Sob o Sol de Toscana

Sob o Sol da Toscana
Sob o Sol da Toscana
Frances Mayes
Estados Unidos

A partir de seu caderno de anotações, Frances Mayes concebeu esse romance que conta com um poder descritivo excepcional sua "aventura e fuga" após comprar uma casa abandonada na região de Toscana, nas cercanias de Cortona.
A história se inicia desde a procura pela casa, mas o destaque maior se dá a reforma, descrito todo o processo nos tornando praticamente hóspedes, tamanha intimidade que nos é retratado toda essa transformação.
Frances é bastante culta, então durante todo o livro é constante as referências literárias, artísticas e históricas, em especial sobre os Etruscos, antigo povo daquela região a qual a autora tem uma espécie de fixação.
Outra coisa bastante recorrente é a culinária, inclusive há dois capítulos inteiros de receitas típicas italianas.
Além da qualidade excelente de descrição, Mayes também é bem humorada, fazendo comentários divertidos sobre quase tudo.
Um outro capítulo interessante é sobre religião e santos, uma mini enciclopédia.
Resumindo, além da história da própria Frances, o trabalho árduo para ver um sonho realizado, o contato com as belezas naturais e a vida simples, o livro possui uma riqueza histórica e cultural e nos deixa, ao menos pra mim, a vontade de viver num paraíso como retratado aqui.
Livro gostoso de se ler, fácil de devorar, desce que nem quiabo na boca de banguelo.
Recomendo.
??????????

isa.dantas 20/06/2016

Um livro bem abaixo das expectativas, no qual Frances aborda quase tudo, menos a Toscana com profundidade. Ótimo se você quiser ler um diário de reforma.