Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

cris.leal 24/05/2020

Prende pelo incômodo...
Este é o tipo de livro que nos prende pelo desconforto. Conta a história de Vanessa que, aos 15 anos, estuda em um conceituado colégio interno, onde é seduzida e molestada por um professor 27 anos mais velho que ela. Predador sexual e manipulador, o professor de inglês Jacob Strane percebe a solidão, a carência e a necessidade desesperada de Vanessa por atenção e, assim, se aproxima com elogios que a fazem se sentir especial e cortejada. Valorizada, Vanessa aceita a aproximação cada vez maior e mais íntima do Sr. Strane.

Já adulta, ela leva uma vida autodepreciativa, desorganizada e ainda atrelada ao velho professor, com quem mantém encontros esporádicos. Instigada por ele, ela não se vê como vítima de abuso sexual. Ao contrário disso, ela se reconhece como facilitadora porque o desejou e escolheu entrar em um relacionamento com ele. Ela não entende que foi manipulada para agir assim. Mesmo quando o professor é acusado de abuso por outras alunas, Vanessa continua protegendo ele, protegendo sua “história de amor", confirmando sua ótica distorcida da situação.

Acabei o livro ontem, mas a trama ainda está ecoando em mim. É perturbador ver a protagonista romantizar o abuso que sofreu. É devastador vê-la incapaz de encarar a verdade e construir a vida ao redor de um amor que nunca existiu. A leitura é difícil, pede um tempo às vezes, mas é impossível de largar.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/05/resenha-minha-sombria-vanessa-de-kate.html
Kivia 24/05/2020minha estante
Estou lendo ainda.. mas realmente é um livro que te tira da zona de conforto

cris.leal 24/05/2020minha estante
Concordo com vc, Kivia. Pra equilibrar meu emocional vou ler algo bem leve agora. ?

Kivia 24/05/2020minha estante
Não estou conseguindo ler ele direto, estou intercalando com outro livro! Mas, vale muito a pena.

Lívia Gusson 26/05/2020minha estante
Acabei de receber ele, ansiosa pra ler

cris.leal 26/05/2020minha estante
Respira fundo e vai nessa, Lívia! ?

Helder 26/05/2020minha estante
Terminei agora. Perturbador mesmo. Difícil não achar que é uma autobiografia, devido a qtde de sentimentos que este texto nos traz.

cris.leal 26/05/2020minha estante
Eu também achei, Helder! Por causa disso voltei mais de uma vez ao prefácio pra ler a frase da autora afirmando que aquela era uma obra de ficção.

patriciamaffei 26/05/2020minha estante
Estou na metade, não consigo parar de ler. Tenho hábito de ler mais de um livro, mas não estou conseguindo.

cris.leal 27/05/2020minha estante
Senti a mesma coisa, Patrícia!

Milena.Silva 05/06/2020minha estante
Eu não gostei desse livro

cris.leal 06/06/2020minha estante
É um assunto realmente muito pesado.

Suellen.Biliato 10/06/2020minha estante
Realmente perturbador e apesar (ou em razão disso), impossível parar de ler. Quantas Vanessas ou Stranes conhecemos e não nos demos conta?

cris.leal 10/06/2020minha estante
Verdade, Sellen! Dá uma tristeza pensar nisso, né.

Auud Herself 10/06/2020minha estante
Muito boa sua resenha !!!
Parabéns
Vou ler em breve.

Taty 20/06/2020minha estante
Estou lendo mas é mesmo perturbador vc como leitor ver ela pensar que é amor e ficar com raiva por ve- la sendo manipulada, dá muita raiva.

Alinne Morais @sistersbookaholic 08/07/2020minha estante
A melhor resenha que li sobre esse livro, parabéns.

cris.leal 11/07/2020minha estante
Valeu, Alinne! ;)

Pati 19/07/2020minha estante
Realmente, tem algumas passagens do livro, que me deixou bem desconfortável, como o fato de ela nunca admitir que foi manipulada, que nunca existiu amor nenhum.

cris.leal 20/07/2020minha estante
Concordo!

