Quando pecadores dizem "Sim"

Quando pecadores dizem "Sim" Dave Harvey
Dave Harvey

Resenhas - Quando pecadores dizem "Sim"

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lolô 28/01/2023

Desafiador!
Esse livro foi sugerido pelo meu pastor durante o curso de noivos da minha igreja e foi muito desafiador pra mim. Não somente pelo estilo de leitura que não me é comum, mas também pelo assunto abordado. O foco principal do autor é mostrar que o problema do casamento, independente de quão maravilhoso seja, é que ele é sempre composto por dois pecadores. Duas pessoas distintas unidas exclusivamente pelo propósito de manifestar a glória de Deus, assim como na união entre Cristo e a Igreja, se amando, respeitando e com o compromisso de se auxiliarem na missão de fazer diferença nesse mundo por meio do evangelho que transforma. E nossa, como isso é desafiador. Vivemos em um tempo onde casais se desrespeitam, desistem um do outro e enxergam o casamento como castigo. Gostei do livro porque achei o autor excelente apontando que aquilo que acreditamos e entendemos de Deus determina a qualidade do nosso casamento, porque é o que guia nossas ações e falas. Ele usa inúmeros exemplos bíblicos, e algumas situações pessoais ou de casais aconselhados por ele para mostrar diversos pontos sobre o casamento e, principalmente, que a resposta dos inevitáveis problemas que podem aparecer no meio da caminhada são a graça e misericórdia, tanto de Deus para conosco, quanto de nós para nosso cônjuge, quando estes também inevitavelmente falharem. De maneira geral, gostei muito do começo, achei o meio muito lento e o final foi muito muito bom. Recomendo pros casais que estão em fase de lua de mel na mesma medida que recomendo pra quem está passando por alguma tempestade.

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Geolê 25/06/2012

Quando pecadores dizem "ALELUIA"
Um livro que trata do que há de principal no casamento.

Seguindo a idéia de um Pastor que diz "Enquanto o pecado não for amargo, Cristo não será doce", o autor diz que "enquanto o pecado não for amargo, o casamento não será doce!"

Parece que ele realmente acredita nisso pois essa é a ênfase do livro, a começar pelo título.

No primeiro capítulo, ele já mostra que um casamento só será próspero, quando for baseado no conhecimento de Deus, teologia. O autor então começa a usar a expressão cônjuge-teólogo, pois todos nós somos! O que nos diferencia é se somos bons ou maus teólogos.

Depois o autor diz que todo cônjuge-teólogo deve entender que é um pecador. O nome de um capítulo é "Acordando com o pior dos pecadores." rsrs

O autor mostra como que todos os problemas que os casados enfrentam, fluem de um coração pecaminoso, e então, como a graça do evangelho de Cristo é necessária pra um bom relacionamento.

Com muito precisão bíblica, o autor fala de discussões, a graça de Deus em tudo isso, romance, sexo, perdão e até mesmo sobre a morte.

Amei de mais! Espero em Deus viver o que aprendi de tão precioso nesse livro. :)

No fim de tudo, o propósito principal do casamento é a manifestação da Glória de Deus ilustrando a união entre Cristo e a Igreja.

Sr. André Santos 18/07/2022

A vida real depois do altar.
Já li vários livros sobre casamento, mas poucos vão ao cerne da questão. Quando autores apontam o machado para a raiz do problema é aí que sei que será bom ? eis aqui um deles; outros apenas fazem uma podagem.

Por que muitos livros, filmes e séries sobre romance acabam justamente diante das cenas da festa de casamento? Cria-se todo um esplendor até o momento do altar, mas só vai até aí. Como o autor, não gosto desse tipo de romance. Particularmente, amo filmes como "À Prova de Fogo" e "Compromisso Precioso", livros como "Reformando o Casamento" e "Casamento Temporário".

"Quando Pecadores Dizem 'Sim'" é um livro sobre a realidade do casamento após o momento do altar, do "Sim", da festa, logo após as luzes se apagarem e um pecador acordar do lado do outro.

O foco principal do autor, do início ao fim, é mostrar que o principal problema no casamento não é o cônjuge, nem as circunstâncias ou algo do tipo, é o nosso próprio pecado. "Enquanto o pecado não for amargo, o casamento não será doce", ressalta o autor.

É depois do "Sim" que a graça, o sexo, a misericórdia, o perdão, a exortação em amor, o envelhecimento juntos, o tempo de preparação para a perda, o entendimento real do Evangelho vem à tona. É depois do "Sim" que aquele casal que nunca teve uma briga, "de repente" começam a ter desentendimentos, e nas palavras de John Bettler, o cônjuge tem a capacidade de expor os ídolos do nosso coração. Para um casamento saudável é necessário mais do que ter "compatibilidade", estabilidade financeira ou vir de uma boa família, é crucial ter uma boa noção de teologia, de quem Deus é e o que Ele estabeleceu para o casamento.

