Bem-vindos à Rua Maravilha

Bem-vindos à Rua Maravilha Gabriel Mar

Resenhas - Bem-vindos à Rua Maravilha

Queria Estar Lendo 24/04/2020

Resenha: Bem-vindos à Rua Maravilha
Esta é uma resenha apaixonada, uma carta aberta a Gabriel Mar e uma declaração a vocês. Sentem-se de maneira confortável, peguem uma bebida quente e me deixem contar sobre esse livro. Bem-vindos à Rua Maravilha, por favor, sintam-se em casa!

A história de Igor começa como todas as outras deveriam começar, te pegando pela mão e te fazendo mergulhar naquele universo. É imediato. Uma frase e BUM, eu já estava ganha. Esse é o poder da narrativa do Gabriel.

"Essa é a história, Igor. Essa é a história que você nasceu para viver."

Igor é um jovem adulto, mimado e cheio de inseguranças. Quando escreve sua primeira história, Rua Maravilha, nem imagina o poder de suas palavras. Eis que entra em cena André, um dos nomes mais promissores do teatro atual, e ele está pronto para trazer vida e música ao que antes eram apenas ideias em um papel.

Que comece a ação, Rua Maravilha vai virar um musical! Igor e André resumem suas vidas a fazer com que cada personagem seja digno de sua trajetória, que tenha uma história para cantar. Entra em cena o elenco, um grupo diverso e cheio de diferenças e peculiaridades. Um único objetivo em comum: dar vida à Rua Maravilha.

"Vocês vão viver esses personagens juntos; vão viver esse processo juntos. Hoje, vocês são um elenco. Ao fim desse mês, serão um grupo."

E a vida se mistura ao musical, tudo é uma grande bagunça na qual Igor é o protagonista. Suas amizades são leais, sua paixão é confusa e insegura. Medos e anseios se confundem entre o que é cantado e aquilo que é vivido.

O paralelo entre Igor e Hugo se estabelece. Enquanto você se afoga nos sentimentos e incertezas do primeiro, também é salvo pela força e lutas do segundo. Gabriel Mar sabe te manter preso a cada nova página.

Do roteiro até a estréia um mundo de aventuras aguarda o elenco. E dramas. Muitos dramas. E risos. Todos os risos. Bem-vindos à Rua Maravilha tem esse poder; vai te fazer chorar, vai te fazer sorrir. E, se você for como eu, vai te fazer chorar & sorrir.

O livro não é perfeito, não me entendam mal. Cortaria algumas cenas e pequenos capítulos, diminuiria um pouco as quebras de narrativa. Definitivamente retiraria a quebra da quarta parede. Mas isso é tão pouco, tão pequeno perto de como me senti, que quase nem importa.

"- Preste atenção, sem sobrenome: você não pode contar histórias se vive fugindo da sua."

Assisti um vídeo do Gabriel, antes de vir aqui. Ele explicava como avaliava os livros, o que considerava importante. O primeiro fator que ele citou foi sobre "o objetivo daquela história"; o que o autor queria contar ao final daquilo tudo, qual o mote do livro.

Se fosse resumir Bem-vindos à Rua Maravilha, eu diria que seu papel no mundo é existir. O protagonista é negro com traços indígenas, uma mistura perfeita do pai e da mãe. O elenco conta com personagens asiáticos, negros, gordos, LGBT+. O romance central é gay, tanto no livro quanto no musical.

Gabriel trata a diversidade tal qual ela é na vida real. Aqui, representatividade não é cota.*

Além disso, tem Igor. Igor que é tão chato e inseguro. Igor que, conforme as resenhas que li, é impossível de se gostar. Igor que me tirou do sério e me fez revirar os olhos. Igor, com quem me identifiquei mais do que gostaria.

Não é fácil escrever um protagonista carismático. Nem sei se Gabriel tentou. Igor não está ali para ser amado ou compreendido. Sua função é muito clara: aprender, crescer, evoluir. E a lição que fica é a mais importante: a conquista da felicidade precisa vir de dentro, ou ela não é o bastante.

"Naquela noite de inverno, a Rua Maravilha foi aberta pela primeira vez."

Bem-vindos à Rua Maravilha está entre os melhores livros que li este ano. Gabriel Mar é um autor que pretendo acompanhar. Não sou capaz de descrever o sentimento genuíno de felicidade que tive ao ler este livro. Nunca desejei tanto por uma adaptação nacional.

