O Discurso Secreto

O Discurso Secreto Tom Rob Smith

Resenhas - O Discurso Secreto

1 | 2 | 3 | 4

Marina 14/07/2010

Antes de qualquer coisa: se você não leu Criança 44, aconselho a fazê-lo antes de ler O Discurso Secreto. Não seria o caso do leitor ficar completamente alienado, mas é fundamental para entender a essência dos personagens e suas motivações. Não teria a mesma graça se a leitura começasse por aqui.

Fiquei na dúvida se dava 3 ou 4 estrelas para este livro. Optei por 3 pelas seguintes razões:
Achei que neste volume os personagens, o desenrolar de suas relações, sentimentos e destino de cada um, ficaram parecendo elementos de uma novela.
Além disso as reviravoltas e situações mirabolantes em que se encontram os personagens em diversas ocasiões caberiam melhor em um thriller hollywoodiano. Enfim, acho que o autor deu uma viajada, uma exagerada na dose. Não que isso seja proibido, obviamente. Mas eu usei como referência comparativa o Criança 44, por isso a avaliação.

Bom, o fato é: eu me diverti tanto quanto no primeiro livro. A atenção foi devidamente capturada, e para quem curtiu Criança 44, é a oportunidade de saber o que aconteceu com Liev e sua família. Achei apenas que a qualidade do enredo, ou a forma como foi construído não foi tão boa como antes, mas isso não me impediu de aproveitar a leitura!
Cláudia 25/07/2010minha estante
Acabei de comprar o Criança 44, depois de ler vou entender do que você esta falando rsss

mari vidotti 29/07/2010minha estante
Pela sua resenha percebo que não deve ser tão bom quanto o primeiro, mas se você diz que prende da mesma forma e diverte da mesma forma, então eu me vejo obrigada a ler, rs, já que gostei muito do primeiro e estou ansiosa pelo desfecho da história (: boa resenha, abç!

Lika 10/08/2010minha estante
Conconcordo quando você fala que o autor exagerou na dose. Ainda não terminei de ler, mas em partes por conta disso mesmo, o livro parece forçado e não é tão interessante quanto o primeiro ...

Evy 24/08/2010minha estante
Concordo com tudo que disse, mas sou tão apaixonada pelos personagens que mesmo assim tive que dar nota 5! Mas, realmente o primeiro foi bem melhor, tomando como referência, realmente este deu uma viajada! Bjos

Nica 02/11/2010minha estante
Concordo com tudo que você escreveu, isso acontece com escritores de segunda viagem que se deslumbram com o sucesso de seu primeiro livro, mas a leitura é válida.

ilana 28/11/2016minha estante
eu achei exatamente o mesmo que você, se não tivesse Criança 44 como referência teria dado 4 estrelas.

Livrendo 26/07/2023

Gostei demais desse livro
Confesso que, historicamente, o período da antiga URSS me interessa. No entanto, é um tema que por ser vasto pode acabar por ser maçador se não for bem explorado. Isto levou a que tivesse um pouco de receio quando peguei neste livro de Tom Smith e iniciei a sua leitura.

Mas depressa larguei as reservas que me acompanhavam. Este livro conta com mais de 400 páginas mas lê-se rapidamente.

Acompanhamos Leo Demidov um ex-agente do MGB, força anterior ao KGB, e que nesse momento lidera um departamento secreto de investigação de homicídios. Em plena transição do regime ditatorial de Estaline, assiste-se ao aparecimento de um discurso secreto impresso e deixado à porta de todos os cidadãos.
Esse discurso, proferido por Khrushchev, vem abalar tudo aquilo que era conhecido pelos russos. Se havia um regime repressivo, prisões arbitrárias, torturas e prisioneiros nos Gulag, agora assiste-se a uma tentativa de viragem e, com isso, a perseguição dos anteriores e actuais agentes do Estado e que perpetraram essas atrocidades a seu mando, mas por parte daqueles que sofreram tais atrocidades.

Com sede de vingança há uma mulher que se torna líder de um gang vory, um grupo extremista e sanguinário. Essa mulher tudo fará para atingir Leo.

