Cavalos Partidos

Cavalos Partidos Jeannette Walls

Resenhas - Cavalos Partidos

ritita 14/11/2022

Jeannette é uma autora encantadora em sua forma de narrar história: livre, leve e direta.
Aqui conta-se a vida da avó da autora, Lily, uma mulher forte, inteligentíssima, agregadora, trabalhadora e muito a frente do seu tempo.

Das histórias de Lily deu para entender o instinto cigano de Rose (mãe da autora e personagem do livro O castelo de vidro). A notória diferença é que Lily mudava-se para onde havia trabalho, para o marido e ela. Professora, fazendeira, mãe presente, trabalhadora incansável junto a seus bois, cavalos,inundações, nevascas, secas, etc.

Texas, Novo México, Chicago, Arizona - cidades grandes, povoados, vilas, onde tivesse trabalho lá estava ela e o marido.

Não tinha encanamento, mas abundância de água? Eles encanavam.
Não tinha quem tratasse os animais? Eles tratavam.

A narrativa é mais uma deliciosa história sobre o desenvolvimento estadunidense.

Daí eu entender menos ainda o desinteresse dos pais de Jeannete em relação aos filhos.

Lívia 28/02/2022

Cavalos partidos
É bom, mas não chega aos pés de "o castelo de vidro".

"Percebi que naqueles meses (...), não vinha prestando muita atenção em coisas como o nascer do sol, mas o sol se levantava mesmo assim. Não importava como me sentia, ele ia continuar a nascer e a se pôr, independentemente de eu notá-lo, e, se ia desfrutar disso, só dependia de mim."

Mari.Vasconcelos 11/05/2021

Um mundo desconhecido
A história de Lily Casey, avó da autora contada na primeira pessoa. Um mundo completamente desconhecido pra mim, desenhando um cenário, ludicamente, seria a animação da Disney, Nem que a vaca tussa(talvez ninguém lembre ou conheça, mas eu me amarrava naquela história)
Uma pioneira que desbravou um mundo, que me deixou exausta só de ler( cheguei a imaginar: tem super poderes, só pode!)
A história por vezes foi regada à emoção, risadas e muita, muita bravura!
Que mulher inspiradora!

"Espere pelo melhor e se prepare para o pior!"

Lucas1429 29/04/2021

Antes do castelo de vidro, veio o celeiro de madeira
Jeannette Walls é uma contadora de histórias potente, "O Castelo de Vidro" segue seus passos, nascido da torrente do anterior. Se antes soube-se de sua vida pregressa conturbada, se firmando também como uma força feminina, aqui ela congratula a cepa vingadora herdada de sua avó e nos imerge em sua trajetória da filha de rancheiros, com a formação em docência de variados condados pobres em crescimento no oeste americano, passando pela Depressão, Segunda Guerra e o mandato da família Kennedy, ao desenlace de seu assento como formadora da nova uma geração.

É interessante delinear que sua vida inquieta, com passagens em diversos locais do estado do Texas e Arizona, por exemplo, colhendo frutos de subsistência financeira e familiar, converge com que a mãe de Jeannette - outra personagem importante de "Castelo", que desencadeia o espírito ferino da autora em biografar suas memórias - teria proposto se submeter nos anos vindouros ao lado do marido. Mas isso é papo pro livro que origina as rememorações de Walls e deslancha nesta discussão. No fim, Jeannette é uma sombra de sua avó na impetuosidade, apesar de nunca lhe chegar aos pés em termos da grandeza que a vivência fortificante do século anterior lhe proporcionou em sua caminhada no fortificante diante do ultrapassado conceito do sexo frágil.

Dai 13/08/2020

Eu amei esse livro e me fez pensar que pode ser muito bom largar a vida que vc tem e apostar na mudanca, casa nova emprego novo. Eu simplesmente amei

Gizalyanne 12/04/2020

Fantástico!
Esse livro é sobre Lili Casey Smith avó da escritora Jeannette Walls. Ela foi uma mulher fantástica, determinada, durona, lutadora mas imperfeita como qualquer um de nós.
O livro conta um pouco da vida do pai dela( o pai dela Lily) ,ou seja do bisavô da Jeanete. Conta da infância da Lily até a vida adulta, até quando Jeannette nasce.
Eu descreveria como um livro de aventuras porque a vida dela é uma aventura todo tempo. Ela vive no rancho na região dos Estados Unidos que seca e ela é uma pessoa assim muito disposta então lhe colocam a frente de várias tarefas , ela não é aquele tipo de pessoa que é preguiçosa. Uma história que vale a pena ler! Uma mulher diferente das que temos hoje em dia. Ela tem os valores muito interessantes mas também tem umas loucuras , uns comportamentos que só Deus!
O livro vale muito a pena também pelo pela forma de narrativa que a Jeannette Walls faz , ela é uma excelente escritora, e a narrativa dela é muito agradável, muito interessante!

