Histórias de Lovecraft

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Tales Martinelli 30/12/2020

Começando com pé esquerdo
Essa é uma coletânea de contos de um dos mestres do terror/horror, e sinceramente esperava bem mais.

A maioria dos contos são bem arrastados, o que deixou a leitura pouco prazerosa.

Ainda espero ler mais contos do Lovecraft, mesmo tendo começado com o pé esquerdo hahahahaha
Wilza.Alves 31/12/2020minha estante
Também comecei por essa coletânea, mas nem consegui terminar, se me permite, indicaria A cor que caiu do céu e Sussurros na escuridão.

Tales Martinelli 31/12/2020minha estante
Pelo que eu me lembro "A cor que caiu do céu" é o último conto desse livro, achei ele bem doido hahahaha foi um dos que gostei! Vou procurar esse outro, vlw pela recomendação ??

Wilza.Alves 31/12/2020minha estante
Espero que goste também, eu li A cor de caiu do céu pelo Kindle ??

Kemilly S. 03/11/2020

Um clássico
Apesar da constante insinuação racista e xenofóbica do autor em seus contos, fora uma experiência rica de diversas formas. Já tinha ouvido falar das influências de Lovecraft no cinema moderno, assim como Bram Stoker, Mary Shelley, etc e resolvi dar uma chance. Gostei muito das histórias, com excessão de "A Casa Abandonada", que achei meio chatinha. Suas criaturas sempre retratam o desconhecido, o que é um tema genial. Foi um clássico que certamente não tive arrependimentos de ler.

akasaori 02/01/2021

Primeiro contato com Lovecraft.
Me surpreendi com os contos pois é uma narrativa que tenho dificuldade em me envolver, mas grande parte dos contos do livro me envolveram bastante. O chamado de Cthulhu' funcionou bem pra mim porque já tinha interesse na mitologia, mas meu conto favorito foi A casa abandonada (apesar do final apressado).
Entretanto, não é a toa que Lovecraft vem sendo tem ade tanto debate por conta do racismo em suas histórias. O que mais me incomodou em quase todos os contos foi que apesar de quase nenhum personagem ser descrito fisicamente, quando um é descrito é sempre o vilão/entidade ruim/cultista ou o que quer que seja e é NEGRO.
Isso é muito desagradável de ler e quero pesquisar mais sobre esses debates.
Não pretendo ler mais nada do autor pois a antologia já reúne os contos que eu mais tinha curiosidade.

P.S.: parabéns para a editora Pandorga. Encontrei esse livro por 10 reais numa dessas feiras de shopping e apesar de ser uma edição brochura simples, o trabalho gráfico está muito bonito e bem feito.

Bianca.Abbamonte 08/03/2020

Achei o livro muito cansativo, não deu medo e nem me deixou envolvida com as histórias.
Muito detalhe mas nada envolvente.
Não sei se é essa edição que é ruim pq todo mundo fala muito bem dos livros dele.
Jules 08/03/2020minha estante
Eu abandonei um livro dele pelo msm motivo... Bom saber q não fui a única que não achou incrível.

Vinícius 12/03/2020minha estante
Concordo! Estou no final do livro e penso exatamente igual

Chagas 15/10/2020minha estante
Nossa eu acabei de abandonar um dos contos, já estava cansado e achava que tinha lido umas 30 páginas, quando fui ver só tinha lido 12

GuiBatelochio 28/08/2022

O chamado de Cthulhu, A cor que caiu do céu e outros contos
HP Lovecraft é famoso por ser um dos pais do horror e por ter criado Cthulhu, a grande entidade cósmica interdimensional. Este livro, que reúne 8 contos (10 se considerar que Cthulhu foi publicado em 3 partes) foi meu primeiro contato com o autor.

Fiquei bastante instigado nos contos de Cthulhu e em "A cor que caiu do céu", foram meus preferidos desta coleção. Apesar disso, foi bem arrastado ler a maioria dos demais contos, os sentia muitas vezes repetitivos. Dava a impressão que o autor seguia uma fórmula de investigar uma criatura cósmica que aparecia em algum cômodo específico.

Outra questão importante, Lovecraft transmitiu claramente uma visão preconceituosa em alguns de seus contos. Ainda que se leve em conta que viveu em uma época diferente, foram falas que me incomodaram ao ler.

Apesar de ter gostado os contos de Cthulhu e o último conto, não consigo dizer que recomendo o livro como um todo.

Frade 20/07/2020

História interessantes, mas leitura difícil
As histórias em si são muito interessantes, obviamente algumas são melhores que outras, mas sinto que não estava pronto para essa leitura. Tem um vocabulário rico, e por ser antigo pode ser difícil de entender para iniciantes

Thai 30/05/2020

Um arrepio que desce pela espinha
O começo da leitura foi difícil para mim devido a escrita do autor, todavia, após o término do segundo conto as coisas começaram a funcionar.
Os meus favoritos foram A Música de Erich Zann e A Cor que Caiu do Céu. Ambos prenderam minha atenção do início ao fim. Trouxeram um ambiente imersivo no qual o terror era quase palpável.

Anienne 10/06/2020

Histórias de Lovecraft
Este livro contém oito contos de suspense ou terror e este é o meu primeiro contato com o autor.

