A neurose obsessiva

A neurose obsessiva Maria Anita Carneiro Ribeiro

Resenhas - A neurose obsessiva

Edson 23/02/2021

traz algumas questões centrais sobre a neurose obsessiva, os fundamentos da clínica psicanalítica de freud e lacan a respeito dessa estrutura e os impasses da condução do tratamento de obsessivos. apesar disso, a autora reduz ao máximo os conceitos, apagando a densidade teórica de alguns elementos da psicanálise. é importante tornar as coisas acessíveis e compreensíveis, mas não adianta de nada entregar tudo tão mastigado que se apaguem os fundamentos.
li pra uma disciplina da universidade e não recomendo.

Lari 06/03/2021

Li esse livro por indicação de professores na faculdade.

P quem está aprendendo ou tem interesse pela psicanálise ele é bem interessante, numa linguagem de fácil acesso, com os assuntos bem mastigados.
Porém, p quem já está imerso no mundo da psicanálise ele se torna um pouco raso.

Indico p quem está começando nesse mundo psicanalítico.

Nathalia 24/04/2023

É um livro bastante curto e bem simplificado sobre a neurose obsessiva e acredito que o objetivo da autora fosse exatamente esse, ainda mais por se tratar de um livro da coleção Passo a Passo. Mesmo sabendo disso, eu esperava mais, não por ser um livro curto e com os conceitos simplificados, mas por ser muito raso. É um apanhado geral de características da neurose obsessiva em Freud e Lacan e do desenvolvimento do conceito, mas sem aprofundar para o leitor. Também senti falta de ter as referências em nota de rodapé de algumas citações diretas.

Allan G. 11/12/2012

Putz..
A autora podia ter sido mais obsessiva ao escrever esse livro. Nele só tem pinceladas. Cinquenta páginas? Minha monografia teve 100, e davam o dobro de palavras!
PH 01/06/2015minha estante
O propósito da coleção é dar apenas "pinceladas" mesmo. É uma coleção introdutória... Faltou bom senso nessa resenha.

Babi 07/06/2013

Maravilhoso
Maria Anita escreve de modo simples e direto. Deixa facil a compreensão sobre a neurose obsessiva,

Rony Diego 06/03/2023

O que mais me pegou foi a crítica a psicopatologia, mas apresenta de maneira legal as ideias da psicanálise de Freud e de Lacan a respeito da neurose obsessiva, entre outros conceitos psicanalíticos.