O tempo em Marte

O tempo em Marte Philip K. Dick

Resenhas - O Tempo em Marte

Tatiana.Rondelli 25/01/2024

Eu ainda tento...
Eu não sei porque eu ainda tento ler clássicos de ficção científica. Peguei esse pro desafio de sortear uma leitura da MLV2024, mas eu não me lembro se eu comprei ou se eu ganhei, tenho a sensação de que peguei ele no bug da amazon. Enfim, até uns 50/60% eu tava realmente interessada, e a escrita é realmente boa. Mas tem uns pensamentos racisas/machistas que realmente me tiraram da história, mesmo eu tendo ido pra ela consciente de que esse tipo de coisa poderia acontecer. Enfim, valeu o tempo da leitura, mas eu com certeza esperava bem mais.

Carlos531 25/12/2023

Que livro louco!
Esse foi o livro mais louco que já li na minha vida. Sério, é uma volta, atrás da outra. Presente, futuro, alucinações, ou serão previsões? Vai saber.

E o final, é o mais louco de tudo.

Rodrigo1185 02/04/2023

A realidade... Oque é a realidade afinal? Essa é a pergunta que faço a cada livro do PKD que leio. As tramas sempre bem pensadas deixam sempre a ideia que existe algo pairando, invisível, mas que incomoda muito. É sempre uma viagem...

Anny F5 04/03/2023

P.K.D
Mesmo estando longe de ser um dos meus livros preferidos do autor, não posso dizer que é ruim, tem um ritmo mais lento e senti que trabalha sua loucura com conta gotas, o que em outros livros jorra como que se de uma torneira aberta

davidelira 27/02/2023

Sobre a natureza da "loucura"
Uma das marcas fundamentais da obra do PKD com certeza é o questionamento sobre a realidade, e mais detidamente sobre o que é real. Tanto é que Ursula K. Leguin, a também escritora de ficcao científica, deu a ele a alcunha de "nosso Borges" pra falar de como ele, no campo da ficção cientitica, construiu uma obra que retorce a realidade.

E pra falar dessa natureza da realidade, nesse livro PKD explora mais uma vez a temática da loucura. Esse que é um dos temas que ele mais utilizou nos seus livros é central nessa obra. Pra isso ele traz muitas especulações sobre quadros como o autismo e a esquizofrenia principalmente. Essas várias teorias que ele traz dialogam muito mais com a ficção científica do que com a psicologia real. Mas a preocupação aqui não é tratar realmente da dita doença mental, mas explorar esse recurso na narrativa nas suas conexões com o que está além da realidade tangível.

Achei empolgante alguns recursos do autor, mas ainda assim acho que falta pra esse livro um tipo de amarração melhor. Pela metade dele a gente começa a questionar qual o propósito dessa história. Muitas ideias são interessantes, mas talvez pudessem ser exploradas de forma melhor.

Gabriel Dummer 26/02/2023

Percepção
Philip K. Dick consegue uma façanha neste livro: através da sua narrativa envolve nossa percepção para sentirmos toda a extensão psicológica que envolve seus personagens. Provavelmente os termos usados estão errados, como esquizofrenia e autismo. No entanto, não se trata dessas condições, mas de um choque de realidade sobre o poder da percepção, da comunicação e da empatia em meio aos assustadores temas da saúde mental. Personagens falhos, repletos de preconceitos, avareza e luxúria, vivendo em um mundo hostil e misterioso. Ainda assim, ficamos assombrados com a realidade que transmitem. PKD traz muitas reflexões sobre nós, os outros e a própria realidade que compartilhamos. E tudo isso em uma escrita envolvente. Por fim, um livro simplesmente nhaca nhaca nhaca nhaca...

Fabi 11/02/2023minha estante
Gosto do autor! Eu li O Homem do Castelo Alto.

Geovana 11/02/2023minha estante
Só olhei um pouco o início da sua resenha pra não pegar spoiler, pois pretendo ler esse livro futuramente ?

Brujo 11/02/2023minha estante
Ainda não li esse, Fabi, mas acho que vai ser o próximo!

Brujo 11/02/2023minha estante
Boa Geovana!!!

Juliana-- 12/02/2023minha estante
Show de TS!

Brujo 12/02/2023minha estante
Juliana, meu sonho é ver um show deles ao vivo !

Juliana-- 12/02/2023minha estante
Eu gostaria de ver também. Acho que não tem previsão para virem ao Brasil.

Brujo 12/02/2023minha estante
Infelizmente não ?

Gustavo Garcia 02/02/2023

Introdução a Ficção Científica
Considero esse livro uma boa introdução a quem quer começar a ler ficção científica. Não espere nada muito mirabolante ou cinematográfico.

Aqui fica bem claro como a ficção científica aborda a sociedade em que vivemos. Acredito que no final das contas o livro serve muito bem para reflexão - capitalismo, preconceito e ganância são alguns dos temas abordados e ilustrados de forma simples e bem óbvia em vários momentos.

A escrita do autor aqui é fluida é bem tranquila de se acompanhar. Simplesmente um bom livro.