Jhenny 31/07/2020minha estante
Terminei de ler ontem, e poxa... Eu me senti muito constrangida com as atitudes do Professor. Porque para mim entender uma história literária, não tem graça se eu não entrar no lugar da personagem, e depois que entendi qual o significado de tudo aquilo... Me senti mal demais por ela, em questão de não enteder que aquilo que ela viveu com ele nunca foi amor e sim ABUSO de todas as partes, em todos os sentidos. O Strane abusou dela não só fisicamente, mas também psicologicamente e ela nunca pensou diferente em relação a ele. As vezes ela tinha um sentimento diferente do dele, mas não se atrevia o contradizer, talvez por medo de estar enganada? Medo de que ele se afastasse por pensar que ela está exagerando?. Foi muito intenso. Mas o livro é bom demais e o potencial dele é autissímo.

Júlia 17/08/2020minha estante
Esse livro mexeu muito comigo!!!! Um dos melhores de 2020, com certeza!

Luh 24/08/2020minha estante
Quando fui avaliar esse livro JURO que fiquei na dúvida se era bom ou perfeito, porém as palavras que você usou para identificar essa leitura é exatamente o que eu senti, me prendeu pelo desconforto que me causou.

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
um livro difícil pra refletir

Lau 24/10/2020minha estante
nossa acabei desistindo no meio pro final, muito agoniante, mas queria saber o final, alguém que terminou poderia me contar porfavor?

Dayanna 06/11/2020minha estante
Estou louca pra ler esse livro,não vejo a hora de compra-lo

Le Lecteur 19/11/2020minha estante
Gostei da sua resenha, mas me parece que a autora " passou pano " para a pedofilia. Não sei realmente não entendi.

Carol 12/02/2021minha estante
Não fui capaz de ler não, li no máximo 40 páginas e abandonei. Simplesmente não suportei ver a forma com que ela acha tudo muito normal.

giosg 16/02/2021minha estante
Um dos melhores livros que eu li ultimamente..

30/03/2021minha estante
achei desconfortável de ler, tira da zona de conforto, aborda temas importantes que ninguém fala sobre. Denso, pesado, desafiador, e muito bem escrito.

Laurinda 16/04/2021minha estante
Eu tô lendo. Realmente prende muito.

gxavier0 17/04/2021minha estante
Perturbador e ao mesmo tempo, difícil de largar. Li em dezembro de 2020. Fica uma sensação estranha após o término da leitura.

ElisAngela 13/06/2021minha estante
Estou com mesma sensação que teve

Bruna 02/09/2021minha estante
Falou tudo, tô lendo aq e vc disse tudo amei

Ana Lucia F. Silva 22/09/2021minha estante
Esse livro é aquele tipo de leitura que vc não sabe o que pensar. Se por um lado o professor era um nojento, por outro, a Vanessa é insuportável. Não consegui ter empatia por ela de maneira alguma.

Vivian Mauro 23/02/2022minha estante
Perfeita sua análise! Prende pelo desconforto...

Isys.Pryscilla 27/03/2022minha estante
Resenha maravilhosa! Acabei agora e a ressaca vai ser bem intensa! Não consegui parar de ler e ao mesmo tempo queria abandonar; gostaria de consolar e ao mesmo tempo odiava Vanessa por ser tão ingênua achando que era muito madura. Genteeee, que montanha-russa de emoções! Mas, consegui acabar. Ufa!

Meu Kindim 24/07/2022minha estante
Vi tantos comentários que fiquei ansiosa pra ler, mas vou terminar outra leitura primeiro. Não tinha lido um livro assim antes, mas parece perturbador.

Jullie.Kathleen 12/01/2023minha estante
Me senti incomodada durante toda a leitura. Me peguei questionando quem poderia salvar a Vanessa, da própria mente, dos traumas... uma história que nos faz esquecer o conceito de ficção. Com certeza irei ler novamente.

violeta.wilberger 18/01/2023minha estante
livro muito difícil. nao acho que tenha sido romantizado, ele é apenas real. real o suficiente para deixar um desconforto absurdo, enjoo e nos deixar pensando se aquilo não é realmente uma autobiografia. por ser na perspectiva da vítima, temos que ler com muito cuidado e compreensão, embora em algumas partes seja muito difícil de quase nao culpar ela, de uma forma que, acredito eu, tenha sido a intenção da autora. leitura bem fluida, adorei a escrita, prende pelo desconforto. recomendo muito pra todo mundo que se sente confortável lendo livros do gênero!! sejam cuidados consigo mesmos e respeitem seus limites?

