Lisboa

Lisboa Fernando Pessoa

Resenhas - Lisboa

Bruno Pinto 19/08/2013

Por que li esse livro?
De viagem marcada para a Europa com passagem em Lisboa eu vagueava na internet procurando por informações turísticas quando surge essa surpresa: um Guia Turístico de Lisboa escrito pelo próprio Fernando Pessoa!

A história
Fernando Pessoa narra, curva a curva, um passeio pelos pontos que considera importantes em sua cidade. O texto objetivo, jornalístico, apresenta um outro inimaginável lado do poeta de tantas faces. O prefácio esclarece que o manuscrito foi encontrado no espólio de Pessoa e editado somente quase um século depois de escrito. Na mente do escritor, este texto faria parte de um trabalho maior, que valorizaria a capital portuguesa e seu papel na Europa - sim, Pessoa era um nacionalista.

Vale a pena ler?
No meu caso, o texto será extremamente útil: tentarei reproduzir os passos do autor e o farei com emoção. De qualquer forma, é um ótimo livro para todos fãs desse gênio Português.

site: http://estantedopinto.blogspot.com.br/2013/08/lisboa-o-que-todo-turista-deve-ver.html