Bem-vindos à Rua Maravilha

Bem-vindos à Rua Maravilha Gabriel Mar

Resenhas - Bem-vindos à Rua Maravilha

Tamiris Durigan 13/05/2020

Não sei explicar o que senti com este livro. Pensei que a parte do musical fosse a parte que mais me irritaria mas errei completamente.

Eu adorei a parte que se travava da construção do musical, ensaios e a relação entre os personagens conforme ia crescendo.

Meu grande problema com esse livro foi o Igor, não apenas porque toda hora ele se botava pra baixo mas principalmente pelo fato de que boa parte das situações ruins que ele passou com Gael e sua família vinham da FALTA DE CONVERSAR SOBRE ISSO. Várias vezes eu ficava gritando mentalmente pro personagem FALAR, mas ele guardava tudo pra ele e ficava criando um milhão de paranoias.

Amei a relação criada entre os meninos (Igor, Jackie e Tim) e me surpreendi com o fato deles terem mais desenvolvimento que o próprio Gael, que é alvo de um romance repentino e sem graça.

Meu grande destaque nesse livro inclusive vai para Tim, que li como um personagem assexual e arromântico, o que me deixa feliz.

julia 30/04/2020

Ler esse livro foi meio doloroso, em alguns momentos. Mesmo eu sendo uma mulher branca heterossexual e sem a menor aspiração teatral, teve momentos em que eu me identifiquei tanto com o protagonista Igor que parecia que eu estava lendo alguém descrever as minhas próprias angústias. Então, mais do que tudo, essa história me tocou e eu fiquei muito feliz de ter dado a oportunidade pra esse livro entrar na minha vida.

O texto é muito gostoso de ler. Eu dei risadas genuínas, em voz alta!, mais de uma vez durante a leitura. O narrador dialoga diretamente com o leitor, sem ser forçado. Gostei da divisão do livro em atos, dialogando com a temática, e os capítulos pequenos, como cenas. E também dos "anexos" com a lista dos atores e o enredo do musical.

O mundo que o Gabriel Mar constrói é delicioso de explorar. Detalhes como a ausência de referências concretas a nomes e lugares específicos, ao mesmo tempo em que toda cultura retratada é tão nossa. Os locais são nomeados de maneira tão vaga: Capital, Avenida Principal... Poderia ser em qualquer lugar, você se sente parte daquele mundinho.

As personagens são outro destaque. Todos tem uma complexidade que o texto explora tão bem. Sem vilões ou mocinhos, todo mundo erra e todo mundo acerta em momentos diferentes. Os atos tem consequências e trazem ensinamentos. O casalzinho é fofo e eu shipei.

(spoilers levíssimos abaixo)

Agora, não é um livro com um grande enredo. É mais sobre as personagens, as relações entre elas e o crescimento pessoal do protagonista, com a construção do musical de plano de fundo. O clímax foi meio meh, porque não era o motivo de eu estar lendo o livro. O conflito entre Siena-Maria-André não me envolveu muito, apesar de eu gostar dos três e achar a ideia interessante. Não formulei direito ainda, mas não me convenci muito de como isso surgiu pra por em risco a realização do espetáculo. Dito isso, achei que o autor lidou com isso a partir do momento que apareceu.

Enfim, no geral, é um livro muito bonito. Gostei bastante.

eilozi 01/03/2021

eu amei demais
"Ele achava que amar as pessoas, amá-las de verdade, era o único jeito de deixar nossa marca no mundo."

A história do Igor é muito mais do que uma simples peça de teatro e um início da vida de um escritor.

Fala sobre recomeços, vivências, sobre amor e com certeza, a maior das lições que tirei do livro foi como é importante você estar presente, de cabeça em cada momento. Realmente prestar atenção em quem está a sua volta, a sua história não é a única que está sendo contada, e todos precisam ser ouvidos.

