Bem-vindos à Rua Maravilha

Bem-vindos à Rua Maravilha Gabriel Mar

Resenhas - Bem-vindos à Rua Maravilha

Morg 16/04/2022

André Mariani é o nosso Lin Manuel Miranda...
...E isso definitivamente não é um elogio.

O livro não foi bem o que eu esperava, se for sincera. Estava ansiosa para ler ele há um tempo e finalmente fiz isso e ele me surpreendeu por não ser realmente sobre a história.

Esperava um plot mais consistente como vi muitas pessoas comentando que sentiram falta, mas pra mim isso não foi um problema. Eu gosto de livros de fluxo de consciência e acho que Bem Vindos à Rua Maravilha entregou isso de uma maneira muito boa. É confuso, muitas vezes, como a própria cabeça do Igor, perdemos informações importantes como ele perde, desconhecemos alguns personagens assim como ele.

Para mim, isso foi o mais interessante nesse livro. É genial a forma com qhe podemos acompanhar nas entrelinhas um plot muito bom, mas não perdemos de vista o que realmente é o foco da narrativa.

O musical é de tirar o fôlego, gostaria muito mesmo que tivéssemos ele de verdade (como uma grande fã do teatro musical, gostaria demais de ver isso no palco um dia) e achei muito bom como o autor relacionou os personagens do livro com seus personagens na peça, os paralelos são mais fáceis de Igor perceber e por isso percebemos eles de forma mais clara também.

Gosto de como é tudo muito mundano no livro, as coisas são muito próximas da nossa porta e talvez a identificação seja inevitável, os pensamentos de Igor são muito presentes nos meus também.

No fim, a história sobre se encontrar: encontrar a si mesmo, encontrar sua voz, encontrar as pessoas que fazem com que a vida vale a pena. Para mim, foi uma experiência muito divertida e angustiante.

"Ele achava que amar as pessoas, amá-las de verdade, era o único jeito de deixar nossa marca no mundo"

pontes 05/03/2022

a escrita>>>
primeiro, eu absolutamente amei o jeito com que a história é escrita, as vezes que o igor fala com a gente como se fôssemos amigos e ele estivesse nos contando a história me ganharam!

dito isso, eu tive um pouco de dificuldade para me apegar as coisas que aconteciam, talvez por ter algumas coisas que eram ditas e não descritas, eu não sei

Driely Meira 28/02/2022

Eu gostei muito da escrita do autor, é bem fluída e engraçada, conseguiu me envolver. Mas os personagens foram um pouco complicados, não consegui gostar muito de ninguém e não entendi o romance entre o Igor e o Gael, pareceu bem forçado e sem sal. Vi que algumas pessoas se incomodaram com a personalidade do Igor, mas comigo não foi assim; era visível que ele estava totalmente perdido em sua vida e que não tinha autoconfiança, e amadureceu ao longo da história, deixando de ser egoísta e de só pensar em si mesmo. Gostei do final, mas não foi nada tão surpreendente.

Nicole 30/01/2022

Os coadjuvantes salvaram a leitura
Essa resenha é para falar de "Bem-vindos à Rua Maravilha", mas seu título poderia ser "bem-vindos à minha leitura mais demorada de 2021". Vocês escolhem qual a mais combina conforme o que eu escrever aqui, fechado?

Rua Maravilha conta a história de Igor, que escreve uma peça teatral (com o título do livro) conforme sua imaginação, mas sem nunca pensar que seria realmente encenada. Isso muda quando conhece André Mariani, um diretor/gênio/prodígio do teatro, que considera o texto de Igor digno de ser transformado em um musical. A partir daí, você acompanha a produção do musical, passando pelos momentos mais iniciais, os mais complicados também, até chegar a noite de estreia.

Na teoria (leia-se a sinopse), eu tinha tudo para adorar e favoritar esse livro, mas? A leitura foi sofrida - tanto é que levei 2 meses pra terminar. A história foi escrita em primeira pessoa (perspectiva do Igor) e, em boa parte do texto, achei que isso foi uma boa escolha por parte do autor. Isso porque mostrou o quão falho, ansioso e egoísta (de certa forma) o personagem é. E isso me fez detestar a ideia de pegar o Kindle pra ler um pouco mais desse livro, já que teria que ver a história pela perspectiva do Igor. Essa sensação só passou depois de 70%, quando Igor leva um sacode mental em uma conversa e passa a ser um personagem mais empático.