* sou defensora ferrenha das cotas quando se fala de "ação afirmativa e reparação histórica", no contexto presente me refiro a autores(as) que inserem UM ou dois personagens de minoria e acham que "já fizeram seu papel"

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/04/resenha-bem-vindos-rua-maravilha.html

drago 26/11/2021

Bem-vindos à Rua Maravilha
gatilhos no livro: LGBTfobia (destaque: acefobia)

Um livro extremamente difícil de avaliar.

Bem-vindos à rua maravilha é um livro que conta a história de Igor, um jovem que sempre teve o sonho de atuar, mas pela falta de apoio da família, nunca investiu em tal. Porém, quando seu texto “Rua Maravilha” é descoberto por um famoso diretor de peças teatrais, sua história toma um rumo inesperado e seu sonho começa a se tornar realidade.

Quero começar essa resenha dizendo que eu amei demais a escrita do livro. A maneira como a história é escrita, como se Igor estivesse contando para o leitor sobre sua vida, é extremamente cativante e divertida. Igor se torna cada vez mais um narrador amigo do leitor e acho que isso foi um aspecto super positivo para que a leitura fosse fluida e instigante.

Acho que outro ponto importante de se mencionar são os personagens. Infelizmente eu, com minha péssima memória, não me dei muito bem com a quantidade de personagens e nomes (especialmente porque os atores tinham seus nomes de personagens da peça também), mas devo dizer que aqueles que são mais presentes na história, foram muito bem construídos e é muito fácil criar uma simpatia por eles, tanto individualmente quanto pelo “grupinho principal”, assim por dizer.

O livro toma muitos rumos inesperados e Igor é uma pessoa confusa e em processo de conhecimento pessoal, o que torna o livro muito real. Todas as relações retratadas são tão reais quanto.

O que complica minha nota é o fato de que eu achei que a história mudou de direções muitas vezes, o protagonista me confundiu e falou muito dos sentimentos dele (que não foram de meu entendimento) e algumas coisas não foram exploradas como estavam entendidas no início da narrativa. E isso torna o livro ruim? Acho que não. Pelo contrário, isso tornou o livro muito real. Os rumos malucos que a história tomou foram como a vida é, quebra de expectativas, sentimentos muito fortes enfraquecendo, decepção em relacionamentos etc. e eu não acho que posso exigir um rumo concreto e de meu completo agrado nessa história. Eu e Igor não compartilhamos da mesma paixão pelo teatro e não sentimos de forma parecida, isso pode ter tirado o aproveitamento da minha leitura, mas o fato de que isso foi tão bem trabalhado que me pareceu que tudo o que eu li foi real, só mostra o quão boa é essa história e escrita. Ainda com tantas diferenças, muitas vezes me vi em Igor e dei muitas gargalhadas com ele.

Eu reconheço que é um bom livro e sinto que se eu compreendesse melhor os sentimentos e as paixões de Igor eu daria uma nota mais alta para ele, mas acho sim que é uma obra incrível.

Antes de fechar a resenha, quero pontuar que o livro tem uma representatividade incrível, muitos personagens queers e não brancos, todos bem abordados e trabalhados.

Em resumo, foi um livro que eu aproveitei e eu super indico. Sei que pode não ser uma leitura para todos, como não foi pra mim em alguns momentos, mas é uma ótima obra, super bem trabalhada e escrita. Fala sobre diversos temas importantes e personagens realistas.

Acho que falei muito nessa resenha e ainda sinto que deixei algo de fora, mas não quero me estender mais kjdk. Enfim, indico a leitura e acho que mesmo que não te agrade, é uma experiência boa para conhecer mais do mundo teatral e apenas usufruir dessa boa história.

Rhayane 03/10/2020

Esse livro é uma maravilha
Esse livro me ajudou a lembrar o motivo pelo qual eu amo ler depois de uma longa ressaca literária.
Essa história me fez sonhar junto com os personagens e ter aquela sensação de não querer parar de ler mas não querer que acabe a história por não estar pronta para me desapegar dos personagens.
Os personagens desse livro são tão reais e tão bem construídos com tantas camadas que é impossível não se identificar com eles.
Vivenciei inúmeras emoções enquanto eu lia, fiquei triste, com raiva, chorei, ri e fiquei tensa junto com os personagens, como se fossem parte de mim ou eu fosse parte deles, tamanha a minha imersão na história.
Acredito que não tenho palavras para expressar oq esse livro significou pra mim, senti cada pagina desse livro aquecer meu coração ao fala sobre o amor em suas diferentes formas de expressão.
Acompanhar o Igor descobrindo quem é e criando universos ao seu redor foi um privilégio para mim e como o autor disse nos agradecimentos "esse livro tem camadas e camadas de cura" em suas páginas, fazendo jus ao nome e fazendo o leitor vivenciar maravilhas.

