A Última Festa

A Última Festa Lucy Foley

Resenhas - A Última Festa

Vanessa.Liandro 15/09/2021

Esperava bem mais desse thriller ?
Gosto bastante de thrillers que mostra a perspectiva dos envolvidos nos acontecimentos. Esse aspecto sempre me envolve nessas histórias. Aqui o ritmo também é muito bom, me vi imersa nos acontecimentos. Esses foram os pontos positivos que me fizeram dar 3 estrelas.
Pontos que não gostei: personagens muito estereotipados, principalmente do grupo de amigos. Cada um tem seus segredos e sempre há nesses grupos aquele personagem que gosta de jogar a merda no ventilador. Simplesmente ninguém me cativou nesse grupo.
O final foi bem fraco. Na metade do livro já sabia quem era o assassinado e o assassino. Não foi surpresa pra mim a revelação. E há também um acontecimento na história que não entendi bem porque estava ali, creio que foi colocado pra fazer uma ponte com o assassinato. Então achei bem mal trabalhado pela autora. Foi um encerramento muito apressado e frustrante.

K-Roll 05/08/2020

Misericórdia
Eu realmente estou torcendo para que essa tenha, de fato, sido a última festa.

Mariana 01/09/2020

3/5 ⭐
A Última Festa tinha potencial para ser tão melhor! O livro se resume a um bando de gente tóxica que finge ainda serem amigos como na época da faculdade, mas que na verdade se odeiam e só permanecem próximos pelas aparências.

A escrita da autora é ótima, talvez só por isso eu tenha conseguido passar pelo tédio que é a primeira parte da história. Até os 50% do livro, são páginas e páginas onde nada relevante acontece. A autora quis focar em acontecimentos passados na vida dos personagens, o que até certo ponto é interessante e justifica certas atitudes de cada um no presente, mas chega um ponto em que fica cansativo, tedioso.

A segunda parte do livro é mais surpreendente e interessante, mas achei o final corrido demais e com justificativas muito superficiais. Poderia ser mais impressionante se os personagens fossem mais explorados. Em suma, me pareceu o rascunho de uma história que poderia ser mais trabalhada.

Laura Helena 10/08/2021

Pontas soltas?
Ler um suspense e não comparar com os trabalhos do meu autor favorito, Charlie Donlea, é difícil.

Lucy Foley cria uma ótima narrativa, fora do cenário urbano comumente utilizado nesse gênero literário, abusa dos flashbacks e guarda o segredo de quem é a vítima até o momento que tem que revelar quem é o assassino.

Tudo muito bom, tudo muito bem. Porém, o que sempre me incomoda na maioria dos suspenses que não são obras tão magníficas quanto o que Donlea escreve é a falta de PLANEJAMENTO da história.

O livro todo vem numa pegada, numa marcha lenta que, sinceramente, nãoé um problema pra mim. A questão, a meu ver, é tentar resolver um mistério de 300 páginas em 2 capítulos. A pressa no final, a correria para finalizar o mistério? isso, infelizmente, deixa muitas pontas soltas na narrativa, o que perde todo o brilho e clímax da história pra mim.

keth 15/01/2022

A leitura vale a pena mas o plot é previsível
Então, achei a escrita do livro muito boa, os capítulos dele também não são muito grandes. Confesso que demorei um pouco pra conseguir entender quem era quem no livro pois é a história conta sobre um grupo de 10 pessoas, então às vezes eu ficava confusa.
Nas primeiras páginas do livro já tem suspense então já dá uma vontade grande ler. No entanto, eu já desconfiei do final desde os primeiros capítulos do livro, então eu achei o plot dele meio previsível (isso que eu não tenho tanto contato assim com livros de suspense/ thriller) mas apesar disso o livro é muito bom a história é muito intrigante e eu recomendo a leitura.

