O fio da trama

O fio da trama Alessandra Blocker...

Resenhas -

eduarda 13/04/2024

Lindo livro
A forma que a história é apresentada me prendeu muito, as três gerações são colocadas de uma forma perfeita para te imergir na história.

No começo com os diários da Gabriela até finalizar com a trajetória das duas netas.

Um livro que fiquei postergando anos pra ler mas que quando comecei não parei.

caroline.Andreia 29/03/2024

A primeira parte em diário é incrível
Muito falado pela @lutsferreira esse livro foge do meu gênero literário favorito e me surpreendeu. Os capítulos iniciais, tirados dos diários da Gabriella Pascoalato, na Itália, fugindo ao final da segunda guerra para um país completamente novo, me prenderam. Amei ler cada detalhe de como ela estava vivenciando aquele momento, de como ela tomou as rédeas da família e de como ela era a frente de seu tempo. A parte mais atual, de Constanza e das filhas, já não me prendeu tanto e fiquei um pouco desconfortável com as inúmeras vezes em que elas mencionavam a necessidade de estarem magras, creio que efeitos de uma vida inserida na área da moda. Algo a se pensar. Num geral, adorei esse livro, surpreendente e muito divertido de ler.

Paula.Pies 25/10/2022

Histórias sob histórias
Quanta história por aqui! Gerações de mulheres que fizeram e fazem acontecer! Dificuldades, guerra, amores, descobertas, erros e conquistas!
Leitura suave, reflexiva em muitos pontos e a entrega da história de uma família para o mundo!
A palavra que fica pra mim disso tudo é Coragem!

Adorei o livro!

Jackv 05/06/2022

Não me prendeu
Essa história de pessoas privilegiadas que tentam passar uma imagem de batalhadoras por mérito realmente não me conquista . Achei o livro basicamente isso . Sim elas lutaram por seus espaços , principalmente num mundo em que mulheres ainda são subjugadas mas só . Nem consegui terminar totalmente, fui pulando páginas de eventos e cotidianos maçantes e desnecessários . Não recomendo
Luisa 17/07/2023minha estante
Foi exatamente a minha impressão, nem consegui terminar :/

Dika 28/03/2022

Interessante história dos antepassados da Constanza Pascolato, que nasceu na Itália e veio ainda menina para o Brasil, chegando nas histórias de suas filhas: Consuelo e Alessandra. Vida de mulheres corajosas.
Escrita bem fluida, me cativou.

Carolina Rosado 18/08/2021

Livro lindo!
Esse livro traz a história de uma família que enfrentou vários desafios, que pela posição que ocupam na sociedade não imaginariamos.
Leitura prazerosa e fluida, e motiva muito a enfrentar nossos desafios também.
Recomendo, principalmente para as mulheres!

Luiza 05/04/2021

História familiar
Interessante acompanhar a história da família, passando por 3 gerações de mulheres. Gostei mais da primeira parte, antes da vinda da família para o Brasil.

ritita 16/03/2021

Decepcão
Evidente que depois de ler Estrelas fritas com açúcar – Letícia Wierzchowski, quis ler outro livro sobre “poderosas” da indústria da moda brasileira.

Eu não gostei do Estrelas porque, a despeito da combativa e enérgica Adelina, fundadora da camisaria Dudalina, o livro pareceu homenagem póstuma, mas tiro meu chapéu para Adelina, trabalhadora incansável, e apesar de rica com o pé no chão.

A contação de O fio é perfeita, Alessandra e Consuelo* escrevem muitíssimo bem.

A primeira parte, a história de Gabriella Pascolato – matriarca da família me irritou profundamente. Então, eis que nos primórdios e durante a 2ª guerra os burgueses italianos, no caso os Pascolato, alinhados com Mussolini não estavam nada preocupados com o desenrolar de conflito que arrasou meio mundo, inclusive a Itália. Não, sementes, principalmente Gabriella preocupava-se com cabeleireiros, modistas, grandes festas....

Nunca, jamais, em tempo algum pensaram e/ou contribuíram com os esforços de guerra**.