Hiego 30/01/2023

O ano é 1994 e a humanidade finalmente chegou a Marte. As pessoas da Terra lutam para se estabelecer em um mundo árido e inóspito enquanto a ONU decide o futuro da colonização.
O técnico de manutenção Jack Bohlen está há dez anos no planeta vermelho e leva uma vida rotineira até se envolver nos planos de um inescrupuloso líder sindical, que usa de sua influência e de seu dinheiro para ganhar vantagens em seus negócios em Marte. Esse homem ardiloso contrata Bohlen para ajudá-lo a se comunicar com um garoto esquizofrênico e introspectivo que parece ter a habilidade de prever o futuro.
O tempo em Marte, de Philip K Dick, é uma trama de poder e ambição que questiona os valores humanos e a natureza da realidade.

Alex 07/10/2022

Só bom mesmo
AH... queria tanto que fosse muito bom... a idéia é legal, de uma Marte habitável, com atmosfera , água, nativos, etc... mas poxa, história muito fraca do livro, sem tramas ou qualquer outra coisa que prendesse a gente.
Pra completar, um final que não é final, não tem explicação, você fica sem entender nada, procurando para ver se não falta mais, se está faltando parte do livro.

O que salva e o psique bem profundo dos personagens, muito bem trabalhados, e se a gente ler a biografia do autor, com seus problemas de alucinações e muito mais por causa de remédios fortes, a gente entende um pouco porque essas personagens estão no livro, quase uma externalização do que o autor vivia...

Mas infelizmente, como eu disse, sem sentido, sem final, não tem como salvar para mim. Uma pena.

Berenice.Thais 30/09/2022

Ser humano em qualquer lugar o é
Minha primeira leitura do autor .
Uma história completa com personagens que são tão reais que não sentimos um sentimento só, mostra bem a podridão do ser humano, que destrói o próprio planeta e está praticamente fazendo a mesma coisa em marte. Senti um pouco de racismo em mostrar os marcianos como seres de coloração escura é inferiores; mais isso não vai diminuir a minha nota afinal ,hoje em pleno século vinte um ainda existe essa doença que parece hereditaria . Esse livro foi publicado em 1964 e o ser humano não mudou nada

Villanova 21/06/2022

O tempo de nossas percepções...
Neste livro PKD nos transporta novamente para suas problematizações a respeito da realidade e suas percepções, além da questão das doenças mentais, portanto trata-se de uma obra tipicamente dickiana. E se tratando de uma obra típica do autor, é um típico bom livro.

Bibi 01/05/2022

"Às vezes a resposta apropriada para a realidade é se tornar insano.”⁣
E se na verdade até hoje estivéssemos errados sobre as doenças mentais? E se aqueles com mais alto grau de disfunção social fossem na verdade os seres humanos com mais alto grau de conhecimento a cerca do mundo e do que está por vir? Estaria a nossa psiquiatria tão errada a ponto de não enxergar algo assim?⁣

O Tempo em Marte é uma obra que traz muitos questionamentos como o citado acima, mas também traz muito acerca de como seria de fato uma vida em outro planeta. Partindo do pressuposto que estaríamos fugindo de uma terra superpopulosa, Marte talvez pudesse nos servir de refúgio… mas será que realmente nos livraríamos tanto assim de problemas? Um planeta que quase não possui água, quase não possui pessoas, em que cada colônia se estabeleceria em um canto seria de fato um lugar feliz apenas por ser vazio? Talvez pudesse trazer justamente o contrário da Terra: solidão e depressão. ⁣

Apesar de tudo isso, não foi um dos livros que mais gostei do autor. Inclusive acho que, até agora, foi o que menos gostei. Dick, em muitos momentos, traz à tona preconceitos e formas de tratamento muito comuns da época (1964) que hoje já não fazem o menor sentido e causam revolta. Alguns exemplos são a forma que os Terranos tratam os habitantes prévios de Marte, os Bleekmen (que, no caso, são muito semelhantes aos terranos, mas não são considerados iguais por sua cor de pele ser diferente… isso te lembra alguma coisa?) e a forma como as mulheres são vistas e tratadas pelo homens ao longo da obra e principalmente em algumas cenas em especial que me chocaram bastante e quase me fizeram deixar o livro. ⁣

site: https://medium.com/@BiancaBolonhezi/tempo-em-marte-phillip-k-dick-%EF%B8%8F-%EF%B8%8F-%EF%B8%8F-b3cdd4d06a5b

jdelisiario 24/04/2022

O tempo em marte
Lido por indicação de uma amiga que é super fã de Philip K. Dick.

Neste livro temos Jack Bohlen, Arnie Kott e Manfred Steiner no núcleo de tudo, com seus altos e baixos, presente, passado e futuro.

Mistura vida em Marte, esquizofrenia, viagens temporais e muitos outros assuntos.

O que posso dizer? SciFi de Philip K. Dick é muito SciFi ???

#leituraTerapia

Wania Cris 16/04/2022

Levantem os pés pro pano que eu vou passar...
Sempre que leio PKD me pego pensando que gênio à frente do tempo foi Mozão. Colonização de Marte, avanços tecnológicos (alguns já defasados pra nós, mas absurdos pra época) trazidos pra escrita em 1964!!! Genial!

O Tempo em Marte usa do sci-fi para tecer críticas à ganância e corruptividade do ser humano. Do farinha pouca meu pirão primeiro à se ninguém tá vendo não é errado, PKD usa de simbolismos e até de verbo rasgado para dizer o que acha desse comportamento. Jack é um personagem fantástico, Arnie tão humano e atual como se tivesse nascido hoje.

Como sempre digo, o mundo não esteve, não está e jamais estará à altura de Philip Mozão K. Dick.