Antonio Maluco 08/01/2020

História Real
O livro conta histórias da avó da escritora

Mariane 27/02/2019

Quando separei este livro para ler pensei que seria uma história linda, porém maçante como foi Castelo de Vidro para mim. Porém me surpreendi! Nesse livro conhecemos a avó de Jeannette Walls, uma professora chamada Lily Casey. Sua história de vida é repleta de muita força, trabalho e determinação. É inspiradora! Nos faz pensar que por mais que muitas adversidades entrem em nosso caminho, sempre temos a chance de recomeçar!

"Espere pelo melhor e se prepare para o pior"

Edna 23/09/2018

Vida completa
"Se quiser se lembrar do amor do Senhor, olhe o por do sol ...ou de sua cólera, olhe um tornado"
??
Quando li "O Castelo de Vidro", me apaixonei pela narrativa e descobri ao final que era sua Auto-biografia, me senti explorando mais um gênero que não costumo ler, mas Cavalos Partidos foi como um presente, Ela traz a historia de sua Avó, contado na primeira pessoa como viveu sua própria história.
??
Uma viagem inimaginável, com muitos obstáculos, com cenários que podem ir do Texas como em Um filme de faroeste, como o Rancho no Rio Hondo, no Novo Mexico;
??
Conhecer muitas culturas como os Povos Navajos, uma travessia de 800 km à Red Lake, para assumir uma vaga temporária de professora em cima de uma égua;
??
Ser enganada por um vigarista em Chicago e perder toda economia guardada para um sonho de se formar;
??
Ser Rancheiros em Hack Barry, mas ter um Por de sol exclusivo enfrentar a a seca e a revolta da natureza;
??
Viver nos Canyons e contemplar as montanhas em Horse Mesa - Phoenix no Arizona.

??"Às vezes não importava quanta garra você tinha, mas as cartas que trazia na mão."
??
A trajetória incrível de Lyly Casey e sua família; Jim Pai e filho e a geniosa e cativante Rosemary, no antes e pós depressão, serão marcadas por muitas perdas, mas com uma leveza com muita diversão, uma aventura que você não consegue parar de ler.
??
Em um dos Ranchos entre tantas mudanças eles ficam sabendo uma sinistra história onde durante um incêndio com moradores anteriores a mãe salva o filho e retorna para buscar a menina mas não conseguem sair, e mais tarde sem conseguir superar o garotinho salta em direção às montanhas rochochas de um balanço (pequeno spoiler) e a pequena Rosemary os chama durante a noite pelos nomes a fim de passar um certo conforto diz ela ?
??

Vai vibrar com a surra que Lyly deu no filho do Delegado que tinha a proteção do Pai e agia livremente passando a mão nas garotas suas alunas, muita luta que ela enfrentava mesmo sabendo que mais uma vez seria demitida.
??
A revolta da noticia sobre a Bomba de Hiroshima, Bombardeios, Sirenes e toda dor causada principalmente em Rosemary " Milhares de Pessoas e criaturinhas indefesas.
??
O retorno à natureza após a triste experiência que os fazia se sentirem como peixes fora d'água.
??

"Desde ..., não vinha prestando muita atenção em coisas como o nascer do sol, mas o sol se levantava mesmo assim. Não importava como me sentia, ele ia continuar a nascer..."

Renata CCS 03/05/2018

Colo de avó e cheiro de mato.
“Hei mulher, o grito, a força, união, perseverança, lutar, vencer, saber, viver, fé, compaixão, amor no coração!”
- Negra Li

Jeannette Walls tem o dom de nos transportar para dentro de suas histórias em um abrir de páginas e nos apresentar às pessoas retratadas em seus livros, fazendo-nos sentir como parte da vida delas. Foi o que aconteceu comigo: um prazer imenso conhecer Lily Casey Smith, a avó materna de Jeannette e peça central de seu segundo livro, CAVALOS PARTIDOS.

Assim como em seu primeiro livro, a autora nos presenteia com um texto simples, preciso e envolvente, com o humor e carisma costumeiros. O livro é uma biografia que teve como base as lembranças de familiares e da própria autora. Por não ter sido narrado pela própria Lily e ter diversos pontos da história criados pela autora, ela decidiu que o mais honesto seria caracterizá-lo de romance.

Na obra, narrada em primeira pessoa, Lily nos conta a sua história, porque, conforme relatado pela própria autora, “queria captar a voz peculiar dela”, da qual tão bem se lembrava. Originalmente, Walls iria escrever sobre a infância de sua mãe, Rose Mary Smith Walls, mas foi convencida por ela de que sua avó havia tido uma vida bem mais interessante, e que o livro deveria ser sobre ela.

