A Última Festa Lucy Foley

Resenhas - A Última Festa

Jorge 16/11/2020

Decepcionado.
Esse foi um dos livros que mais tive vontade de ler esse ano e essa foi a parte ruim de tudo, pois eu criei uma expectativa enorme e infelizmente ela não foi correspondida.

Por que isso ?

O livro no início não me atraiu, não tive nenhum tipo de conexão com ele, mas até aí tudo bem, porém continuei a leitura e nada de evoluir, por fim dei uma pausa e fui ler outras coisas, quando voltei continuei a leitura de uma forma ( digamos ) forçada e o que já vinha se arrastando, continuou se arrastando por quase 1 semana.

O que tanto tem esse livro ?

Não é um livro ruim, já adianto aqui, porém a narrativa é arrastada e tem uma certa repetição, o que me incomodou um pouco e por fim foi previsível ( infelizmente) .

Como assim foi previsível ?

A autora faz aquele jogo de suspense, onde não sabemos de quem é o corpo e lógico, quem é o assassino, porém em uns 40% do livro fica óbvio de quem é o corpo e em uns 70 % do livro já sabemos quem é o assassino, mesmo que a autora não revele, não sei se essa foi a intenção dela.
Eu estava esperando uma grande reviravolta, o que infelizmente não aconteceu.

E o final ?

Como falei, foi previsível, sem reviravoltas e ainda foi corrido e pra fechar com chave de ouro as decepções, veio o Epílogo, não explicou quase nada e ainda desafia a nossa inteligência, não vou falar para não dá spoiler, mas é só prestar atenção no que acontece no final do livro com o assassino e o que acontece com ele no Epílogo.

Recomendo ?

Depende, se vc ler bastante coisa do tipo, principalmente se vc ler Agatha Christie, não recomendo, agora se vc está começando ou buscando conhecer novo gêneros, sim pode ser uma porta de entrada.
Albatroz 16/11/2020minha estante
??

Isis 17/11/2020minha estante
estou ha meeeses tentando ler esse livro e nada nele me prende

Bruna Lopes 17/11/2020minha estante
É bem isso. Também fiquei com uma expectativa enorme em razão da premissa que é tipo o meu feijão com arroz mas não consegui passar dos 50% e abandonei.

Esse é o livro que me faz olhar de lado com desconfiança para todos os lançamento da Intrínseca desde então porque, como vc falou, se vc já leu qualquer outro livro desse gênero, vc provavelmente já leu algo bem melhor então é improvável que vá gostar.

Marcia 18/11/2020minha estante
Eu tb fiquei com essa impressão e digo mais, a história é uma cópia quase fiel do livro "em um bosque muito escuro"

Bruna Lopes 18/11/2020minha estante
Muito interessante, Marcia. Coloquei no google e vi que esse livro é da Ruth Ware. Li ressentemente um livro dela chamado "O Jogo da Mentira" que achei fantástico. Acho que vou dar uma olhada nesse "em um bosque escuro".

Jé Andrade 18/11/2020minha estante
Ai agora já não estou mais nem empolgada pra começar a ler ele hahaha Já tenho ele, mas ainda não li, acho que vou lendo outros na frente e quando não sobrar mais nada pra ler eu leio ele, porque fiquei triste com esse relato, desanimei um pouco kkkkk

natygs 19/11/2020minha estante
Chatíssimo quando isso acontece =/

Jorge 19/11/2020minha estante
Isis eu sofri com ele, foi com a força do ódio mesmo kk

Bruna eu só nao abandonei pq eu tinha que terminar para ver se mudava alguma alguma coisa, triste ilusão.

Esse eu não li Marcia, então a coisa só piora.

Jé eu não gosto de desanimar as pessoas em relação a qualquer leitura, até pq cada um ver de um jeito diferente, mas esse realmente é complicado, principalmente para quem gosta do gênero, mas faz isso mesmo vai devagar ou se não vai lendo ele entre as leituras.

Pois é Naty é péssimo e eu te juro eu estava com tanta expectativa que achava que ele estaria no top 10 do ano :(

Talita - @universodetalita (IG) 21/11/2020minha estante
Poxa é uma pena, eu também tinha ficado bastante empolgada com esse livro agora já nem to fazendo muita questão.