Por outro lado, alguns personagens coadjuvantes foram a luz da história, especialmente Jackie (o melhor personagem do livro todo em minha opinião), Siena e Maria. Por esses motivos, dou 3 estrelas (quase foi 2,75 por causa do Igor e André Mariani) e não recomendo tanto quanto outras resenhas que você pode encontrar na internet à fora.

biblio.livy 25/01/2022

bem-vindes a essa obra de arte
A primeira coisa que tenho a dizer é... Jackie, entenda, você é o dono de todo o meu coração.
Segundo, que livro lindo. Acompanhar toda a preparação de um musical pelos olhos do escritor e protagonista, que tem muitas questões não resolvidas e que acaba, de certa forma, usando esse novo e diferente momento da vida dele para começar a se entender, é nada mais, nada menos, que lindo.
Achei incrível que, mesmo sendo muitos, todos os personagens ajudaram, de algum modo, na formação do principal (e vice e versa). De maneira boa ou ruim, todos tiveram sua influência. E isso também é uma coisa muito destacada no livro, como cada um tem sua própria história, e cada um faz parte da história de outra pessoa, e foi muito bom ver essa reflexão sendo construída.
São realmente MUITOS personagens, que ficou até complicado associar quem era quem, mas do meio pro final ficou mais fácil de lembrar. Acho que também foi por isso que algumas tramas não foram muito bem explicadas e terminadas. Mas qualquer cena com Jackie já me fazia esquecer esses probleminhas.
A busca que o personagem principal faz pela felicidade, ele querer saber quem ele é, é um sentimento tão profundo, que chega a ser agoniante em algumas partes, principalmente, pela falta de autoestima dele (recomendo terapia).
Não sei mais o que falar desse livro, além de que é realmente uma obra de arte. Então, se puderem, leiam e apreciem o espetáculo.
drago 25/01/2022minha estante
eu tenho uma memória horrível então o numero de personagens desse livro foi um problema pra mim ksjdksjd mas eu adorei a leitura também

biblio.livy 25/01/2022minha estante
o que me complicava, é que eu sempre tentava associar os personagens com quem eles interpretavam na peça, mas depois de um tempo comecei a ignorar isso e segui o bailekkk

drago 25/01/2022minha estante
sim ksdjdkj tinha isso também

vic.toriaxx 24/01/2022

CADE O MUSICAL DE RUA MARAVILHA NA MINHA MESA????
eu..... amei demais esse livro!!!! Pra começar, ele é muito leve e divertido, apesar de narrar os pensamentos de um personagem que parece ser ansioso. A narração é incrível! A mistura entre a história do musical + a história do Igor com uma leve quebra de quarta parede, realmente é bem cativante e fluida. Os personagens são apaixonantes e fiquei muito feliz como tudo ocorreu ? a única coisinha miniscula que achei que poderia ter mais, foi contar mais histórias acerca dos outros personagens, que infelizmente só aconteceu com alguns e já próximo do fim do livro (Apesar que, ao mesmo tempo eu entendo que houve essa falta pelo fato do personagem começar a história sendo egocêntrico e realmente não prestar atenção nos outros)
Em muitos momentos eu queria bater no Igor, do mesmo jeito que eu quero me bater por toda a autossabotagem e no ciclo de negatividade que eu entro de vez em quando. Mas foi gratificante em ver como a mudança do Igor foi lenta e gradual e no fim das contas eu estava orgulhosa dele.
Eu consigo ver claramente essa história virando um musical e eu PRECISO disso, sério.

Shoreline 14/01/2022

esses dias eu dei quote rt pra fazer uma corrente de "quatro livros que te definem" e devo dizer que eu deveria ter terminado esse livro antes de responder aquilo porque, sério, o tanto que eu me identifiquei nas coisas boas e ruins é algo que me deixou até meio chorosa quando apareceu no kindle que eu tinha terminado a leitura.

