A canção da órfã Lauren Kate

Resenhas - A canção da orfã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruxa_Gentil 05/02/2024

?Romance/Drama/Amadurecimento/Liberdade/Treta
A escrita de Lauren Kate é algo tão adorável, suave e hipnotizante. Já li todos os livros dela que foram traduzidos e ela sempre consegue descrever seus personagens e ambientes de uma forma tão apaixonante, que te faz se sentir parte daquela trama.
Achei o nome da obra bem enigmático, a história é uma mistura de romance e drama envolvente, particularmente não achei nada clichê, o que combina perfeitamente com a protagonista Violeta, que é uma órfã, e nosso segundo protagonista, Mino, que também é órfão. Ambos personagens tem uma ligação, a música. Leta no canto e Mino no violino.
A história é ambientada na antiga Veneza, não sei até que ponto é realidade o que a escritora retrata em sua obra, mas Kate faz muitas menções ao Carnavale (carnaval) italiano.
É muito envolvente a luta de Violeta pela liberdade, me emocionei em diversos momentos ao ler trechos em que ela deixou suas fraquezas emocionais transparecerem, isso humanizou muito a personagem. O fato de Leta ser órfã fez ela rejeitar muitos sentimentos em relação a ela mesma, sendo o amor o principal deles, durante toda a trama fica bem explícito o desenvolvimento da personagem. Lauren Kate tem um dom de transformar tudo que geralmente é muito descritivo e maçante em algo suave, ela deixa os sentimentos de seus personagens tão reais, e nessa obra fica bem explícito o luto de ambos os personagens principais pelo abandono.
O desenrolar da história é um vai e vem, que em um momento estaciona para desenvolver a vida particular tanto de Leta quanto de Mino, que tiveram seus corações quebrados em uma tarde, e nunca mais haviam se encontrado desde então.
O único ponto que, ao meu ver, estragou um pouco a história, é como o final ficou muito ?corrido?, faltou desenvolvimento, mas o epílogo é de aquecer o coração. Essa história merecia um segundo livro só para contar o desenvolvimento de Leta e Mino como casal. De maneira geral, achei toda a trama divertida e apaixonante, é bem voltada para um público jovem adulto, não é um romancezinho bobo adolescente, mas também não é nada super sério e maduro.

vel 30/01/2024

Leitura maravilhosa
Bom achei a leitura prazerosa o livro em si é muito bom a escrita leve fluida só o final que deixou um pouco a desejar cheio previsível mas não tira o prazer que o livro nos dá.

A história se passa em Veneza no século XVIII e vai contar a história sobre esses dois personagem eles são órfãos e com o passar das páginas a gente vai compreendendo melhor a história de cada um deles e as consequências os desencontros enfim.... Eu indicaria este livro para quem quer sair da ressaca e uma coisa mais leve eu indico este livro ótimo para isso e ele ficaria com ???????

Isabella.Gasso 22/12/2023

A canção da órfã
Não foi um livro que eu gostei muito, achei meio chatinho. Tinha muita oportunidade para desenvolver vários assuntos e ficou só no romance sem química.

Pamela Florentino 08/12/2023

A escrita de Lauren Kate continua como na série Fallen, bem dramática e muito descritiva.
A história é um pouco parada, mas muitas coisas acontecem. Violetta e Mino passam por diversas reviravoltas, algo curioso é que as situações são na maioria das vezes opostas. Quando um deles parece encontrar um bom caminho, o outro está completamente perdido.

O plot da história é um pouco previsível, mas não deixou de ser surpreendente, é possível imaginar as respostas, mas o desfecho completo não deixa de ser inesperado. Alguns detalhes a mais tornariam as coisas mais interessantes, no final tudo acabou acontecendo muito rápido em comparação com o ritmo do restante da narrativa.

Thif, Niko 25/11/2023

Acho um bom livro pra passar o tempo.
Eu gosto da narração em primeira pessoa, a história é interessante e me ocupou bastante a mente. A personagem principal tem seus dilemas e sua " batalha " para viver com o homem que ama, mas não é o livro que eu leria repetidas vezes.

Elisangela 15/11/2023

A canção da órfã
Romance lindo e tocante sobre órfãos e música. História emocionante com um final maravilhoso. Recomendo.

Ligia 16/10/2023

O romance está no carnevale
O fim " depois do fim " me surpreendeu ( só vai entender quem leu o livro, porque eu nao vou dar spoiler, ( final no estilo titanic)

Lara 10/10/2023

Um amor profundo em Veneza.
Um livro delicado, de leitura leve, um pouco descritivo demais em momentos não tão necessários, mas nada que atrapalhe a experiência.
Romance de época é algo que me emociona sempre! Achei lindíssima a ambientação e desenvolvimento dos personagens.
Achei o final um pouco corrido demais mas senti o impacto da mesma forma, quase chorei, confesso.
Um lindo livro sobre o amor em sua mais pura forma.