Ana Carolina 26/11/2020minha estante
estou quase acabando o livro e estou tão decepcionada quanto vc ficou. Desde praticamente o começo do livro eu tinha minhas desconfianças de quem seria o morto e quais pessoas poderiam ser o assassino....ainda não cheguei nessa parte. mas acho que não vai ser surpresa nenhuma quando eu descobrir pq tudo indica quem será. eu vim ler pq queria ler uns suspense . vi ótimos comentários e tbm fiquei com a expectativa lá em cima.
Mas o livro tem personagens que não te prendem nenhum pouco. não senti empatia por ninguém nesse livro. poderia sim ter sentido simpatia por doug e heather mas até agora me pergunto qual o objetivo deles no livros? pq tivemos que saber da vida deles para esse suspense? sabe não faz sentido para mim o desenvolvimento deles no livro. sem contar que se passa o livro todo eles no mesmo lugar quando nada absolutamente nada acontecendo de fato...a não ser os protagnoistas com suas narrativas de como se sentiam.

Fernanda.Deniz 17/12/2020minha estante
Me senti exatamente igual... achei o livro fraco. Não está nas minhas indicações...está de regular para bom, mas esse tipo de leitura eu sempre espero o excelente. Aquela coisa de você agarrar o livro, e só soltar quando acaba.

joaopadilhaa 26/12/2020minha estante
Comentário pontual. Concordei integralmente com todos os pontos que você levantou ????

Fefi 28/12/2020minha estante
Concordo super!!

ImShy 06/01/2021minha estante
Bom... Quando eu assistir o vídeo da Bel Rodrigues falando sobre este livro, já fiquei com muita vontade de ler. Quando comecei a ler não gostei muito, porque a autora detalha a vida de cade personagem várias vezes. Isso se torna uma leitura arrastada. Eu gostei muito no final.

Por quê?

Lá pras últimas páginas que aconteceu uma coisa interessante de verdade.

Cintia 18/01/2021minha estante
concordo plenamente

Wagner 24/01/2021minha estante
Valeu, poupa um tempo enorme que pode ser usado com leituras melhores.

manu :) 23/02/2021minha estante
nss falou td nessa resenha, amo a agatha então toda vez que vou ler algo do tipo a expectativa é MUITO ALTA e sempre quebro a cara shajajs

Marcinha 17/03/2021minha estante
Achei sua fala perfeita

Sousa 20/03/2021minha estante
Não consigo ler ele, me perco fácil e não consigo me prender na história.

Juliana.Francisco 24/03/2021minha estante
Estou custando pra acabar, parece que a história não desenvolve.

Beatriz Mendonça 27/03/2021minha estante
Eu estava lendo ele e larguei no começo. Passei para um da Agatha Christie e já li 80% do livro em um dia ?

Mr. Stauffer 02/04/2021minha estante
Comentário extremamente coeso. A autora não consegue desenvolver os personagens, eles só estão lá jogados pra completar o enredo.

E o final é bem decepcionante, o plot twist simplesmente não funciona e a motivação foi bem rasa.

@Marlonbsan 04/05/2021

A Última Festa
Um grupo de nove amigos se reúne todo ano para comemorar o réveillon. Intrigas e segredos começam a surgir entre eles e dessa vez nem todos irão voltar para suas casas.

O livro é narrado em primeira pessoa, mudando o foco entre personagens e períodos, já que conta os fatos que ocorreram nos últimos dias e no presente. A linguagem do livro é bem simples, mas tem uma densidade considerável, pois há muitas partes introspectivas dos personagens relembrando fatos.

A premissa do livro é bem interessante, tanto pelo local em que ocorre, como pelo mistério em si, mas a autora utiliza uma técnica de omissão com utilização de substantivos neutros para não revelar os fatos, que é algo que não me agradou muito.

Os personagens tem um background bem definido e vemos que houve um trabalho bem pensando para definir a ligação do grupo de amigos e como eles chegaram até aquele ponto. Mas senti que as personagens femininas do grupo, que são o foco narrativo, tinham personalidades muito parecidas, que eu não conseguia distinguir quem era quem sem ficar olhando o nome no início do capítulo.

