Sybil

Resenhas - Sybil

1 | 2 | 3 | 4

Biel 07/04/2024

Recomendo!
Sou fascinado nas historias verídicas de pessoas com múltiplas personalidades e esse livro, quase uma biografia de Sybil, é particularmente interessante por adentrar nos pormenores de traumas vivenciados pela personagem real que resultaram no desenvolvimento de múltiplas personalidades para continuar enfrentando a vida.

É uma leitura fácil, embora longa e profunda, que indico como um dos melhores livros que já li.

vivianbooks 29/03/2024

"Sybil encontrará um modus operandi para sobreviver"
Uma psicanálise de um caso raro de transtorno dissociativo de identidade, onde aí final da análise, se contabilizaram dezesseis personalidades distintas. Cada uma das personalidades tinham seus próprios gostos e suas idades diferenciadas, datavam seu aparecimento como uma forma disfuncional de lidar com um, ou vários, eventos traumáticos.

Para Sybil esses eventos se iniciariam na primeira infância, sendo abusada e torturada por uma mãe esquizofrênica e um pai ausente e omisso, Sybil desassociou-se de "si mesma" em identidades alternativas que poderiam suporta os traumas.

O livro é interessantíssimo, estive por muito tempo enrolando para ler, mas não me arrependo, li quando tinha que ler e quando tinha certos conhecimentos sobre o transtorno. Achei que seria chato por ser a descrição (um tanto quanto romantizada, por assim dizer) de uma análise terapêutica, mas não foi. A autora conseguiu me prender até o final do livro de forma particular. Amei essa leitura e a indico, porém existem alguns gatilhos, no entanto eu imagino que isso seja algo implícito já que falamos de um transtorno que se desenvolve exclusivamente por razão de um trauma insuportável.

Ibagcaetano 08/02/2024

Cruel verdade
Apesar de estar muito ansiosa para ler, o estilo de escrita é o oposto dos livros que me prendem e me transportam para a narrativa.

Dito isso, inegável a empatia e o sentimento de pesar pela personagem que foi renegada por quem deveria protegê-la

Cruel, verdadeiro e com um final que pelo menos, traz um certo acalento.

Regiane @agentejaleu 03/02/2024

Sybil
A temática de múltiplas personalidades sempre me chama atenção. Aqui temas uma personagem que supostamente desenvolveu 16 personalidades. A médica e uma jornalista relatam um caso de uma das pacientes dela. Mas em outro livro que ainda quero ler, parece que o caso foi manipulado pela médica e que o desfecho real é bem mais triste. É uma história bem escrita polêmica a parte e com partes bem chocantes e que despertam revolta e asco.

Taise.Arruda 29/01/2024

Sybil tem em torno de 30 anos e se acha pessoa esquecida.
Até que descobre a Dra Wilbur que desvenda o mistério: Sibyl tem inúmeras personalidades que foram se dissociando ao logo de sua infância traumática causada pela mãe esquizofrênico.
A Dra a trata através da psicanálise e hipnose e faz com que aos poucos as personalidades vão se fundindo e criando uma única e completa.

Luschnee 30/12/2023

Incrível
Para quem gosta do tema "personalidade dissociativa" (ou múltiplas personalidades), esse livro é um clássico que virou filme em 1976.

Escrito por uma jornalista sobre o caso mais proeminente desse espectro psicológico e baseado nas sessões com a psiquiatra Dra. Wilbor, o livro trata da história de Sybil - nome fictício dado pela autora para preservar a identidade da paciente retratada - e seu respectivo tratamento.

Sybil possui sete personalidades distintas, com idades e "origens" distintas, que se alternam em seu cotidiano, transformando sua vida num caos.

Impactante, impressionante e angustiante são os poucos adjetivos que eu posso dar ao livro que retrata uma realidade muito distante, e ao mesmo tempo muito possivelmente próxima, de todos nós.

Gostei? Demais!
Leria novamente? Com certeza (já está nos meus planos).
Luschnee 30/12/2023minha estante
Na verdade, são dezesseis personalidades. Desculpa a falha!

Kamilla 07/08/2023

As máscaras de Sybil
A história de Sybil é bastante triste e creio que a discussão de abuso infantil no núcleo familiar abordada por esse livro foi bastante ousada e inovadora para a época, a construção e motivação de cada uma das personalidades, que ‘nasciam’ para lidar com aspectos especialmente traumáticos que afetaram a pequena Sybil é um explicação que faz bastante sentido para o público leigo, o que é o meu caso.

Bastante tempo já se passou e a psicologia já evoluiu o bastante desde essa época, não sei como o tratamento de um paciente com os sintomas de Sybil seria encarado por um médico atual, nem se o diagnóstico de personalidade múltipla ainda existe.

Reconheço que essa condição, por ser muito utilizada em filmes e outras mídias se tornou bastante popularizada, e creio até que essa popularidade pode influenciar até o próprio paciente, para que ele possa ganhar mais atenção e cuidado médico, por isso até que o caso Sybil teve os seus detratores.