Jorge 27/08/2020

Necessário.
Desde o lançamento que me interessei pelo livro, porém após alguns comentários fiquei com o pé atrás, mas resolvi arriscar e valeu muito a pena.

O livro conta a história da Vanessa que com 15 anos começa a se " relacionar" com seu professor de 42. O livro intercala o presente ( ela com 32 anos ) com o passado, o que é muito interessante, pois mostra como ela foi afetada por relacionamento na sua adolescência...

A narrativa é ótima, ao ponto de ficar difícil acreditar que é apenas ficção, pois consegue transmitir muito bem sua mensagem.

É um livro pesado ? Sim, é um livro pesado, com uma história pesada, onde muitas vezes larguei o livro e fui respirar para poder acalmar um pouco.

Enfim é um livro muito bom, que recomendo, e mais, acredito que todos devam ler, pois se todos pudessem ver o que acontece quando pedófilos/estrupadores agem e como afetam suas vítimas, coisas como os acontecimentos recentes em nosso país teriam sido evitadas.
E ah preparem-se, pois é um livro que nos faz passar raiva o tempo todo.

Obs: Caso vc tenha um emocional fraco ou esteja com emocional fraco ou passou por algum trauma, recomendo que fique longe desse livro.
Isa Anjos 28/08/2020minha estante
Está na minha lista, agora com essa resenha mais ansiosa ainda para ler!

Jorge 28/08/2020minha estante
É só se preparar e ir com fé, pq vale muito a pena.

Erika 29/08/2020minha estante
Eu entendo esse sentimento de ter que parar de ler porque tá lendo algo muito pesado e que você não acredita que está acontecendo hahah

Erika 29/08/2020minha estante
Eu entendo esse sentimento de ter que fechar o livro porque algo muito pesado está acontecendo e você não consegue acreditar. Dói.

Ginete Negro 29/08/2020minha estante
É muito bom ver diferentes opiniões sobre esse livro, pois cada pessoa terá uma experiência de leitura e conclusões diferentes das outras. Fiquei bastante decepcionado com a maneira como a autora conduziu a problemática, com a escrita do romance também. Enfim. Viva a pluralidade.

Jorge 29/08/2020minha estante
Realmente Erika dói mesmo. Tem hora que temos q parar.

Jorge 29/08/2020minha estante
Exatamente Ginete, acho que cada um tem uma opinião diferente, eu mesmo vi muitas opiniões que não consegui observar.

Joy 06/01/2021minha estante
Acredito que será uma leitura difícil, mas gosto de livros que me geram certo desconforto. Faz parte do processo de aprendizado

madrugueilendo 04/06/2021

?Se não for uma história de amor, então o que é??
Terminei Minha Sombria Vanessa a 2 semanas e confesso que não paro de pensar no livro desde então.

Minha Sombria Vanessa foi uma leitura incomoda, suja, desconfortável, mas ainda assim, foi uma das melhores leituras do ano, e acredito que um dos livros mais bem escritos que já li na vida.

Estar na cabeça de Vanessa, uma menina que sofreu todos os abusos possíveis e inimagináveis desde os 15 anos de idade, pelo próprio professor de 42 anos, é no mínimo, triste. Repulsivo.
Acompanhamos o passado de Vanessa e tudo que ela sofre ao decorrer da adolescência, e capítulos atuais, de uma Vanessa de 32 anos lutando e sofrendo consequências de situações tomadas a mais de 15 anos atrás, sem saber por onde começar a se curar e a se reencontrar.

Vanessa se perdeu.

Quantas vítimas de abuso se perderam como Vanessa?