Durante a leitura, vamos conhecendo mais sobre o caráter das pessoas dali e a dinâmica do grupo, os problemas que eles possuem, problemas antigos sobre a amizade deles, frustrações ou como cada um mudou ao longo dos anos, é interessante ver esses relacionamentos, mas ao mesmo tempo poderiam ainda ser mais bem trabalhados.

A forma de omissão utilizada para o mistério, apesar de instigar a curiosidade no início, se estende por muito tempo, o que me fez perder o interesse. Outro fator, foi exatamente a personalidade dos personagens, que passam muito tempo falando sobre outras pessoas. Talvez o fato de que eram pessoas que eu não gostaria de estar por perto, tenha contribuído para minha aversão. No fim, é livro bom para passar o tempo.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan

Bruna | @bmartinssss 30/03/2020

Já tinha expectativas altas com relação á esse livro só pela premissa. Depois de finalizado, só sei recomendar essa leitura incrível.
Carol 30/05/2020minha estante
Vc pode me dizer como lê o livro onde tem q apertar

Racestari 17/07/2020minha estante
Também curti o livro. Fácil e gostoso de ler.

Gabriela 25/07/2020minha estante
Engraçado, eu fui com grande expectativa também mas não gostei. Acho que essa mistura de histórias dentro da história central me desestimulou.

Patricia Andrei 14/08/2020minha estante
Obaaa, vou ler

Lubs 22/08/2020minha estante
Odiei vários furos na história

Math 29/08/2020minha estante
Ele demora a engatar mesmo?? Estou na página 60 mas só está numa falação que desvia da história toda hora!

Bruna | @bmartinssss 30/08/2020minha estante
Sim, o começo é mais lento..

Bruna | @bmartinssss 30/08/2020minha estante
Hernandez, eu não encontrei furos na história. Pelo que eu lembro..

Bruna | @bmartinssss 30/08/2020minha estante
Gabriela, eu confesso que achei meio desnecessário essas histórias secundárias, mas acredito que era necessário para entendermos a história geral.

Lubs 30/08/2020minha estante
Tipo não explica a conversa sobre o bilhete que a funcionária ouviu dos dois hóspedes(não explicou nem quem era eles) o final do outro personagem e nem o porque só ele estar em terceira pessoa. Os outros personagens nem precisava existir visto que nem faziam nada. História mal escrita

Ana Carolina 26/11/2020minha estante
de incrível não tem nada. concordamos em discordar. hahahahha

Juh Saint 14/03/2021

#decepcionadissima
Ta o livro não chega ser ruim, mas ele é bem mediano pra toda a fama que tem ganhado nos últimos tempos. Pessoal adora babar pra livro de suspense vindo de fora, publicado pela Intrínseca enão sei de onde fui que euzinha tirei expectatives pra ler. Algo que matou um pouco minha vontade quando tava perto do final foi isso, a expectativa que criei pra leitura que não conseguiria ser preenchida somente com um final satisfatório, coisa que nem isso foi........

vamos aos pontos positivos primeiro né gatinhxs. Narrativa boa e que é compreensível, não deixa a gente perdidos nos fatos que quer apresentar. Pois o livro volta muito pro passadoe precisa se estabelecido coerênica na hora de ir e voltar, ir e voltar do presente para o passado dos personagens. Outro ponto, tem um pouquinho de representatividade, por exemplo temos um casal homossexual que não se sente parte da festa. Eu já reclamei que livros de suspense precisam ter mais homossexuais, transexuais, personagens negros e gordos que não são estereotipadxs e aí é um ponto positivo. Mas sobre estereótipo, dá pra dizer uq são rasos e poderiam ser encaixados em uma comédia 90's conservadora.
Outra boa é estória não exagerrar nas coisas negativas, ruins, nos dramas em si. Tudo fica bem natural, parecendo algo na vida real.

Muito que bem vou falar dos negativos então..... Você não liga pros personagens o que é algo bem grave. Cad personalidade do pessoal? Tudo girando em torno de trauma sem particularidade individualidade fora do que a estória quer apresentar. Então quando o leitor sabe que correm perigo não presta tanta atenção nos detalhes que o colocam em perigo, só ficando a curiosidade de saber o que vai acontecer. A estória podia ter mais mistérios, mais suspense, y mais esquisitice do leitor levantar as sobrancelhas e ficar "qué é issô?" entenderam? Nisso acho que vai da personalidade do livro por tentar buscar algo moderno mas pisando de mais no antigo, sem se esforçar para chamar atenção como aqueles romances policiais antigos que tem muita fama hoje em dia.