Gaby 03/11/2021minha estante
Teve resenha sim viu bbs!!! Arrasou amg

anacecilean 03/11/2021minha estante
Eu n consigo falsr sobre os livros eita bbs

patri_zx 04/11/2021minha estante
nao li nada pelo spoiler mas falou tudo concordo linda

Bianca 07/07/2021

O livro é bom, mas o final foi meio mais ou menos, acho que eu esperava um pouco mais da história.
Bonis 07/07/2021minha estante
Dá uma chance pro outro da autora, A lista de convidados. Ela evoluiu muito e tudo q é mais ou menos nesse é incrível no outro

Bianca 07/07/2021minha estante
Aí vou dar uma chance, hahaha

Emanuellylaiss 07/07/2021minha estante
sério???? queria tanto ler esse

Bianca 07/07/2021minha estante
Sério amiga, te juro kkkk

Bonis 07/07/2021minha estante
Kkkkkkk acho q se vc queria ler pode ler pq é bom (eu achei muito bom pelo menos, mas não excepcional), mas o segundo dela pra mim é bem melhor

Italo Bernardo | @wesleyliterario 11/03/2020

Não é tão suspense, mas vale muito a pena
"Há pessoas que esperam pelo amor, o AMOR em letras maiúsculas, e não se dão por satisfeitas até encontrá-lo. Há os que desistem, porque não o encontram. Oito ou oitenta ? tudo ou nada. Por fim, há aqueles que se conformam, provavelmente a maioria. E acho que nós é que somos os sensatos. Porque amor nem sempre significa longevidade."

Todos os anos um antigo grupo de amigos se reúne no réveillon para comemorarem juntos e celebrarem a amizade tão duradoura. Curtindo um luxuoso chalé extremamente aconchegante nas altas terras escocesas os amigos se veem presos uns aos outros e talvez o sentimento que os mantém unidos por tanto tempo não seja mais o mesmo. Aquele encontro tinha tudo para ser inesquecível, mas eles não esperavam que fosse inesquecivelmente brutal quando um deles é assassinado.

Vendido, anunciado, divulgado como um suspense no melhor estilo Agatha Christie, me contento em ter lido sem essa expectativa, pois senão minha leitura teria sido decepcionante. A obra se detém mais no desenvolvimento psicológico dos personagens, revelando que eles presam muito mais por aparências para manter uma relação que já acabou do que se mostrarem verdadeiramente. Narrado entre passado e presente, podemos acompanhar a história nos dois planos e sob perspectivas alternadas o que é bastante positivo.

O suspense se desenvolve no segundo plano (presente) sob o olhar de Heather e Doug, pessoas responsáveis pelo chalé. No início a história é um pouco lenta, mas a narrativa melhora de ritmo quando o assassinato é descoberto, e o leitor inicia uma busca insana por respostas, já que Foley foi bem inteligente em não revelar sequer o gênero da vítima, nos fazendo ansiar por descobri o quanto antes quem foi e o que causou sua morte. A partir de algumas revelações já no final do livro o desfecho criminal se torna previsível, porém não achei que isso tirou toda a boa construção do enredo.

Por mais que achemos conhecer bem alguém, cada pessoa só revela o que acha necessário o outro saber e confiar cegamente pode acabar conosco. Não vale a pena manter um relacionamento (seja qualquer tipo) apenas pelos momentos bons ficados para trás, se não se identifica mais e o laço que unia já não serve, é melhor seguir em frente por caminhos diferentes do que manter uma ligação por aparência e conveniência. Bom mesmo é ter maturidade para notar que a relação chegou ao fim para não desgastar ainda mais a mente e o emocional, esse grupo de amigos mostrará quando bons sentimentos são transformados em uma convivência tóxica, que adoece.

"A Última Festa" é uma obra dinâmica, com um desenvolvimento satisfatório, cujo personagens revelam o que existe por trás das máscaras que moldaram ao longo dos anos. Não espere encontrar um suspense arrebatador ou uma obsessiva investigação, porém se permitir conhecer essa obra trará um ótimo entretenimento e uma relevante discussão a cerca dos relacionamentos afetivos que desenvolvemos.
???
"Mesmo quando riam, se cutucavam e se provocavam, eu sentia que havia algo nas entrelinhas ? algo estranho. Às vezes eles pareciam atores num grande show, encenando que estavam se divertindo muito."
Janaína Hanna 08/04/2021minha estante
MEU DEUS, TU NÃO ERRA NUNCA! Você é perfeitooooooooooooo, amei a resenha! E já quero ler esse livro!

