CHAPLIN, Uma Vida

CHAPLIN, Uma Vida Stephen Weissman

Resenhas - CHAPLIN, Uma Vida

Rodrigo Alves 16/02/2020

É um bom livro, em especial para quem gosta de uma abordagem psicológica. Mas é uma biografia pobre, que explora menos os fatos ocorridos, para privilegiar uma análise sobre o biografado. Concentra-se na vida difícil de Chaplin antes da fama, para justificar suas escolhas artísticas, mas fala pouco do que ocorreu depois da fama, sem curiosidades de bastidores.
Mara.Soares 16/03/2023minha estante
Ainda não consegui terminar. A leitura está um pouco arrastada.

Khris Taylor 24/11/2010

A Vida de um Gênio.
Livro simplesmente fantastico, mostrando muito bem como a infancia de Chaplin influenciou diretamente, conciênte e inconciêntemente para a criação de seus personagens, principalmente Carlitos, como fã da obra e da pessoa de Chaplin, classifico esse livro apenas como FANTASTICO. Leitura obrigatoria para atores, cineastas, cinefilos, psicologos, e fãs de Chaplin.

Psychobooks 01/12/2011

Charles Spencer Chaplin vinculou seu nome à história do cinema de forma tão profunda e revolucionária que tornou-se impossível falar de um sem mencionar o outro. Foi muito mais do que o maior astro do cinema mudo ou o comediante mais talentoso. Chaplin era um dos mais provocadores, questionadores e controversos artistas do cinema. Mesmo hoje, quase cem anos depois do auge de seu sucesso, é uma celebridade reconhecida pelo público e uma referência para atores, diretores e produtores - funções que ele cumpriu corajosa e eficientemente.
Chaplin teve uma infância difícil, a exemplo dos personagens de Charles Dickens, seu autor favorito. Fruto de um amor desastrado entre dois atores do teatro de revista inglês, conheceu fome, pobreza e chegou até a amargar uma temporada em um orfanato, quando tinha sete anos. Sua história já foi contada em outras biografias, uma delas escrita por ele. Mas nenhuma o havia dissecado como esta obra de Stephen Weissman.
Professor e psiquiatra, Weissman estudou Chaplin durante anos. A primeira vez que chamou a atenção da família de Chaplin para seu trabalho foi quando publicou um artigo em que comentava a origem da doença mental da mãe de Charles. Até então, os biografos do ator, provavelmente para poupar filhos e netos, negligenciaram que a insanidade de Hannah Hill Chaplin era consequência da sífilis. Não era um grande segredo. O diagnóstico está devidamente documentado. Geraldine, filha de Chaplin, quando soube do artigo confrontou o autor, pronta para despejar processos e impropérios. Desarmou-se quando aceitou a importância de se conhecer a verdade para compreender a magnitude da genialidade de seu pai. Acabou escrevendo o prefácio deste livro.
Chaplin - Uma vida não é uma biografia completa. Concentra-se nos primeiros vinte anos de vida de Charles Chaplin e tenta encontrar, em seus relacionamentos pessoais e profissionais e no fracasso profissional e amoroso dos pais, a origem da genialidade que marcou sua arte. Até suas inclinações políticas são alvo das especulações de Weissman que as apresenta como consequência natural das mazelas familiares de Chaplin.
Indico este livro a quem já tenha um conhecimento prévio da vida e obra de Charles Chaplin, para fãs de cinema e/ou teatro e para quem curte biografias e estudos psicológicos.
Àqueles que nunca assistiram a um filme de Chaplin, aconselho a remediar a situação. Chaplin foi um gênio na arte de fazer rir e chorar. Ele foi profético ao perceber e denunciar o perigo que Hittler representava para o mundo em O Grande Ditador e a alienação do trabalho e do avanço tecnológico desumanizador em Tempos Modernos.
Analisando o livro, só considero desnecessário o capítulo em que o autor defende a legitimidade de uma das biografias de Chaplin escritas quando ele ainda estava no começo da carreira. Foi um preciosismo de pesquisador que pode incomodar muitos leitores, mas é um detalhe pífio na totalidade da obra. Vale a pena conferir e, principalmente, dar uma chance a algumas obras primas do cinema:

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/07/resenha-sorteio-chaplin-uma-vida.html

Sheila 24/05/2012

Resenha "Chaplin - Uma Vida" (Stephen Weissman)
Chaplin, Uma Vida, é uma biografia autorizada escrita pelo psicanalista Stephen Weissman. Realizando uma pesquisa metódica e detalhada, Weissman falará das origens de Chaplin, desde o conturbado encontro de seus pais, passando por sua difícil infância e adolescência, para sua posterior carreira como ator de variedades, ator de curtas pastelão e cineasta de sucesso. Com Introdução escrita por Geraldine Chaplin, filha de Charlie Chaplin vemos, logo no início, seu reconhecimento pela obra, mas também sua estranheza e desconforto por algumas das revelações contidas neste livro. Segundo suas palavras

“Este livro, sempre provocador e algumas vezes doloroso, é uma leitura reveladora, um importante elemento para compreensão da genialidade e da arte de meu pai, e uma reflexão única sobre o mistério da criatividade”.