Um livro que esquecerei em breve!! Não foi ruim ainda que esquecivel.....
jheuler 14/03/2021minha estante
Melhor que a garota do lago é pelo menos

Thais Toledo 14/03/2021minha estante
Não gostei, os personagens são extremamente imaturos, quando comecei o livro me pareciam adolescentes, depois vi que tinham mais de 30 anos, uma advogada, um médico etc, mas com um comportamento que não condiz com a idade. Só terminei porque queria saber quem tinha matado quem.. mas não curti!

Kethelen.Vitoria 15/03/2021minha estante
Não gostei também, os personagens achei bem ruinzinhos

Pedro.Farinha 23/03/2021

SORTEIO
?A Última Festa? é um livro sem propósito nenhum e que mais parece com um tabloide de fofocas do que com uma obra literária séria. O começo do livro é sonolento e sem graça. As informações sobre os personagens são repetitivas e sem importância.
A partir do meio do livro, já um pouco melhor, novos acontecimentos começam a chegar, porém algumas duvidas não são respondidas, o que é um absurdo.
A história é bastante fantasiosa e os acontecimentos não deixam o enredo melhor de maneira alguma.
Finalmente, o clímax do livro é decepcionante. Acho que nunca li um final tão sem graça. Terminei esse livro na marra.
Acho que a autora não foi feliz. Ele simplesmente não funciona bem em nenhum aspecto.

O sorteio de dois exemplares desse livro será realizado na próxima sexta. Comentem uma ? e sigam minha página para participar.
Uma ? por pessoa.

João 26/03/2021minha estante

Lari 26/03/2021minha estante

isa 26/03/2021minha estante

Pedro.Farinha 26/03/2021minha estante
Os números sorteados foram o 2 e o 45. As vencedoras são Laura Mendonça e Rafaela Cacau. Obrigado a todos que participaram. O próximo sorteio é ?O Fim da Eternidade?.

Austrin 27/03/2021minha estante

Bianca Vieira 27/03/2021minha estante

Bruna 28/03/2021minha estante

lau 05/04/2021minha estante
livro recebido, to apaixonada muito obrigada ?

Victoria (Vic) 24/05/2020

Comecei a gostar mesmo apenas a partir dos 20%... mas adorei. Me surpreendi MUITO! Leitura fluida, instigante, narradores complexos e interessantes, além de uma ótima ambientação.

Cerry35 02/02/2021

"Meu medo é de não ter tempo de vingá-la. Bem, vou ter q apressar as coisas "

Caras, eu amo ler sobre a loucura das pessoas

Fran 24/05/2020

A Última Festa
"A Última Festa" foi escrito por Lucy Foley e é sua estreia na literatura de suspense.
A história é contada em flashbacks a partir das perspectivas dos personagens, um grupo de nove amigos que se reúnem para curtirem a festa de Ano-novo, e mais cinco pessoas que são indispensáveis no desenvolver da trama assustadora, brilhante e muito bem construída. Gostei muito. Li o PDF, mas quando surgir a oportunidade, quero adquirir o livro físico.

Marcos 27/09/2020

"As pessoas são basicamente animais civilizados"
É um bom livro. Tem uma linguagem e escrita fluída. O único problema são os personagens estereotipados ao extremo. Temos a popular, a retraída, o valentão, a que deseja se enturmar, e ainda pessoas que vão para locais isolados na tentativa de esconder o passado obscuro. No mais, é uma boa leitura, o mistério que aqui permeia dura praticamente até às últimas páginas, você se pega perguntando quem morreu e quem é o assassino. E a autora fez isso muito bem. Além de trazer a tona a problemática de ser um "Stalker" e o quão isso é ruim, sem romantizar o tema. Vale a pena a leitura.
Maria.Rafaela 27/09/2020minha estante
Achei a mesma coisa em relação aos personagens.
Só achei um pouco óbvio o assassino e a vítima

Marcos 27/09/2020minha estante
Sim, quando eu bati o olho no personagem já deu pra desconfiar. Mas fiquei na dúvida no pós festa da virada de ano. (Quando o personagem "x" e pega ouvindo a conversa.

