Conceitos e preconceitos

Conceitos e preconceitos Fernando H. De Marchi

Resenhas - Conceitos e preconceitos

Jothamon 04/04/2021

Mentalidade.
A história discorre sobre a vida de Emanuel, que é o centro da leitura e também o narrador.
No texto, somos apresentados a toda sua vida, bem como suas decisões e o que o levaram a fazer algo ou não. Além disso, o livro relata como os pensamentos mudam com o passar da vida.
Também mostra que nossos conceitos e preconceitos são influenciados pelo meio em que vivemos e com quem convivemos. Dessa forma, julgamos todos ao nosso redor com um rótulo pronto, pois dessa forma nos encaixamos em nosso grupo.
Contudo, a leitura deixa claro que podemos mudar nossas lentes e ver o mundo por outra perspectiva, afinal sempre estamos aptos a aprender e compreender novas coisas.
Entretanto não é simples mudar algo que consideramos como verdade absoluta, pois isso já faz parte de quem somos. Todavia, aprender é algo sempre bom e com novas abordagens podemos ter uma visão maior do mundo e, além disso, rever se nossas verdades são reais ou realmente únicas.
De modo geral, é uma história para repensar seu modo de agir, ver e compreender tudo o que nos cerca. Como julgamos e somos julgados, até que ponto isso é saudável e o que deve ser feito para mudar quando for necessário.
Pensamento. Realidade. Rótulos. Medo.

Jujuliah 04/04/2022

Gostei
Uma leitura que aborda diversos temas, gostei do livro, é interessante, demorei um pouco pra ler pq tinha partes que não me chamaram tanta atenção, porém é boa sim.

Jully Divulga Livros 15/01/2021

Muito interessante perceber o quantos conceitos e preconceitos nos rondam constantemente... Parece simples mas é uma boa reflexão.

Elicio.Baldavira 25/11/2022

No início! Muito chato . De repente uma explos?o de acontecimentos e ideias que nos leva a refletir sobre nossas escolhas e atitudes.Muito bom recomendo a todos que gostam de uma Boa leitura

Daniele92 30/03/2023

Pela capa e titulo muitos dão 2 ou 3 estrelas, mas eu irei dar 5 porque é merecido. Nesse livro vai ser retratado a vida do Emanuel ele começa a contar deixe a infancia, ele mostra os conflitos adolescentes ate a vida adulta. Neste livro representa a gravidez precoce e também retrata como os pais se opõem diante os seus filhos. Eu queria aqui retratar todos os conflitos e tudo que se passa nesse livro, mas eu daria muito spoiler. Eu amei ler este livro, porque ele de fato mostra uma vida real de alguém, por isso merece 5 estrelas.

Livs 05/12/2021

Surpreendente
Achei esse livro por um acaso no Google books e resolvi pega-lo para ler. Não vou mentir, que o começo me decepcionou e fiquei preocupada em o que aconteceria, já que tem problemáticas logo nos primeiros capítulos.

Então, depois disso, eu fui lendo aos poucos o livro, me sentia incomodada, porém chegou em um ponto no livro, que tudo mudou.

O começo dele é meio conturbado, mas o final vai te surpreender.

As lições abordadas sobre religião, sobre a comunidade lgbtqia+ e outros, são muito boas. O autor desenvolveu muito bem cada tópico.

Chegou em um determinado momento no livro, que a leitura começa a fluir, os leitores começam a sentir raiva, tristeza, felicidade pelos personagens.

Mesmo com os problemas enfrentados pelo protagonista na infância e na vida adulta, ainda existem momentos bons.

O protagonista deixa claro desde o início que esse não é um "livro perfeito" e é o que deixou a leitura mais interessante. Então sim, é evidente que vão existir falhas aqui e ali, mas convenhamos, o protagonista não é escritor, já o autor do livro, é. Por conta disso, em minha visão, todos os errinhos de continuidade e afins, foram pensados para fazer sentido ao fato do Emanuel (protagonista) não ser escritor.

E eu criei um carinho grande pelo livro, por conta do autor, que por email foi super atencioso e gentil comigo. Então com certeza esse livro nunca vai sair da minha memória e todos os momentos que vivi lendo.

Problemáticas do início do livro: pedofilia, assédio moral e sexual, provavelmente estupro e traição (só me lembro desses).

Minha nota: 4,5

Mariane 05/01/2022

"Está aí algo difícil de entender: por que as pessoas fazem questão de impor seus modos de vida para os outros?"

Tenho que admitir que esta leitura me surpreendeu muito positivamente.
Fiquei bem envolvida com a narrativa, pois em vários momentos senti raiva, aflição e alegria.
É realmente interessante ver certos acontecimentos e escolhas ocorrerem em períodos diferentes e o protagonista passar a ver de modo diferente as escolhas de que em um momento ele criticou, pois, por estar vivenciando coisas similares a elas, entendeu um pouco o que havia censurado. Isto nos leva a compreender que, quando determinadas coisas ocorrem com outras pessoas é fácil julgar e dizer que faríamos diferente até de fato acontecer conosco e ficarmos sem saber qual seria a melhor decisão a tomar. No final, não há uma atitude correta para agir com determinados acontecimentos, cada ser humano reage de formas diferentes, e isto é independente da criação.

Gostei de conhecer a vida do Emanuel e em como tudo se sucedeu ao longo de sua trajetória, as lições e aprendizados que ele adquiriu e como amadureceu ao longo de tudo isso que vivenciou.
É um livro de leitura rápido e muito bem escrito.
"Assim, os ventos da vida podem sim me balançar, mas creio que tenho estrutura para permanecer de pé."