Os sonhos não envelhecem

Os sonhos não envelhecem Marcio Borges

Resenhas - Os Sonhos não envelhecem

alinevianadp 05/01/2024

Leitura enriquecedora para os amantes da MPB
Leitura enriquecedora para quem, como eu, é um amante da Música Popular Brasileira. Dividido em três partes (Pré-História, História e Outra História), o livro traz os relatos de Márcio Borges (que é autor, junto com Lô Borges, da música que eu cantei no primeiro Show de Talentos da ALMG de que participei: "Tudo que você podia ser") sobre o nascimento do Clube da Esquina, tendo Milton Nascimento como principal personagem. Eu, que adoro o Clube e amo descobrir as histórias por trás de canções que eu gosto de ouvir, amei saber detalhes sobre o nascimento de músicas como "Clube da Esquina" (de Milton, Lô e Márcio Borges), "Para Lennon e McCartney" (Lô, Márcio Borges e Fernando Brant) e "Paisagem da Janela" (Lô Borges e Fernando Brant). É surpreendente descobrir quais foram as inspirações que motivaram a criação de músicas lindíssimas e ver que algumas canções geniais entoadas por essa turma foram compostas em tempo recorde. O livro traz diversas curiosidades que interessarão aos amantes de MPB (como o fato de o álbum "Clube da Esquina" – que ao longo dos anos conquistou um sucesso estrondoso – ter tido uma estreia sofrível (tendo sido suspensa a temporada de lançamento por "falta de condições psíquicas de seus participantes").

Thaís Senra 31/12/2022

Os sonhos não envelhecem
Li Os sonhos não envelhecem no dia que fui conhecer o Márcio Borges e me apaixonei ainda mais pelo Clube da Esquina. Ver toda a história do grupo, e também do Brasil, através dessa perspectiva artística foi mais do que especial. Normalmente, eu não gosto muito de biografias, mas essa conseguiu me prender de uma forma única. Não poderia dar menos do que 5 estrelas!

Giovane 24/11/2022

Os Sonhos Não Envelhecem.

Livro genial, uma viagem posso dizer que histórica sobre o "Clube da Esquina", tendo como testemunha ocular Marcio Borges.
Pra quem gosta de MPB, Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant , Wagner Tiso, Beto Guedes, música "mineira" em geral vai se apaixonar na obra, que é contada desde a saída de Milton Nascimento da cidade mineira de Três Pontas indo morar no Rio de Janeiro e ganhando o mundo .
O livro também relata a amizade, a facilidade a sagacidade com que os mesmos compunham suas canções, as dificuldades do início de carreira, que é peculiar de muitos e muitos artistas hoje consagrados, encontros com artistas que já se foram , mas deixaram um legado que será eterno.
Realmente é uma Ode aos nossos sonhos que acabam sendo deixados de lado ao primeiro obstáculo, e já de início, logo na Capa não deixa de ser um tapa na cara ao nosso possível fracasso e ao mesmo tempo uma ambivalência , com a frase que intitula a obra.
"Os Sonhos Não Envelhecem ", simplesmente fantástico.

Marcia 22/01/2022

Minhas impressoes sobre o livro.
Leitura concluida! E que leitura!!!
Amei! Amei! Amei e me emocionei. Quem gosta de MPB e for fã de Milton Nascimento leitura recomendadíssima.
O livro foi escrito pelo letrista e primeiro parceiro do Milton Nascimento : Márcio Borges.
A escrita dele é deliciosa e faz nos sentir parte da história, parece que vivi com eles tudo aquilo. Bom, essa é a magia dos livros, nos transportar para o mundo narrado, quando escrito por um ótimo escritor.
Começamos conhecendo essa turma toda muito jovem, alguns ainda adolescentes e vamos vivendo as aventuras, as dificuldades encontradas com a ditadura em 64 e todas as conquistas e decepções. As primeiras apresentações...
Tambem tem muitas loucuras, irreverência e vontade de viver a vida. Muita sensibilidade e amor.
Gente, saber como algumas musicas nasceram foi emocionante.
🎵🎵🎶🎶🎼"...Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um voo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal… ..."🎵🎵 ( Lo Borges e Milton Nascimento)
Ahhh esse trecho me encantou, que mente, que sensibilidade. Incrível!!
Conhecemos a família, a(s)casa( s), os amigos, fazemos amizades junto, encontramos pessoas queridas como Elis Regina, Raul Seixas, Caetano e muitos outros.
Eu me emocionei em vários momentos e o final é lindo. Realmente adorei conhecer um pouco dos bastidores desses artistas de que tanto gosto. Até parece que os conheço pessoalmente agora kkkk E as fotos que o livro traz? Muito bom!