O primeiro conto, "O chamado de Cthulhu" não me causou muito impacto. Fiquei do início ao fim esperando que a história me causasse medo, mas isso não aconteceu... Expectativas...

"A música de Erich Zann" é bem construído, macabro e interessante. Gostei muito.

Os temas dos contos giram em torno da paranormalidade, misticismo, etc e, tenho vivido isso em minhas terras "internas", desde a mais tenra infância. Aprendi a lidar. Não me causa medo.

"Dagon" é um conto sobre um deus metade homem e metade peixe. Eu gostei.

E amei de paixão "A casa abandonada".

O último conto, "A cor que caiu do céu" é maravilhoso!

Ele tem uma grande habilidade de ir envolvendo o leitor devagar e vai construindo um medo que, de repente, vai tomando espaço e aí vai entrando no assunto, de forma lenta e envolvente.

Eu, realmente, não sinto medo de assuntos assim, devido à maturidade e aprendizado em lidar com situações parecidas por envolvimento real (acredite se quiser kkk), mas enfim, isso não vem ao caso. Sei que há muitas pessoas que sentem medo e gostam do gênero.

Indico, fortemente, esse livro. Muito bom!

@aprendilendo_ 03/03/2020

Com histórias de um forte teor de criatividade onírica (até porque parte de seus contos vêm de seus próprios pesadelos), o autor nos apresenta possibilidades incríveis em escalas diversas, desde grandes criaturas cósmicas e antológicas até pequenos medos de vilas esquecidas e casas assombradas. Tal diversidade de narrativas instiga e nos imergem em uma ambiente fantástico e muitas vezes ( na gigantesca maioria delas) assustador e incomodativo.

Sem dúvidas, para todo amante de contos (não apenas de terror), H.P Lovecraft é fundamental para sua estante.

Alexandra 21/07/2020

Superestimado
O livro é monótono, narrativa arrastada e detalhada com coisas não importantes, as únicas partes interessantes duram duas página no máximo.
Não senti medo em nenhum dos contos e francamente só gostei de dois deles entre os oito.
Definitivamente não é pra mim.

Korvus 10/03/2024

Superestimei o Terror Cósmico
É provável que seja uma opinião bem impopular, todavia, superestimei demais as obras de Lovecraft sem nem mesmo ter lido quando não tinha obtido este livro e, após obtê-lo, percebi que estava, de fato, equivocado. Com exceção de A Cor Que Caiu do Céu e A Música de Erich Zann, todos os outros contos me entediaram a um nível que cansava meus olhos com demasiada facilidade. Até mesmo o tão famoso O Chamado de Cthulhu não me agradou tanto quanto eu esperava.

Foi interessante ter finalmente experienciado as obras de Lovecraft, porém errei ao ter criado expectativas muito altas. Uma vez que a leitura não foi das melhores, o que consequentemente prendeu minha atenção apenas aos dois contos mencionados acima. Não foi uma perda de tempo, mas talvez eu precise reler alguns desses contos novamente para avaliar com mais esmero.

Peter L. Price 11/03/2020

O gênio de Rhode Island.
Todo fã de histórias de terror que se preze tem a imperativa necessidade de ler o autor estadunidense nascido 1890 e passado para terras imortais em 1937: seu nome é Howard Philips Lovecraft.
Sem a erudição de Poe, mas com uma imaginação talvez superior, Lovecraft construiu sua carreira amadora de escritor como criador dos mitos Cthulhu e outros apanhados e inteligentes contos de terror. Portanto necessário é que todo leitor de histórias de terror tenha H.P. Lovecraft na lista dos 10 ficcionistas mais lidos de sua estante. Oferta é que não falta. Há tantos títulos, tamanhos, editoras, preços, que são indesculpáveis quaisquer argumentos para não tê-lo lido. Agindo assim, a leitura se torna uma homenagem.
A presente edição da Pandorga é bela, sofisticada e bem editada. Sem luxos e também sem erros.
Todas as histórias reunidas são clássicas e bem escritas, e uma se destaca para mim: A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família.
É de cair o queixo sua conclusão, amigos leitores.
Boa leitura.

Pedro3823 06/12/2021

Consigo entender a importância e a influência que as histórias de Lovecraft tiveram para a história do gênero de terror/horror, mas as narrativas são muito arrastadas e o caráter racista de muitos desses contos (ele sempre representa negros, imigrantes e povos indígenas como selvagens, adoradores de demônios ou pessoas cruéis e egoístas que querem tirar dos "cidadãos de bem") gera muito desconforto e antipatia com as histórias. Foi uma leitura bem difícil e não recomendo pra ninguém. Meu único conforto é saber que esse racista não ganhou quase nada com as histórias enquanto era vivo

Cheile.Silva 14/08/2020

A melhor parte é pronunciar Cthulhu
Eu amo terror e mistério, por isso criei grande expectativa aqui. Lovecraft é famoso por suas histórias perturbadoras, é fato: a atmosfera que ele cria em suas histórias é fascinante, mas as histórias em si... Bem, não são nada demais.

Myke.Anderson 16/11/2020

Um clássico é um clássico
Uma leitura que viaja no fantástico e no massante, esta versão em particular possui contos incríveis que todo fã de terror tem a obrigação ler e nenhuma de gostar.

1 | 2 | 3 | 4