"bem-vindo à rua maravilha" é aquele livro que, quando a gente procura resenha sobre, tudo se divide muito, porque ou as pessoas chegam dando duas estrelas e acabam com o protagonista e etc, ou as pessoas chegam favoritando e falando mil coisas boas e ó... eu sou do segundo grupo, viu? se tem uma coisa que vai ter nessa resenha sou eu elogiando e dizendo que amei quinhentas vezes porque, sério mesmo, foi uma leitura muito bem aproveitada do início ao fim.

a narração do livro ela é bem diferente das que a gente tá acostumado. não que seja algo super inovador, mas não é uma narração feita no presente, entende? basicamente a gente vê o personagem principal igor (sem sobrenome) contando sobre toda a trajetória dele durante um momento muito importante da sua vida, que foi quando ele começou a sua carreira na área de atuação e também passou a SE entender e entender aqueles ao seu redor.

uma coisa que eu li muito nas críticas sobre esse livro é que as pessoas simplesmente não gostam do igor, e geralmente o motivo que elas dão pra isso é pelo personagem só pensar em si mesmo, e cara... qUEM NÃO É ASSIM? claro, isso pode irritar, no início do livro eu fiquei bem puta com isso também porque é uma coisa que chega a ser irritante, PORÉM ver o personagem percebendo isso e pensando sobre isso me fez ver que, cara... todo mundo é assim de alguma forma, o ser humano meio que num modo geral é ensinado a pensar primeiramente em si mesmo e depois naqueles ao seu redor, a diferença mesmo é se a pessoa decide lidar e aprender com isso ou se quer se tornar alguém tão cheio de si a ponto de se tornar vilão de filme de ação. FELIZMENTE, o igor não me decepcionou.

a caminhada do igor é Maravilhosa, e mesmo que no início eu tenha tido o pensamento de "meu deus, acorda, nem tudo é sobre você", depois eu fui percebendo que eu sou Igual. as nossas falhas, nossas histórias, nossas vivências acabam fazendo com que a gente se coloque em um buraco negro de negatividade, onde a gente se importa tanto com o que vão pensar e em como somos péssimos que nada passa pelos muros de negatividade que construímos, e é exatamente isso que aconteceu com o igor, e é aÍ QUE TUDO FICA MUITO BOM, porque, ao invés de ele pensar "ok, esse livro aqui sou Eu, aqui tudo sou Eu, o que importa é só EU" ele foi atrás de entender Quem ele é e Como ele chegou a esse ponto. e olha... doeu, viu? [*****], como doeu, porque ao mesmo tempo que eu fiquei feliz demais pelo protagonista por ele ter conseguido aprender a lidar com as falhas, tristezas e a enxergar aqueles ao seu redor, eu também fiquei muito triste porque eu me vi MUITO na pele dele e acabei percebendo que eu não consegui fazer o que ele fez há tempo, e foi numa dessas que eu me peguei com vontade de chorar.

MAS, pelo lado bom, também foi no meio dessa vontade de chorar que eu percebi que, tudo bem, eu falhei no passado, mas tá aí a dica pra eu não falhar no presente e no futuro. a gente fica tão tão focado em criar, viver e fazer nossa própria história, que acabamos esquecendo das histórias dos outros e deixamos passar o detalhe de que cada um também tem sua própria história que eles querem que seja ouvida, e, no final de tudo, ter a história deles entrelaçadas com as nossas é o que faz a vida ser... a vida, sabe? e nossa... isso me deixou muito cheia de emoções no peito, de verdade.

uma coisa Muito Boa que eu AMEI foi como os personagens secundários foram tratados porque cada um deles teve sua devida atenção e eles não foram simplesmente ferramentas que o protagonista usou pra ascender na própria história. os personagens são profundos, cada um tem o seu passado, os seus sentimentos e a sua jornada, e ver como isso foi retratado no livro me deixou muito feliz, porque eu me senti completamente imersa dentro da vida do igor e de tudo o que estava acontecendo no livro. E DEVO DIZER: siena é a minha princesinha, ela é realmente TU-DO!

eu vi muita gente falando sobre o romance ser ruim, mas olha... eu não achei não, na verdade eu achei o romance muito REAL. problemas reais que se conhecem de um jeito normal, que acabam tendo que lidar entre viver a própria rotina e colocar alguém especial dentro dela e que depois tem que entender o que são, o que querem e o que vai ser deles. o gael não apareceu tanto no livro quanto eu previa, o que, em muitas formas, eu achei ótimo, porque o romance não era o foco, mas foi um complemento muito legal pra história, PRINCIPALMENTE com o desfecho que teve que eu simplesmente amei e não poderia ter pensado em como poderia ser melhor.