Somente quando o calo apertou a família – pela queda de Mussolini, e tiveram que dar um jeito de sair da Itália a moça caiu na realidade, mas a sua realidade – a dos muito ricos.

O que ficou marcado para mim? Que em qualquer situação de perigo os ricos sempre se saem bem.

Consegui ir até a 2ª parte, depois que Constança Pascolato/Blocker já é adulta e.... segue absolutamente o mesmo caminho da mãe, ajudada sempre pelos amigos também muito ricos.
Eu que nunca simpatizei com Constança parei por aí.
Jackv 05/06/2022minha estante
Concordo plenamente, tive a mesma impressão .

Simone.Pedroso 10/01/2021

O fio da trama
Livro interessante, principalmente no que diz respeito aos antepassados, sua vida na Europa, dificuldades e superação quando da imigração para o Brasil em virtude da II Guerra.
Brena Lima 10/01/2021minha estante
Ela é pura inspiração!

Karin 16/10/2020

Que história! Amei conhecer mais sobre essa família de mulheres tão especiais! Dona Gabriella tem toda minha admiração

Patrícia 22/05/2020

Inspirador
Linda história de determinação e coragem de Gabriela Pascolato, traçando os rumos de sua vida fugindo da guerra, chegando a um país novo com filhos pequenos e construindo um império. A filha e as netas, cada uma com sua trajetória, traçam suas vidas em torno desse pilar e certamente dão muito orgulho a essa matriarca. Confesso que gostei muito mais da primeira parte, dedicada a Gabriela Pascolato mas sem dúvida vale a leitura.

douglaseralldo 30/03/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O FIO DA TRAMA, DE ALESSANDRA E CONSUELO BLOCKER OU SOBRE A HISTÓRIA DA MODA BRASILEIRA
1 - O fio da trama é reconstrução biográfica de três gerações da família Pascolato na Itália e no Brasil e sua relação com a moda não apenas brasileira, mas também com a moda mundial, e tudo isso a partir de fragmentos de diferentes diários começando a partir de Gabriella Pascolato e sua vinda com a família para o país em meio aos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial;

2 - A proposta do livro é trazer a história da família Pascolato desde sua presença na Itália durante e no final da Guerra remontando esta história a partir dos diários de Gabriella Pascolato, e aqui um detalhe a ser analisado, pois que a manutenção dessas vozes em primeira pessoa, especialmente no caso de Gabriella com a sugestão de ser reprodução de seu diário, encontraremos um e outro anacronismo que indicam retrabalho no texto original. Nesse sentido, a obra acaba meio que dividida em três partes a dar conta das gerações de mulheres Pascolato, com Gabriella, depois sua filha Constanza que participa da publicação, e por fim de Alessandra e Consuelo; Nestas partições, a primeira acaba focalizando a relação de Gabriella com o esposo e a fuga da Itália ao final da Guerra, depois já no Brasil temos a agitada vida de Constanza Pascolato e como ela acabou tornando-se uma das maiores referências da moda brasileira, até, por fim, os caminhos das autoras, Alessandra e Consuelo, cujos brilhos, embora produzam e preparem o livro, são de certa forma ofuscados pelo pioneirismo das matriarcas;

3 - Dito isso e tendo em conta o caráter um pouco autobiográfico e um pouco prestador de homenagens, o que, claro, impacta na abordagem de uma obra, o livro reúne um conjunto interessante de informações a se destacar especialmente dois campos, o contexto social e histórico em que os Pascolato estavam envolvidos, e também as reverberações que a chegada da família ao Brasil causaram;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/03/10-consideracoes-sobre-o-fio-da-trama.html

fernanda 21/03/2020

Muit bom!
O conta a história das mulheres da família pascolato! Mostram como são fortes e determinadas! É um livro muito bom, fácil de ler e intercala e história entre a avó, a mãe e as filhas pascolato.

Renata.Correa 15/03/2020

Uma amiga me emprestou, ao começar a leitura, mergulhei em algo semelhante a uma aula de história, mas de uma forma maravilhosa, vindo dos tempos de guerra até os dias atuais. Mostra a trajetória da família Pascolato. Bem interessante.