Sem dúvida que é um livro extraordinário. Impressionante que nos dá uma imagem muito próxima daquilo que as pessoas sentiam e viviam durante o regime de Estaline.

Achei um livro muito bem conseguido e escrito. Com descrições impressionantes e com um enredo bem delineado e conseguido. Um ritmo frenético e alucinante.

Posso dizer que esta história não teve pontos mortos e que encontrei sempre acção a seguir a acção.

Já havia amado "Criança n.º 44", que é o primeiro livro com Leo Demidov, narrando a fundação do departamento de investigação de homicídios, depois de Leo deixar o MGB e as torturas que levava a efeito.
Estes dois livros lêem-se muito bem em separado, tanto assim é que neste "O discurso secreto" apenas é feita uma brevíssima alusão ao que terá acontecido no caso da criança n.º 44.

Gostei demais deste livro

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Lorran 28/06/2010

O Discurso Secreto
Eu tenho minhas manias. Quem acompanha o blog já deve conhecer algumas delas. Mas uma que eu não consigo e não quero abandonar de forma alguma é a de nunca ler romances policias fora da sequencia cronológica. Não adianta me dizer que o terceiro é o melhor livro, vou ler tudo, desde o começo. Uma hora eu chego no terceiro. Algumas tramas até podem ser lidas fora da ordem, sem alterar o contexto, mas certamente quem lê assim perde alguma coisa. Ou muita coisa em alguns casos.

É exatamente o que acontece no livro O Discurso Secreto, de Tom Rob Smith, lançamento da Editora Record. Isso porque é extremamente recomendado que se leia o primeiro livro do autor, Criança 44, antes de lê-lo. Por isso essa resenha acaba sendo dos dois livros, pois não conseguiria falar do segundo sem citar – muitas vezes – o primeiro.

Passadas as explicações, vamos aos livros. Descritos em uma palavra, eu diria apenas: extraordinários.

Tom Rob Smith usa como pano de fundo de Criança 44 a Rússia stalinista, regida sob mãos de ferro e uma brutalidade extrema. Já em O Discurso Secreto, encontramos a União Soviética sob domínio de Nikita Khrushchov, sucessor de Stálin e autor do discurso referido no título do livro, pronunciado no 20º Congresso do Partido Comunista Soviético, em 1956. Só por isso já deveria valer a pena ler estes livros. São uma aula de história.

Os livros abordam visões antagônicas. No primeiro, TRS explora os excessos cometidos pelo MGB, a polícia secreta do Estado – futura KGB. Mostra as injustiças cometidas em nome da revolução soviética, tendo a tortura e a prisão de inocentes como foco maior. No Discurso Secreto, é a vez de explorar as ações contra-revolucionárias, tendo os Vory – tão cruéis quanto a MGB – como principal gangue terrorista em ação.

Ambos os livros são protagonizados pelo agente – posteriormente ex-agente – da MGB, Liev Stepanovitch Demidov, um homem cegado pela doutrina do Estado, que só percebe tarde demais que defendia as premissas erradas. Liev é uma metamorfose ambulante, uma ingênua engrenagem do Estado, odiado pelos crimes que cometeu até mesmo pela própria mulher. A Rússia explorada no romance é um lugar onde reina a fome, a injustiça, a submissão e, principalmente, o medo – força impulsora do poder do governo socialista. É diante desse quadro catastrófico que Liev vai buscar, a qualquer custo, a sua redenção.

Uma pequena observação: a crueldade explorada nos livros é daquelas de deixar tonto, enjoado pela perspectiva de que algum ser humano possa ser capaz de cometer atrocidades do tipo contra um semelhante. Seja movidos pela sobrevivência ou pela vontade de poder, a violência é feroz. Meus joelhos chegaram a doer somente com a descrição de uma das torturas impostas à Liev.

Talvez por isso mesmo eu tenha gostado tanto. Gostado é pouco, fiquei simplesmente extasiado com esses livros. São narrativas sufocantes, que correm num ritmo alucinado, de prender o fôlego. Você lê meia dúzia de páginas e já está perturbado pela história. São tantas reviravoltas que você não consegue de forma alguma prever como terminará a história. São livros que eu gostaria de esquecer, somente para poder ler novamente, sentindo com ineditismo as emoções dessa surpreeendente leitura.

