A história de Jesus para quem tem pressa

A história de Jesus para quem tem pressa Anthony Le Donne

Resenhas - A história de Jesus para quem tem pressa

JefersonJota 29/01/2024

Jesus versus ficção
Muito bom, rápido e muito informativo sobre as várias versões de Jesus durante os séculos.
Jesus branco, de cabelos lisos e claros? Tá bom haha

Inlectus 09/09/2023

Bom.
Tem umas de exoterismo, mas realmente busca Jesus com a racionalidade histórica, é bom, uma boa leitura.

AndrA374 29/07/2023

Sem dúvidas um bom livro. Mas comparado com os outros títulos da mesma coleção, achei este, não tão detalhado.

Beto 16/01/2023

Jesus Histórico
Esse é um livro de História sobre Jesus. Quem espera dele um livro de inspiração religiosa vai se decepcionar.
Achei a leitura interessante e embora eu seja cristão não me ofendi com a leitura. Na verdade decidi me aprofundar mais nos conhecimentos históricos sobre Jesus Cristo.

nandadamazio 11/11/2022

Uma leitura rápida e bastante informativa
Dando continuidade a minha jornada de estudos sobre religiões, com foco principal no Cristianismo. Este livro é bem sucinto e vai direto ao ponto, ideal para quem está iniciando suas pesquisas sobre o Jesus histórico, para depois se aprofundar melhor no assunto em outras fontes.

Traça um painel desde as origens da religião cristã, passando por sua influência sobre a sociedade, literatura e as artes através dos tempos até a atualidade. O autor exemplifica como cada cultura e cada época foi moldando a mitologia do Cristo a sua imagem e semelhança para se adequar aos seus interesses e necessidades, o que, obviamente muitas vezes passa bem longe dos ensinamentos e intenções de Jesus.

Afinal, creio que Jesus em sua época jamais poderia imaginar que sua existência e legado seriam usados para exterminar tantos povos e escravizar outros tantos e que até os dias de hoje ainda continuam justificando tantas outras atrocidades cometidas em seu nome.

Livros como esse são fundamentais para entendermos melhor as raízes do que poderia ter sido e o que realmente acabou se tornando essa locura coletiva chamada religião.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, leitores!!! Venho convidar vocês a conhecerem uma leitura que é para nos tirar da zona de conforto e nos fazer olhar a história de Jesus com outros olhos. Porque além de conhecer a divindade através da religião, somos convidados a conhecer e entender um pouco do Jesus histórico. Homem que, inegavelmente, existiu e está registrado em documentos históricos, tanto Judeus, quanto Romanos.

Com uma divisão em 5 tópicos, somos convidados a olhar a figura de Jesus sob diversas perspectivas, para nos aproximarmos da real persona que andou sobre a Terra, com suas mensagens que mudaram a história da humanidade.

No primeiro, somos levados a pensar na fisionomia de Jesus e como, ao longo dos anos, sua história foi contada e, por vezes, alguma linha de pensamento tentou moldar, a sua própria vontade, quem é Jesus. Uma das linhas que o autor aborda, para dar suporte a essa linha de pensamento, é o fato de Jesus ser retratado louro e branco, tendo sua imagem retratando a imagem europeia e não de um homem que era judeu.

A proposta do autor é algo que deve ser levado em consideração durante a leitura. Ele faz um convite para estudar a figura de Jesus usando como foco o Jesus retratado nos 04 evangelhos e, claro, à luz das palavras de João e Paulo. Sendo assim, não levando em conta os textos proféticos do antigo testamento, e nem a esse próprio quanto a Jesus. Apenas ao que se refere ao povo Judeu.

O segundo capítulo é dedicado à presença de Jesus na literatura do cristianismo pós sua morte (e para mim ressurreição), de como cada um dos evangelhos traz uma faceta de Jesus, ao mesmo tempo comum e única em cada um deles. Fundamentando, cada um, uma fase do cristianismo que juntos formam a base do todo.

Eu estranhei por esse motivo algumas passagens, mas, dentro da abordagem adotada, fizeram sentido e, de certa maneira, leva a uma reflexão mais profunda de alguns temas. Como o próprio autor diz, Jesus não pode ser uma tela em branco pintada a vontade de quem a vê e sim, devemos aceitar a imagem que Ele tem.

No terceiro capítulo, o autor propõe uma abordagem de Jesus como um ser que é imaginado e moldado a vontade das culturas em que é cultuado, ao ter sua mensagem trazida ao ocidente. Eu observei que a mesma abordagem pode ser feita com qualquer divindade, porém nenhuma delas tem a força histórica de Jesus Cristo, nem mesmo sua influência na história e na vida das pessoas.