Para mim, como leiga, foi uma leitura interessante, a mãe foi claramente abusiva, mas alguns dos abusos narrados parecem um pouco inverossímeis para as circunstâncias e a época, principalmente os que envolviam locais públicos e a terceiros. A mãe claramente tinha alguma condição gravíssima e não estava apta a ser a cuidadora de uma criança e o pai foi omisso e negligente, e creio que hoje em dia, bem mais do que na época da narrativa, o público geral já está mais familiarizado com o preço que as crianças pagam em uma situação assim.
Clara Brotto 22/08/2023minha estante
milla, não consigo achar em lugar nenhum esse livro, consegue me ajudar??

Kamilla 22/08/2023minha estante
Ele é bem antigo, só deve achar em sebo mesmo, tenta na estante virtual.

Nany 29/07/2023

Conheci esse livro em um documentário que tem o mesmo tema As 24 Personalidades de Billy Milligan da Netflix. Sybil é uma jovem que desde pequena tem apagões de tempo como a mesma chama, certa vez estava no velório da avó quando estava preste a cair apagou e acordou em sua escola, mas com seus amigos já crescidos, e já havia se passado 2 anos, ao questionar seus pais os mesmos não levam ela a sério então ela passa a não mais fazer perguntas sobre os apagões de tempo. No livro acompanhamos sua tentativa de ir a psicanalista e sendo frustrado por sua mãe, ela volta a tentar depois de anos já com sua mãe falecida.

E é entre as consultas que vamos conhecemos as outras personalidade de Sybil e suas particularidades e suas narrativas de eventos passados da vida de Sybil quando a mesma “não estava presente”, dos abusos que sofrias e eventos que foram demais para ela.

Impressões:
E um livro difícil, ao ler senti muita raiva, chorei e parei a leitura em alguns momentos. É horrível saber que uma pessoa pode ser tão cruel para outra, ainda mais sendo criança;

skuser02844 09/06/2023

Incrível, doloroso e vulnerável
Fazia tempo que um livro não me prendia tanto.

Sybil é uma história real, escrito em forma de sou exatai narrativa e trata de uma mulher lutando contra o
transtorno de personalidade múltipla na década de 7o, quando pouco se sabia sobre o assunto.
Muito interessante o fato de ter sido escrito tanto pelo ponto de vista da psiquiatra quanto da própria paciente (e cada uma de suas 16
personalidades). Vale destacar que foi o primeiro livro relatando o tratamento do transtorno de personalidade múltipla pelo olhar, também, da psicanálise.
Extremamente relevante uma vez que retrata estigmas associados à saúde mental que, apesar de tanto avanço, enfrentamos até os dias de hoje.

Mayara.Vighini 17/05/2023

Livro mais interessante que li esse ano
Sybil é uma história real, mas escrita em forma de romance. o livro inteiro é muito interessante, eu queria acompanhar cada caso, cada nova descoberta sobre uma personalidade, não tinha vontade de parar de ler nem por um segundo. a leitura evoca muitos sentimentos e emoções ao retratar a infância de sybil, uma infância marcada por todo tipo de perversidade que se possa imaginar. pela primeira vez eu tive que parar a leitura por alguns minutos para me recuperar do que estava lendo. vale muito a pena, mas cuidado se você for sensível.

Beatriz 10/05/2023

Q impressionante!
Sybil tem 17 personalidades múltiplas e nesse livro a gente acompanha o tratamento psicológico dela e consequentemente toda a vida e traumas q ela teve.
Não sei se foi a forma de contar ou a própria temática do livro, q é meio surreal, mas não consigo assimilar como uma história verídica, algo em mim acha td MT sobrenatural. Imagino se eu tivesse me deparado com essa situação na realidade se eu teria acreditado.
A narrativa é MT fluida e os fatos q vamos descobrindo sobre a vida da Sybil são incríveis e chocantes. E por ela ser uma mulher MT talentosa torna as diversas personalidades impressionantes e interessantes.
Simplesmente adorei a leitura e ela me lembra MT "a sangue frio" do capote.

Maria 21/04/2023

Quem é Sybil senão sua história?
Sou daquelas que acredita que os livros nos escolhem. Comprei esse livro por $1 num sebo no calçadão de Campo Grande, sem a menor pretensão e sem saber do que se tratava e me surpreendi demais.

Sybil é um estudo de caso transcrito em forma de romance sobre a história real de uma mulher que, após sofrer abusos inimagináveis na infância, se fragmenta em diversas personalidades como forma e escapar da violência e sobreviver.
Para quem se interessa por psicanálise é um mergulho na psique humana, suas falhas, escapismos, dores, sonhos.
Está longe de ser uma trama cheia de plots e ação por ser uma história real, nos apresenta um olhar a pessoas neurodivergentes de uma forma bem trabalhada, respeitosa, sem replicar esteriótipos.
Retrata a importância de uma infância saudável, o impacto do fanatismo religioso na formação do indivíduo, sexualidade, abuso, violência, deixa claro que traumas acontecem das formas mais variadas e que uma vítima, independente de como reaja, sempre será uma vítima.
A história de Sybil vai além das suas dores e traumas, nos prova que existe uma vida saudável para além desses muros.

Sybil me escolheu aquele dia quando passei pelo sebo, só tenho a agradecer.

1 | 2 | 3 | 4