Ah, quase ia me esquecendo. Criança 44 já teve os direitos de adaptação para o cinema comprados por ninguém menos que o diretor Ridley Scott (Blade Runner e Gladiador).
Mayara.Bernardino 15/03/2014minha estante
Adorei sua resenha. E não acredito que Criança 44 vai sair nos cinemas!!!! Adorei a notícia, só espero que eles façam jus ao livro!

Evy 20/10/2010

Tenho que confessar que as cinco estrelas se devem ao fato de, desde criança 44, eu ser completamente apaixonada por Liev Demidov! :) Acho que Smith construiu muito bem a personagem e não há como se ver torcendo para que no fim tudo de certo a ele, apesar de tudo que fez e foi no passado.

O livro é bom, mas nem de longe tão bom quanto o primeiro. Neste, Stálin está morto e seu violento regime começa a perder força deixando para trás uma sociedade em que a polícia é o criminoso e os "bandidos" são inocentes. Um discurso secreto escrito pelo sucessor do ditador circula entre o povo deixando uma promessa: a União Soviética mudará.

Liev, agora trabalhando na área de homicídios, é obrigado a confrontar os seus erros do passado e sua nova "família" passa por fortes e tortuosos incidentes que fazem a todos questionarem o que é realmente importante e o motivo pelo qual estão juntos.

Como dito acima, O Discurso Secreto não é tão bom quanto Criança 44 e o autor talvez tenha exagerado um pouco na dose com as cenas hollywoodianas de ação. Ainda assim, a história prende a atenção do inicio ao fim e é impossível parar de ler antes do final.

Leitura recomendada.

Mari.Vasconcelos 13/02/2023

Um tal de tira máscaras, põe máscaras- metaforicamente-
Após a morte de Stalin, um discurso feito por seu sucessor, o primeiro secretário do comitê central do agora, regime comunista, desencadeou uma torrente de revelações/conspirações e denúncias por parte de antigos apoiadores do regime stalinistas, gerando uma crise talvez tão grande quanto o pivô do que levou à Guera Fria. A transição foi um momento de grande turbulência para o povo.

É difícil desapegar-se ao que foi enraizado a tanto tempo, mesmo que seja opressivo, pq em um governo onde pensar é perigoso, confiar, é uma utopia distante de qualquer realidade previsivel.

Em meio a isso, Liev teve que fazer escolhas bem difíceis. É preciso resiliência pra se ter humanidade, quando você mesmo se julga desmerecer o amor de sua família?
Paty.Silva 13/02/2023minha estante
Cê ta arrasando nas leituras ?

Mari.Vasconcelos 13/02/2023minha estante
Ansiosa pra vc voltar pra esse mundo

Midi.Gomes 14/02/2023minha estante
Vamos falar sobre esse livro depois

Mari.Vasconcelos 17/02/2023minha estante
É o 2° da trilogia, Middi

Bruno T. 23/11/2010

Do céu ao inferno
Comprei o livro por ter gostado muito de "Criança 44" e por ter lido avaliações positivas de vários colegas skoobers, que, em sua maioria, consideraram "O discurso secreto" do mesmo nível da obra anterior de Tom Rob Smith.
Infelizmente, acabei me dando mal, pois o novo livro de Smith é decepcionantemente ruim, a ponto de nem parecer obra do mesmo autor do ótimo "Criança 44".
A trama, forçada e exagerada, não convence em nenhum momento, a maioria das situações descritas beiram o absurdo e as personagens parecem não pertencer ao mundo real. Os protagonistas Liev e Raissa, patéticos em seu sofrimento masoquista, adoram pagar pelos seus pecados anteriores, a ponto de "gostar" de se machucar e arriscar a vida durante toda a história. Já Anísia/Fraera, que de dedicada e ingenua mulher do padre se torna sanguinária líder de gangue (como pode ?), é uma das personagens mais absurdas que já vi, embora acompanhada de perto pela rebelde Zoe e pelo namorado Malich, assassinos adolescentes de total inverossimilhança.
Minha impressão é que trata-se de um "livro de encomenda", escrito às pressas por um autor de talento que, sem nova inspiração, apenas cumpriu um compromisso comercial com sua editora, criando uma história fraca e arrastada.
A tradução (apressada ?) acompanha o livro e também é muito ruim. Erros de concordância, frases sem sentido e escolha errada de palavras estão presentes ao longo de toda a obra.
Espero que, se houver um terceiro livro, Tom Rob Smith esqueça a Russia, Liev e Raissa e mude de cenário e de personagens, oferecendo, novamente, uma boa história.
maria_angelica 25/07/2011minha estante
Concordo com voce em todos os aspectos, pricipalmente na impressão que me deu de que foi um livro de encomenda, escrito para aproveitar o sucesso do primeiro, que foi excelente.