Evandro 27/09/2023

Incrível
É impressionante como Lauren Kate é apaixonante. Sua escrita é única e envolvente. A forma como ela conta uma história é extremamente romântica. Impossível não se apaixonar. Minha autora favorita ??

Rafa 19/09/2023

Uma canção os uniu. Um segredo os separou.
Quando o amor verdadeiro transcende, apesar das circunstâncias que por vezes, podem separar, o amor vence no final. Em 1725, o conservatório chamado de Os Incuráveis, em Veneza, ensinava música aos órfãos. Violetta, a corista, tinha o sonho de ser livre e desbravar o mundo com a sua voz. Mino, o violinista, de encontrar a sua mãe querendo saber do porque ela o abandonara. O destino dos dois se unem. De uma amizade, algo a mais. Uma canção os uniu. Um segredo os separou.

Diante dos desencontros e reviravoltas da vida, Violetta e Mino seguem a vida sem saber se teriam a chance de se encontrar novamente, unidos pelo sentimento, lembranças do passado e uma canção. Mas o destino tinha preparado algo maior para eles. Onze anos depois, o Grande Canal de Veneza, os uniu em um encontro totalmente inesperado.

Minha primeira vez lendo uma obra de Lauren Kate e fui totalmente surpreendida de maneira positiva. A história se passa em um momento sofrido, onde a música trazia alegria e contentamento ao povo. A trajetória triste de Mino me fez questionar se ele não seria feliz ao menos uma vez no final. Desde pequeno, abonado pela mãe, ausente de amor, um lar, uma estabilidade. Torci do início ao fim pela sua felicidade, uma reviravolta boa na vida desse rapaz, ele merecia ser feliz.

Apesar de triste, a história aqueceu meu coração e me fez ficar pensativa e digerindo o desfecho final. Vale totalmente a pena se permitir ler essa obra fantástica.

Natalie.Biancovill 28/04/2023

É um livro pra se ler com calma
No começo confesso que não me prendeu muito. Não sei se foi pelo estilo da escrita ou se foi pela própria história, mas o começo foi bem arrastado pra mim. ?A introdução foi bem lenta e o romance acabou muito rápido, deixando um arco dramático intenso?. ??
De uns 40% pra frente a história se desenrolou muito bem e eu gostei muito de ler.

É um livro pra você apreciar a Veneza ? de 1725, o que é incrível pois a autora conseguiu representar esse universo maravilhosamente bem e me inseriu dentro dele tão bem quanto.
Quantos personagens eles são mais parado do que eu estou costumada, mas acho que isso também é proposital Dado o contexto histórico.

O final é muito fofinho e dá um quentinho muito grande no coração. Gostei muito do final e gostei muito da experiência de ler esse livro. ??

Yasmin827 22/02/2023

Tamo falando da elite aqui
Gente eu AMEI esse livro. Tava um pouco insegura com ele porque é da mesma autora de fallen que eu não gostei nadinha quando tentei ler (não me julgueeem) mas nossa ela conseguiu me surpreender.
Eu demorei pra ler o livro porque tava ocupada com outras coisas da vida mas quando me envolvi com ele não consegui mais largar, teve até um dia no trabalho que meu horário de descanso já tinha acabado mas eu não queria parar de ler kk
Não tem como não se apaixonar por ele!!! E a reta final é lindíssima, até derramei umas lágrimas. Recomendo de olhos fechados ??

Kath 08/01/2023

Podia ter sido melhor...
Um par de cenas não descritivas de sexo e um bocado de lágrimas e já chamam isso de "romance adulto"? Não. É um par de jovens que não sabe o que querem de verdade e ficam se embrenhando em pseudo-felicidades e mentindo para si mesmos. Dizer, a série Fallen até começou bem, cenário instigante, conflito com potencial e personagens que, sob uma primeira impressão, geravam curiosidade. Mas o desenvolvimento começou a lentear, lembro que das duas vezes que me propus a ler sempre ficava "empacada" no quarto livro e achei o desfecho tão insosso que fechei o volume com a sensação de perda do meu tempo. O aguardado Livro de Cam também se mostrou uma senhora decepção para os fãs (pelo menos uma boa parcela deles).

