A canção da órfã

Resenhas - A canção da orfã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ranya.Fernandes 14/03/2021

Um drama que emociona
Um romance que você torce pra da certo, sem contar o tanto de coisa que você aprende em meio a leitura.
Esse foi um livro que ganhei do meu cunhado, não tinha expectativas ao lê-lo, tanto que no começo a leitura não me prendeu e a forma como as coisas aconteciam não estava me agradando, mas depois foi quase impossível parar de ler, pois as coisas aconteciam rápido e lentas ao mesmo tempo e eu só queria saber o que ia acontecer.

A história é contada em Veneza no séc. XVIII, uma narraiva dupla dividida por por capítulos, uma hora é Violleta e outra o Mino que conduz. Órfãos que se conhecem e passam a dividir uma paixão, a música, ela cantora e ele no violino. Ao desenrolar da trama acontecem muitos desencontros, principalmente após a saida de Mino do conservatório, mas que ao final você meio que entende que precisavam acontecer. E o final, glamuroso.

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o luto vivido pelos personagens em cada cena, talvez por ser algo que eu estude, mas da pra sentir e a forma como a autora descreveu foi genuína, o luto do abandono, a perda de alguém importante, os desafios, e a forma como cada personagem principais e secundários reagiam, foi de uma descrição magnífica.

@livresenhas 28/08/2020

Desencontros em uma jornada por Veneza
A palavra que define esse livro com toda a certeza é desencontro. Eu admito que nunca fui uma pessoa de gostar de romances ainda mais um romance de época, mas algo sobre essa história realmente me ganhou. Veneza é totalmente diferente de tudo que eu já li e surpreendentemente fiquei apaixonada pela descrição emotiva e profunda de Lauren Kate. Nunca li ?Fallen?, mas depois desse livro estaria disposta dar uma chance.

A narrativa em terceira pessoa seguida por múltiplos pontos de vista tornou do livro algo muito fluido, além do detalhamento impecável e da clara dedicação da autora em fazer a sua pesquisa. Eu me vi viajando para Veneza e vivendo as agonias os prazeres da Itália. Amei o quão liberal essa sociedade era para época ainda mantendo o estigma religioso.

Tendo isso em mente tenho certeza que esse livro não é um livro que todos vão gostar. Ele é dramático e às vezes até um pouco cansativo, mas não foi por isso que não dei cinco estrelas pra ele. Não sei explicar o porque gostei tanto da leitura, mas o motivo de ter dado quatro estrelas foi pelo fato de que o final teve alguns acontecimentos forçados para manter a proposta da história.

O desfecho foi tão clichê que tenho que admitir que eu não esperava. Geralmente isso me faria odiar um livro mas quando percebi que tinha feito um mapa mental de toda cidade de Veneza foi impossível não amar.

Apesar de tudo é um livro lindo que você consegue ler em um ou dois dias. Se você gosta de dramas românticos e é uma pessoa apaixonada por viajar eu recomendaria esse livro para você.

Lavi 08/08/2020

É bom, mas.....
Acho que nunca li algo tão dramático na vida. A escrita da autora é muito linda e os cenários são maravilhosos, mas foi apenas isso que eu gostei mesmo. Os personagens são extremamente dramáticos e tristes, tanto que cansa. O romance demora séculos para acontecer e a leitura foi um parto. Enfim, não funcionou comigo.

Ligia 16/10/2023

O romance está no carnevale
O fim " depois do fim " me surpreendeu ( só vai entender quem leu o livro, porque eu nao vou dar spoiler, ( final no estilo titanic)

Jane.Mello 04/02/2020

null
Gostei bastante do contexto, mas a história foi um pouco dramática pro meu gosto ...
Caabiagi 02/04/2020minha estante
Concordo hahaha e também achei que houveram algumas "falhas" um tanto graves. Como o que acontece com a Laura e o Incuráveis depois.. (que não sabemos) e o reencontro deles foi bem fraco e passou muito rápido. (SPOILER) Ela tbm não contou como foi a vida deles em Londres e eu queria muito saber dessa parte.

Andreia508 01/09/2022

Esse livro me agarrou de jeito, parecia simples, mas foi ganhando fôlego, me deixou feliz, depois quase chorei e então o final me deixou muito feliz.
Amei e recomendo ?????