Pra mim o livro é sobre isso. Sobre a incansável busca de uma garota de 15 anos que foi tomada por um monstro de 42, e não teve poder de escolha.
Em inúmeras partes do livro Vanessa tenta se recordar da sua vida antes de conhecer seu abusador. Como era a Vanessa antes de tudo? Quais eram seus sonhos? Quem era Vanessa?
Nada. Ele lhe roubou tudo.

Li muitas resenhas positivas sobre o livro, e alguns mínimos comentários negativos sobre o livro eram sobre a falta de empatia pela própria protagonista em determinadas escolhas que a mesma toma.

Vanessa é difícil de gostar. De entender, mas por quê?

Pois assim como Vanessa, inúmeras vítimas de pedofilia e qualquer tipo de abuso no geral, NÃO SABEM que são vítimas. Ou como Vanessa, se recusam a ser. Não escolheram ser.
Ler sobre a culpa que a Vanessa carregou até os seus 32 anos de idade por algo que a mesma não teve culpa nenhuma, me dói demais, porque não é sobre a Vanessa que estamos lendo aqui, é sobre a sociedade perdida da qual vivemos. É sobre um tipo de abuso que acontece todos os dias, e sobre vítimas que se calam por não compreenderem seu lugar de fala. Por não saberem como controlar seus abusadores manipuladores como Strane. Ou até mesmo por não reconhecerem seus abusadores, como abusadores.

É triste ler sobre a culpa que a Vanessa carrega e todas as características deturpadas da protagonista, vindas de uma adolescência destruída por um abuso sexual e psicológico constante.

Me causou aflição do início ao fim.

Não acho que eu posso julgar alguma atitude da protagonista ou de qualquer outra vítima de abuso, simplesmente por nunca ter passado por algo parecido.
Esse livro me ensinou a ter MUITO mais empatia, em diversos momentos.

Sei que o livro tem um final que não agrada muita gente, o que é compreensível, mas pra mim não poderia ter sido diferente. O livro foi explicitamente real do início ao fim, o final - pra mim - foi como devia ser.

Não foi justo. Não foi feliz. Não foi o que eu queria ter lido. Mas foi o final mais realista que a autora poderia ter escolhido para essa história que beira realidade.

Não recomendo o livro para menores de 18 anos de forma alguma.

Essa não é uma história de amor.
Acreditem nas mulheres.
ACREDITEM NAS MULHERES.
Sempre
Agatha 04/06/2021minha estante
que resenha incrível! quero muito ler Minha Sombria Vanessa, mas acabo adiando por ser uma leitura tão pesada. espero que esse dia chegue logo!

madrugueilendo 04/06/2021minha estante
Poxa, brigada Agatha!!! Apesar de tudo eu recomendo o livro DEMAIS, mesmo! Acho que me acrescentou demais!

raquel monção 05/06/2021minha estante
uau, que resenha!!!! vejo muitas pessoas falando sobre esse livro mas nunca vou conseguir lê-lo porque desperta muitos gatilhos em mim, inclusive só de ler a resenha foi desconfortável hahaha

madrugueilendo 06/06/2021minha estante
Brigadaa Raquel! Realmente é bem pesadinho mesmo, tem bastanteee gatilho! Mas acredito que ainda assim o livro engrandece muito sabe?

Rosangela Max 25/08/2022

Me deixou emocionalmente exausta.
Foi uma leitura difícil, uma montanha-russa de emoções.
A autora provoca o leitor o tempo todo a confrontar as atitudes do professor e da protagonista.
A medida que a história evoluía, eu só pensava: Saía dessa, Garota!
É revoltante ler sobre as artimanhas que o professor usou para ?ganhar? a aluna. Se utiliza dos momentos de fragilidade e inseguranças dela para se aproximar, manipular suas emoções e subjugá-la. Infelizmente, alguns atos de aproximação dele já são bem conhecidos por nós mulheres.
As perguntas capciosas, os toques ?acidentais?, as frases clichês?
Por outro lado tem a Vanessa obcecada e obsessiva, que provoca, força situações, que também manipula? No mundo ideal, não era para ela ser uma garota inocente?
Mesmo ela sendo para mim uma personagem difícil de gostar e de despertar empatia, em nenhum momento a encarei como uma não vitima. Ela foi vítima sim, mas não inocente.
Essa empatia finalmente surgiu quando a história estava caminhado para o fim. E passei a torcer por uma resolução feliz, dentro do possível, levando em conta o enredo.
Recomendo a leitura.

resenhasdajulia 24/05/2021

"Na verdade, não tenho certeza se algum dia já fui criança."
Em 2000, Vanessa Wye é uma solitária estudante de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, ela diz que não se importa por ficar sozinha, principalmente quando seu professor, Jacob Strane, de 42 anos começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns livros, como Lolita, por exemplo.