Maria.Rafaela 27/09/2020minha estante
Siiim, eu também tive essa pequena dúvida na hora

Pietra 19/10/2020minha estante
Fiquei com uma raiva das personagens kkkkk, mas achei a história muito boa

Marcos 19/10/2020minha estante
Nossa, cada um pior que o outro mesmo ??? Mas foi proposital. Só não fiquei com raiva da Heather.

Livros e Ivaílton 29/11/2020minha estante
Eu gostei muito deste livro. Só o final que passou tão rápido, deixando aquela sensação de câmera rápida.

Marcos 29/11/2020minha estante
Gostei bastante tmb, e realmente o final é apressado ??

Hana 27/04/2021

Muito bom!
Me deu vontade de ler ?A lista de convidados?, também da mesma autora e pelas resenhas parece que as duas histórias são contadas da mesma forma. Eu até que gostei desse estilo com a visão de cada personagem! Você se pega pensando se confia ou não naquela narrativa, é bom de ler! Recomendo :)
Mari 30/04/2021minha estante
Eu comecei a ler o inicio mas fiquei com preguiça da leitura.

Realmente vale a pena? Qual é a nota que você dá? Ah, te adicionei.

Hana 30/04/2021minha estante
acho que se você tentou ler e não gostou logo de cara, tenta ao menos dar uma chance e ler mais um pouquinho :) se vc não gostar é melhor nem continuar a se massacrar kskskskskksk sendo sincera eu gostei viu! mas vai de gosto ne? talvez você goste ou não

Mari 02/05/2021minha estante
Rsrsrs. Pois é! Achei o livro com muita falta que a história em si. Não sei se deixo para assistir o filme ou leio antes.

@vcdisselivros.oficial 05/06/2020

A face que apresentamos ao mundo pode ser enganosa
Escrito por Lucy Foley, A última festa apresenta ao leitor um grupo de amigos que há vários anos comemoram juntos a virada do ano.

Miranda e Kate são amigas desde a infância, as duas conheceram Julien, Mark, Samira, Giles, Nick e Bo na época da faculdade.

Emma entrou para o grupo recentemente ao se casar com Mark, motivo pelo qual ela se dedica tanto à organização do encontro que marca a virada de 2018.

O local escolhido para hospedar os amigos fica em Lochi Corrin, Terras Altas escocesas, onde um resort fica escondido em meio a neve e a natureza.

Desde a viagem certas tensões começam a surgir. No ar, qualquer faísca é capaz de fazer cada um explodir, como desentendimentos sobre os assentos em que vão ocupar, o tamanho do chalé que cada casal irá ficar e muito mais.

Mesmo a bebedeira não é capaz de apagar o clima tóxico banhado a ressentimentos enraizados.

É nítido que o grupo não tem mais nada em comum além do passado, alguns lidam com feridas não cicatrizadas e segredos destrutivos que tornam o sorriso no rosto forçado.

RECEITA CERTA

O livro tem todos os ingredientes para funcionar, o lugar sombrio, a mais bonita da turma, o casal perfeito, o temperamental, os novos pais, a reservada, o ambicioso e a recém-chegada.

Combine isso com um assassinato e uma quantidade limitada de culpados e tenha certeza de que lerá algo de tirar o fôlego certo? Errado.

DETESTÁVEIS

Conforme vamos conhecendo cada um fica nítido que devemos manter distância. São em grande parte pessoas lindas por fora e podres por dentro, que competem entre si para ver quem se saiu melhor na vida e quem é mais feliz. Fica difícil se identificar com qualquer um que seja.

AUTORA PERDIDA

O suspense de estreia de Lucy Foley não se sustenta. A autora quer trabalhar tantas personalidades que no fim não consegue desenvolver nenhuma.

Elementos desnecessários e sem continuidade são introduzidos na narrativa sem uma grande finalidade. O espaço perdido falando de tais coisas poderia ter sido aproveitado para fazer um final bem amarrado, mais conclusivo.