Tava achando igor (protagonista) um porre, mas eu tava acostumada demais com personagens fodas e fortes.
O Igor é real, demorou muito pra se descobrir, se entender e se conhecer de verdade. Mas a vida é assim, cada um no seu tempo e tudo da sua maneira.

Só amor por essa história

Luiza de Sá 30/05/2020

Faltou algo
Li muitas resenhas super positivas do livro, e acabei criando uma exceptiva que não foi suprida. Gostei muito do contexto do livro, todo esse meio de teatro, que me interessa muito, e adoro musicais, então foi interessante ver como é o processo para a montagem de um e todas as tranas/fofocas por trás disso.

Um ponto positivo do livro, tem muita é que tem muita diversidade no elenco e isso acarreta discussões interessantes, acerca de sexualidade, etnia, gênero...

Mas meu grande problema foram as personagens, Igor - protagonista e narrador - é um cara 0 carismático, egocêntrico e pouco interessante, então, não criei apego emocional algum com ele. E por consequência, não me apeguei as personagens amigas dele.

E o segundo ponto, ainda acerca de Igor é o relacionamento com Gael, que é, desde o início um relacionamento falido e sem química mas que acompanha a gente até o fim do livro.

Se eu tivesse me apegado à Igor, teria sido uma ótima experiência, mas não foi o caso.

Larissa 01/06/2020

O protagonista me impediu de gostar da história. Enquanto há diversos personagens secundários que nos deixa afim de saber mais sobre eles, o protagonista só é chato.
Ah, e o romance não me convenceu.

booksstarkov 01/04/2021

?Para mim, era um sinal do universo de que se eu fizesse o que os outros esperavam de mim, tudo ficaria bem e todos estariam felizes.?

?? Coisas escondidas tendem a explodir um dia. E eu tenho a impressão que quando você explodir, o mundo inteiro vai saber.?

Matheus 11/09/2020

Buscar seu sonho pode doer
Pessoalmente foi uma leitura bem dolorida, me vi confrontando um sonho que guardo no meu íntimo e pelo qual cansei e desisti de buscar, viver e se entregar pela arte. A ideia do musical é muito legal envolvendo principalmente a diversidade em uma cidade conservadora. Me apaixonei pela pluralidade de histórias e o desenrolar da montagem do musical, todos os problemas e a forma como os personagens resistem por conta do objetivo final. A insegurança de Igor me irritou bastante (mesmo que eu consiga entender um pouco o lado dele) e pequei ranço de alguns personagens, alguns poucos momentos são bem devagar e arrastados mas isso não estraga a experiência. O desfecho é uma mistura de "consegui fechar todas as lacunas" com "imagina ai o amanhã de cada um do elenco". O romance principal é bem xoxo e sem sal, mas acho que talvez esse tenha sido o objetivo do autor. Vale a experiência :D

Hamilton* 12/04/2021

Um romance extremamente fofo, com ótimos e cativantes personagens, e uma história que daria um fantástico filme musical.

Lethycia Dias 11/06/2020

O amor pela arte
Igor sempre amou teatro e sempre sonhou em trabalhar com isso. Quando ele escreve uma história sobre um amor acontecendo em meio a uma guerra civil, e um famoso diretor de teatro quer ajudá-lo a produzir um musical, sua vida muda.
Ouvi falar bem desse livro desde que foi lançado, comecei a ler com a expectativa bem alta, e devo dizer que ela foi superada. Nunca li nada como esse livro. Logo de início, gostei da narração que o protagonista da história faz, com algumas interrupções divertidas ou irônicas sobre a história.
Igor é um garoto inseguro, e eu me identifiquei muito com ele. Essa história fala principalmente sobre acreditar nos próprios sonhos, e eu saí destacando todo trecho que falava disso.
Mas acho que mais especiais que Igor são os outros personagens: o elenco do musical, que passa a conviver (bem) de perto durante os ensaios. Daí surgem vários conflitos, que vão desde relacionamentos amorosos até disputas de ego, incluindo uma discussão muito boa sobre o poder que um profissional respeitado têm no meio artístico e como isso pode prejudicar as carreiras de outras pessoas, além da falta de oportunidades para pessoas racializadas na arte.
O livro tem capítulos curtinhos, em geral divertidos, mas também dramáticos, tensos e emocionantes. Conforme avançava na leitura, eu ia sendo conquistada pelos personagens, especialmente pela mãe do Igor, que protagoniza muitos momentos marcantes. "Bem-vindos à Rua Maravilha" tem uma história linda sobre o amor à arte, acreditar em sonhos e enfrentar os próprios medos. E o melhor: com muita diversidade!