ELCi 02/01/2021

A canção da Órfã
Uma história regular. Não me prendeu atenção. Os fatos ocorrem sucessivamente faltando uma escrita mais envolvente. A proposta da história é boa, mas a escrita não favoreceu.

Ems literária 29/03/2022

A canção da órfã
Este foi o livro do pote do mês de março, por mais que ele era um livro encalhado, dei a chance que merecia e foi uma leitura leve, por mais que seja de época e algumas palavras difíceis consegui levar a leitura numa boa.

Veneza século XVII, época em que as pessoas usavam mascaras durante a maior parte do ano. Época esta que Letta e Mino fugiram do Incuráveis, orfanato rigido em que moravam.

Letta voltou, Mino ficou.
O que esse desencontro dos dois causou ao coração de ambos?
Só o som da voz de Letta e o som do violimo de Mino pode dizer.

Carla 09/04/2020

"Ela precisava de comida, de aconchego e de um abrigo tanto quanto qualquer outra criança, mas queria amor - amor de verdade, ou nada. Aquele desejo a contagiava como uma doença. E não parecia haver cura."

Violetta e Mino são dois jovens órfãos do Incuráveis lugar que abriga órfãos para lhes ensinar, na Veneza do século XVIII. Além de um sistema rigoroso nessa instituição, eles precisam lidar com a dor de suas vidas marcadas pelo trauma do abandono. Ambos sonham em ter uma família, um lar e se apoiam em uma amizade crescente.

Em um lindo cenário de Veneza, a autora investe na ambientação e foi um investimento muito acertado porque apenas nas descrições o leitor pode viajar... Aqui nessa história conhecemos a cultura do ?carnevale?, viagens em gôndolas, o uso das máscaras e a música. A música se faz muito presente, já que os personagens são uma soprano e um violinista e isso faz com que a vibe da história seja bem característica! Em momentos você parece flutuar junto com os personagens que são apaixonados por sua música

O início da história é bem lento porque estamos conhecendo um pouco do lugar, da história deles, do abandono e de como se conheceram. Ainda assim, acho que o relacionamento dos dois foi pouco explorado, parece um pouco instantâneo. Mas isso não atrapalha a trama porque ela desenvolve muito bem o restante da história. E o ritmo acelera e a leitura engata maravilhosamente bem.

É uma história regada a emoções, encontros, desencontros e autoconhecimento. Ela é muito tocante e você parece estar ali, bem pertinho dos personagens. A escrita da autora é muito bonita e gostosa, o que faz você se envolver tanto com a história.

Além dos personagens principais, existem alguns secundários muito cativantes. Eu amei Ana, ah, amei sim! e Sprezz, o cachorrinho mais fofo!!

Adorei essa história e o início lento passa batido depois que a leitura engata. Adorei!

?O amor exigia imaginação?

Rafa 19/09/2023

Uma canção os uniu. Um segredo os separou.
Quando o amor verdadeiro transcende, apesar das circunstâncias que por vezes, podem separar, o amor vence no final. Em 1725, o conservatório chamado de Os Incuráveis, em Veneza, ensinava música aos órfãos. Violetta, a corista, tinha o sonho de ser livre e desbravar o mundo com a sua voz. Mino, o violinista, de encontrar a sua mãe querendo saber do porque ela o abandonara. O destino dos dois se unem. De uma amizade, algo a mais. Uma canção os uniu. Um segredo os separou.

Diante dos desencontros e reviravoltas da vida, Violetta e Mino seguem a vida sem saber se teriam a chance de se encontrar novamente, unidos pelo sentimento, lembranças do passado e uma canção. Mas o destino tinha preparado algo maior para eles. Onze anos depois, o Grande Canal de Veneza, os uniu em um encontro totalmente inesperado.

Minha primeira vez lendo uma obra de Lauren Kate e fui totalmente surpreendida de maneira positiva. A história se passa em um momento sofrido, onde a música trazia alegria e contentamento ao povo. A trajetória triste de Mino me fez questionar se ele não seria feliz ao menos uma vez no final. Desde pequeno, abonado pela mãe, ausente de amor, um lar, uma estabilidade. Torci do início ao fim pela sua felicidade, uma reviravolta boa na vida desse rapaz, ele merecia ser feliz.