Os capítulos quatro e cinco trazem uma abordagem mais moderna, tanto de estudos quanto de crenças; a busca tanto pela fé, quanto pela negação ou afirmação da não crença. Com essa história se colocando como um guia para um estudo de cada abordagem. Não de forma profunda, porém referencial desse processo. E deixando o convite que o leitor encontre a Jesus e o conheça ou reconheça.

Por fim, deixo a ressalva de que não consegui aceitar a proposta de desconsiderar os textos do antigo testamento a respeito de Jesus. Terminei a leitura com a certeza que essa abordagem faz sentido quanto ao Jesus "histórico", mas não a divindade. Porque o profeta Isaías não é chamado Messiânico à toa, e várias de suas profecias se cumpriram na vida e morte de Jesus, atestando que Ele é o Cristo.

Eu sou Cristã, creio em Jesus como filho de Deus e, com isso, quero dizer que é uma leitura interessante sob diversas formas, e que não é porque alguém escreveu que abala a fé de nenhum cristão. Mas vi e vejo como um convite à reflexão, em especial, para os 30 anos anteriores ao ministério de Jesus, afinal, como bem sabemos, Ele foi crucificado aos 33 e, para minha fé, ali morreu o Jesus-Homem para ressuscitar e reinar o Filho de Deus.

Sobre a edição: alguns termos ganharam um destaque bem-vindo e, além do significado, uma breve explicação. Notas de rodapé e indicação de outras obras ao fim de cada parte, também merecem destaque. O livro tem folhas brancas, ótima diagramação e ilustrações que acrescentam a leitura.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/02/resenha-historia-de-jesus-para-quem-tem.html

vluiz 17/06/2022

Interessante para quem quer entender sobre Jesus fora da bíblia
Quando comprei este livro eu imaginei que encontraria uma visão sem religião. Me enganei mas o mais interessante é que realmente não há como falar de Jesus sem atrelá-lo a religião.
Uma narrativa simples que explica diversos pontos que nós acabamos não nos aprofundando no dia a dia, mesmo sendo cristão.
Assim como quase todos os livros da série, Pra Quem Tem Pressa é uma das melhores formas que encontrei para ter contato com um assunto de forma resumida e direta.
Recomendo para todos que queiram conhecer um tema de forma superficial para daí descobrir onde se aprofundar.

Longa 05/02/2022

Primeiro livro da série,"histórias para quem tem pressa". Gostei muito do formato. Comecei pela história de Jesus porque sempre tive muito interesses pela história da construção desse mito e esse livro esmiussa muito bem casa um dia relatórios e interpretações sobre a vida de Jesus, desde os evangélicos até opiniões de pensadora contemporâneos.

Rose 08/09/2021

Vale a leitura
Uma leitura fácil e rápida como é a proposta do livro.

O autor não se aprofunda em nenhum ponto e ao mesmo tempo nos mostra tanto e faz refletir.

O principal aprendizado é como as representações de Jesus ao longo da história foram se adequando ao que as pessoas queriam no momento e não necessariamente trazendo fatos.

Vale a leitura e com certeza desperta o interesse em se aprofundar mais em alguns temas tratados.

Diego.Guerra 09/08/2021

Metaforismo e simbologia
Entende-se que pelo momento da história talvez não houvesse tanta capacidade e intelecto para transformar a comunicação das escrituras em uma forma mais tangível, sem tantas direções interpretativas, menos metafórica..

Mas temos de convir que a mensagem é amor, e zelar pelo básico não é desprezar as demais escrituras mas sim trabalhar na essência, no cerne do ?problema?..

O viés político e capitalista da religião e seu fan club é o que corrompe a mensagem. Este livro trás a tona reflexões da realidade com base em seus momentos e lugares históricos, vale a leitura!

Izaque Betiato 07/03/2021

Razoável
Válido para introduzir um pouco só do Jesus histórico e do Cristo.... Gostei bastante dos comentários sobre Jesus nas visões mais contemporâneas, principalmente após o século XVIII...

Bruna | @bmartinssss 26/01/2021

Achei o livro bem interessante, muitas coisas ditas no livro eram coisas que eu imaginava e fiquei bem feliz em saber que não sou a única hahahah Gostei muito da desmistificação de muitas características que criaram para Jesus ao longo dos anos. Recomendo a leitura, com certeza.

Fábio Perrucci 31/10/2020

Guia resumido sobre o maior líder de todos os tempos
Guia resumido sobre o maior líder de todos os tempos

Weslley.Lima 19/08/2020

?Não existe tarefa de revisionismo histórico que revele tão bem o verdadeiro caráter de um homem quanto escrever sobre a Vida de Jesus. Nenhuma força vital dá vida à figura a não ser que o biógrafo insufle nela todo o ódio ou todo o amor que seja capaz de sentir?(Albert Schweitzer)