"A Bíblia é o alicerce do casamento. O Evangelho é a fonte do casamento próspero. O foco do casamento é a glória de Deus. Cristo é o ponto de referência para todas as nossas atitudes." O Senhor é a pessoa mais importante do casamento. O matrimônio é um ensaio e uma parábola viva do relacionamento de Cristo e Sua igreja.

Veja que Jesus não voltou atrás na escolha dos seus discípulos apesar das falhas deles, portanto, "Quando Pecadores Dizem 'Sim'" eles devem ir até o fim aceitando toda a bagagem que o casamento proporciona, dificuldades, transformação e bênçãos.

Recomendo bastante.
Tammy 19/07/2022minha estante
Muito, muito bom ????

Sr. André Santos 22/07/2022minha estante
?????

Iara18 12/09/2021

Bíblico
O livro passa longe de ser uma auto ajuda baseado em experiências pessoas do autor - apesar de ter isso tbm.
Eu achei que iria ficar entendiada por estar lendo um livro sobre casamento, mas a forma que o autor aborda o assunto ensina muita coisa, principalmente, como a teologia do outro é importante (leia que você vai entender) e que casamento não é para satisfazer as próprias necessidades, mas servir ao outro e glorificar a Deus.

Fernanda 01/04/2021

Já li livros sobre casamento, mas esse...
Assim como "Você e eu para sempre", do Francis Chan, esse aqui é como receber a visita de Natan: você será exortado e verá quão grande é o amor de Deus justamente por isso.

O autor expõe as fraquezas mais comuns e aponta para a única solução para corações altivos ou quebrados: a Cruz de Cristo, da qual emana a misericórdia necessária para lidar com as adversidades.

Sacha 28/03/2011

Encorajador...
"Quando Pecadores Dizem Sim" é aplicação pura do Evangelho dentro do contexto do casamento. Recomendo o livro para casados e solteiros, simplesmente pela maneira com que Dave Harvey aplica o Evangelho puro e simples para a vida a dois.

O conteúdo é construído em bases sólidas das doutrinas da antropologia, hamartiologia e da cristologia. As doutrinas que cremos têm implicações práticas e o autor foi capaz de aplicá-las com muita precisão, através de explicações dos textos bíblicos, ilustrações reais e exemplos pessoais.

Em geral, o livro aborda as implicações do pecado na vida do casal, arrependimento, exortação mútua, tem um equilibrado capítulo sobre relacionamento sexual (bíblico, não psicologizado e com a devida pureza sobre o assunto) e termina com chave de ouro aplicando o Evangelho para a realidade da morte dentro do casamento!

Ao final, ficamos encorajados com o conteúdo do livro.

Fiz a leitura com minha esposa e com um pequeno grupo de jovens casais da igreja. Gerou excelentes conversas!

Compre, leia e dê de presente!

FLemos 04/06/2020

Não é um livro normal sobre casamento
O 1º capítulo ele já usa para mostrar que o que realmente importa no casamento é glorificar a Deus, analisando que, para isso, é crucial entendermos que somos pecadores, e qual a gravidade do nosso pecado, para melhorarmos nossas relações através do poder perdoador e regenerador do evangelho. Se não sabemos que estamos doentes, não iremos procurar a cura.
A frase principal do livro é: “Quando o pecado se torna amargo, o casamento se torna mais doce”. Ou seja, ao refletirmos sobre nós mesmos, nossas intenções e nossas faltas, perceberemos que estamos longe de sermos o cônjuge exemplar que achamos, podendo contribuir para um lar mais saudável, e que glorifique mais a Deus.
O autor passa quase metade do livro construindo uma base teológica do pecado, como é traiçoeiro e possui um grande potencial destruir para qualquer relação. Sendo assim, não podemos relevar nossa participação potencial quando as coisas dão errado, jogando a culpa somente no cônjuge. No fim das contas, segundo ele, dormimos com o nosso pior inimigo: nós mesmos.
É claro que o livro não releva a questão dos pecados do cônjuge, gastando 5 capítulos ao tratar sobre como podemos e devemos ajudá-lo a tratá-los visando arrependimento, já que “o pecado de seu cônjuge não diz respeito a você em primeiro lugar. Pode afetá-lo, porém a coisa mais importante que o pecado revela é o relacionamento de seu cônjuge com Deus.” (p. 122)
Ele usa inúmeros exemplos bíblicos, pessoais e de casais aconselhados, demonstrando essas realidades, mas que a resposta para esses problemas são a graça e misericórdia, tanto de Deus para conosco, quanto de nós para nosso cônjuge, quando estes também inevitavelmente falharem.
O livro realmente é muito bom. Anotei dezenas de citações dele, quem sabe eu não faça um resumo mais estruturado. Se fosse pra escolher um dentro os que recomendei estas últimas 4 semanas, principalmente para quem está passando por dificuldades, escolheria este. Nos últimos capítulos há muita graça e respostas bíblicas para tratarmos os nossos erros e do cônjuge de forma sensata e pacífica.
Se quiser mais resenhas como esta, me siga no Intagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Kégila 15/06/2021