"bem-vindo à rua maravilha" é um livro que eu terminei querendo ler de novo, e inclusIVE É O PRIMEIRO LIVRO QUE EU TERMINO A VERSÃO EBOOK E MORRO DE ÓDIO PORQUE ELE SIMPLESMENTE NÃO TEM VERSÃO FÍSICAAAA AAAAAAA!!!! @ AUTOR POR FAVOR EU TE PAGO PRA VOCÊ FAZER UMA VERSÃO FÍSICA PRA MIM, É SÉRIO, EU >PRECISO< TER ESSA OBRA DE ARTE NA MINHA ESTANTE.

e acho que só por essa declaração final dá pra ver que eu amei demais e que é realmente aquele livro que, além de cinco estrelas (que eu daria mais se não houvesse limite), eu também coloco orgulhosamente na minha lista de favoritos.

luiza 29/12/2021

Divertido e emocionante, gostei muito das partes musicais e ensaios. Me identifiquei demais com o Igor em vários momentos mesmo tendo achado ele meio alheio ao problema dos outros e vitimista, mas entendo que ele só estava tentando se achar e acabou se machucando e machucando outros no processo. Acho a Siena chata e grossa, não gosto de personagens assim no geral, mas entendo as motivações dela e tudo o que aconteceu para ela ser assim. Aquele puto do diretor tem que ir tomar [*****].

gabriela1657 22/12/2021

nhe. foi dificil continuar essa leitura, nada muito interessante acontecia, a historia parecia sempre parada. o protagonista é bem chatinho e todos os outros personagens são bem rasos, até chega a um ponto de reviravolta que nem parece o mesmo livro do começo. leitura bemmm lenta e ainda menos interessante pra mim, que nao gosto tanto dessa de teatro.

Ju Ioshi 09/12/2021

A felicidade de qualquer theatre kid T-T
Rua maravilha nunca errou e nem nunca vai errar, bem vindos ao meu TED Talk

O autor sabe escrever sentimentos TÃO BEM, é um dos pontos altíssimos de toda a leitura, ele dá forma para esses sentimentos super conflituosos, que às vezes sinceramente não são muito bonitos e bastante sabotadores........ *chef kiss*

Acho que por isso que gosto do prota, ele é um reizinho, humano, que tá vivendo e aprendendo - o foco não é romance ou o desafio de fazer o musical mas sim como que o Igor vai lidando com várias frentes da vida dele de forma diferente de acordo com que a história vai indo... (amo)

Também amo que tem vários trechinhos do musical no meio da leitura (é super confuso mas você lê no ritmo que quiser, não entende nada e tá tudo bemmmmm é super divertido)

P.S.: CARA o Igor é tão inseguro que dói, é quase um ataque pessoal à minha pessoa 💀💀

drago 26/11/2021

Bem-vindos à Rua Maravilha
gatilhos no livro: LGBTfobia (destaque: acefobia)

Um livro extremamente difícil de avaliar.

Bem-vindos à rua maravilha é um livro que conta a história de Igor, um jovem que sempre teve o sonho de atuar, mas pela falta de apoio da família, nunca investiu em tal. Porém, quando seu texto “Rua Maravilha” é descoberto por um famoso diretor de peças teatrais, sua história toma um rumo inesperado e seu sonho começa a se tornar realidade.

Quero começar essa resenha dizendo que eu amei demais a escrita do livro. A maneira como a história é escrita, como se Igor estivesse contando para o leitor sobre sua vida, é extremamente cativante e divertida. Igor se torna cada vez mais um narrador amigo do leitor e acho que isso foi um aspecto super positivo para que a leitura fosse fluida e instigante.

Acho que outro ponto importante de se mencionar são os personagens. Infelizmente eu, com minha péssima memória, não me dei muito bem com a quantidade de personagens e nomes (especialmente porque os atores tinham seus nomes de personagens da peça também), mas devo dizer que aqueles que são mais presentes na história, foram muito bem construídos e é muito fácil criar uma simpatia por eles, tanto individualmente quanto pelo “grupinho principal”, assim por dizer.

