Refugiados de  Idomeni:o retrato de um mundo em conflito

Refugiados de Idomeni:o retrato de um mundo em conflito Gabriel Bonis

Resenhas - REFUGIADOS DE IDOMENI

Vanderson.Alves 05/10/2023

Essa humanidade.
Ser um refugiado, o que seria? Sair da sua terra, de onde você nasceu para depender de outros, seria o certo? Talvez, mas isso é uma pergunta que não deveria ser julgada por outras pessoas. Cada um entende os seus princípios e o que o levou até certos pontos e se tornar um refugiado é uma coisa muito complicada. Requer ações suas e de outrem, que muitas das vezes não estão dispostos a ajudar.

Os relatos presentes nesse livro, "Refugiado de Idomeni: O retrato de um mundo em conflito", são marcantes. Eu fiquei preso nesse livro, demorei mais de um dia porque tive obrigações, porém ele é bastante interessante e conseguiu prender a minha atenção. Se não fosse a vida corriqueira, teria terminado no mesmo dia.

O livro retrato, como o próprio nome já diz, a vida dos refugiados na pequena vila de Idomeni e arredores. As tentativas dos imigrantes por vidas melhores, longes daquelas que tinham outrora. A história aqui contadas revelam como foram partes dessas tentativas, algumas fracassadas por parte de momentos de tensões ocasionadas pelo fechamento da rota dos Bálcãs pela República da Macedônia. Os retratos são fortes e marcam consequências dos dois lados, pois se um diz que "não tem condições", outros fazem de tudo para serem odiados ao invés de ajudados. É aqui que podemos perceber que todas as histórias tem lados diferentes, mas que muitas delas são difíceis de acreditar. Parte disso está em acreditar que a Europa "não tem condições" de fornecer ajudas melhores as pessoas em busca de abrigo. Podemos entender que eram milhares de milhares, mas as condições precárias é de se assustar. Outra parte é também daquele mesmo que pediam ajudas e não se preocupavam em nada na preservação daquilo que pertenciam as pessoas que pediam ajudas. É de se espantar a falta de senso daqueles que pedem e no mesmo tempo estão destruindo ou daqueles que estão na situação de refugiados e tem alguma condição de comprar comidas e as desperdiçam no chão. Mas a maior parte disso está naqueles que simplesmente negam abrigos ou a entrada total de imigrantes em seus países. Fiquei chocado quando li os dados de uma votação de tal país.

A negação do homem está em negar os seus iguais e é tão torpe isso que chega a causar um sentimento de que a humanidade está se perdendo.

Maria10053 12/04/2024

Refugiados...
Recebi esse livro da escola. Não sou muito do tipo que ler livros assim, mas estou começando a buscar por esse tipo de leitura.
Refugiados de Idomeni conta o relato, o dia a dia, dessas pessoas que se viram forçadas a sair de seu próprio país, também de atores humanitários. Dar pra ver que é um cenário bastante difícil para ambos. A ajuda, o auxílio parece que nunca é suficiente, pois são muitas pessoas que precisam.
Achei muito interessante, causa uma empatia muito grande, um desejo de ajudar e também brota uma gratidão por ter uma vida relativamente boa em comparação com a deste povo.