Bia0210 20/01/2024minha estante
Concordo com você. Agente 6 é o terceiro volume, espero que melhore..

Alexia 03/01/2011

Estava empolgada com o livro,afinal Criança 44 é muito bom,mas pena que a continuação não dá para dizer o mesmo.
Achei muitas partes forçadas e clichês.A vilã não me convenceu,e parece que o carisma e força dos personagens ficou no anterior mesmo.
Tinha partes que mesmo acontecendo coisas 'importantes' era uma leitura entediante.

Simone de Cássia 27/07/2021

Excelente livro. O primeiro (Criança 44) ainda é meu favorito, mas esse aqui não decepciona no tocante à emoção, aventura e ansiedade. Também continua rico em informações da antiga URSS mostrando um pouco do que havia por trás da cortina de ferro. Os personagens são carismáticos e o Liev conseguiu me fazer continuar torcendo por ele pela paciência e determinação. Já a filha mais velha eu tive vontade de dar uma surra...menininha besta... Vale a leitura, com certeza!!
Fabricio268 27/07/2021minha estante
Só falta ler O agente 6. Ainda não li.

Riva 27/07/2021minha estante
É proibido dar um tapinha no bumbum de uma criança, quiçá dar uma surra - kkkkkk!

Simone de Cássia 28/07/2021minha estante
Pois é, Fabrício, ele já está na fila...
Riva, nem é "tapinha no bumbum", é chinelada na bunda mesmo... kkkkk

Riva 28/07/2021minha estante
Vão chamar a ?puliça? ?procê? e eu só vou poder te dar apoio moral e levar livros - kkkkkk!!!!

Simone de Cássia 28/07/2021minha estante
Vem com essa de só apoio moral não!! Minha aDEvogada predileta!!S2 rsrs

Riva 28/07/2021minha estante
Eu sou ?adEvogada?, mas não faço milagre!!!!!!!!!!

Claire Scorzi 27/02/2011

Amor Incondicional
Inesperado o rumo que Smith dá a esta continuação de "Criança 44". Não deveria ser surpresa, pois qualquer reflexão levaria a esse rumo: as consequências do passado de Liev Damidov, o agente da polícia secreta soviética que tem sua vida e sua ideologia transformadas.
Empolgante, com narrativas vívidas do lento fragmentar-se da U.R.S.S. após a morte de Stalin (e suas repercussões nos países ocupados) Rob Smith consegue, neste livro, melhorar ligeiramente seu desenho da personagem Raíssa, porém não logra o mesmo com a adolescente Zoia: ao invés de condoer-me dela, pareceu-me insuportável; houve momentos em que desejei que algum personagem do romance a matasse, para que ela sumisse de cena...
Comparado a "Criança 44", há mais horror psicológico (O que as guerras fazem às crianças?), mais crueldade, mais torturas, mais sofrimento físico e emocional. E a certeza (alguém duvida?) de que tudo que fazemos tem consequências.
Se no livro anterior a idéia do amor enquanto decisão parece insinuar-se (ver a relação Liev-Raíssa), em "O discurso secreto" outra idéia se alia a esta: a do amor incondicional. O que somos capazes de fazer, e de sofrer, como resultado desse tipo de amor, choca, emociona, maravilha, faz pensar. "O discurso secreto" é, nesse sentido, ainda mais 'cristão' do que "Criança 44". Doloroso. E lindo.
Sandra :-) 03/03/2011minha estante
Sobre o seu comentário sobre a Zoia, achei exatamente isso, ela sofreu muito e não poderia mesmo ser uma personagem agradável, mas acho que o autor não conseguiu nos aliciar, nos fazer cúmplices dela. Bem que eu tentava entendê-la, justificar seu comportamento, mas não rolou empatia :(