Antes que Vanessa perceba, eles embarcam em uma relação e ela, com 15 anos, acredita que ele a ama e a considera especial.

Mais de dez anos depois, uma ex-aluna de Strane o acusa de abuso sexual, então Vanessa fica se questionando se a relação que tiveram não era isso: abuso. Mas ela acredita piamente que tenha sido amor. Ainda mais por ele ainda ser uma presença constante em sua vida.

Jacob Strane é aquele tipo de professor que dá atenção até demais às alunas e sabe exatamente como conseguir o que quer. Já Vanessa é uma garota solitária e ele se aproveitou muito disso.

É um livro muito incômodo pois, além do tema, temos a visão de Vanessa, de que nunca houve abuso, já que ela queria aquilo. Tanto é que, mesmo aos 32 anos, ela se recusa a acreditar que foi abusada por Strane.

Desde o término da leitura, a história ficou pairando em minha cabeça. Eu sempre soube que seria um livro pesado para mim, por causa de uma coisa específica, mas não teve como não dar 5 estrelas e favoritar.
Rosiene5 09/06/2021minha estante
Ótima leitura! Percebi tantas coisas que durante minha adolescência não fazia ideia...

rlc.blurryface 21/08/2022minha estante
Esse livro é tão importante... Intenso demais, preciso muita maturidade

DANILÃO1505 22/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Samukk 14/01/2024

Dor
Foi muito doloroso acompanhar e manter a leitura. Confesso que a curiosidade me fez continuar lendo. Aqui temos um relacionamento nojento e doentio, que me fez sentir vários sentimentos, mas em nenhum momento, me fez sentir alegria.
Eu sou o tipo de pessoa que ama ler coisas pesadas e violentas, porém isso aqui foi totalmente diferente do que eu esperava. Fiquei mal e até pensei em abandonar, mas segui firme e forte. Não recomendo para pessoas sensíveis, mas se estiver estômago e interesse em ler algo que aborda esse tipo de assunto, eu diria para ler com calma, e se possível intercalar com algo mais leve rsrs.
O único ponto negativo é o tamanho do livro, concerteza era possível abordar todo o assunto em 250 páginas + ou -, entendo que a autora quis detalhar tudo em todos os momentos, porém isso tornou algumas partes bem maçantes. No resto eu a parabenizo, pela forma que ela nos faz refletir durante a leitura .

NathyFischer 02/06/2021

Essa não é uma história de amor!!
Esse livro me causou muito desconforto. Me deixou a deriva sobre meus pensamentos e princípio enquanto mulher e me desconstruiu sobre o que eu achava que era o papel da vítima. De pensar em como é horrível como sempre questionamos a vítima, mas quase nunca o criminoso.

Encontrei desconforto em, apesar da Vanessa ter noção dos abusos sofridos por Strane, ela se recusa a crer que é uma vítima. Vanessa não mente só pros outros, ela mente principalmente pra si mesma, ao recusar a realidade.

Esse livro me fez ter uma empatia por Vanessa, que eu me recusava a ter, por algumas atitudes dela que me deixaram indignada. Mas entendi que estava numa posição diferente da dela, eu não era a vítima. Eu sai totalmente da minha zona de conforto e foi muito difícil lidar com vários pensamentos.

Recomendo esse livro, mas não pra todo mundo!!

Lara.Bia 21/10/2020

NÃO É UMA HISTÓRIA DE AMOR!
Essa é uma história onde uma garota infelizmente é encurralada com palavras bonitas e carícias de um homem, e que ao passar dos anos ela percebe que foram apenas manipulações e chantagens. A personagem era só apenas uma adolescente carente de afeto e atenção, e ao perceber isso, o professor a controla como quer, deixando apenas uma casca do que ela já foi.
A narrativa alterna entre o passado e o presente, nos mostrando as consequências desse abuso, com uma mulher que não se considera uma vítima e que ainda protege o agressor.
Não é uma leitura leve, estejam avisados.