NÃO PRIORIZE

A última festa pode ser resumida como uma leitura fraca, com personagens vazios, acontecimentos previsíveis e um fim relaxado. Apesar de curto, o livro se torna maçante e a autora não consegue ao menos passar uma mensagem relevante, de impacto.
Áquila 05/06/2020minha estante
Caramba... Eu passo longe de lançamentos, geralmente só tem bomba.

Flockyneo 05/06/2020minha estante
Estou lendo este, estou fazendo força pra não desistir de ler... Já passei da metade e não está me agradando nem um pouco... Estou decepcionada com ele...

Murilo | @augeliterario 05/06/2020minha estante
E vamos de SURTO, porque eu vou começar a lê-lo amanhã kkkkk

@vcdisselivros.oficial 05/06/2020minha estante
Aí Murilo, eu sinceramente estou na torcida para vc gostar haha

@vcdisselivros.oficial 05/06/2020minha estante
É Áquila, tem horas que a gente quebra a cara com eles, mas já me surpreendi positivamente em alguns casos kk

@vcdisselivros.oficial 05/06/2020minha estante
Eu estava assim Flockyneo, sorte que li com mais duas pessoas, então a meta diária meio que não me deixou desistir. O livro é curto, mas acaba ficando longo de tão chato.

Roddmichel 07/06/2020minha estante
Era o próximo da minha lista de livros, mas ver essas 2 estrelas já me deixou pensativo se leio ou não kkkk

@vcdisselivros.oficial 08/06/2020minha estante
Então Rodd, se já estava na sua lista leia sim kkkk, se não pegar agora depois não vai ter vontade :/

Vitor 11/08/2020

Um pouco decepcionante
Não chega a ser um livro ruim e insuportável de ler, a premissa é interessante, mas deixou muito a desejar tanto na trama como da própria autora. Não há suspense em momento algum, simplesmente foi rolando de modo que em nenhum momento me prendeu pra querer descobrir logo quem tinha morrido e quem havia matado. Alguns plots foram desnecessários demais, além de que faltou um real desenvolvimento dos personagens. Isso refletiu até mesmo no fato da autora ter colocado 9 amigos e alguns deles mal falam durante as 300 páginas. Além disso, principalmente no final, pra mim ficaram coisas rasas e mal desenvolvidas, jogadas de forma aleatória, bem como teria sido muito melhor pra toda a história uma melhor mesclagem entre a vida deles ali no ambiente de férias com o particular de cada um em Londres, até isso foi superficial.
Mas em geral, não é um livro ruim de ler, afinal a história tem uma premissa interessante, porém mal aproveitada, então não se deve esperar muito.
karen 11/08/2020minha estante
Verdade, fui ler com bastante expectativa e acabei me decepcionando um pouco.

LitaTKM 11/08/2020minha estante
Puts, estava com muita vontade de ler esse livro. Agora isso me deixou com um pé atrás kkkk só tinha lido elogios do livro

Bia 12/08/2020minha estante
Concordo, a história era boa, tinha tudo pra ser um excelente livro. Mas fiquei muito decepcionada. Tem uma série no Netflix que se chama ?Le Chalet?, é uma boa série na mesma pegada desse livro, pra quem quer ver uma história bem desenvolvida de verdade.

Kamis Andrade 16/09/2020minha estante
E vamos combinar... quem fala "arquitetura vitoriana", por exemplo, hoje em dia? Quer dar detalhes técnicos da cortina, da construção, etc., ok, mas não escolha um narrador em primeira pessoa pra fazer isso, porque fica ridículo, principalmente se esse personagem-narrador não é arquiteto ou artista.

Eduardo Victor Souza 19/10/2020minha estante
Adorei a tua resenha! Concordo totalmente

Almeidz 28/11/2020

Leitura agradável, sem grandes emoções e sem grandes questionamentos. Fácil de ler, fluído e bom para passar o tempo com algo mais tranquilo. Não esperem grande coisa e não coloquem grandes esperanças, comprei pelo hype e não me arrependo, mas também não acho que seja isso tudo. E para quem for ler achando que é um thriller investigativo: esqueça. Nós vemos mais a vida de cada personagem do que a investigação da morte. Um suspense ok.
ste.books 29/11/2020minha estante
Poxa, comprei pelo suspense ? e ainda comprei a versão do Intrinsecos

