Satsuma Gishiden - Volume 2

Satsuma Gishiden - Volume 2

Resenhas - Satsuma Gishiden

Guilherme 21/12/2020

Satsuma Gishiden 2
Talvez a característica que torne a trilogia "Satsuma Gishiden" tão interessante seja a sua fidelidade na abordagem dos costumes e comportamentos que formavam a sociedade japonesa no período que a história se passa, a era feudal do xogunato. As diferenças das castas e da hierarquia social somadas á um senso extremista de honra levavam á um ambiente violento e com muita desigualdade. O que mais se vê em "Satsuma Gishiden" são personagens que colocam sua integridade física em segundo plano e sua honra em primeiro lugar, a quantidade de "seppukus" (o famoso ritual de suicídio de samurais) que vemos aqui é impressionante.

A trama política e conflito de interesses também é abordada amplamente, assim como conflito de classes, esse elemento tão presente em nossa sociedade até hoje é abordado no esquema episódico que constrói a narrativa do mangá. Pequenas histórias inseridas na trama principal que desenvolvem diversos personagens diferentes, todos eles muitíssimos interessantes.

"Satsuma Gishiden" é fantástico em diversos níveis e é uma leitura mais que obrigatória a fãs de quadrinhose narrativas históricas.

Chester 29/01/2021

Do início das obras ao seu fim
Mais histórias contagiantes, violentas, bonitas, de traição, redenção... Hirata consegue nos envolver em seu nanquim.

ProfVithorPraça6 17/03/2021

Jusaburo um samurai de respeito
Os lendários Guerreiros de Satsuma começam os seus trabalhos nas obras, e percebem que os problemas das suas terras, nem se comparam com a região dos três grandes rios. Jusaburo tem um grande foco nesse Mangá , adorei como ele mudou.
Adorei volume ótimo tão bom quanto o primeiro

Henry 19/12/2021

Uma aula sobre cultura japonesa
Continuando o épico, nesse segundo volume o nível caiu um pouco.

É inegável que Hiroshi Hirata tem um traço incrível e característico, claro, mas o roteiro decaiu, na minha visão.

O mangá fala muito sobre política, honra, lealdade e princípios; no entanto, esses assuntos, na grande maioria, são abordados de forma lenta e maçante.

Para quem deseja conhecer mais sobre a história do Japão Feudal e sua cultura, tá aí um prato cheio, porém é importante frisar que a história se perde algumas vezes e os contos começam a soar repetitivos.

Vale a pena? Vale, para seguir a trilogia cronologicamente.

Caio383 11/12/2023

Marcante e ótimo para quem gosta da temática , mostra com realidade como era o Japão antigo. Em relação ao traços, simplesmente incrível!

CLOTILDE DA LUZ 09/04/2021

Bela história
Esse segundo livro descreveu como a arrogância e o preconceito podem destruir a autoconfiança dos samurais de Satsuma

forbidden404 20/03/2021

Continuação que mantém a qualidade.
No segundo volume de Satsuma Gishiden, temos como foco a jornada dos samurais até o local as obras de contenção, e os desafios que passam no espírito ao ter que deixar de lado o bushi para que possam concluir sua missão.

Hiroshi Hirata continua apresentando uma narrativa muito boa, com artes sensacionais e mostrando um contexto extremamente interessante do que se foi passado nessa época pelos samurais de Satsuma.

Tão boa quanto o primeiro volume, não entendo como as obras do Hiroshi Hirata demoraram tanto para chegar ao Brasil.

bardo 11/07/2021

Se no primeiro volume tivemos uma contextualização da situação geral dos guerreiros de Satsuma o que temos aqui com a chegada aos lugares onde serão feitas as obras é um delineamento maior dos sentimentos e motivação desses guerreiros e do próprio povo. Todo volume é permeado por um senso de honra e dever que tiram um pouco o dissabor do primeiro onde algumas atitudes principalmente dos guerreiros das classes mais altas não inspirava muita simpatia. Aqui não, desde o camponês mais humilde até o mais elevado samurai vemos um senso de dever que inspira alguma admiração, claro que não de todos, mas a percepção ao final do volume é bem mais positiva. Para além disso a HQ é repleta de informações e curiosidades ligadas a cultura japonesa do período o que vem a agregar ainda mais a narrativa.

Gabriel 30/05/2021

Uma HQ política
A arte decai um pouco mas a história é fantástica? a relação entre os clãs é impressionante

Bernardo (@vida.colecionador) 23/01/2021

No segundo volume da obra mais consagrada do mestre Hiroshi Hirata, publicada em três volumes pela editora Pipoca & Nanquim, temos a continuação direta do volume inicial. Após a pesada decisão do governo, os leais guerreiros de Satsuma partem para a realização das obras de contenção das enchentes.
Apesar da aparente aceitação, tais ordens ainda causariam muitos transtornos para todos. Como já era de se imaginar, ao chegar ao local definido para as obras, diversas situações adversas colocam a prova toda a lealdade, respeito aos costumes e as novas regras impostas.
Da mesma forma que o primeiro volume, o foco não é nas batalhas, mas sim, em toda a tensão e os desdobramentos que essa difícil missão irá causar. Porém, nos momentos em que existem confrontos, eles se dão de forma muito violenta, mostrando até onde pode ir uma pessoa atrás de sua honra. O mestre Hirata sabe muito bem como desenvolver a história, e não deixa passar nenhum detalhe, por isso devemos nos manter sempre atentos a cada traço desenhado pelo autor.
Novamente somos ricamente contextualizamos a todos os acontecimentos narrados, o que traz outra camada a obra. E o que falar sobre a arte? Será comum você ficar parado em várias páginas por algum tempo, apenas admirando. Sobre a edição, seguindo o padrão dos mangás da editora Pipoca & Nanquim, a obra vem com sobrecapa e verniz localizado de alto relevo, papel de alta gramatura, miolo colado e costurado para o melhor manuseio na leitura, e um marcador de páginas.

Confira no site: https:

site: vidadecolecionador.com.br

Sueli Yano Suga 10/05/2021

Excelente!
Já li o primeiro e terminei o segundo volume! Dos melhores mangas e quadrinhos que tenho lido!

Pedro Marques 10/12/2020

Eleva o nível do volume anterior
O segundo volume desenvolve melhor o trabalho e os conflitos dos guerreiros de Satsuma na região dos três rios. As histórias são mais diretas e não apresenta uma "barriga" como o volume anterior.

Luiz819 28/09/2021

Continuando uma obra prima
Eu já teci muitos elogios na parte 1 dessa obra e eles continuam aqui. A acuidade histórica é fenomenal e a arte belíssima.
Nessa parte da obra temos a chegada do clã de Satsuma na região dos rios. A grande questão explorada é como "antigos" samurais vão lidar com as obras para conter as enchentes. No entanto, mais do que uma questão de engenharia, terão que lidar com o orgulho samurai. Lendo essa obra você tem uma visão clara do que é o Bushido e como ele extrapola um mero conjunto de regras para se tornar algo intrincado a própria definição da vida de um samurai.
De fato, esse conflito envolvendo orgulho e respeito, no qual um guerreiro passa a ser um construtor, vai gerar uma série de contos dramáticos que irão mostrar todo o pensamento e filosofia da vida dos samurais no fim do período Edo.

Igor.Banin 20/08/2021

Ótimo
Melhor que o primeiro volume. A saga continua com as últimas duas histórias sendo as melhores até o momento.

o jornaleiro 18/12/2020

Sensacional
Livro começa meio morno, mas engata e, depois disso, é possível parar. Artes impecáveis e narrativa eletrizante!