Comigo no cinema

Comigo no cinema Martha Medeiros

Resenhas -

Ricardo Tavares 14/07/2022

Comigo no cinema Na sala com Martha Medeiros.
Resenha da Editora L&PM
Por que não reunir, em um livro, os textos que foram inspirados por filmes? Cinema é minha segunda paixão, talvez até se equipare com a literatura. Juntar as duas artes num mesmo projeto acordou minhas borboletas no estômago. Mas, atenção, spoiler: não escrevo resenhas, não é crítica especializada. São apenas pensamentos e sensações que voltaram comigo pra casa depois de eu assistir a um road movie do Walter Salles, depois de ver o documentário sobre Amy Winehouse, depois de trancar o choro com o desfecho de As pontes de Madison. Aquilo que retive depois que as luzes da sala se acenderam. Aquilo que eternizou, para mim, uma obra desprezada pelo Oscar e que não ficou nem uma semana em cartaz. Aquilo que me comoveu diante da telona e que, horas depois, procurei entender por quê, escrevendo a res¬peito. O cinema como pauta. O cinema como terapia. O cinema como espelho.

Minha Opinião

Amo as crônicas de Martha Medeiros,leio todos os domingos na Revista Ela, suplemento do jornal O Globo. Portanto, algumas eu já havia lido. Foi gostoso ver os filmes sob a ótica da cronista. Ficamos sabendo, por exemplo, que ela é fã de Woddy Allen e não perde um filme do diretor.
Amei esse livro.

underlou 01/07/2023

O gênero crônica parece apropriado para autores que gostam de dar pitaco sobre a vida alheia ou o cotidiano em geral. Martha Medeiros deve saber disso, tanto que nas suas crônicas sobre cinema há uma impregnação de um certo viés ideológico mesquinho, provavelmente direcionado a um leitor ideal; o leito desavisado, como eu, terminará a experiência arruinado pela frustração de a cada nova página revirar os olhinhos com as pensatas bocejantes de Medeiros.

Mas afinal, quando ela resolve exercitar sua escrita sem afetação política, há textos ótimos sobre alguns filmes que valem a leitura reflexiva, sobretudo aqueles a que já assistimos e dos quais a autora consegue evocar as imagens apenas com as palavras, como nas linhas sobre 'As Pontes de Madison' (1995).

Fernnanda.Stumbo 10/02/2020

No cinema com a Martha!
Adoro todas as crônicas da Martha Medeiros e 75% me identifico! Não seria diferente nas temáticas de filmes! Já sentia um sentimento especial quando as encontrava nos outros livros, e achei ótimo uní-las em uma edição! O engraçado é que quando é um filme que já assisti, concordo com seus comentários, quando não conheço, serve como dica para próxima sessão!

gabi_rp 03/03/2024

Amo a escrita de Martha Medeiros, que ao mesmo tempo que expressa sua opinião sobre filmes que a marcaram de alguma maneira, aborda assuntos do cotidiano de todos nós.

Mi_lendo23 26/02/2020

Comigo no cinema
Não se trata de um livro de resenhas. Martha traz para o dia a dia os temas abordados no livro. Sem contar a vontade que dá de assistir alguns desses filmes rs

nifontana13 01/04/2021

Novamente um livro que me fez ter interesse por essa outra face das artes, o cinema. Assisti a filmes, que não assistiria normalmente, somente por indicação e descobri que são incríveis. Ótima experiência unindo os universos.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/05/2022

Venha acompanhar a escritora Martha Medeiros nesse livro de crônicas sobre vida e cinema.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525439147

Jeanine 09/10/2022

A Martha foi por muito tempo minha escritora favorita. Li vários livros dela. Mas n sei onde mudei ou se ela escreve tudo muito igual. Esse livro não me surpreendeu, nem me trouxe reflexões como acontecia, mas fica a dica de leitura leve com resenhas de filmes.

camila-sa 07/01/2023

A Martha é sempre uma ótima pedida!
Esse livro reúne duas coisas que eu amo: cinema e crônicas da Martha.
O livro não traz resenhas dos filmes, mas sim, usa as obras cinematográficas como ponto de partida para reflexões sobre relacionamentos, cotidiano, e, claro, a vida, em toda a sua plenitude e contextos.
A Martha é gênia e sempre consegue extrair ouro das mais diferentes formas de arte.

Anna Paula 10/01/2023

Leitura de férias I
Amo crônicas, amo Martha Medeiros, amo cinema. Foi só tudo isso que me fez escolher esse como o primeiro livro de férias.

Amei a forma que ela fala dos filmes, não tem crítica, ficha técnica, a maioria fala do sentimento pós filme e isso é o diferencial.
O único ponto ?incômodo? é que, como é uma coletânea de escritos ao longo de anos, alguns comentários se repetem e lendo em um livro fica muito nítido, beirando o repetitivo. Olhando isso pelo lado positivo, posso garantir que Martha Medeiros tem identidade.

Douglas.Moreira 10/07/2020

Leitura rápida
Por se tratar de coleção de crônicas, a leitura é rápida. Pra quem gosta de filmes fora do circuito pop, o livro é um deleite. É claro que tendencia o gosto da autora, mas gosto é gosto. É possível se interessar por novos filmes e pensar sobre películas já vistas citadas no livro.

Léia Viana 06/01/2021

Reflexões depois do The End'.
A primeira vez que li uma crônica da Martha Medeiros me apaixonei pela visão dela em relação aos sentimentos e virei leitora assídua de suas crônicas, tanto é que tenho quase que a coleção completa dos livros dela, falta apenas um: "Geração Bivolt", nem em sebo encontrei, mais de vinte anos que esse livro não é publicado.

Sempre peguei boas dicas de livros, filmes e até mesmo música em suas crônicas, temos alguns gostos parecidos, assim como ela eu adoro os filmes de Woody Allen, curto muito Os Beatles e gostei muito de ler "A elegância do Ouriço", como tantos outros livros que li após ler a respeito em suas crônicas. Quando o livro foi lançado fiquei mega empolgada para ler e já fazer uma lista de filmes que gostaria de assistir após ler 'suas reflexões depois do The End', mas muitos dos filmes abordados ali, assim como as crônicas, eu já conhecia e algumas sabia trechos de cor, explico: eu já fiz dezenas de releituras dos livros de crônicas da Martha - muitas de suas crônicas falavam de filmes - tanto que tem crônica que até hoje sei de cor! Então, o livro em si não foi uma surpresa para mim, foi mais uma releitura que valeu a pena, só confirmou que continuo gostando da maneira que ela escreve.

Leitura recomenda!

Marceli 13/01/2021

Adoro a Martha
Adoro a forma como os pensamentos da Martha correm soltos pelo mundo das palavras. As crônicas são excelentes momentos de leitura.

Bruna B 14/01/2021

Dificilmente Martha decepciona, esse livro não foi diferente. Crônicas que te fazem pensar estar com uma amiga, trocando ideias sobre filmes e sobre a vida.

Rafael Brito 27/01/2022

Um passeio pelos pensamentos de uma cinéfila
Martha Medeiros nos leva as salas de cinema nesse livro leve e divertido. Não espere por críticas aprofundadas os dicas quentes. O que ela nos mostra são as suas experiências assistindo a filmes de diferentes épocas e estilos, o que ela sentia quando entrou no cinema e o que sentiu ao final de cada sessão.