Nascido em Londres em 1889, Charles Chaplin teve que passar por diversas instituições, e às vezes até mesmo freqüentando as ruas juntamente com seu meio-irmão Sydney. Chaplin era filho de dois artistas do teatro de variedades – um tipo de apresentações feito por atores saídos das camadas mais populares da Londres da virada do século, atores até bem conhecidos e remunerados. No entanto, a mãe de Charlie, apesar de ter-se apaixonado perdidamente por Charles Sr, acabou por abandoná-lo por duas vezes, uma para ir atrás de uma aventura na África, outra por ter se apaixonado novamente, agora por um produtor. Linda, talentosa e muito ambiciosa, Hannah Hill Chaplin acabou por contrair sífilis, muito provavelmente em sua viagem à África, o que lhe causou degeneração dos tecidos cerebrais e a fazia passar por períodos de internação em instituições assistenciais.

O pai de Charles, a esta altura casado novamente e nem um pouco disposto a ter de criar o filho de outro homem – seu meio-irmão Sydney – tinha também propensão ao alcoolismo, tendo morrido justamente em decorrência de sua vida libertina. Motivo pelo qual os irmãos muitas vezes tiveram de enfrentar vidas paupérrimas, e viver em instituições para menores, das quais Charles guardou, ainda na vida adulta, funda impressão, principalmente das técnicas disciplinares
“Às 10 horas nós marchávamos ordeiramente para o enorme e lúgubre arsenal com paredes cinzentas monótonas. Ficávamos de pé em silêncio contemplando os instrumentos de tortura – um cavalo com alças, um cavalete com correias no qual ficavam pendurado o bastão, a vara de vidoeiro e a correia com nós. Após meia hora de suspense e ansiedade pelo terror que se seguiria, entravam solenemente o médico, um mestre, dois assistentes e o terrível capitão Hindrum, o disciplinador”.

Mesmo com todas estas dificuldades, sempre que Hannah recobrava-se e conseguia ficar com os filhos, era mãe exemplar, e professora de teatro excelente. Tanto que Charlie extremava-se em fazer imitações para alegrar os outros moleques de rua com quem andava com suas imitações e interpretações.

Dos subúrbios de Londres, o jovem Charlie consegue passar a artista do teatro de variedades, sempre com brilhantismo, até ser descoberto pelos cineastas de Hollywood e ficar consagrado como ator pela invenção de seu mais memorável personagem, o Adorável Vagabundo das telas de cinema. “Seria este personagem inventado por Chaplin uma Paródia e uma memoração ao pai alcoólatra? Seriam as heroínas de seus filmes memórias sublimadas, parte recordadas, parte reprimidas, da mãe adorada e de vida trágica?” São estas as perguntas que Weissman se faz, e tenta responder – a si mesmo e ao leitor – nesta obra.

Além de realizar resgate da vida e obra de Chaplin desde a infância, o autor ainda retrata a historica Londres da virada do século, passando depois a Hollywood, com profusão de detalhes e grande precisão. É um livro interessante, tocante, porém um pouco denso, mas que vale a pena ser lido.

Danny 29/12/2012

Chaplin, uma Vida
Para os admiradores deste incrível artista, esta obra traz a biografia de Chaplin com uma narrativa essencialmente psicológica.
Ela pode parecer tendenciosa algumas vezes, mas não deixa de ter relevante e de agregar informações.
Um complemento para tentar compreender a genialidade deste ícone da história do cinema, se é que é necessário compreende-lo, o melhor é senti-lo.

Pillar Pacheco 08/04/2013

Livro Chaplin Uma Vida
Um livro incrivel de uma pessoa incrivel, o livro conta a história de Chaplin desde sua infância, e no próprio livros tem uma frase onde Chaplin diz que sua infância acabou aos 7 anos de idade.
Um grande comediante do teatro/cinema mudo, a história de Charles é mais que incrivel é prazerosa de se ler, foi um grande homem, com seus problemas como qualquer outro ser humano, um homem que lutando deu origem ao Adorável Vagabundo, onde ele transforma todas as suas tragédias pessoais no personagem.
Uma biografia incrivel e super recomendado! Leiam.

"A vida é uma tragédia(...) em close, mas uma comédia em tomada aberta."
Boa leitura!

Gustavo Carmo 29/09/2014

Decepcionante
Achei muito superficial. Falou tanto do início da infância dele e do seu trabalho no teatro, mas não foi detalhista no início da sua carreira no cinema, exatamente quando ele começou a fazer sucesso. Quando você percebe ele já estava famoso, já estava rico, já estava exilado na Suiça. Sei que pela idade seus familiares já morreram, mas quando e como? E o filho Charles Chaplin Jr., que se suicidou? E o roubo do seu corpo no cemitério? Só foi mencionado na nota de rodapé Esperava mais histórias da sua vida. Decepcionante.

site: www.tudocultural.blogspot.com

Lucas 12/12/2014

Psicologia
Para aqueles que gostam de uma análise mais psicológica da história de Chaplin o livro é fantástico. Para aqueles que não gostam o livro pode ficar um pouco parado em alguns momentos.

Marja 19/02/2021

Cansativo
O autor inicia o livro fazendo o que se propôs: analisar psicanaliticamente Charlie Chaplin. No meio, se prende a histórias e curiosidades do cinema que cercavam Chaplin, o que na minha opinião tornou o livro bem cansativo. No fim, fiquei com a sensação de que o livro é mais longo do.que o necessário.

Henrique Machado 26/03/2024

Retrato do artista quando jovem
Essa é uma biografia escrita por Stephen Weissman, psiquiatra que pesquisou a vida de Chaplin durante vinte anos.
O foco é mais sobre sua infância pobre, adolescência e juventude no teatro de vaudeville até o sucesso no cinema mudo.