site: https://amzn.to/37lvQPX

Jonathan 21/04/2020

Esperava mais...
Vi tantas pessoas falando bem desse livro que cometi o erro de começar a ler com grandes expectativas. Os personagens secundários são muito mais interessantes que o protagonista (e foi o que salvou minha experiência com essa leitura). No geral, achei tudo muito chato: o protagonista, o romance, a relação com a família. O livro melhora um pouco quando o protagonista finalmente começa a prestar atenção nas pessoas ao seu redor e com isso começamos a conhecer a história de outros personagens, porém isso acontece quase no final do livro.

Catharine Rosa 17/06/2020

Uma maravilha! mas o protagonista pode fazer você abandonar a história...
A forma como a história é contada te fisga logo no início. O narrador, no caso o protagonista, Igor, corta a quarta parede e nos trata como amigo.

Tem capítulos curtíssimos. Então você lê rápido. É tão gostosinho.

Você fica rindo das piadas autodepreciativas... São engraçadinhas não, é?
Até não serem mais. Demorei a ler demais porque queria saber da história até pensar “Ai vou ter que ler sobre as inseguranças desse garoto de novo”...

Ele é tão inseguro, tão pensando só em si, que não se importa com os outros. E como não se importa, você que é o leitor, não sabe de mais nada. Ele simplesmente não tem nada pra contar além de si mesmo.

Tantos, tantos personagens interessantes. Eu só queria saber mais sobre eles!

E quando em torno de 70% do livro, um dos personagens joga um balde de água frio no Igor, e fala exatamente o que eu estava pensando é que volto a me apegar de novo pelo livro. Ansiando por saber mais.

Mas é claro que ainda tive que ouvir mais baboseira do Igor. Seria incoerente virar do avesso né?
Então nesse sentido, a história é muito bem escrita. E é ótimo que o personagem seja construído com tantos defeitos e qualidades. Porém meu sentimento foi que, o autor pesou um pouco a mão, e pode ter quase impedido que muita gente terminasse de ler seu livro.

505_books 14/06/2021

Achei um livro que da metade pro final se arrastou demais e juro que comecei a pular algumas partes pq as paranóias do Igor as vezes me pareciam tediosas. Tirando isso, achei os personagens extremamente cativantes e envolventes e foi muito interessante observar seus desenvolvimentos.
Importante ressaltar que o romance e até o musical servem apenas de pano de fundo para a relação entre todos os personagens e, pra mim, esse é o ponto alto do livro.

Sa.si 08/09/2020

Sinceramente não gostei tanto da leitura por conta de não ter uma ?aventura? em si, mas foi uma leitura legal.

Ana Clara 21/04/2021

Eu esperava mais desse livro :(
Mas pelo menos o final conseguiu me ganhar.

Os personagens foram muito bem construídos, e, pra quem gosta de artes cênicas, esse livro vai ser uma ótima experiência.

Um ponto negativo, na minha opinião, foi o personagem principal. As vezes dava vontade de entrar dentro do livro, dar um chacoalhão nele e falar "relaxa, ta tudo bem". Acho que foi por causa dessa tensão dele que o livro não foi uma experiência muito boa pra mim, já que o Igor passou uns 70% do livro se decidindo.

Mas no geral a ideia foi ótima, o cenário foi incrível e os personagens também.

Jéssica 28/06/2020

Li muito rápido! Primeiro livro que leio que aborde essa temática, e amei!!