com sua problemática. Floriano é o personagem principal, além de Sapatucha, melhor amiga e Manu, melhor amigo. Eles formam aquela galera diferentona, fora dos padrões, com seus gostos por video games e shopping. Vivenciam as várias situações da vida urbana na atualidade, desde o isolamento, falta de diálogo com os pais, gosto por video games e shopping, bullying, álcool, drogas, depressão e todas as inseguranças dessa fase nessa época.

É uma abordagem de fatos importantes e bastantes pesados, que devem ser encarados e Frederico Feitoza consegue nos passar isso com a leveza que essa idade e a amizade podem trazer. Nada é somente bom ou ruim. Pode conter gatilhos.

Por mais dificil e triste que sejam os acontecimentos, a vida segue e podemos sempre buscar caminhos mais suaves, com as pessoas que nos importam. O respeito às diferenças é primordial.

Eu amei e indico muito esse livro!

Kelly @leitora_assidua_ 09/01/2020

O livro é de leitura rápida e um alerta sem igual a pequenas coisas?
Vou confessar que de cara, esse título não chamou a minha atenção! Fiquei me perguntando de que exatamente este livro estaria falando e enrolei um pouco para ler.

Porém, após ler a primeira página não consegui parar de ler. Quis saber mais e mais sobre Floriano e seus amigos, principalmente porque me identificava com as palavras dele.

"... Entrava e saía dos lugares sem falar com ninguém. Os vendedores já o conheciam. Seus pedidos eram sempre os mesmos?"

Floriano, Mabel e Manu, jovens que não se encaixavam bem em lugar nenhum, apenas entre eles, vêem sua vida mudar após aceitar uma proposta de um colega de escola.

Ali tudo desmorona. E eles nunca mais serão os mesmos!

Floriano Encapsulado me fez pensar sobre muitas coisas, me fez ver sobre como uma escolha pode muda a sua e a vida de outras pessoas de várias formas? Como a vida é um sopro e atitudes impensáveis podem pesar além do normal.

Neste livro eu vejo uma mensagem, um aviso e uma forma de informar. E mesmo o achando de importantíssima relevância, não o recomendo a todos, mesmo se tratando de crianças com 14/15 anos, só o recomendaria firmemente para maiores de 16 anos, caretice? Talvez um pouco? E também não o recomendo a pessoas com depressão e/ou tendência a suicídios, ele pode gerar gatilhos!

Tirando isso, o livro é de leitura rápida e um alerta sem igual a pequenas coisas?

@leiturasdemari 25/01/2020

Ótimo!!
Floriano Encapsulado contará a história de Floriano ou “assacínico”, menino estranho, meio gótico com um cabelo estranho e uma franja grande e um nome estranho também, em homenagem ao seu avô. Floriano é amigo de Mabel, também conhecida por “sapatuxa”, já que não é muito do seu agrado agir como a sociedade espera que uma menina de quase 15 anos aja; e Emmanuel, a “gordinha”, que também não lá muito fã de agir como um menino “normal” e tem uma estranha mania de colocar tudo no feminino. Juntos, os três enfrentam os desafios que assolam a vida adolescente, porém, eles possuem seus meios de fugir dessa realidade nem tão boa.

Entre idas ao Shopping e videogames e as eternas autodescobertas que essa fase da vida traz, o trio de amigos se envolvem com quem jamais imaginariam, e aqui estou falando de Roberto Salomão, o responsável pelo apelido de Florzinha que nosso protagonista ganhara na escola. Mas, de repente, Robertinho parece muito interessado em se aproximar do trio, e ao fazer isso leva Regina George from Taquaritinga para a vida dos meninos e juntos, eles partem em busca de uma jornada altamente perigosa, que faz com que a vida desses jovens jamais sejam a mesma. E falo bem sério quando digo, sem um pingo de romantização.

Floriano Encapsulado não é um livro que mostra as belezas e amores que ser adolescente tem. Não. Tire isso da sua mente. A história escrita pelo Frederico nos leva a pensar muito sobre com o que nossos jovens estão se envolvendo (e aqui eu falo parecendo que tenho 30 anos, mas ainda nem atingi a casa dos 20) e como eles chegaram nesse ponto em questão.

Inspirado em uma onda de suicídio que ocorrera em uma cidade, o autor criou uma história que mostra todos os percalços que os mais velhos ignoram quando se tratam dos mais jovens e escreve (com maestria!) uma história sensível, mas crua quando se trata do sofrimento que o bullying e isolamento podem causar. Me vi envolta nos capítulos que retratavam a vida dos jovens e mal podia esperar pelas próximas páginas, assim como sofri em agonia quando os acontecimentos clímax do livro acontecia.

Frederico tem uma escrita muito, muito boa! É um tipo de escrita que mesmo que você não vá gostar do livro, você vai admirar a escrita; e somada a boa problemática que o livro traz, Floriano Encapsulado é um livro muito bom e eu recomendo demais! É um livro mais denso, com capítulos mais extensos, porém sem que canse o leitor, e pode assustar um pouco para os acostumados aos livros com o famoso travessão acompanhando as falas, dado que ele passa uma sensação de fluidez maior á leituras, porém dou minha palavra, Floriano Encapsulado é um livro que depois que você entra na história e mergulha totalmente é muito difícil largar, você fica vidrado!

E agora vocês me perguntam se recomendo a leitura e eu respondo que sim, pois se você quer entender mais os infinitos mundos que existem dentro dos jovens, esse livro é de boa ajuda.

site: www.blogdiversamente.blogspot.com

Pipoca Nerd 03/05/2020

Resenha do livro Floriano Encapsulado de Frederico Feitoza
Olá pipoqueiros, como estão?

