O Apicultor de Alepo

O Apicultor de Alepo Christy Lefteri

Resenhas - O Apicultor de Alepo

Raposo 01/07/2022

O apicultor de Alepo
No início, tive alguma dificuldade em apegar-me aos personagens. Mas, achei bastante intrigante a forma como são divididos os capítulos. Nunca nem sempre acabam com um. E, há uma enorme divisão entre presente e passado. Já que a história é contada passa por memórias e situações mais atuais.
A forma como são colocadas as memórias é bastante interessante já que nessas não há ponto final nem letra maiúscula. O que torna a leitura mais fluida.
Sinceramente, fiquei chocado com a realidade do Muhammad, uma criança amiga do protagonista, Nuri (quem leu sabe, quem não leu tem de ler).

mere 22/01/2022

Um livro triste e envolvente. Que conta a história de um refugiado tentando aailo em outro país. Um livro que nos faz pensar na crueldade da guerra.

Stuart.bookster 28/01/2022

O Apicultor de Alepo, de Christy Lefteri
O livro é um retrato claro e doloroso da Guerra Civil da Síria, deixa clara a forma como aquele país foi transformado e tornou-se um campo de batalha interminável. Nuri, personagem principal do livro tenta chegar até o Reino Unido e para isso atravessa a Turquia, Grécia, Espanha e fica esperando no Reino Unido. Um livro que escancara os traumas da guerra pelo qual as pessoas passaram, inclusive dando destaque a esposa de Nuri e a forma como ela mudou drasticamente diante da guerra e da perda do filho. Um livro MUITO forte e bem dramático, chorei em diversos momentos tamanha a minha tristeza de imaginar certas cenas. Entretanto, é um livro necessário para que possamos entender e estender a mão diante da situação. Certas partes foram capazes de me emocionar apenas com frases simples, são eles:
- "Há sempre alguém num grupo que tem mais coragem do que os restantes. É preciso coragem para chorar, para libertar o que está no coração."
- "Onde há abelhas, há flores e onde há flores há uma vida nova e esperança."
- "Nome: meu querido filho
Causa da morte: o mundo despedaçado"

Essa última citação a qual eu trouxe é a primeira parte em que eu me emocionei drasticamente, pois trata a morte do "sobrinho" de Nuri, foi sem dúvida uma morte drástica e emocionante, a forma poética com a qual é retratada, com uma riqueza de detalhes e que compõe nosso imaginário e nos marca, os horrores da guerra em sua pior forma e de forma descarada tirando a vida de inocentes, foi marcante demais essa cena sobretudo pelas consequências as quais restaram ao sócio de Nuri.

Rute.Rita 11/11/2023

O apicultor de Alepo
Mais uma vez um livro pesado e triste. Gosto muito deste tipo de leituras mas no fim fico sempre um pouco triste.
Gostei muito do livro, conseguimos estar lá e fazer esta longa viagem com o Nuri e a Afra.
Muito lindo e emocionante!