Almeidz 29/11/2020minha estante
Desculpa a decepção kkk Mas é isso, infelizmente, pra um livro desse caráter eu esperava bem mais suspense, angústia e emoção

ste.books 30/11/2020minha estante
Tudo bem kkkj já comprei, vou ler ????? mas vdc

otxjunior 27/09/2020

A Última Festa, Lucy Foley
Garanti escrever esta resenha sob nenhum efeito de álcool ou outro entorpecente, pois, como provado neste livro, o consumo dessas substâncias é gatilho para os crimes mais violentos e outras consequências debilitantes. Ou no caso de A Última Festa, primeiro romance policial da escritora britânica Lucy Foley, para explicar as ações contraditórias dos personagens que povoam o thriller.
Aliás, são muitos. No melhor da tradição do mistério da "sala trancada", Foley reúne tipos desagradáveis (talvez senti a ausência de um representante minimamente moral para torcer e me importar) num alojamento isolado até que alguém aparece morto e as identidades da vítima e do assassino são mantidas ocultas, para o leitor menos atento, até o final.
Gosto de como a proposta parece ser a de atualizar o formato clássico de romance policial com personagens modernos e suas dinâmicas e relacionamentos dentro de um grupo de assim denominados amigos. Mas quando o personagem mais intrigante e complexo do livro parece ser a atmosférica localização das Terras Altas na Escócia, inclusive com o seu próprio passado dramático repercutindo no presente, temos um problema.
As narrativas são múltiplas, alternando entre passado e presente e narradores não confiáveis em sua maioria, com quase nenhuma diferença entre as vozes. E aqui, vale notar como a pessoa do discurso muda de primeira para terceira apenas para o único narrador masculino. As lacunas, como os pontos de vista, se acumulam, o que não necessariamente é ruim e até justifica uma segunda leitura para esclarecimento dos menores detalhes.
Ainda com um final abrupto e pouco explorado, A Última Festa diverte e prende a atenção durante a leitura e então acaba, e no ponto de escolher um próximo livro é esvaído da mente quase que imediatamente. Talvez não devesse ter ingerido bebida alcóolica enquanto lia também.
Vit titton 27/09/2020minha estante
Arrasou na resenha! Traduziu os aspectos que pensei sobre o livro!

Flockyneo 06/06/2020

Tédio, ranço e antipatia
Tédio, ranço e antipatia foi o que senti durante este livro.

A autora criou mais personagens do que foi capaz de desenvolver. Na minha opinião todos disputam o pódio de "mais desinteressante".

Cada um com um enredo mais raso que o outro, nenhum motivo plausível para virarem assasinos de fato (sério, em todos os casos, um mês de terapia salvava), inveja, depressão, repressão sexual e trauma....

A leitura é tão cansativa que quando de fato acontece algo que era pra ser o ápice, tu está com tanto ranço dos personagens que vira algo chato, cansativo e até repetitivo (a forma como diferentes personagens pensavam exatamente a mesma coisa de uma pessoa específica usufruindo da MESMA palavra para descreve-lá, foi muito irritante).

O fim vem do nada, são 280 páginas de enrolação onde tu pouco sabe e pouco pode raciocinar sobre o que aconteceu de fato, nas últimas páginas ela só te joga as informações que escondeu durante todo livro, com uma tentiva falha de te impressionar.

Simplesmente insuportável.
Karol B. 14/06/2020minha estante
Amo opiniões sinceras, que nos ajudam a economizar dinheiro e tempo (=

Flockyneo 14/06/2020minha estante
Hahahah, obrigada querida! Fico feliz em ter ajudado... Pra quem gosta de suspense esse livro não vale R$1,00....

Karol B. 14/06/2020minha estante
Eita kkkkkk bom saber!

Eduardo Victor Souza 19/10/2020minha estante
Resenha mais sincera e compatível com o meu pensamento que eu vi até agora, HAHAHAHA
Odiei esse livro. E estou impressionado como, além de todos os erros de narrativa e construção de personagens, a autora teve a preguiça de usar os mesmos termos para descrever sensações e sentimentos de personagens diferentes. Isso me cansou muito.

Torci para que os cervos matassem todo o grupo de amigos.