Apesar de triste, a história aqueceu meu coração e me fez ficar pensativa e digerindo o desfecho final. Vale totalmente a pena se permitir ler essa obra fantástica.

Dani @meu_romeo 13/10/2020

Por @meu_romeo
Resenha 🌷
#resenhameuromeo

322 páginas || @laurenkatebooks || @grupoeditorialrecord

Olá leitores, hoje trago a resenha do livro A CANÇÃO DA ÓRFÃ que eu recebi em parceria com o Grupo Editorial Record.

Como seria viver em Veneza do século XVIII?

Violetta é órfã e vive em Veneza no orfanato Incuráveis. Durante uma de suas fugas para o sótão, ela acaba presenciando uma criança sendo deixada na porta.

Passados 16 anos, seu caminho cruza com o de Minoe mesmo após todo esse tempo, ela reconhece ele como sendo a criança que ajudou a tanto tempo atrás.

Uma amizade e um sentimento acaba surgindo entre eles, ainda mais, porque ambos são apaixonados por música.

Só que existem muitas coisas que ainda os separam. Será que esses encontros e desencontros acabaram um dia? Será que existe um futuro para almas tristes e tão dependentes de sentimentos?
⠀⠀⠀⠀
🌷Quando eu li a sinopse deste livro e vi que ele seria ambientado em Veneza, meu coração palpitou loucamente.

Eu sou uma apaixonada pela Itália e pra mim visualizar a história foi muito fácil, já que eu conheço pessoalmente Veneza.

Confesso que me surpreendi com a riqueza dos detalhes que a autora conseguiu transmitir, porque juntou minhas lembranças e as descrições, parecia que de fato eu estava em uma das vielas, acompanhando toda a história com meus próprios olhos.

Este não é um livro leve, ou de fato feliz. Ele tende muito mais ao drama do que ao romance, o que me fez sofrer loucamente por estes dois.

Confesso que o começo do livro é um pouco parado, mas isto não me atrapalhou na leitura, já que eu gosto de saber bem os detalhes e até vou preparando o meu coração para a história.

E como a história do Mino é triste. Eu me envolvi com ele, me emocionei, sofri e pensei o tempo todo quando ele teria o seu final feliz.

A Violetta é uma apaixonada pela música, e eu me encantei com toda essa paixão que ela transmitiu.

Eles são aquele típico casal que passa por muita coisa, para enfim, aprender e ter o seu final feliz.

Torci, sofri, fiquei angustiada, sofri mais um pouco e me apaixonei.
Este livro tem de tudo um pouco e nos como leitores, adoramos isto não é verdade?

Término aqui, dizendo que amei e recomendo.

site: www.instagram.com/meu_romeo

Gabi Saraiva 26/03/2021

A Canção da Órfã
Um romance lindo, intenso e cheio de detalhes. Uma Veneza que essa leitura me permitiu conhecer de maneira mais íntima, mesmo que por trás de uma máscara. História linda, onde os capítulos alternam os narradores, até que as histórias se cruzam e viram uma só. Senti algumas dificuldades pois tem tantas palavras em italiano, mas fora isso, recomendo a leitura.

@conversas_literarias 26/02/2020

Um livro que te faz viajar por Veneza
Essa história se passa em Veneza, no século XVIII, quando as pessoas usavam máscaras a maior parte do ano e a música era a maior de todas as artes. Nessa época, dois jovens sonham em ter uma família. Violetta e Mino vivem no Incuráveis, um orfanato que se dedica a ensinar música aos órfãos. Violetta sonha em desbravar o mundo que avista pelo telhado e é lá que ela conhece Mino, um talentoso violinista.

Os personagens aqui são muito bem trabalhados, prova disso é que, no final, a história de alguns deles se entrelaçam. Violetta anseia pela aventura e, ao mesmo tempo, ela acaba fazendo escolhas que deixam o leitor ansioso. Já Mino é um rapaz mais apaixonado, sonha em encontrar a mãe e formar uma família, a história dele acaba sendo até mais emocionante.