O livro toma muitos rumos inesperados e Igor é uma pessoa confusa e em processo de conhecimento pessoal, o que torna o livro muito real. Todas as relações retratadas são tão reais quanto.

O que complica minha nota é o fato de que eu achei que a história mudou de direções muitas vezes, o protagonista me confundiu e falou muito dos sentimentos dele (que não foram de meu entendimento) e algumas coisas não foram exploradas como estavam entendidas no início da narrativa. E isso torna o livro ruim? Acho que não. Pelo contrário, isso tornou o livro muito real. Os rumos malucos que a história tomou foram como a vida é, quebra de expectativas, sentimentos muito fortes enfraquecendo, decepção em relacionamentos etc. e eu não acho que posso exigir um rumo concreto e de meu completo agrado nessa história. Eu e Igor não compartilhamos da mesma paixão pelo teatro e não sentimos de forma parecida, isso pode ter tirado o aproveitamento da minha leitura, mas o fato de que isso foi tão bem trabalhado que me pareceu que tudo o que eu li foi real, só mostra o quão boa é essa história e escrita. Ainda com tantas diferenças, muitas vezes me vi em Igor e dei muitas gargalhadas com ele.

Eu reconheço que é um bom livro e sinto que se eu compreendesse melhor os sentimentos e as paixões de Igor eu daria uma nota mais alta para ele, mas acho sim que é uma obra incrível.

Antes de fechar a resenha, quero pontuar que o livro tem uma representatividade incrível, muitos personagens queers e não brancos, todos bem abordados e trabalhados.

Em resumo, foi um livro que eu aproveitei e eu super indico. Sei que pode não ser uma leitura para todos, como não foi pra mim em alguns momentos, mas é uma ótima obra, super bem trabalhada e escrita. Fala sobre diversos temas importantes e personagens realistas.

Acho que falei muito nessa resenha e ainda sinto que deixei algo de fora, mas não quero me estender mais kjdk. Enfim, indico a leitura e acho que mesmo que não te agrade, é uma experiência boa para conhecer mais do mundo teatral e apenas usufruir dessa boa história.

Catherine.Rios 11/11/2021

Para ressacas literárias
Te cura da ressaca, te ensina sobre amizade, auto estima e sobre como vc deve ser menos duro consigo. é lindo

vivi 05/11/2021

bem-vindos à rua maravilha
igor, um jovem que abandonou seu sonho de viver da arte dos palcos, não esperava que o roteiro de uma peça que escreveu (rua maravilha) fosse ser encontrada por um dos mais respeitados diretores de teatro, andré mariani.

a partir disso, ele se vê em uma jornada de descobrimento, onde aos poucos, vai aprender a viver a vida do teatro, ao meio de medos e inseguranças. (e apesar de não ser o foco, também tem romance!)

gostei muito da escrita, não é extremamente fluida mas é ?fácil? de ler. os personagens secundários são uns amores, e contribuem muuuito para a narrativa!! (destaque pro jackie e pro tim!)

a ambientação é genial, pra uma pessoa que ama musicais (como eu), um livro que apresenta a trajetória e os desafios da formação de um é incrível!

porém, algumas críticas:
- o personagem principal é bem irritante na maioria das vezes. tem uma grande diferença entre uma pessoa ter inseguranças e não ter mínima autoconfiança, o igor precisava de muitas doses a mais. sem contar que ele era bem mente fechada em relação a seus privilégios.

- o par romântico não me cativou, achei meio sem sal. o final compensou um pouquinho, mas queria muito ter visto mais desenvolvimento nele e no relacionamento dos dois.

mas no geral, o livro é ótimo! tem representatividade e as morais são lindíssimas!
amei a experiência de acompanhar o desenvolvimento da rua maravilha ??

jujuwithbooks0 26/10/2021

Eu amei essa história! A forma como ela é desenvolvida e a história... ai sério!! Conquistou meu coração apaixonado por musicais! A única coisa que não me fez dar 5 estrelas foi o personagem principal que me irritou um pouco no meio do livro, atrasou minha leitura por que não se decidia, mas depois no final até gostei dele!!