19/09/2020

Muito bem escrito!
O livro retrata um grupo de amigos da época da faculdade que passa todo réveillon juntos desde que formaram, porém nota-se desde o começo que a única coisa que eles ainda têm em comum são as lembranças! E se me permitem dizer, quem precisa de inimigos com uns amigos desses ?

O final não é aquele plot que você só descobre no último segundo, porém a história é muito bem escrita e bem desenvolvida! Vale muito a pena ler e me gerou reflexões que eu não esperava de um livro de suspense.
Caíque Silva 19/09/2020minha estante
Tá na minha lista pra ler nessa Spring Read!

19/09/2020minha estante
Pois leia! É um livro excelente que me salvou de uma ressaca literária daquelas

Laura.Cunha 18/03/2021

A última festa
Este é o primeiro livro que leio desde gênero e confesso que me surpreendeu. Julguei que séria um livro mais pesado por girar entorno de um assassinato, mas não, foi muito tranquilo.
A trama do livro é muito aliciante e por tentar adivinhar quem é o assassino me fez entrar de cabeça no livro e prestar atenção em detalhe. Tentei, mas não consegui descobrir quem era o assassino, a autora conseguiu colocar a pessoa mais improvável e que ninguém suspeitaria como o assassino.

Sami43 21/11/2021

Um grupo de amigos de longa data vai até um reservado local para passar o ano novo. Alugam seus chalés, pegam suas bebidas, relembram histórias antigas e brincam uns com os outros.
Até que deixam de fingimento.
Heather e Doug são funcionários desse local remoto e excluído do mundo. Os dois querem fugir da morte, ou melhor, fugir da vida. E, quando esse grupo de hóspedes chega, continuam com suas melancolias.
Até que se deparam com um assassinato.
Em meio a mentiras, traições, segredos e obscuridades, o belo grupo de amigos se destrói.
Com alternância dos pontos de vista, o leitor é transportado para uma linha de raciocínio rápida e enigmática. A cada ponto, suspeitava de um personagem, de uma reviravolta, de um segredo, tornando a leitura dinâmica e viciante.
As reviravoltas me surpreenderam, de modo que, até ser revelado, não entendia bem o que estava acontecendo. A suspeita de quem morreu foi meio óbvia, mas a de quem matou foi duvidosa. Não tinha certeza de quem, por quê e como.
Além disso, outros pontos foram interessantes, mas não tão bem trabalhados. Há mais reviravoltas, além do ponto central, que achei desnecessárias, mas criativas e complementares.
Enfim, o que não foi tão interessante foi a forma largada com que se trabalhou o final, abruptamente e sem cuidados. E, também, pontos que não foram abordados com tanto cuidado. Mas, em geral, é um livro legal.
Vale a pena? Não. É ruim? Também não.

Larissa @laridallabrida 15/05/2021

Bom suspense
Eu li primeiro ?A lista de convidados? e a Lucy usou a mesma receita para ambos os livros.

Porém ?A última festa? acabou tendo um plot muito melhor e bem mais surpreendente.

Leitura fluiu bem.
Tamy Vianna 13/08/2021minha estante
Adorei a leitura desse livro e concordo com você, eu li os dois livros, mas esse eu gostei mais.

Isabela.Pery 05/04/2021

Esperava algo mais TCHAN, não fugiu muito das convenções do gênero. Mas foi uma leitura legal, eu gostei.

ila 08/11/2020

fui com sede ao pote pra beber apenas um gole
não sei se tô mais decepcionada com o livro ou com os booktubers que tanto indicaram. nem sou a mãe da experiência quando se trata de thriller, mas vei, pelo amor de Deus, esse livro deixa muito a desejar. umas pontas soltas, uns plots que de plot n teve nada, tudo dado de muito ma o beijada pro leitor... enfim, expectativas frustradas.
Helen Lima 08/11/2020minha estante
Tive a mesma impressão. Os booktubers falando tão bem desse livro mas não me causou nenhum sentimento além da decepção.

ila 11/11/2020minha estante
sim! o publi foi forte em cima desse livro