O livro mostra bem o desenvolvimento de cada personagem. Violetta cresceu de forma surpreendente e, para isso, teve que passar por situações bem difíceis. Com Mino não foi diferente, mas ele teve situações ainda mais delicadas, como viver na rua. Ao longo desse percurso, um cachorro começa a acompanhá-lo e é tão meigo.

Lindo! As histórias se encontram e a vida se mostra cheia de esperança.

Este foi um livro que me deu vontade de viajar para Veneza, de andar pelas ruas e sentir toda a poesia que emana daquela cidade. A autora descreve com perfeição os ambientes e os habitantes, é como se realmente estivéssemos lá. A minha ressalva quanto a esse livro é unicamente sobre o começo (40%) que é bem lento. Senti que a história demorou um pouco para se desenrolar, uma pena. Mas, o que acontece depois é lindo e a autora teve muita sensibilidade para conduzir o enredo desse casal.
Caabiagi 02/04/2020minha estante
Li e amei o contexto histórico e toda a trama dos personagens. Mas achei que o reencontro deles no final foi muito fraco. Aconteceu muito rápido e acabou. Fiquei triste tbm por conta da Laura.. depois que a Violetta sai do Incuráveis, é como se a autora cortasse o hospital da historia, como se não tivesse sido importante sabe? :(

@conversas_literarias 03/04/2020minha estante
É verdade... bem posicionado. Eu até que gostei do final, do rumo que as coisas tiveram, mas concordo com o seu comentário. Realmente.

Caabiagi 03/04/2020minha estante
Sim, o rumo do final eu tbm gostei! Hahaha apenas queria que ela tivesse nos contado um pouco mais hahahah

Mah 09/04/2020

Os encontros e desencontros entre Mino e Violetta!
A história se passa no século XVIII em Veneza, onde dois órfãos dividem a paixão pela música e dessa convivência surge um amor.
Um romance dramático, cheio de reviravoltas e quase encontros.
A canção da órfã, me prendeu logo no início. A escrita da Laren Kate é envolvente e te deixa querendo saber como tudo pode acabar.
Indico a leitura.

Rê Silva 23/04/2021

Emocionante !!!
Veneza, dezembro de 1925 ,uma época em que as pessoas aproveitavam a vida de forma desregrada durante o Carnevale que durava meses e usavam máscaras para se manterem no anonimato.
O resultado eram filhos indesejáveis e para resolverem o problema encontravam a solução no Incuráveis .
Os Incuráveis fora construído em torno de um grande pátio quadrado,com uma igreja alta no centro , depois da Basílica de São Marcos ,a igreja dos Incuráveis ,era a casa de adoração mais famosa de Veneza , que recebeu esse nome devido aos moribundos com sífilis que abrigava na enfermaria do primeiro andar ,a instituição acabara se tornando um dos hospitais renomados, por abrigar um conservatório musical .
Onde meninos e meninas órfãos cresciam e desenvolviam seus talentos musicais .
No orfanato não faltava a famosa roda dos enjeitados, onde os bebês eram colocados.
Violetta, uma menina de cinco anos, olhava pela janela quando viu uma mulher com o filho nos braços e cantava uma canção que nunca saiu dos pensamentos da menina ... Eu sou sua , você é meu...
Ela viu a mulher com sofreguidão colocar seu filho na roda .
Onze anos se passaram e nasce uma grande amizade entre Violetta e Mino, o menino deixado na roda.
Os dois passaram a se encontrar as escondidas no telhado do orfanato, unidos pelo amor a música.
Violetta cantava, enquanto Mino tinha o dom de tocar e encantar com seu violino, e aos poucos o amor floresce.
Violeta percebe que seu único destino estava ali no orfanato, por mais que sonhasse em cantar fora dali, e poder usar máscaras como as mulheres que ela via pela janela durante o carnevale .
Mino, desejava que as coisas fossem diferentes, mas a realidade as vezes é dura e o destino pode mudar tudo.
Mino e Violetta acabam seguindo em direções diferentes ,mas o amor verdadeiro não pode ser esquecido .
Uma história marcada pelo sofrimento, pela amizade ,pela busca de sua identidade .
Cheio de encontros e desencontros ,regado por muita música e com a belíssima Veneza de cenário .
A escrita é envolvente ,só achei que no final faltou algo ,o desfecho foi muito rápido para uma história incrível .

1 | 2 | 3 | 4 | 5