Vinicius 04/05/2020

Bem-vindos à rua maravilha
Tem alguma coisa nessa livro que não me encantou. Eu amei a escrita e o o modo como Gabriel Mar construiu essa história. Eu com certeza leria outro livro seu, caso me interessasse pela história.

Rua maravilha começa com muita promessa (ou o twitter que prometeu), enfim... metade do livro e eu não tinha mais um motivo que me fizesse continuar além do meu amiguinho. (Fiz leitura conjunta, etc).

O Igor é chato, e esse foi um dos principais motivos para que eu não sentisse interesse. Eu não consegui me relacionar em nada com esse protagonista. Eu também achei que sua evolução foi muito do nada. De um capítulo pro outro.

O romance é a pior parte, definitivamente, e esse é o que fez com que eu tirasse uma estrela desse livro. É simplesmente DO NADA, não leva pra lugar NENHUM e tem química ZERO. Tava esperando um desfecho diferente, pra tentar achar um propósito... mas não teve.

Por outro lado, gostei bastante da Siena, queria muito que o Gabriel trouxesse alguma coisa (um conto, talvez?) com essa personagem. No começo achei meio forçado, mas conforme ela foi se desenvolvendo eu vi nela o mais próximo do que um protagonista deveria ter sido nesse livro.

Rua maravilha é um bom começo, e tem elementos muito fortes na narrativa. Foi uma leitura okay pra passar o tempo.

site: www.viniciustorres.com.br
Luiza de Sá 27/05/2020minha estante
Achava que eu era a unica pessoa amargurada, porem nao consegui gostar de Igor, achei ele um mimado e com pouco carisma

Luiza de Sá 27/05/2020minha estante
Achei que eu era uma das unicas pessoas que nao conseguiu gostar do Igor, mas achei ele mimado e pouco carismatico ?

Vinicius 27/05/2020minha estante
Simm, o pior é que ele é o tipo personagem chato que não tem 1% de identificação com nada. Só é chato por ser chato mesmo...

Lucas @_olucascosta 02/07/2020minha estante
Na minha opinião, são inúmeros os probelmas: o autor tenta dar uma de Lemony Snicket/Machado de Assis, e falar com o leitor, mas as intervenções do narrador ficaram odiosas, num nível "tio do pavê"... Os comportamentos do Igor, que são simplesmente IRREAIS; não aguento a autocomplacência dele, nem essas reflexões rasas e INCESSANTES. Ficou parecendo que, quando o autor começou a escrever o livro, ele já tinha concebido a evolução do Igor no final, mas ele fica enrolando MUUUUITO pra fazer com que ela aconteça. Ele já teve infinitas oportunidades de evoluir, mas parece que ele só vai mudar na exata situação que o autor tá forçando a não aparecer... E ainda tem a retratação feminina, que eu achei bem problemática: ou elas são ignoradas, ou demonizadas, ou rivalizadas entre si...

Jubis 19/11/2022

Gabriel Mar você me paga!!
Um ano e 31 marcacões que me definem mais como pessoa do que qualquer outra coisa depois eu finalmente consegui terminar esse livro. E o que eu tenho a dizer é: incrível. Ele é incrível, real, emocionante. Ele me esmurrou com uma dose de realidade e sentimento que doeu como um tapa na cara e me forçou a fazer uma pausa de meses na leitura. Me fez descobrir coisas que eu sentia e pensava e nunca tinha prestado atenção.
Acho que eu nunca me identifiquei tanto com uma obra literária quanto eu me identifiquei com esse livro e, apesar disso ter sido meio difícil de engolir, é o que o torna praticamente perfeito, na minha humilde opinião.
Espero nunca esquecer dessa história, e que ela me guie para o futuro que eu quero ter.

Lud Simão° 11/04/2021

Ah... ok!
Igor é o personagem central da trama. Mesmo entendo o motivo da demora da evolução dele eu não consegui me afeiçoar muito e por diversas vezes eu detestei o par romântico. Achei eles sem sal e sem interesse.

Mesmo assim me identifiquei com Igor em alguns momentos e foi isso que me fez continuar a leitura que para mim foi super arrastada.

Para compensar o final me prendeu e fiquei de cara com os desfechos de alguns personagens.