Eclipsenamadrugada 17/11/2021

Que história cativante.
Marcio Borges. Nesse áudio livro livro o próprio Marcio Borges narra sua história. Ele é um comunista que não esta aqui pra choramingar, e muito menos quer doutrinar quem o rodeia para que se torne um. Marcio Borges aqui nesse conto só quis contar sua história. Ele navegou na via láctea e seus amigos eram astros e estrelas de grande magnitude. Fernando Brant, Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Djavan, Tavinho Moura, Jorge Ben Jor, Joyce Moreno, Ellis Regina, Flavio Venturini, Luiz Alves... Milhares de astros e estrelas orbitavam o seu universo tão rico. O que eu achei? Cara a história de Marcio Borges é simplesmente deliciosa de ouvir. Ele sabe o que faz das letras, e sabe ser muito verdadeiro em tudo que disse e o mais importante com humor.

Mima 23/07/2021

"e o coração na curva de um rio, rio, rio"...
Um livro cheio de poesia, do início ao fim.. Que perpassa pela história de pessoas que se encontraram em determinado prédio, bairro, rua e se entrelaçam as vivências, amores, ao contexto político e social da época (ditadura militar), à arte tão viva e pulsante nas veias..

Uilians 06/12/2020

Que livro fantástico deveria virar uma série tamanho a importância e beleza nessa obra. Música brasileira, história,muito bem escrita. Show!!

Luciana.Pereira 24/10/2020

... É que o nosso passado não é de modo algum uma sucessão rígida de eventos guardados e cristalizados numa ordem, mas constitui matéria tão fluída, dispersa e inexistente como o nosso próprio futuro, talvez até mais.

Fabiola Penido 14/10/2020

Que oportunidade maravilhosa mergulhar nas histórias do Clube da Esquina,

me senti parte de uma família, de uma juventude que não se calou diante da opressão militar, que construiu laços de amizades, que correu atrás de seus sonhos,
e mesmo cada um seguindo sua jornada, sentimos reviver cada momento dessas histórias nas belíssimas canções.

O autor Márcio Borges nos presenteou em seu Livro,
Obrigada pela forma poética que o Clube ainda vive em seu coração,

" O Clube não pertencia a uma esquina, a uma turma, a uma cidade, mas sim a quem, no pedaço mais distante do mundo, ouvisse nossas vozes e se juntasse a nós.
O Clube da Esquina continua vivo nas músicas, nas Letras, no nosso amor nos nossos filhos e quem mais chegar"

ConradoMoreira 26/05/2020

Envolvente e indispensável!
"Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina" é leitura obrigatória para todos que gostam e querem conhecer mais sobre o maravilhoso encontro de talentos e personalidades que resultou nessa incrível musicalidade que é, ao mesmo tempo, do mundo e de Minas Gerais.

Márcio Borges narra com o privilégio de testemunha e partícipe e o talento de cineasta e escritor inúmeros episódios da história do Clube da Esquina, desde quando o jovem Bituca muda-se para o Edifício Levy, onde moravam os Borges, conhece seu irmão mais velho, Marilton, e se transforma no 12º membro do clã.