A vida de Lily é muito rica e tocante, sua história de vida realmente rendeu um ótimo e envolvente livro. Ela era a filha mais velha de uma família de fazendeiros originários do Arizona e residente ao oeste do Texas. O pai de Lily tinha problemas de locomoção e precisava de toda ajuda possível em suas terras. Desde cedo, ela aprendeu o duro trabalho de cuidar da propriedade e de doma de cavalos, já que o irmão não tinha o menor jeito (ou vontade) de ajudar nas tarefas. Nos planos de sua mãe, Lily deveria ter uma educação formal e se casar, mas Lily queria muito mais que isso e, embora não tenha conseguido concluir os estudos, com seu bom desempenho escolar, torna-se professora com apenas 15 anos, já que em período de escassez de profissionais qualificados durante a 1ª Guerra Mundial, eram admitidos professores sem formação. Mas em seu trajeto, ela não foi apenas professora: também foi amazona, aprendeu a dirigir e a pilotar aviões, vendeu bebida ilegal durante a Lei Seca e foi uma exímia jogadora de pôquer, chegando a tirar o salário de vários homens com quem jogou. Mas não pense que foi fácil para uma mulher conquistar isso tudo naquela época: muito suportou de pessoas que não aceitavam essa conduta de uma mulher. Lily passou por dificuldades, preconceitos, enfrentou decepções, secas e inundações e perdeu pessoas que amava, mas nem por isso desistiu de viver a vida como queria.

O livro é fascinante e traz uma protagonista com garra, coragem e espírito desbravador, e com ousadia de sobra para lutar pelos seus sonhos e dar uma vida digna para sua família.

Rose Mary tinha razão: a vida de Lily rendeu um livro e tanto!

judeaquino - @juentreestantes 07/12/2017

Simplesmente lindo!
A narradora conta sua história de forma sensível, linda, única. Uma mulher à frente de seu tempo e decidida, que corria atrás do que queria sem medo do que teria que enfrentar para alcançar seus objetivos.

Eu não conseguia parar de ler, mas ao mesmo tempo não queria que acabasse...

É uma verdadeira preciosidade em forma de livro. Super recomendo!

Ju Lopes 15/01/2017

Vibrante
Decidi por ler esse livro antes do Castelo de Vidro - que era o meu verdadeiro interesse, indicado por uma amiga. Mas o que dizer de um livro que você senta, começa a ler e passa um sábado todo lendo, até acabar, não consegue parar. Vibrante! Uma mulher cheia de coragem e perseverança. E agora vamos ao Castelo de Vidro...

Ana Karina 10/08/2016

A luta pela sobrevivência...
O livro cavalos partidos da escritora Jeannette walls, famosa pelo livro o castelo de vidro foi uma daquelas surpresas literárias, pois eu não a conhecia e não tinha indicação. Apenas o vi, achei a estória interessante e resolvi adquiri-lo. Simples assim, como surpresa boa. E, de fato foi.
O livro não é uma biografia, pois apesar de ser sobre sua avó materna, a autora só conviveu com a mesma até os oito anos, quando a sua avó faleceu. Então ela juntou os recortes da memória do que a sua mãe foi falando sobre a avó durante a vida, pesquisou e também fez acréscimos por conta própria em algumas lacunas, segundo a mesma conta no final do livro.
A história de Lily Casey (avó da autora) é de muita garra, muitas lutas, muitos obstáculos, como a vida é, ainda mais na famosa época da grande depressão nos EUA… Ela passou por cada uma ( não vou deixar spoilers), que só muita força vinda do fundo do útero para seguir em frente. Para quem está desanimada e acha que precisa de um empurrãozinho e algumas histórias inspiradoras, é uma ótima dica conhecer a vida dessa lutadora. Posso adiantar que sendo mulher na década de 20, o que não era nada fácil, ela correu atrás de todos os seus sonhos, como por exemplo pilotar um avião.

“Mais ou menos que nem os índios que fingem que não falam inglês porque nunca lhes aconteceu nada de bom depois de terem conversado com quem sabe inglês.”

“Quando alguém está ferido, a primeira coisa a fazer é estancar o sangramento. Depois, pensa-se no que é melhor para sarar a dor.”

“Estamos todos um passo à frente das bestas e um passo atrás dos anjos.”

“Prepare-se para o melhor e espere pelo pior.”

Vale a pena a leitura!

Carol 23/07/2016

Maravilhoso... encantador!
Estava há mais de um ano sem ler nenhum livro e de uns tempos pra cá comecei a sentir muita falta de algo pra agregar meus dias e remoer meus pensamentos e peguei Cavalos Partidos para ler.

Li durante uma viagem de 2 dias e não sabia o que fazer, se lia tudo para saber logo o que acontecia ou se saboreava devido ao imenso prazer que senti nessa leitura.

Minha curiosidade e fome foi maior que tudo e hoje não consigo me desligar da história por nada... pisco pensando em Lily, Jim e Rosemary.

Lily foi uma mulher fantástica, forte e com seus objetivos tão traçados que nada era barreira e tudo virava mais um degrau para conquistar seu tão famoso diploma de magistério.

Numa narração fantástica que te prende do início ao fim, impossível não se emocionar e querer ter vivido com esses verdadeiros cowboys que conquistaram meu coração.

E de saber que tudo foi real... Jeannette Walls te favoritei nos meus melhores autores, mil estrelas para esse livro.