Nem sei! Tenho nem título pra esse livro!!!
Faz uns minutinhos que estou aqui extasiada, sem palavras pra resumir que experiência maravilhosa que esse livro me proporcionou! Que inesperada viagem a diversas áreas da minha vida que sequer havia pensado antes... E esse final?! Haa que final, meus amigos! As lágrimas vieram incontroláveis e inevitavelmente com A beleza tão bem expressada e a alegria exultante que se decorreu dela em mim. 0 spoilers, só leia.

@lendocomacamis 01/11/2016

Leitura Obrigatória para noivos!
Acho que todos crescemos com uma visão bastante romântica do casamento, principalmente nós mulheres, que crescemos assistindo filmes de princesas, lendo contos de fadas e histórias extremamente românticas, onde o príncipe era perfeito! Baseado nisso temos uma projeção muito errada do que é o casamento e de como estaremos lá. Em geral, a ideia é casar para ser feliz. Quando o real motivo de casarmos é glorificarmos a Deus.

Quando pecadores dizem "sim" deveria ser leitura obrigatória para todos aqueles que pensam em casar ou já estão casados. Durante cada página, somos levados a uma profunda reflexão sobre o casamento.

Dave Harvey conta a história de vários casais, algumas com finais bem felizes, outras nem tanto. As que tiveram finais felizes, em geral, aconteceram porque o casal se colocou diante de Deus, reconhecendo sua natureza caída, mas crendo que a graça de Deus é o remédio para curar as feridas que o pecado faz.

Outro alerta bem interessante de Dave é para o fato de que são dois pecadores que se unem, dois pecadores que por diversas vezes lutam contra pecados diferentes, trazem bagagens diferentes para o casamento, mas que em Cristo conseguem vencer todas essas adversidades.

O livro é publicado pela Editora Fiel e o mais bacana é que eles distribuem o livro gratuitamente, seja em aúdio, seja em pdf. Ou seja, não há desculpa para não se permitir ser edificado através dessa leitura. No fim do post, estão os links para download.

Como já é costume meu, segue para vocês trechos do livro:

Deus não é um senhor conserta tudo armado de fita adesiva e supercola. Ele é um artesão paciente que atenta generosamente aos menores detalhes.

O que acreditamos sobre Deus determina a qualidade de nosso casamento.

Casamentos alicerçados na verdade são inerentemente centrados em Cristo.

Comece no lugar errado e você não poderá corrigir o problema ao longo do percurso. Acertar no começo é a chave para fazer todo o resto.

Edmon Santos 13/04/2021

Confrontador
Livro com linguagem simples, mas muito profunda. Mesmo não sendo casado, fui confrontado durante toda a leitura acerca da seriedade do pecado e da gloriosa graça salvadora de Jesus Cristo nos relacionamentos. Excelente leitura!

Guerchman 31/12/2022

Descobri o verdadeiro propósito do Casamento
Recomendo este livro a todos os casais, não importa quantos anos de casamento ou noivado. Leiam e reflitam juntos em todas as verdades apresentadas nele!

Tati 17/10/2022

Vida de casados
Este livro vai falar basicamente de estratégias e exemplos de como ter um casamento fundamentado em Cristo!
Eu não sou casada, lembro que comprei o livro pois estava por R$ 5,00 na Amazon.
Mas, confesso que achei muito interessante tudo o que foi abordado. Para aqueles que estão com dificuldades no casamento é um ótimo guia. Ou para aqueles que casaram recentemente ou são noivos.
Ele irá falar da misericórdia que devemos ter com o outro, da importância da conversa, da convivência, de ter a base em Cristo.

Recomendo para quem é casado.

Davi.Aquino 23/11/2022

Útil e ponderado
Embora em algumas partes o livro flerte com o conservadorismo, ao menos não identifiquei viés machista nele. De toda forma, aborda temas muito úteis na jornada de um casal (como carinho, atenção, s*xo, e até mesmo a morte) à luz da perspectiva de que somos todos pecadores e de como isso nos ajuda a quebrar algumas barreiras tão comuns em relacionamentos desequilibrados. Vale a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5