Ainda assim, decidi dar outra chance para a autora com sua segunda aposta no mercado, Teardrop e, confessar, o primeiro volume nem é tão horrível, a ideia era boa, tinha potencial, mas parece que ela esqueceu como se escrevia e a sequência ficou risível de tão ruim, difícil de ler e com um final esdrúxulo para dizer o mínimo! Poucas vezes eu li um livro tão ruim. Mas, como nem só de livros bons vive o homem, ainda dei uma outra chance para ela, ano passado li seu primeiro romance, A Traição de Natalie Hargrove, que era para ser inspirado em Macbeth de Shakespeare o que eu achei um insulto, porque as personagens fracas e superficiais de Kate não chegam aos pés da genialidade e construção do bardo. O resultado é uma trama adolescente sem sal, com um conflito patético e um desfecho ainda mais ridículo. Quem foi que disse a ela ser uma boa ideia pegar uma peça tão sombria e transformar num romanceco adolescente sobre baile de ricos? Meu Deus!

Em 2021 eu já tinha tentado ler A Canção da Órfã, na verdade, quando esse livro foi anunciado pela editora eu fiquei maluca porque a sinopse prometia muito! A capa era até bonitinha, mas depois de passar pela experiêcia pavorosa de Teardrop achei que a autora finalmente ia se redimir. Bem, pelo menos comigo não foi o que aconteceu. Eu acabei abandonando o livro em pouco mais de sessenta páginas que não conseguiram driblar minha falta de paciência para o enredo maçante. Todavia, achei que era apenas o momento errado para ler o livro, às vezes acontece já que as histórias têm seu próprio momento para nos encontrar, deixei ele no livreiro enquanto amadurecia a ideia de lê-lo novamente. E o que aconteceu foi a descoberta de que, talvez, eu seja um tanto masoquista por me forçar a finalizar um livro que eu não estava gostando. Mas, a gente não pode e nem deve "falar mal" de coisas que não conhece.

Certo, A Canção da Órfã não é um livro ruim no sentido literal da palavra, pelo menos comparado com Waterfall o livro é digno de um prêmio! Mas gente, que livro lento. Jesus! A história se passa em Veneza, ali pelos anos 1500, conta sobre um orfanato onde, apesar das restrições, uma soprano e um violinista se apaixonam.

Quando criança, em uma noite insone, Violetta vê o momento em que uma mãe, abrigada pelas sombras, abandona seu filho de cinco anos no orfanato onde ela morava. A mulher cantou uma música que nunca saiu da mente da menina, e fora ela que colocara o pequeno garoto na cozinha para ser encontrado pela copeira. Anos depois, sob a tensão de ser ou não admitida no coro da igreja, ela se refugia em seu esconderijo no telhado e acaba conhecendo Mino, um garoto que, contrariando as regras do orfanato, aprendeu a tocar violino. O fascínio dela por ele é quase imediato, tal como o dele por ela e os dois começam a se encontrar escondidos e até mesmo compõem uma música juntos.

Contudo, o destino se encarrega de colocá-los em caminhos diferentes quando Violetta não aceita o pedido de casamento de Mino por saber que nunca poderia cantar fora da igreja graças à proibição que todas as coristas eram forçadas a aceitar e por não se achar capaz de ser mãe e dar a ele a família que tanto almejava. Assim, ele vai embora e começa a viver nas ruas enquanto ela é admitida como soprano principal do coro e começa a trabalhar para a igreja. Ainda assim, mesmo conseguindo o que tanto queria, não era feliz. Mino, por sua vez, começa a viver como um mendigo até conhecer Ana, com quem se envolve e, posteriormente, se casa formando sua própria família.

Mesmo separados, os dois continuam se gostando. Violetta começa a se aventurar além dos muros do orfanato em busca de uma vida sem leis, mas seu caminho e o de Mino vão acabar se encontrando outra vez quando os fantasmas do passado começarem a assombrá-los e os perigos do presente espreitarem a primeira oportunidade para destruí-los para sempre.

Eu tentei arduamente, a cada página, me conectar com esses personagens, mas realmente não deu. Violetta era chata, mimada, intragável e parecia viver com "fogo sob as saias". Mino não sabia o que queria da vida, não tinha nada e se lamentava, conseguiu tudo e continuava se lamentando. Nada nunca tava bom. Era frustrante. Além disso, o recurso usado para juntar o casal principal me soou tão forçado que se eu já não shippava os dois no começo foi aí que não shippei mesmo! E o final do livro é a cereja do bolo, não bastasse todo o clima pesado que a história teve ela achou mesmo que aquele final ficou com cara de feliz? Sério, não vou ler mais nada dessa mulher, eu e ela não nos entendemos. A quem gostou do livro, minhas felicitações, comigo não funcionou. Chato demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5