Espiritismo de A a Z

Espiritismo de A a Z Waldon Volpiceli Alves

Resenhas - Espiritismo de A a Z

jumorgensten 08/10/2019

Nunca a frase "estude sempre, leia bastante até para você saber os livros sérios daqueles que só querem dinheiro" fez tanto sentido.

Terminado a leitura a pergunta feita é: Senhor Waldon, você leu seu próprio livro? O senhor revisou e viu o tanto de desencontros existentes na obra?

Teoricamente Espiritismo de A a Z é tipo de um dicionário com termologias espíritas. Na prática, o autor misturou todas as crenças, jogou tudo em um balaio só e denominou de Espiritismo. Na real o livro deveria ser denominado Espiritualismo de A a Z. Ou uma Salada Mista de A a Z.

Procurei pelo autor, vi ser um escritor católico e foi seu primeiro livro "espírita". Até aí tudo bem! Mais faltou estudo e, principalmente, ver o que estava colocando no papel.

Exemplo: Durante toda a narrativa ele denominada a Umbanda e Candomblé como espíritas, porém, na hora de descrever o Espiritismo e os Espíritas só comenta sobre Allan Kardec e as pessoas que seguem a doutrina kardecistas.

Comenta existir catequese no Espiritismo. Fiquei oi? Será que são dois anos assim como a Católica, minha gente? Segundo o autor existe um grupo chamado Emmanuelistas que seguem os ensinos de Emmanuel, mentor de Chico Xavier. Também comenta nem todos os espíritas acreditarem em Deus/Jesus.

Para "melhorar" nas partes de Allan Kardec e Francisco Cândido Xavier fala sobre suas vidas, mais precisamente, seus problemas de saúde. Comenta sobre algumas fraudes abordadas nas respectivas épocas. Situações boas? Quase nenhuma. Também lembra sobre as outras vidas de Emmanuel mostradas em Há Dois Mil Anos e Cinquenta Anos Depois e diz não existir dados históricos e reais sobre as existências dos mesmos. Tudo isso em um livro, teoricamente, espírita.

Segundo o autor, existe o espirinauta, aquele que discute ou estuda o espiritismo na internet. Ooollllaaaar! Euzinha! Além de ser Emmanuelista também.

Um pouco do lado positivo é ele comentar sobre as diversas ramificações de espíritas. Pois sim! Existem os ortodoxos e científicos, ou mais popularmente conhecido como, cabeça aberta. Mais até onde eu sei, todos acreditam em Deus.

Enfim! Se você está chegando agora na Doutrina, fuja dessa obra. Mais caso você já esteja estudando e quer usar esse livro para reforçar os ensinamentos aprendidos é uma ótima pedida.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/10/08/espiritismo-de-a-a-z-waldon-volpiceli-alves/