Vamos falar de drama? Vocês já sabem que a gente adora um bom sofrimento, então não poderia ser diferente. Recebemos esse livro do autor Frederico Feitoza, nosso parceiro com a Chiado Books.

O livro conta a história de Floriano, um jovem tímido, viciado em shoppings e em jogar videogame. Não muito diferente da juventude de hoje em dia, né? O Floriano já passou por algum tipo de tratamento psicológico e isso fica claro no livro, mas sem dizer ao certo o que ele tem. Eu desconfio que Floriano seja autista, mas vamos deixar isso para cada leitor.

O Floriano tem alguns amigos, mesmo que poucos. Só que eles sofrem tanto bullying no colégio que o livro chega a ser dolorido. Fico pensando que na minha adolescência a gente achava isso divertido. Dai vem a sociedade e mostra o resultado disso, né?

O livro tem muitos gatilhos, então fica o alerta. A obra fala de suicídio, sobre os traumas criados na mente do jovem a partir desse bullying e de diferenças sociais extremas.

No início a gente acha que é um livro divertido, até porque a linguagem nele é bem simples e natural. Aos poucos a gente vê que tem uma crítica sobre essa sociedade e de forma em crua, parecendo que vem de dentro.

A adolescência é retratada muitas vezes na literatura, mas normalmente tem um caráter tão imaginativo que ver essa obra, de forma bem intensa, parecendo que foi escrita durante os acontecimentos, é um encanto.

Além de descrever bastante o meio do bullying, o livro mostra de forma clara o ambiente escolar juvenil. Ele tenta retratar fielmente cada comentário maldoso e cada apelido idiota e como isso afeta a mente de cada aluno.

Ao longo da narrativa, a divisão de classe média e periferia também é abordada com sucesso. Os contrastes e comportamento entre duas sociedades tão opostas é relatado com louvor. O Floriano tem respostas à essas maldades e xingamentos de maneira dolorida e que você quer apenas abraçar o personagem. Enquanto a gente acha que isso é inofensivo, no fundo o jovem sofre e às vezes nem sabe colocar isso para fora.

Essa transição de local narrado no livro é baseada em uns desafios que os jovens fazem entre si. O cenário de periferia e de shopping center, ilustrando pobre e rico, é o ponto alto desse livro. Além das reações do personagem que é extremamente repetitivo nos seus trejeitos.

Além disso, é um livro extremamente atual, porque mostra a convivência social entre jovens nesse momento de mídias e internet. É de fato uma fase complicada. Se na minha época sem internet já era um sacrifício, imagina hoje em dia que você não pode dar um suspiro que todo mundo sabe?

Eu poderia passar horas falando dessa obra e enaltecendo o autor. Pelo que entendi depois, a obra foi baseada em casos reais de suicídio em um shopping de Brasília e isso faz todo o sentido depois. É quando a gente entende a proximidade do autor com os temas dispostos.

Enquanto drama, o livro até é bem humorado na superfície. O rolê todo aparece mais no subconsciente. É quando a gente entende cada dor ali.

ps. AMO A MABEL.

Adoramos o livro e a oportunidade. Que possamos realmente aprender com o diferente e entender que ser diferente também é normal. Bora ensinar pra essa nova geração que o bullying fica pra sempre na memória e que nem sempre de uma maneira boa e saudosista.

Até breve e fiquem em casa.

site: http://pipocanerd.com/resenha-do-livro-floriano-encapsulado-de-frederico-feitoza/

CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Floriano Encapsulado
Autor: @fred.feitoza
Editora: @chiadobooks
Gênero: Romance/Drama
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Floriano é um garoto de apenas 14 anos que sofre constantemente bullying na escola sendo chamado de assacínico. Julgado sempre por sua aparência e jeito de agir, Floriano se torna uma incógnita até para seus amigos íntimos, a Mabel e Manu. Tudo isso muda da água para o vinho, quando uma nova amizade desponta na vida do jovem. E as vezes novidades, podem causar danos fatais.

Tenho que confessar que esse livro demorou bastante para me prender mas quando me fisgou, foi de vez e devorei ele. No começo achei algumas características de alguns personagens um pouco confusas, mas logo entendi o que o autor quis passar: Aqui temos um grupo de jovens entre 16 e 14 anos, indecisos sobre quem são, sobre como agir e o até o que sentir.

A escrita é bem simples e fluida, os capítulos são bem coesos e dinâmicos.O que achei bem legal pois o livro tem personagens bem diversos e o autor consegue dinamizar e expressar muito bem isso

Um dos pontos altos desse livro são os inúmeros temas abordados nele: gordofobia, homofobia, drogas, preconceito de classe, bullying , suicídio, depressão , mortes, amizades e tantos outros. E são todos bem pontuados, explícitos e nos deixa um pensamento pulsante sobre o tema, mesmo depois no livro fechado... O livro pode não parecer, mas tem uma carga bem forte! E acho que foi exatamente por isso que eu AMEI ele! Me surpreendeu de uma forma incrível. Não esperava ter nele uma leitura tão profunda desse jeito.

Vou logo avisando que o livro apesar de bom, tem algumas cenas previsíveis, como qualquer obra narrando vida adolescente, deve ter. Mas em compensação teve uma específica que me surpreendeu positivamente!

Um ponto bacana também são as pontuais e ótimas referencias presentes na obra, como o apelido de uma das personagens ser Regina George! Super indico essa leitura para quem quer um livro rápido e profundo!

Disponível na loja da @chiadobooks , @livraria_cultura e em ebook na @amazonbrasil 💕😊
Avaliação: ★★★★✩

site: https://www.instagram.com/p/B6--VsyHVGF/