kellen.ssb 15/03/2011minha estante
também concordo com o seu comentário sobre Zoia... o autor não conseguiu fazer com que eu me simpatizasse com ela.

Léia Viana 03/04/2011minha estante
Estou muito interessada em ler este livro, adorei sua resenha!

Mírian 09/05/2013minha estante
Tambéwm estou achando (ainda não acabei de der o livro) a Zoia insuportável. Torcendo não pra alguém matá-la mas dar uma bela bordoada na cara da garota...

Andréa 08/06/2010

Maravilhoso!
Esse livro é fantastico! Assim como o criança 44 o autor prende o leitor do inicio ao fim! Amei... Tom Rob Smith, é pra mim, um dos melhores autores entre todos que já li.

O livro é 100% uma continuação do criança 44, nada de ficar recontando a história do primeiro livro para que os que não leram entender (o que é extremamente chato pra quem já leu uma vez). Portanto, para o entendimento completo é importante ler o criança 44.

A história acontece depois da queda de Stálin na União Soviética. Alguns presos politicos são soltos, ou seja, muitas pessoas presas injustamente são soltas... Algumas perdidas por não saber como e onde regressar sua vida, outras com ódio e rancor de um Estado que torturou e privou anos de vida devido a um sistema falho.
Uma série de assassinatos ocorre e todos envolvendo um preso politico, um padre. Liev esta envolvido diretamente na prisão deste homem, portanto, sua vida esta em risco assim como a de Raíssa, Zoia e Elena (as filhas adotadas). Ao mesmo tempo que Khrushchov, sucessor de Stálin, condena, a partir de um discurso divulgado nas escolas do país, todos os atos de crueldade do antigo Líder, condenando-o e extendendo a acusação aos antigos oficiais da KGB por abusos de poder, uso de crueldade e prisões injustas. Algumas facções anti-Stálin, os vory, utilizam desta fraqueza dos oficiais da KGB perante a sociedade para vingança.

Além de ter que proteger a sua familia das situações externas, Liev, tenta conquistar o amor de Zoia que não o perdoa pelo fato de ter matado seus pais, mesmo após 3 anos do ocorrido.
Liev que usa seu novo departamento (departamento de homicidio) para tentar livar-se da culpa das torturas do passado, ve-se novamente ligado aos acontecimentos do passado.

Um livro excelente, fascinante e marcante.

Araggorn 18/05/2010

Tom Rob Smith é surpreendente!
Este segundo livro de Tom é a continuação de "Criança 44" e não faz por menos em mexer com nossas emoções e nos prender a cada página sangrenta e repleta de ação.
Liev busca a redenção, busca ser diferente e se afastar do homem cruel que era. A utopia de um Estado perfeito acabou pra ele. Agora o que importa é sua nova família. Reconquistou sua mulher, mas o que precisa mais é reconquistar suas duas filhas adotivas, principalmente Zóia. Zóia que não se conforme de ser amada pelo agente que esteve envolvido na morte de seus pais, ela que vai toda a noite com uma faca para matá-lo(essa parte é realmete angustiante).
Liev perceberá que não é fácil deixar tudo pra traz. O discurso secreto de Krushov desencadeia uma onda de assassinatos contra os que serviram ao antigo regime.
Uma das vítimas de Liev volta sedenta por vigança e sua vida e família estão em jogo.
Simplesmente arrebatador!
Eu realmente, desde o primeiro livro torcia pela personagem Liev e participar do sofrimento do personagem na busca por perdão foi algo muito comovente. Impossivel não ficar com lágrimas nos olhos.
Tom Rob, meus parabéns. Que ele nos presenteie com mais ótimas histórias.
Isabel 24/08/2010minha estante
Oi Araggorn! Estou lendo o Criança 44 e penso no livro o dia todo. É impossível não se envolver com Liev. Suas dúvidas, dores, descobertas, etc. É fascinante e ao mesmo tempo chocante. Como vc disse, realmente é impossível não se emocionar. Ah! E é lógico que vou ler O Discurso Secreto.