Cinara... 18/02/2021

"Um homem mais velho usando uma menina para se sentir melhor em relação a si mesmo; como é fácil a história virar um clichê sem o efeito suavizador do romantismo."

Escolhi esse livro para ser a leitura do fds passado. E só hoje na quinta-feira quase sexta que consegui terminar. Não que a escrita seja ruim, chata ou nada do tipo, pelo contrário! Flui muito bem! Tanto que favoritei! Mas a história de um professor pedófilo, manipulador é difícil de ser lida! Cheio de gatilhos, estupro, violência psicológica! Difícil!
Acredito que de alguma forma meninas e adolescentes deveriam estar cientes desse tipo de homem, de que elas devem se preparar pra conhecer esse tipo de pessoa e de alguma forma se proteger contra eles, mas bem difícil alguém querer explicar pra elas achando que são muito novas ou algo assim.
Elas podem saber que algo está errado, mas não sabem o quanto podem ser manipuladas e envolvidas por esses monstros! Difícil, quando o conhecimento chega já é tarde!

Cheio de spoilers de Lolita! Então se não leu Lolita e ainda quer ler, leia Lolita primeiro!
kika 20/02/2021minha estante
Ainda não terminei de ler, mas já fiquei impressionada com esse livro...
Com certeza, cheio de spoilers de Lolita! Queria ter lido sua resenha antes...rsrsrsrsr

Cinara... 20/02/2021minha estante
Kika livro difícil né?! Ah mas mesmo com os spoilers você vai aproveitar muito a escrita do Nabokov ?

dgallinucci 08/01/2021minha estante
Quero muito ler esse livro. Já vi tantas indicações e resenhas.

Aline Michele 08/01/2021minha estante
Nossa desler, taí também gostaria de desler algumas passagens desse livro. Pesado demais

Bruna Suelen 09/01/2021minha estante
Se vc não tiver problema com o assunto abordado, eu recomendo.

Lara Gama 30/07/2020

Angustiante
Um livro angustiante, mas de leitura necessária. Não consegui largar até terminá-lo.
Mary 30/07/2020minha estante
Muito pesado, Lara?

Aelita Lear 30/09/2020

Imersivo
É até difícil escrever uma resenha desse livro, pois a autora nos leva por caminhos difíceis e nos faz mudar de opinião sobre os personagens o tempo inteiro. Me peguei por diversas vezes pensando em quanto tinha a mesma idade da personagem, e coincidentemente, também namorei uma pessoa mais velha, embora com menos diferença de idade, mas com certas semelhanças ao Strane.
E isso que me deixou absurdamente incomodada. A leitura te prende de uma forma, que eu não via a hora de chegar ao fim. E estava com muito medo do que esse fim pudesse trazer. O livro é absurdamente bem desenvolvido, fiquei muito impressionada com ele... A autora é sensacional. Isso não se pode negar.

Jakee 07/05/2022

A Sombria Vanessa
Um livro extremamente forte e necessário.
Eu nunca me senti tão desconfortável lendo uma história, como eu me senti lendo esse livro. Foi um dos livros que eu mais senti raiva e me ensinou muito ao mesmo tempo. Eu gostei muito o jeito que a autora abordou esse assunto tão sensível e a forma como ela finalizou a história tão naturalmente como aconteceria na vida real. ?Minha Sombria Vanessa? me deixou chocada e abriu muito os meus olhos. Não recomendo essa leitura a pessoas sensíveis pois contém gatilho de abuso sexual, porém recomendo essa leitura às pessoas. (Obrigado Vinny pela recomendação desse livro, realmente me tocou muito). Favoritado com certeza!
Vinicius39 07/05/2022minha estante
sabia que vc iria gostar ?

Jakee 07/05/2022minha estante
@Vinny Eu amei, que leitura necessária. Obrigada mesmo. ???