Valeu a leitura! A escrita me cativou e a forma como ele comenta alguns fatos com o leitor são legais, mas não leria novamente Bem-vindos à Rua Maravilha.

papodeitsbru 02/05/2021

A releitura mudou a experiência?
Li ?Bem-vindos a Rua Maravilha? no comecinho de 2020 e na época tive uma relação complexa com a história pois me identifico MUITO com o protagonista. A história me mobilizou de muitas formas e acabou sendo um dos meus favoritos do ano.

Reli agora para um clube literário e sabendo o que esperar da história consegui ler com outros olhos e identificar alguns caminhos que poderiam ter sido diferentes, inclusive alguns personagens secundários que mereciam maior desenvolvimento e tempo de página. Ainda assim é uma leitura gostosa; a escrita de Gabriel é ótima.

Tenho um carinho especial por esse livro. ?

Leo Oliveira 19/12/2019

Todo mundo precisa ler essa história.
"Bem-vindos à Rua Maravilha" é um livro tão bem escrito que as páginas voam sem que a gente perceba, o Gabriel conseguiu me fazer sorrir, marcar vários trechos e também chorar. É o tipo de livro que me faz querer ser alguém melhor todos os dias. Espero que todo mundo se apaixone pelo Igor como eu me apaixonei. E que músicas incríveis!

Sou grato demais por ter lido "Bem-vindos à Rua Maravilha". O universo somos nós ♥
Jabuti ler 20/12/2019minha estante
Nossa, é tão bom assim ?

Jabuti ler 20/12/2019minha estante
Tô curiosa

Noah 24/06/2020

Eu não sei por onde começar...
Ok, vou começar dizendo que essa peça precisa existir. Estou mais que pronta para ver Rua Maravilha no teatro. Por favor alguém faça isso acontecer.

Igor sem sobrenome é um jovem perdido, cheio -em partes completamente desproporcionais- de sonhos e medos, que passam a ser reais demais quando o roteiro de sua peça cai nas mãos do renomado diretor André Mariani.

O fato do protagonista não saber ao certo o que ele quer e ter tantas dúvidas e incertezas o torna, ao mesmo tempo, uma personagem bastante fácil de se identificar e um tanto irritante
(de um jeito legal, mas ainda assim) e isso impacta diretamente na narrativa, que é um reflexo da mente conturbada do rapaz. E tenho que dizer que eu adorei ler as confusões dele e a forma como o autor descrevia alguns sentimentos de uma maneira tão diferente do que eu estou acostumada a ler por aí, como o sentimento de "não lembrar onde guardou uma nota de cem”. Perfeito.
As outras personagens são incríveis, adorei o Jackie e o Tim e depois de algum tempo a Siena também. Todos têm um porquê de estar lá e, se você for paciente com o Igor, você vai entender. A única coisa que eu não consegui acreditar muito foi o romance, mesmo depois de todo o resto ficar claro. Mas como não era bem esse o ponto da história, para mim tá tudo certo.

Voltando à peça, acho que a trama é absolutamente necessária no nosso contexto atual e eu quero muito ouvir essas músicas, porque os trechos que o Gabriel inseriu no livro me deixaram curiosa. Porém, vou ter que concordar com uma crítica aí que diz que queria ver mais do final…

[Ah! Acho que uma última revisão do texto cairia bem, mas nada que tenha prejudicado a leitura de forma alguma!]

Acho que estou esquecendo coisas muito importantes, mas por hora é só isso que me vem a cabeça. Por favor leiam esse livro, é uma leitura rápida, gostosinha, recheada de representatividade e ~intrigas.

elisaalyz 04/09/2022

Gostei a partir dos 50%
Eu estava com expectativas muuuito altas pra essa leitura, mas ela começou de forma decepcionante pra mim. Eu achei a história muito lenta até uns 50% e isso me cansou bastante.

PORÉM, depois dos 50% eu comecei a curtir muito a história e a me sentir muito mais interessada nas coisas que estavam ocorrendo. Eu gostei bastante da forma como o teatro foi mostrado, eu amo teatro, amo roteiros e tudo mais, então essa parte me agradou muito.

Eu amei que todos os personagens têm defeitos, isso faz deles mais reais, pra mim, então foi algo que me agradou muito.

As coisas vão se desenrolando de uma forma bem legal e os plot twists me surpreenderam muito.

O desenvolvimento dos personagens também é algo muito interessante de se ver, eu gostei bastante da leitura, apesar de ter começado a me interessar mais na metade kkkkkkkkk.

Eu recomendo a leitura, com um pouco de paciência pra quem ficar cansadinho de início.