A história das primeiras composições de Márcio e Milton (depois de assistir a "Jules et Jim"), das noites no Maletta, da esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis, das parcerias com Fernando Brant, Ronaldo Bastos e outros, de quando Lô deixou de ser criança e começou a beber batidas de limão e a fazer música, das viagens a Três Pontas, do encontro fortuito com JK nas ruas de Diamantina, dos festivais, shows e gravações, enfim, está tudo ali. Fica fácil mergulhar no livro e devorar suas mais de 360 páginas, entremeadas, a propósito, de belas fotos.

Gabs 22/03/2020

Uma travessia deliciosa
Esse livro é um passeio pela música popular brasileira e seus personagens maravilhosos.
É incrível poder visitar através dos relatos do livro o contexto no qual algumas das melhores músicas de todos os tempos foram escritas.
Eu que já era apaixonada por Milton Nascimento, fiquei ainda mais fã.
Vale a leitura, em especial aos amantes de boa música.

Clarice.Beleza 13/03/2020

Para ler com calma
É um livro pra degustar. A cada música parava pra ouvir no Spotify. É interessante ouvir relatos tão pessoais desse período. Nunca mais vou passear pelo bairro Santa Tereza do mesmo jeito. Foi lindo!

Biblioteca Álvaro Guerra 23/10/2019

Romance de geração, Memórias de um Brasil conturbado Trágico.
comovente, sensível, capaz de fazer vibrar. Nos surpreende com este livro Extraordinario.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788561501570

Wal - Ig Amor pela Literatura 02/02/2019

Resistência e poesia
Clube da esquina - Um clube imaginário, uma entidade lúdica, pessoas movidas pela magia e força da música. O nome surgiu por causa de um dos pontos de encontro desses músicos: a esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. “Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina” nos leva a viajar pelo Brasil dos anos de 1963 até aproximadamente 1980.

Vários rapazes vivendo numa época em que os sonhos andavam ameaçados no cenário político de um Brasil conturbado, injusto, trágico, marcado pelas barbaridades da ditadura militar. Tudo conspira para a tristeza e o desânimo, mas eles resistem e essa foi, com certeza, a época de um Brasil muito rico culturalmente – vozes bradavam contra toda forma de tortura, os sonhos resistiam.

O Clube da esquina é a MPB de Milton Nascimento, o Bituca; Márcio Borges, o autor desse livro; Beto Guedes; Lô Borges, Fernando Brant, Flávio Venturini... entre outros. Raramente bradavam explicitamente contra o regime, mas, por meio de metáforas e muita poesia, eles gritavam rebeldia.

Milton Nascimento, o personagem principal desse livro, disse na época: “Foi uma revolução. Bicho, todo mundo, ou fugiu, ou está no exílio, ou dançou. Ficamos nós, como resistência. Vamos levar isso em frente.” Ainda, que sem muito alarde, eles nunca desistiram da democracia – lutaram à sua maneira.

Um livro lindo do menino-poeta Márcio Borges. O rosto real de um Brasil sofrido, caótico, mas povoado por pessoas inteligentes, artistas que não sucumbiram diante do horror de todas as formas de tortura – felizmente viveram para contar -, muitos não tiveram essa sorte.

________ “Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos e sonhos não envelhecem...”

site: https://www.instagram.com/amor.pela.literatura/

Áurea Stela 21/04/2017

Leitura inspiradora
Leitura fácil e cheia de referências importantes sobre a cultura nacional e mundial a respeito, principalmente, de música, cinema e literatura. A narrativa conta uma história de parcerias em composições, letras de músicas, mas, sobretudo, parcerias de vida! Através desta inspiradora leitura, observamos como se dá o processo criativo por meio do qual tocantes e inesquecíveis canções foram criadas e legadas às gerações para provar que, em qualquer idade, são os sonhos que sempre trazem frescor à realidade.

site: https://www.youtube.com/watch?v=yzy643Vpv7o&t=88s