julia 30/04/2020Ler esse livro foi meio doloroso, em alguns momentos. Mesmo eu sendo uma mulher branca heterossexual e sem a menor aspiração teatral, teve momentos em que eu me identifiquei tanto com o protagonista Igor que parecia que eu estava lendo alguém descrever as minhas próprias angústias. Então, mais do que tudo, essa história me tocou e eu fiquei muito feliz de ter dado a oportunidade pra esse livro entrar na minha vida.
O texto é muito gostoso de ler. Eu dei risadas genuínas, em voz alta!, mais de uma vez durante a leitura. O narrador dialoga diretamente com o leitor, sem ser forçado. Gostei da divisão do livro em atos, dialogando com a temática, e os capítulos pequenos, como cenas. E também dos "anexos" com a lista dos atores e o enredo do musical.
O mundo que o Gabriel Mar constrói é delicioso de explorar. Detalhes como a ausência de referências concretas a nomes e lugares específicos, ao mesmo tempo em que toda cultura retratada é tão nossa. Os locais são nomeados de maneira tão vaga: Capital, Avenida Principal... Poderia ser em qualquer lugar, você se sente parte daquele mundinho.
As personagens são outro destaque. Todos tem uma complexidade que o texto explora tão bem. Sem vilões ou mocinhos, todo mundo erra e todo mundo acerta em momentos diferentes. Os atos tem consequências e trazem ensinamentos. O casalzinho é fofo e eu shipei.
(spoilers levíssimos abaixo)
Agora, não é um livro com um grande enredo. É mais sobre as personagens, as relações entre elas e o crescimento pessoal do protagonista, com a construção do musical de plano de fundo. O clímax foi meio meh, porque não era o motivo de eu estar lendo o livro. O conflito entre Siena-Maria-André não me envolveu muito, apesar de eu gostar dos três e achar a ideia interessante. Não formulei direito ainda, mas não me convenci muito de como isso surgiu pra por em risco a realização do espetáculo. Dito isso, achei que o autor lidou com isso a partir do momento que apareceu.
Enfim, no geral, é um livro muito bonito. Gostei bastante.