Bia 30/07/2020

Um mix de teatro e autoconhecimento
"Bem Vindos à rua maravilha" é um livro que nos apresenta a trajetória do Igor, que do nada escreveu um musical e conseguiu com que a produção dele ocorresse.

Em meio ao ensaios muitos obstáculos e percalços acontecem, mas principalmente Igor começa a refletir sobre sua vida, tendo uma experiência de autorreflexão, o que acaba passando para o leitor.

Logo, a gente começa a ler o livro pensando que algo sobre musical, mas é muito além disso, é sobre relações, amizade, trabalho e amor, muito amor...

John87 03/11/2020

Coisas escondidas tendem a explodir um dia
Rua Maravilha é perfeito, mesmo com todos os seus defeitos. E poucas coisas imperfeitas podem ser chamadas de perfeitas, mas eu atribuo esse adjetivo a essa obra porque ela, de fato, é. Me arrancou boas emoções, e mesmo sendo enorme, eu não conseguia parar de ler!

Luíza 07/06/2020

Nota 2.5
Não gostei muito não. Achei o protagonista muito chato, mimado, sei lá. Não consegui entender o motivo de tanto drama que ele faz o livro inteiro, provavelmente porque não entendi a história dele direito. Pra mim ele só pareceu egoísta e mimado mesmo. Não sei se isso é culpa do livro ou se eu só não consegui me conectar com ele.

Não curto musicais e por isso nem ia ler o livro, mas ouvi falar bem então resolvi dar uma chance. Acho interessante a coisa do teatro, os ensaios, etc, então acredito que a parte do musical nem foi o motivo de eu não ter curtido. Se tivesse sido um pouco diferente acho que eu teria gostado bem mais mesmo o foco sendo uma coisa que geralmente não me interessa.

Achei que seria um livro gostosinho pra ler bem rápido mas no fim eu demorei uns 4 dias pra terminar e não me agradou muito, infelizmente.

biblio.livy 25/01/2022

bem-vindes a essa obra de arte
A primeira coisa que tenho a dizer é... Jackie, entenda, você é o dono de todo o meu coração.
Segundo, que livro lindo. Acompanhar toda a preparação de um musical pelos olhos do escritor e protagonista, que tem muitas questões não resolvidas e que acaba, de certa forma, usando esse novo e diferente momento da vida dele para começar a se entender, é nada mais, nada menos, que lindo.
Achei incrível que, mesmo sendo muitos, todos os personagens ajudaram, de algum modo, na formação do principal (e vice e versa). De maneira boa ou ruim, todos tiveram sua influência. E isso também é uma coisa muito destacada no livro, como cada um tem sua própria história, e cada um faz parte da história de outra pessoa, e foi muito bom ver essa reflexão sendo construída.
São realmente MUITOS personagens, que ficou até complicado associar quem era quem, mas do meio pro final ficou mais fácil de lembrar. Acho que também foi por isso que algumas tramas não foram muito bem explicadas e terminadas. Mas qualquer cena com Jackie já me fazia esquecer esses probleminhas.
A busca que o personagem principal faz pela felicidade, ele querer saber quem ele é, é um sentimento tão profundo, que chega a ser agoniante em algumas partes, principalmente, pela falta de autoestima dele (recomendo terapia).
Não sei mais o que falar desse livro, além de que é realmente uma obra de arte. Então, se puderem, leiam e apreciem o espetáculo.
drago 25/01/2022minha estante
eu tenho uma memória horrível então o numero de personagens desse livro foi um problema pra mim ksjdksjd mas eu adorei a leitura também

biblio.livy 25/01/2022minha estante
o que me complicava, é que eu sempre tentava associar os personagens com quem eles interpretavam na peça, mas depois de um tempo comecei a ignorar isso e segui o bailekkk

drago 25/01/2022minha estante
sim ksdjdkj tinha isso também

Renan 30/06/2020

Bem Vindos à Rua Maravilha demorou MUITO para engrenar. Os primeiros capítulos são cansativos, muitos nomes, muitas explicações e pouca história.

Os últimos capítulos são incríveis e fazem links com histórias perdidas lá no início.

Não me arrependo de ter lido, mas esperava um pouco mais do relacionamento de Igor e Gael. Aliás, Gael quase não aparece. Apagadinho. Igor, foi meu personagem mais odiado. Que nervoso! Que pessimismo desse homem, gente!

O importante foi notar uma evolução nele durante a obra. Uma observação que deve ser feita: todas as personagens mulheres são incrivelmente fortes e marcantes.

Parabéns ao Gabriel Mar e vida longa à Literatura nacional.