Wania Cris 13/04/2020

Frenético
O segundo livro da série Liev Demidov chega a ser mais eletrizante que o primeiro, Criança 44 e o coitado do Liev pena feito uma vítima da polícia secreta soviética. Literalmente.

Cheio de reviravoltas, traições, sofrimento, buscas, corridas, mentiras, O Discurso Secreto entrega uma estória intensa que, em vários momentos, te incapacita a largar o livro. Os personagens não são o que parecem e muitos nem tentam enganar que sejam. A miríade de sentimentos dos personagens vai do doente de amor à puta que pariu que ódio.

Extremamente empolgada para finalizar a trilogia com Agente 6, por mais sofrimento que prometa ter e sei que terá... seja forte, Liev...

Leticia2513 21/08/2022

É inovador E revolucionário
É fato que o Tom Rob nunca errou em nenhum momento e não vai começar daqui né. Mesmo a enrolação desse homem não consegue me entediar ou irritar, chega a soar impressionante. Outro ponto que já posso acrescentar, é que esse livro te faz questionar todo e qualquer princípio que tenha. Eu precisei escolher que lado ficar a cada mísera página. Porque a partir do momento que comecei a julgar tal personagem, parei, refleti e percebi que agiria da mesma forma ou pior. Então a Zoia me irritou? Sim. Mas ela tem os motivos dela e passo total pano, assim como passei para o Liev. Foi uma continuação incrível e não deixou nada em aberto, foi tudo muito bem trabalhado. Chorei sim pela morte de alguns mas isso só faz aumentar a nota. Porque o Tom não escreve pra te deixar leve ou acalmar, é justamente com a intenção de causar revolta e reflexão. Quem ainda precisa de mais motivação pra ler isso aqui? SIMPLESMENTE UMA OBRA PRIMA

Isabel 12/09/2010

SENSACIONAL
Esta é a continuação do livro Criança 44 e, para a minha alegria, não caiu na síndrome do "o segundo livro não é tão bom quanto o primeiro". Ele não deixou nada a desejar.

A história é sensacional e conseguiu me emocionar ainda mais que o primeiro livro. Em alguns momentos cheguei a ter os olhos cheios de lágrimas.

Liev, além de continuar em sua busca de redenção, agora tem que lidar com o ódio que sua filha adotiva, Zoia, tem por ele. Este ódio é tão grande que chega a extremos que Liev nunca poderia ter imaginado.

Para falar bem a verdade, eu tive ódio, mas pela Zoia. As atitudes que ela toma e o sofrimento que causa na irmã mais nova são imperdoáveis.

Em alguns momentos eu ainda fiquei com raiva de Raíssa. Mesmo depois de toda a história ela ainda não conseguiu me conquistar e me deixar relaxada, sem medo de suas escolhas.

As decepções de Liev com a política e polícia Russa continuam acontecendo e ele descobre traição e mentira em todos os lugares e em pessoas que ele não imaginava.

O livro é para quem tem estômago forte, pois tem cenas chocantes. Algumas vezes tive que de ler para respirar. E olhe que não sou de me impressionar facilmente.

Enfim, só tenho elogios para o livro e, com certeza, Tom Rob Smith entrou definitivamente na minha lista de escritores favoritos.

Eu Recomendo sem a menor dúvida.

sol 18/11/2010minha estante
Ai Meu Deus!!! tomara q eu não me decepcione com esse livro, pq o primeiro foi ótimo!!!

sol 18/11/2010minha estante

Claire Scorzi 27/02/2011minha estante
Eu acho que a figura de Raíssa melhorou um pouquinho - um pouquinho só - neste livro. Mas a Zoia realmente não me inspirou compaixão... chaaaata.

1 | 2 | 3 | 4